sábado, 16 de agosto de 2008

João Gilberto agradeceu a Henry Maksoud

O dono do Maksoud Plaza recebeu anteontem em São Paulo uma das maiores homenagens da sua vida. Do palco, João Gilberto agradeceu à acolhida que recebe no hotel, onde se hospeda toda vez que vem a São Paulo. O empresário, de 79 anos, disse que não esperava a homenagem. (Sonia Racy)

Parabéns Madonna!

Madonna chega aos 50 anos neste sábado (16) com a carreira em um de seus melhores momentos. A cantora lançou recentemente o elogiado disco "Hard Candy", assinou no final de 2007 um contrato de dez anos estimado em US$ 120 milhões com a empresa Live Nation, que vai gerenciar sua carreira e lançar seus discos, e começa, no dia 23 de agosto, a turnê mundial "Sticky and Sweet" que deve passar pelo Brasil em dezembro. Desde que lançou em 1983 o primeiro sucesso, "Holiday", a cantora sempre fez questão de deixar a palavra "controvérsia" bem próxima de sua figura. Nesta década, utilizou sua música para criticar o governo norte-americano e a guerra, sem deixar de causar irritação em alguns setores conservadores --como a sua "crucificação" na turnê "Confessions"-- e exaltar a diversão e as pistas de dança. Parabéns Madonna!

Caymmi: "A gente faz o que o coração dita, mas esse mundo é feito de maldade e ilusão".

Morreu na manhã deste sábado no Rio de Janeiro o cantor e compositor baiano Dorival Caymmi. Caymmi tinha 94 anos e morreu de falência múltipla dos órgãos no seu apartamento no bairro de Copacabana. O cantor será enterrado no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.
Após 11 anos sem ir à Bahia, Dorival Caymmi esteve em Salvador há exatos dois anos, em agosto de 2006, quando, acompanhado pelo filho Danilo, recebeu o Prêmio Nacional Jorge Amado de Literatura e Arte. Ele foi escolhido por unanimidade em uma lista que incluía Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Milton Nascimento, João Gilberto e Roberto Carlos, entre outros. Caymmi foi o último laureado com a premiação. "Eu não tenho razão nenhuma, nem condição de esquecer a Bahia. Eu adoro a minha Bahia", disse na ocasião. (UOL)

Projeto "No ar: Todos Pela Educação - Eleições 2008"

O projeto está dividido em três frentes:
1. Campanha de comunicação de massa de TV, mídia impressa e internet. Cada uma das emissoras de TV parceiras indicou quatro comunicadores da sua grade, que gravaram filmes de 15 segundos cada, com mensagens sobre a importância da Educação de qualidade para a melhoria da vida dos brasileiros e, portanto, sua relevância nas eleições municipais. Além das propagandas de TV, a agência voluntária do movimento DM9DDB, pertencente ao Grupo ABC, produziu anúncios para a mídia impressa (jornais e revistas) e para a internet cuja veiculação é apoiada, respectivamente, pela ANJ e IAB.
2. Conteúdo para rádio. O Rádio é o veículo amigo dos brasileiros, com enorme abrangência, capaz de chegar a todos os cantos do Brasil e conversar ao pé do ouvido com os mais diferentes públicos. Vivemos em um país continental, permeado pelas mais diversas realidades, e só o Rádio é capaz de dialogar diretamente com cada uma delas. Com esse entendimento, o Todos Pela Educação, em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), desenvolveu um projeto protagonizado pelo Rádio, que começa com as eleições municipais e continua por no mínimo 12 meses. Foi criada uma central de relacionamento para os radialistas para troca de experiências, informações estatísticas e sugestões de conteúdos. Para estimular essa rede, serão enviados mensalmente kits para 5.000 rádios de todo o Brasil. Nesse primeiro envio, os radialistas terão acesso à depoimentos de Wagner Moura, Camila Pitanga, Britto Jr. e Gabriela Duarte, entrevistas conduzidas pelo jornalista Gilberto Dimenstein, com Daiane dos Santos, Ziraldo, Maurício de Souza e Seu Jorge, dicas do que cobrar dos candidatos, uma música sobre o tema Educação e Eleições, vinhetas de Hora Certa e Previsão do Tempo e o Boletim Rádios Pela Infância do Unicef.3. Mobilização editorial. Para aprofundar o debate, é preciso que os meios de comunicação coloquem o tema Educação de qualidade em destaque na pauta da cobertura das eleições 2008. Para isso, o Todos Pela Educação está organizado para dar subsídios aos jornalistas, por meio de quatro ações principais. No site do Todos Pela Educação (www.todospelaeducacao.org.br), na seção Comunicação, os jornalistas encontram sugestões de pauta, clipagem do que saiu sobre Educação nos principais jornais do País, além de todas as peças da campanha, disponíveis para download. Também no site, na seção De Olho na Educação (ou pelo site www.deolhonaeducacao.org.br) os internautas têm acesso às principais informações sobre a Educação brasileira, com os resultados de indicadores nos estados, municípios e escolas. Há, ainda, uma seção de recomendações, com dicas de como cada um pode fazer a sua parte.
Dados da Educação Brasileira:
. Menos de 5% dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental está plenamente alfabetizado. Ou seja, a grande maioria não consegue entender um texto simples.
. Apenas 2 em cada 10 alunos da 8ª série do Ensino Fundamental aprenderam o conteúdo adequado de Língua Portuguesa e somente 1 o de Matemática.
. 62% dos jovens brasileiros de 19 anos não conseguiu concluir o Ensino Médio.
. Repetência, evasão, falta de qualidade são problemas que afetam diariamente o futuro dos alunos e de todo o País.
. O Brasil investe em seus alunos da Educação Básica a metade do que investe o México, oito vezes menos que a Finlândia e dez vezes menos que os EUA. (De Olho na Educação)

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

A campanha conta com ampla articulação da sociedade civil

Desenvolvida voluntariamente pela DM9DDB, a campanha será lançada na próxima terça-feira, dia 19, às 19h, no MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo, onde estarão presentes parceiros do projeto, artistas e lideranças do movimento. A veiculação da campanha também inicia no dia 19 de agosto, por ser este o primeiro dia de programa eleitoral obrigatório, e permanece até o fim das eleições, em outubro.
Essa ampla articulação conta com o apoio: 1. das entidades ABERT (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV), GPR (Grupo de Profissionais do Rádio), ANJ (Associação Nacional dos Jornais), ABTU (Associação Brasileira das TVs Universitárias) e IAB (Internet Advisors Bureau); 2. do Tribunal Superior Eleitoral;
3. das Redes Nacionais de TV e Afiliadas da Globo, Record, SBT, RedeTV, Cultura e Bandeirantes; 4. e de artistas e comunicadores que também participaram de forma voluntária da campanha.
São eles: Ana Maria Braga, Luciano Huck, Christiane Torloni e Mariana Ximenes, da TV Globo; Ana Hickmann, Britto Jr, Eliana e Rodrigo Faro, da Record; Heródoto Barbeiro, Rappin Hood, Antônio Abujamra e Fernando Gomes (Júlio - Cocoricó) da TV Cultura; Daniela Albuquerque, Renata Maranhão, Rodolpho Gamberini e Marcelo Rezende da Rede TV; Beto Marden, Cris Poli, Lígia Mendes e Thomas Roth da SBT; Márcia Goldschmidt, Otávio Mesquita, Raul Gil e Ticiana Villas-Bôas da TV Bandeirantes.

Educação em foco nas eleições 2008

Movimento Todos Pela Educação lança campanha "No ar: Todos Pela Educação - Eleições 2008", dia 19, no MAM -SP, às 19h, em parceria com veículos de todo País e comunicadores das principais emissoras.
Você sabia que o começo da vida escolar de uma criança depende do prefeito e de seu secretário de Educação? O município é o responsável prioritário pelos anos iniciais da Educação Básica, como a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, onde acontece a alfabetização, por exemplo. Por isso, a eleição municipal é tão importante para a Educação. Pensando nisso, o movimento Todos Pela Educação reuniu entidades de mídia, veículos de comunicação e comunicadores para, juntos, levantarem a bandeira da qualidade na Educação e mostrar para a população o papel do município nesse desafio.

20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Começou ontem a 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no pavilhão do Anhembi. Durante os 11 dias do evento, passarão pelo local 150 escritores e cerca de 2 milhões de livros estarão à venda. Além disso, a questão da qualidade da Educação no País também marcará presença na bienal. Entre as diversas atividades paralelas que devem acontecer, destaca-se a palestra do professor José Francisco Soares no dia 20/08, quarta-feira, sobre o livro “Pesquisa em Eficácia Escolar: origens e trajetórias”. O livro “Pesquisa em Eficácia Escolar: origens e trajetórias”, recém lançado pela editora da UFMG, aborda o papel da escola na promoção da qualidade da Educação. O tema é recorrente na literatura educacional e em diversos países. No entanto, segundo Chico Soares, no Brasil ainda são poucos os estudos que tratam da questão das diferenças na qualidade da Educação tendo como foco a responsabilidade do estabelecimento escolar. José Francisco Soares é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais, membro da Comissão Técnica do Todos Pela Educação e do Conselho Consultivo do INEP. Mestre em Estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, doutor em Estatística pela University of Wisconsin - Madison e pós-doutorado em Educação pela University of Michigan Ann Arbor, sua atuação acadêmica está concentrada na área de Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, com ênfase em medidas de resultados educacionais e cálculo e explicação do efeito das escolas da Educação Básica no País. Visite o site da 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo clicando aqui (De Olho na Educação)

Carlos Brito é exemplo para jovens

O presidente mundial da InBev tornou-se - para sua surpresa e constrangimento - uma celebridade após a compra da Budweiser, fato debatido publicamente até por Barack Obama. Depois de ter sua foto estampada em todos os jornais e revistas americanos, foi cercado por um grupo de jovens em Massachusetts. Todos queriam o seu... autógrafo! (Sonia Racy)

"Noblesse oblige"

Ministro Eros Grau
A propósito das notas publicadas na coluna de hoje da Mônica Bergamo sobre o clima eletrizante do STF, a percepção é de que há contaminação emocional e os ânimos se acirraram pra valer, quando entre os fundamentos para a prisão preventiva, culpado e inocente, a liminar foi citada como uma decisão "contra o povo brasileiro". ?!? Finalmente, "Noblesse oblige", para conter a discussão interna de suas excelências.

Confiança & Reputação

A confiança dos executivos na economia brasileira e a boa reputação do país em relação a outros emergentes vão acelerar os negócios de fusões e aquisições internacionais, principalmente nos setores de mineração, bens de consumo, telecomunicações e commodities. Essa é a análise de Charlie Welsh, co-fundador da Mergermarket, empresa de fusões e aquisições. (Folha)

Enquete fraudada & Reputação

Tive conhecimento da enquete fraudada que havia sido realizada em Petrolina por intermédio do Blog do Magno Martins que copio abaixo. "Anulada enquete para prefeito em Petrolina. Infelizmente, tive que encerrar, abruptamente, a enquete para prefeito de Petrolina, o maior colégio eleitoral do sertão pernambucano, porque a votação foi manipulada e, portanto, fraudada. Em apenas três horas, os adeptos da candidatura de Gonzaga Patriota, do PSB, encontraram uma forma de burlar e registraram mais de 400 votos. Sendo assim, tomei a decisão de anular a enquete. Espero a compreensão dos leitores de Petrolina. Escrito por Magno Martins"
Aproveito mais uma vez para trazer o tema à reflexão - O que isso tem a ver com Reputação?
Com o avanço da tecnologia e a velocidade com que a informação e a comunicação fluem atualmente ampliou-se a exposição das pessoas, empresas e produtos em nível mundial. Por este motivo, todos estão mais vulneráveis aos olhos do público. Tanto no que se refere à divulgação de informações sobre determinada pessoa, empresa ou produto, quanto no alcance geográfico destas informações. Isto vai provocar uma nova atitude. É ver e viver.

Agências de Relações Públicas param licitação da Secom

In Press Porter Novelli e Máquina da Notícia entraram com mandados de segurança e evitaram a abertura das propostas de preços, marcada para esta quinta-feira, 14. (M&M)

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Jorge Cajazeira no encontro O Globo / Razão Social

A foto, é de Berg Silva e serve para ilustrar o encontro: Amélia é a do meio, do seu lado esquerdo estão Marcia Hirota e Miguel Fontes e, à direita, Jorge Cajazeira e Adalberto Marcondes.
Conhecí a jornalista Amelia Gonzalez do Razão Social do Jornal O Globo num evento de Responsabilidade Social aquí na Bahia e depois nos encontramos novamente em uma das reuniões preparatórias para o Congresso do GIFE que aconteceu este ano em Salvador. Hoje, lendo seu Blog Razão Social tive notícia dos encontros O Globo/Razão Social que ela promove há 5 anos. Ano a ano a platéia aumenta e a participação fica mais efetiva. Parabéns Amélia! Bom, nas discussões do dia 13 sobre os novos rumos da responsabilidade social corporativa ela reuniu um time importante: Miguel Fontes, autor do livro Marketing Social - novos Paradigmas; Adalberto Marcondes, diretor da agência de notícias Envolverde; Marcia Hirota, diretora da ONG SOS Mata Atlântica e Jorge Cajazeira, Presidente Mundial da Comissão da ISO2600, de Responsabilidade Social. Cajazeira, que é baiano, contou que a próxima reunião mundial para discutir a ISO2600 será em setembro, em Santiago do Chile, e que desta vez há de se preparar o texto final para entrar em votação entre os 74 países que compõem a norma. (O Globo)

Primavera Verão 2009 na Contempo

Sheilinha Auster apresenta a Coleção Primavera Verão 2009 na sua Abx Contempo no dia 15 de agosto, amanhã, de 14 às 19 horas.

iPhone homologado

A Anatel concedeu ontem a primeira homologação para um celular modelo iPhone da Apple. Agora, só depende das operadoras para que o modelo chegue ao mercado consumidor. (Migalhas)

Exposição CORPO A CORPO

A obra de Hélio Cabral percorre o abstracionismo, o expressionismo e o fauvismo, com pinceladas rápidas e precisas. E esta afirmação de ismos é algo que ele rejeita. “Não concordo. São aproximações grotescas. Aliás, um dos graves erros de abordagem critica é o de associar formas artísticas pelas vagas aparências ao invés de se procurar elementos de relação entre processos de criação”. A exposição das obras do artista estarão na Paulo Darzé Galeria de Arte, a partir do dia 15 de agosto, até 13 de setembro, com trabalhos inéditos, 22 pinturas a óleo realizadas nos últimos cinco anos, exceção a dois trabalhos apresentados no Memorial da América Latina, o que segundo o artista dá “idéia das possíveis latitudes de meu repertório, no óleo”. O conjunto das obras elencadas para a mostra segue a orientação: pinturas, realizadas nos cinco últimos anos, figuras solapadas e figuras salvas; dando com isso idéia das possíveis latitudes de meu repertório, no óleo. A escolha teve a contribuição dos olhares de Paulo e Thaís Darzé sobre curadoria de Vera Novis.

Aprovada a PEC da Juventude

O Plenário aprovou, por 329 votos com 3 abstenções, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 138/03, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que acrescenta o jovem entre aqueles aos quais a Constituição assegura prioridade no exercício de direitos como saúde, alimentação, educação, lazer, profissionalização e cultura. A matéria deve ser votada ainda em segundo turno, o que pode acontecer nesta quarta-feira, se houver acordo de Plenário. (Rede Sou de Atitude)

Agenda de cidadania na FAAP

Os estudantes de Direito da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) saem à frente ao convidar, para um debate franco e aberto, os principais candidatos que disputarão a prefeitura da maior capital do País. Entre os dias 11 e 15 de agosto, das 9 às 13 horas, Gilberto Kassab, Geraldo Alckmin, Marta Suplicy e oito outros candidatos participam do seminário Gestão Pública - Reestruturando o Município de São Paulo. O evento, que será realizado pelo Diretório Acadêmico Carlos Alberto Bittar, da Faculdade de Direito da FAAP, tem o objetivo de debater questões políticas, econômicas e sociais que competem à administração pública municipal. Além dos candidatos, o seminário contará com a participação do diretor Cultural da FAAP, Victor Mirshawka e do presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, Oded Grajew. Hoje dia 14 de Agosto é a vez de Ciro Moura (PTC) fazer palestra às 9:30h e às 10:30h Geraldo Alckmin (PSDB).
Instituído em 01 de fevereiro de 2000, o Diretório Acadêmico Carlos Alberto Bittar é um órgão de representação dos estudantes da Faculdade de Direito da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Atualmente presidido por Diogo Ticly, o D.A tem a atribuição de promover o exercício da cidadania e da responsabilidade social entre os alunos. (Portal Higi)

STF: inverter essa realidade com medidas práticas

Entre as "mazelas", o Ministro Gilmar Mendes cita as carências das defensorias públicas; o acúmulo de processos (ele diz que muitos juízes chegam a acompanhar até 15 mil presos) e a "falta de articulação" que impede que ONGs, igrejas, sindicatos e "instituições que têm estrutura jurídica e querem colaborar" saibam como fazê-lo. Outra medida em discussão é a informatização das Varas de Execuções para que o acompanhamento da situação dos presos seja mais eficiente. Com o STF no centro de um debate em que muitos dizem que o tribunal é "só para os ricos", Mendes admite que "o sistema todo, na verdade, só funciona para quem pode pagar. É como o sistema de saúde. Mas não quero fazer filosofia. Vamos tentar inverter essa realidade com medidas práticas. Temos o limite do possível. Mas os mutirões vão também tornar visíveis as mazelas do sistema". O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) vai articular mutirões no Brasil para soltar presos que cumprem penas indevidamente -ou porque elas já venceram, ou por ilegalidades. De acordo com o ministro Gilmar Mendes, presidente do conselho e do STF (Supremo Tribunal Federal), o primeiro mutirão, já em setembro, deve ocorrer no Rio de Janeiro. Na próxima semana, diz ele, desembargadores, promotores, defensores públicos e representantes do CNJ vão se reunir no Estado para discutir a iniciativa. (Folha)

Ministério da Educação faz consulta pública

O Ministério da Educação abriu uma consulta pública para receber sugestões para a implementação no Brasil das regras do acordo ortográfico da língua portuguesa. Contribuições poderão ser feitas até o dia 1º de setembro para o e-mail: acordoortografico@mec.gov.br

COPA 2014

Desembarca no Rio de Janeiro em setembro Thierry Weil, o diretor de marketing da Fifa. Vem negociar com todos os potenciais patrocinadores do Comitê da Copa 2014. (Folha)

Contas Abertas

Dados do Tribunal Superior Eleitoral revelam que 45% dos candidatos às eleições municipais deste ano não têm ensino médio. No país, quase 170 mil pré-candidatos, segundo o Contas Abertas, estão nessa situação e do total, 46% não concluíram o ensino médio; 53,4% não terminaram o ensino fundamental e 292 são analfabetos. Os analfabetos deverão ter seus registros negados: a legislação impede que eles concorram. Desse balanço, ficaram de fora Rio, Amapá e Acre. (Contas Abertas)

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Eu me cadastrei

Barack Obama vai anunciar por SMS o nome escolhido para ser seu vice presidente. 'Be the first to know' (Seja o primeiro a saber) diz o slogan que convida os eleitores a se cadastrarem aqui para receber a mensagem "no momento em que a decisao for tomada". (Blue Bus)

Escolhida a dedo

A Comissão de Infra-Estrutura do Senado deve aprovar hoje o nome de Emília Maria Silva Ribeiro para a quinta vaga na diretoria da Anatel facilitando a conclusão da venda da Brasil Telecom para a Oi. Indicada pela cúpula do PMDB, ela foi escolhida a dedo para reforçar a posição do governo, favorável à negociação, já que, no momento, a diretoria da Anatel (composta por quatro integrantes) está dividida. (Migalhas)

Perfil: Claudio Gastal

O Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC) formalizou, durante 26ª Reunião em Brasília, Claudio Gastal como diretor-presidente do Movimento, cargo antes desempenhado por José Fernando Mattos. Há 6 anos, Gastal atua no MBC como diretor administrativo financeiro. Ele acompanhou as primeiras ações e o desenvolvimento do Movimento, que hoje tem grande reconhecimento entre os cidadãos e instituições brasileiras. (MBC)

Madonna escolhe Givenchy


Madonna escolheu a casa de alta costura francesa Givenchy para sua nova turnê mundial "Sticky and Sweet", que terá início no dia 23 de agosto em Cardiff (Reino Unido). Duas roupas da Givenchy Haute Couture por Riccardo Tisci foram criadas para ela. A primeira faz referência a 'Gangster Pimp' e Art Deco. A segunda tem inspiração cigana. "Tenho muita sorte de ter a oportunidade de oferecer o mundo da Givenchy Haute Couture para Madonna, o ícone, a artista, a mulher pela qual tenho tanto respeito e admiração" - Riccardo Tisci. (PR Newswire Latin America)

Obama e McCain: hora crítica

Anote aí. Nas próximas semanas os candidatos à presidência dos EUA terão de escolher os seus companheiros, ou companheiras de chapa. Será muito importante para que os eleitores se posicionem com vistas à eleição de novembro. Trata-se do fato político mais importante até a eleição. Os candidatos estão num empate emocionante sem que se possa fazer nenhum prognóstico sobre o futuro. (Migalhas)

A briga pelos royaltties

Na esteira da mudança na política de petróleo, de grande amplitude, Brasília pretende alterar também a forma de distribuição dos royalties que são pagos pela Petrobrás e outras companhias aos Estados e municípios pela exploração das jazidas petrolíferas em seus territórios e áreas marítimas. Um amontoado de reais que vai hoje apenas para os cofres dos Estados e prefeituras onde há petróleo. A proposta é dividir a bolada com todos, de forma a contribuir para reduzir as desigualdades regionais e de renda no país. Os governadores e prefeitos beneficiados já estão com as baterias aquecidas. Mas essa é uma batalha perdida : eles são minoria e perderão fácil o embate no Congresso. A proposta de redistribuição dos ganhos do petróleo poderá ser apresentada e votada antes mesmo da criação da nova estatal. (Política & Economia NA REAL)

ADVB: TOP Social 2008 no Pará

Encontro terá a participação de diretores de escolas brasileiras e americanas

De 13 a 15 de agosto acontece em Brasília o Seminário Internacional de Gestão Escolar, realizado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação - Consed, em parceria com a Embaixada Americana e o Conselho Britânico. O encontro reúne diretores de escola brasileiros que participarão do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar e do Projeto Liderança nas Escolas - Novos Instrumentos de Aprendizagem e oito diretores de escolas americanas para debater a qualidade da escola, gestão e avaliação. (De Olho na Educação)

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Como é grande o meu amor por vocês


 (Davi Morais)

Homenagem da Academia Brasileira de Letras

Hoje às 17:30h a Academia Brasileira de Letras realizou no Rio de Janeiro sessão de homenagem pelo centenário de Luiz Viana Filho. A palavra solene foi do acadêmico Murillo de Mello Filho e quem agradeceu foi Luiz Viana Neto. Edivaldo Boaventura representou a Academia de Letras da Bahia. Entre as presenças estavam: o imortal Ivo Pitanguy (sucedeu Luiz Viana na ABL), Dona Regina Simões de Melo Leitão, Joca Goes, Renato Simões e Norma, Frank Sá e Christina, Marilu Viana Garcia e a filha Cristiana. Aproveito para agradecer o livro "O Centenário de Luiz Viana Filho" que nos foi enviado por Luiz Viana Neto.

Olimpíada: cantora falsificada

A China usou cantora falsa em festa de abertura (Olimpíadas de Pequim 2008). O Diretor musical do espetáculo disse que a garota que cantou fez playback porque a verdadeira cantora não era bonita. (Terra)
O que isso tem a ver com Reputação?
Com o avanço da tecnologia e a velocidade com que a informação e a comunicação fluem atualmente ampliou-se a exposição das empresas, dos produtos e das pessoas em nível mundial. Por este motivo, todos estão mais vulneráveis aos olhos do público. Tanto no que se refere à divulgação de informações sobre determinada empresa ou produto, quanto no alcance geográfico destas informações.
A reputação representa a percepção que o público tem da organização, suas atitudes favoráveis em relação a ela e os atributos positivos associados a ela (1). Esta reputação é formada por todos os contatos e relacionamentos que as empresas estabeleceram com seus diversos públicos no que se refere à qualidade dos produtos, cuidado com o meio ambiente, responsabilidade social, bom atendimento, respeito pelos empregados, etc. Tudo isto acompanhado por uma comunicação integrada (Relações Públicas, Propaganda, Marketing, Assessoria de Imprensa, etc.) e planejada estrategicamente. Segundo Philip Lesly em seu livro Fundamentos de Relações Públicas e da Comunicação, a proeminência de um nome é encarada como sinal de sucesso, já que a reputação num negócio raramente pode ser obtida sem verdadeiras realizações (2). Portanto, é necessário que as empresas busquem construir uma boa reputação e não meçam esforços para preservá-la e protegê-la. (Aberje)

NE promove Seminário Internacional de Petróleo, Gás e Fontes de Energia Alternativas

Numa iniciativa inédita Pernambuco receberá o “I Seminário Internacional de Petróleo, Gás e Fontes de Energia Alternativas” no próximo dia 28 de agosto, tendo como convidado especial o cientista Ralph Sims, da Agência Internacional de Energia, com sede em Paris-França. O objetivo do Seminário é promover o encontro de especialistas e pessoas-chave do setor público, privado e acadêmico para debater a questão energética nacional e internacional, apresentando, através de painéis dinâmicos e informativos, o papel exercido pelos diversos segmentos do setor energético, na atualidade, e suas perspectivas para as próximas décadas. O evento é uma realização conjunta da FGV Projetos, da Facto Comunicação e do Centro Josué de Castro e deverá receber ainda, dezenas de empresários e estudiosos comprometidos com a questão energética do país. O patrocínio oficial do evento é da Petrobras e as inscrições serão limitadas. A abertura será realizada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, seguindo-se de palestras a serem proferidas pelos convidados Ralph Sims, í(IEA) (www.iea.org ) e Sérgio Machado, Presidente da TRANSPETRO. Também foram convidados para a mesa de abertura, governadores da região, os ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, o Ministro das relações Institucionais, José Múcio Monteiro, o Presidente da Chesf, Dilton Da Conti, o Diretor Executivo da FGV Projetos, César Cunha Campos; e a Presidente do Centro Josué de Castro, Maria Teresa Suarez. “Será sem dúvida um dos maiores encontros de discussão sobre temas atuais e ainda mais, realizado numa região que é prioridade para o Governo Federal”, afirmou o presidente da Eletronorte, Jorge Nassar Palmeira, que também confirmou presença no evento. Após a abertura, haverá quatro grandes painéis: A Indústria do Petróleo e seu Impacto na Economia Brasileira e de Pernambuco, com a participação, entre outros, de Haroldo Lima, Diretor Geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), do Secretário do Desenvolvimento Econômico do Governo do Rio de Janeiro, Júlio Bueno que irá falar sobre o impacto da indústria do petróleo do Estado; Novas Fontes de Energia Alternativas: A Questão do Etanol e dos Biocombustíveis - Problemas e Soluções, com Alan Kardec, Presidente da Biobrás; Perspectivas para o Desenvolvimento da Indústria do Gás Natural, com Eloi Fernández y Fernández, Diretor-Geral da Organização Nacional do Petróleo (ONIP); e Política Energética e Desenvolvimento Sustentável, com a consultora da FGV Projetos, Goret Pereira Paulo e Ricardo Lamassa da Copergás. Haverá tradução simultânea. Foram convidados, ainda, diversos governadores da região; o Diretor da PDVSA no Brasil, Sérgio Tovar; o Secretário Extraordinário de Energia e Assuntos Internacionais do Rio Grande do Norte, Jean Paul Prates; o Secretário de Desenvolvimento Fernando Bezerra Coelho, o Presidente da ETH Bioenergia, José Carlos Grubisich (Grupo Odebretch); o Presidente do IBP, João Carlos de Luca; e o Diretor de Abastecimento da Petrobrás, o Diretor de Energia do Grupo Braskem, Marcos Gusmão, Roberto Ramos, dentre outros. O Seminário conta com o apoio institucional da Agência Nacional de Petróleo (ANP), do Governo de Pernambuco, do Governo do Rio Grande do Norte, da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), dentre outras instituições como Eletronorte e Eletrobrás. (PR Newswire Brasil)

Escola estadual vai avisar pais sobre faltas. Conselhos Tutelares e Varas da Infância e da Juventude também serão avisados.

As Escolas estaduais passarão a informar, a partir de segunda-feira, os pais e responsáveis sobre o excesso de faltas dos alunos. A lei foi sancionada em junho pelo governador José Serra (PSDB), para evitar a evasão. Segundo a lei 13.068, as diretorias das Escolas deverão comunicar os pais quando os alunos excederem 20% de faltas no ano. Conselhos Tutelares e Varas da Infância e da Juventude também serão avisados. A determinação tem "caráter meramente preventivo" e visa a reduzir o número de alunos reprovados por falta e a evasão Escolar. Hoje, alunos que atingem 25% de faltas são reprovados automaticamente. A Escola decidirá se o aviso será dado por escrito, por telefone ou com a visita à casa do responsável. A notificação "é importante para que os pais sintam a responsabilidade pela Educação dos filhos e acompanhem o desempenho deles na Escola", afirma nota da Secretaria da Educação.
A responsabilidade de verificar se as Escolas estão atendendo às determinações da nova lei vai ficar por conta dos dirigentes regionais de ensino. Os diretores que não acatarem as novas especificações poderão sofrer penas administrativas. Em Fernandópolis (553 km de SP), a iniciativa existe desde 2006. "O regimento das Escolas já prevê a necessidade de comunicar os pais quando o aluno atinge 20% de faltas", afirma a dirigente regional de ensino, Adélia Menezes da Silva Na cidade, o número de alunos com alto índice de faltas caiu 30% em 2008 em relação ao ano passado e melhorou a relação da Escola com os pais. (MARCELA FONSECA, do "AGORA")

O Centro de Voluntariado de São Paulo convida

O Centro de Voluntariado de São Paulo participa de 13 a 15 de agosto, (4ª a 6ª-feira), da II Mostra FIESP de Responsabilidade Socioambiental. Teremos um estande exclusivo, para expor nosso trabalho e divulgar a causa do voluntariado para todos os visitantes da Mostra. Você é nosso convidado especial para este evento que divulga as melhores práticas de responsabilidade social, realizadas por diversos setores da sociedade, e que acontece no Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera com entrada gratuita. Esperamos sua visita no estande do CVSP.

Prêmio Finep de Inovação

EcoD: Green Building Council


ATUALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL:
Profissionais, fabricantes e empreendedores podem aprender de forma clara e didática todas as ações necessárias para a obtenção da certificação Green Building, com a discussão de todos os pré-requisitos, créditos e pontuações que são considerados para fins de atribuição do certificado LEED, além da apresentação de vários casos práticos de aplicação desta ferramenta. Os cursos apresentam todas as diretrizes, custos e a demanda nacional para certificação Green Building. Clique Aqui para ver os eventos disponíveis!

Marketing de Lugares

As aplicações do marketing extrapolaram as paredes das empresas e foram parar nas ruas. O livro Marketing de Lugares (Editora Pearson), escrito por Philip Kotler, Donald Haider, Irving Rein e pelo brasileiro David Gertner (foto) explica como aplicar as ações de marketing para promover o desenvolvimento de comunidades, cidades, países e continentes. Em Salvador, David Gertner faz palestra "free" sobre Marketing de Lugares: O Desafio da Gerência das Marcas – Bahia, Nordeste e Brasil, dia 21, no Gran Hotel Stella Maris. Gertner faz parte do conselho editorial e é autor da Place Branding and Public Diplomacy.

Agenda & Conexão: Letras

A Academia Bahiana de Letras envia convite para a sessão de posse do jornalista Samuel Celestino que vai ocupar a cadeira do também jornalista Jorge Calmon cujo patrono é Antônio Januário de Faria. A posse acontecerá no próximo dia 21 às 19 horas no Palacete Góes Calmon. O Professor Edivaldo Boaventura saúda o novo acadêmico.

Agenda & Conexão: Mérito Empresarial da Bahia

Carlos Luz e o pai Euvaldo Luz que recebe a Medalha do Mérito Empresarial.
Associação Comercial da Bahia realiza sessão comemorativa dos seus 197 anos no dia 21 de agosto no salão nobre. Nesta ocasião, o presidente Eduardo Morais de Castro vai entregar a Medalha do Mérito Empresarial ao empresário Euvaldo Luz pelos serviços prestados ao desenvolvimento econômico e social da Bahia.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Beleza & Cia.

As dicas são do meu dermatologista Dr. Paulo Barbosa e conto as novidades pra você:
1. A base aderente com Fator de Proteção Solar (uso a de referência A) da Dermatus foi criada para Ana Paula Arósio e Claudia Raia para diminuir manchas da pele. Depois é que entrou na agenda de prescrição dos dermatologistas. Como é de uso diário é superprático: mais leve e gostoso de espalhar, além de proteger da radiação solar, que está presente até nos dias nublados, contém ingredientes de tratamento que mantêm o seu rosto com um aspecto saudável e luminoso. Eu uso diariamente como base e filtro solar, como tem fator de proteção, faço a aplicação sempre antes de sair de casa.
2. O novo aparelho LuxDeepIR da Palomar Medical Technologies traz resultados excepcionais para quem já perdeu as fibras elásticas e de colágeno. Só isso pra renovar a pele!

Itaú Cultural: Portfólio de Jonathas de Andrade

O programa Portfólio, que apresenta o trabalho de fotógrafos e escritores em início de carreira, traz a São Paulo as obras de Jonathas de Andrade e o conto de Thiago Corrêa. Selecionado em Recife, Pernambuco, Andrade questiona "a moral e os bons costumes" em seu projeto Amor e Felicidade no Casamento. São imagens cotidianas, artificialmente envelhecidas, que abordam temas como família e passagem do tempo. A curadoria é de Eduardo Brandão para as fotografias e de Raimundo Carrero para o texto. Confira no site do Itaú Cultural algumas das obras e o conto.
domingo 10 agosto a domingo 19 outubro
terça a sexta 10h às 21h
sábado domingo feriado 10h às 19h
Itaú Cultural Avenida Paulista 149 - Paraíso - Informações 11 2168-1700

"Perto da esquina do pecado"

A nos contemplar a belíssima vista da Bahia de Todos os Santos ao pôr do sol. É neste cenário que Neto Costa apresenta o show "Perto da esquina do pecado", que conta com a participação especial de Marilda Santanna e Cléber Gonçalves, nos dias 10, 17, 24 e 31 de agosto sempre às 17:00 hs no Teatro Gamboa. Ingressos: R$ 5,00. Pra quem não sabe Netinho é professor de canto de muitas estrelas da música baiana. Quem me falou do show foi a psicóloga Noga Batista que foi backing vocal de Gilberto Gil. Netinho foi meu professor e com certeza vai ser Sucesso, amigo!

Novidade no rádio em Salvador

A empresária Michelle Marie Magalhães estréia como apresentadora em programa de rádio, no dia 17 de agosto. O programa - Estilo Michelle Marie - vai ser apresentado aos domingos, de 1h às 3h da tarde, na Radio Transamérica, onde ela vai fazer um registro da vida contemporânea, antenado com as mudanças que Salvador e o mundo passam neste momento. Ela avisa que não vai deixar barato se o assunto for polêmico, e que está preparada para ouvir os dois lados.

Futurismo Globalizado

O consultor Alvin Toffler, autor do best-seller "Choque do Futuro", vem ao Brasil para dar uma palestra a executivos na Conferência Vision América Latina 2008, promovida pela Serasa e pela Experian, entre os dias 21 e 24, na Praia do Forte, na Bahia. O tema do debate será "Futurismo Globalizado: Tendências, Cenários e Previsões". Além de Toffler, participarão do evento o escritor Phil Rosenzweig, autor do livro "Derrubando Mitos", e o economista Paulo Rabello de Castro. (Folha)

Pra começar a semana: I GOT LIFE, Nina Simone


Ain't got no home, ain't got no shoes, Ain't got no money, ain't got no class, Ain't got no skirts, ain't got no sweaters, Ain't got no faith, ain't got no beard, Ain't got no mind, Ain't got no mother, ain't got no culture, Ain't got no friends, ain't got no schooling, Ain't got no love, ain't got no name, Ain't got no ticket, ain't got no token, Ain't got no God, What have I got?, Why am I alive anyway?, Yeah, what have I got?, Nobody can take away, I got my hair, I got my head, I got my brains, I got my ears, I got my eyes, I got my nose, I got my mouth, I got my smile, I got my tongue, I got my chin, I got my neck, I got my boobs, I got my heart, I got my soul, I got my back, I got my sex, I got my arms, I got my hands, I got my fingers, Got my legs, I got my feet, I got my toes, I got my liver, Got my blood, I've got life, I've got my freedom, I've got the life, I got a headache, and toothache, And bad times too like you, I got my hair, I got my head, I got my brains, I got my ears, I got my eyes, I got my nose, I got my mouth, I got my smile, I got my tongue, I got my chin, I got my neck, I got my boobies, I got my heart, I got my soul, I got my back, I got my sex, I got my arms, I got my hands, I got my fingers, Got my legs, I got my feet, I got my toes, I got my liver, Got my blood, I've got life, I've got my freedom, I've got life, I'm gonna keep it, I've got life, I'm gonna keep it.
(este post é uma homenagem a minha querida irmã Livia Coelho Barreto)

domingo, 10 de agosto de 2008

Princípios e Fundamentos para a criação da Lei de Responsabilidade Educacional no Brasil

Na terça-feira, 5 de agosto, o auditório da TV Câmara, na Câmara dos Deputados, foi palco do Seminário Internacional Ética e Responsabilidade na Educação: Compromisso e Resultados, realizado em conjunto pelo movimento Todos Pela Educação, Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e Unesco, e que teve o apoio do Consed e da Undime. Ao final das discussões foi elaborada a Declaração sobre Ética e Responsabilidade na Educação, com 17 diretrizes básicas para a Lei de Responsabilidade Educacional, direcionado ao direito de todas as crianças e jovens brasileiros a uma Educação de qualidade. O documento ressalta o papel e a responsabilidade de todos os atores na efetivação das políticas públicas educacionais. Dessa forma, a Lei de Responsabilidade Educacional deve abranger desde gestores da administração federal até os diretores e professores das escolas. A proposta visa estabelecer de forma equilibrada a divisão de responsabilidade de modo a garantir uma evolução gradativa, estável e cooperativa em direção ao cumprimento de metas estabelecidas. O ministro da Educação, Fernando Haddad, que participou da abertura do seminário afirmou que a implantação de uma lei de responsabilidade educacional pode contribuir para encontrar respostas e medidas a serem tomadas em relação ao cumprimento das metas de qualidade previstas pelo Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE. (De Olho na Educação)

Responsabilidade com Educação pode virar lei

O sucesso da Lei de Responsabilidade Fiscal, que imprimiu mais seriedade com os gastos públicos, deve inspirar uma Lei de Responsabilidade Educacional. Os candidatos às próximas eleições devem tomar ciência do lançamento, de uma declaração suprapartidária para que a educação básica seja guiada por critérios de relevância, probidade, ética e qualidade. Um projeto está atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados propondo a nova lei. (O POPULAR, GO)

Mensagem do Dia dos Pais

Quando você pensava que eu não estava olhando eu vi você tomando conta da nossa casa e de todos nós e aprendí que nós temos que cuidar com carinho daquilo que temos e das pessoas que gostamos.
Quando você pensava que eu não estava olhando eu vi como você cumpria todas as suas responsabilidades, mesmo quando não estava se sentindo bem, e eu aprendi que tinha que ser responsável quando eu crescesse.
Quando você pensava que eu não estava olhando eu vi lágrimas nos seus olhos, e aprendí que às vezes acontecem coisas que nos machucam, e que não tem nenhum problema a gente chorar.
Quando você pensava que eu não estava olhando, eu olhava para você e queria lhe dizer: Obrigada(o) por todas as coisas que eu ví e aprendi quando você pensava que eu não estava olhando!

Aproveitei este texto de autor desconhecido que recebí de minha cunhada Gracinha Mendonça de Carvalho.