sábado, 6 de setembro de 2008

VidaBoadaBahia: Curtas bem curtinhas

Eu, Celinha Silva e Inês Dourado. A foto é de Oscar Dourado. Inês, tava me contando que ele foi selecionado para expor na Bienal no Reconvavo dia 9 de novembro. Estamos torcendo e esperamos poder ir à São Felix prestigiar. Aproveito e publico a foto para desejar sucesso!
Enquanto isso, quem começa a trabalhar na área de cinema é a produtora Maria Dourado. Ela participa junto com Heitor Reis do Festival de Curtas de 7 minutos. Heitor escreveu o roteiro do "Before the Breakfast" baseado no texto de autor americano. Maria traduziu as legendas e a sinopse do filme "Antes do Café" (o nome está de fato traduzido). Toda a produção foi feita na Bahia e gravaram com os atores Paula Moreno e Fábio Lago. Vão concorrer e se apresentar no Festival de Curtas de 7 Minutos no final do ano, no Rio de Janeiro. Bonne chance!
Bel Silva dança com a nora Alexa - namorada de TH. É ela quem coloca as gravações dos shows dele no youtube!

VidaBoadaBahia: Criatividade & Treinamento

Em São Paulo a gente trabalha e vai ao shopping. Na Bahia, exercitamos nosso potencial criativo e treinamos muito para fazer o sucesso do carnaval. Isso é tudo de bom!
Celinha Silva, Tiana Góes de Araújo, e Têtê Luz.
Marcia Garcez, Monica Aires e Carolina Pedreira.
As baianas mais bonitas fazem o melhor acarajé e o melhor bolinho de estudante...
Eu e Roger!
TH Costa e Marcela Luz.

Formatura de TH Costa: Balada Boa

TH Costa comemora sua formatura com uma balada
TH reúne a galera pra ensinar a dança que vai fazer sucesso no Verão 2009 - a “Hola Doida” O grito de guerra é “Quem é o gostosão daqui? Sou eu, Sou eu, Sou eu..!”
Versão Bacana convida Terra Brasilis de Duda Costa e TITELAZA para fazer a festa!
Tudo é alegria para Celinha e Bel Silva que receberam os amigos no maior astral.
João Bicalho com a filha e Bel Silva.

Show de João Gilberto: a geração Bossa Nova da Bahia

Foi a 1ª. vez que assisti a um show do João Gilberto, e acredito que valeu a pena esperar. Claro que João Gilberto atrasou o início do show no Teatro Castro Alves, e o público teve que aguardar aproximadamente 1h10 minutos até que começasse a apresentação histórica. Este show é o primeiro em Salvador desde 1998. Ele abriu a noite dizendo que na Bahia todo mundo canta... rs! e nos brindou com “Você Já Foi À Bahia”, este grande sucesso de Dorival Caymmi. Exibiu um bom humor e uma simpatia raros de ser ver. Reclamou do microfone e de um “ventinho” na cabeça. Ele comentou que depois de velho, ficava contando história antes de cantar as músicas. Gostei disso! O João Gilberto que tive o privilégio de assistir era um cara que contava piadas... eu acho até que era pra se descontrair. Fico pensando como é o João Gilberto, ele mesmo - a pessoa. A sua obra musical transmite tanta sensibilidade, suavidade, beleza, romantismo. Fiquei apaixonada! Olha só que bonitinho, ele falou:
“Canto para este mundo todo, mas a Bahia é diferente. Fico até nervoso”.
Gente, o teatro estava completamente lotado, todos os 1.554 lugares. Estava lá toda a geração Bossa Nova da Bahia. Ele foi aplaudido de pé por quase cinco minutos. O João brilhou. Valeu, Itaú Brasil!

Pesquisa para Eleição de Prefeito 2008, Petrolina

Júlio Lóssio e Domingos Sávio
Resumo da Pesquisa ARCERTE para as eleições em Petrolina – 29 a 31/08/2008.
Julio Lóssio = 49,20%, 51,90%, 8,40%
Patriota = 34,00%, 34,70%, 35,20%
Não sabe/Não responde = 14,30%, 10,60%, 12,90%
Rosalvo = 1,30%, 1,60%, 42,70%
Nulo/branco = 1,30%, 1,10%, 0,90%
A sequência corresponde aos votos espontâneos, estimulado e índice de rejeição, respectivamente.
Possibilidade de mudança de voto:

Nada mudará = 66,20%
Pode mudar, dependendo da campanha = 31,80%
Pode mudar, dependendo das pesquisas = 0,40%
Não sabe = 1,60% (Luiz Eduardo Coelho)

Pão de Açucar: 'O Maior Aniversário do Brasil'

"Poucas empresas chegam aos 60 anos fortes, bem sucedidas, e apresentando boas vendas e resultado" celebra Abilio Diniz, presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar, entre o presidente Lula e o governador José Serra, durante o jantar em comemoração dos 60 anos do Grupo Pão de Açúcar, ontem, em São Paulo.
O Grupo Pão de Açúcar comemora 60 anos e antecipa as comemorações com “O maior aniversário do Brasil”, envolvendo 575 lojas e todas as suas bandeiras: Pão de Açúcar, CompreBem, Sendas, Extra, Extra Fácil, Extra Perto, Extra Eletro, além de ações nos canais de comércio eletrônico: www.extra.com.br e www.paodeacucar.com.br. Pela primeira vez todas as marcas da companhia estarão unidas numa única comunicação, demonstrando a força do Grupo, fundado em 7 de setembro de 1948. (Folha)

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

SetWeb faz parceria com ONG americana‏

VidaBoadaBahia: Boa Arte, Bossa Nova, João Gilberto no TCA

Roqueiro de formação, Tony Bellotto, colunista da VEJA, conta que voltou do show de João Gilberto, no Rio de Janeiro, "como se chegasse de um show dos Rolling Stones ou de qualquer outra grande banda de rock’n roll. Embevecido, inebriado, satisfeito com o que só a boa arte pode proporcionar: a sensação de que vivi tudo naqueles momentos fugazes do show. Alegria, tristeza, riso, choro, vida, morte. E não foi só pela música sublime apresentada por João. Nem por seu violão - motor de uma revolução musical -, ou voz -, que inventou uma nova maneira de cantar. Mas pela metáfora que João Gilberto concebeu ali, no palco do Teatro Municipal carioca. Metáfora, pois o show significou um ato de resistência. Logo o João Gilberto, tão apolítico. Explico: todos sabemos que o Rio é hoje uma cidade fraturada, agredida e desmoralizada. Em suas interpretações quase silenciosas de grandes canções – dava para ouvir a respiração da platéia enquanto ele cantava; tosses, pigarros e espirros transformavam-se em verdadeiros atentados sonoros – ele parecia querer dizer que uma mudança ainda é possível. Como se aquele silêncio e sutileza se impusessem aos tiros, aos gritos e à canalhice generalizada."

A minha expectativa é apenas assistir ao show de João Gilberto, hoje, no TCA, e curtir a Boa Arte do melhor do Brasil !
(quem não tem competência não se estabelece)

VidaBoadaBahia: Toque baiano

Daniela Mercury recebeu R$ 220 mil para estrelar a campanha de um condomínio de luxo da Inpar no Recife. Ela canta a "Canção de Partida", de Dorival Caymmi, escolhida antes da morte dele, para promover o residencial à beira-mar. (Valor)

Bayer & Inovações

A alemã Bayer CropScience, uma das maiores empresas de defensivos e biotecnologia agrícola do mundo, anunciou na quinta-feira que vai investir 3,45 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento de produtos entre 2008 e 2012. Do total, a área de proteção de cultivos deverá absorver 2,7 bilhões de euros, e a de biotecnologia, que inclui transgênicos, os demais 750 milhões de euros. Em comunicado, a empresa informou que pretende lançar globalmente, no período, dez novos ingredientes ativos, e que as novidades têm potencial para gerar um faturamento anual adicional de 1 bilhão de euros. Com isso, calcula a Bayer, será possível antecipar a meta de faturar 2 bilhões de euros por ano com ingredientes ativos colocados no mercado desde o início da década. (Valor)

Compromisso: Pré-sal & Educação

Em discurso no Conselhão, na quinta da semana passada, Lula admitiu que, "se os recursos do pré-sal forem aquilo que imaginamos", o Brasil dentro de alguns anos se transformará num grande produtor mundial de petróleo. Mas, mesmo chamando o pré-sal de "bilhete premiado", o presidente Lula tem se esquivado de assumir compromissos relacionados à destinação dos recursos. (Folha)

EcoD: Linha Verde

O cineasta Walter Salles, de "Linha de Passe", calculou a quantidade de CO2 emitida durante a produção do filme: 118 mil toneladas. Para neutralizar a emissão de carbono, ele diz que patrocinou a plantação de 7.500 árvores de espécies nativas brasileiras no Parque de Carbono da Pedra Branca, no Rio. E que, a partir de agora, todos os projetos de sua empresa, a Videofilmes, vão seguir o exemplo. (Folha)

Lembranças de Waldick Soriano

Ele fez muito sucesso nos anos 70. Era um fenômeno popular. Suas canções tocavam nas rádios de todo o Brasil e sua música "cafona" estava no subconsciente dos que sofriam por amor que cantavam suas músicas, mesmo que fosse em tom de brincadeira. Lembro dessa época, em que a gente repetia os versos de "eu não sou cachorro, não" - música preferida de Margarida Vieira Santiago, nossa "governanta-querida". Ela sofria por amor e com paixão a saudade que Assunção havia lhe deixado. Antes dele Santiago, pai de Vera. Bastava que o trem apitasse nos trilhos da ponte Presidente Dutra, ao cair da tarde, para que Gaida suspirasse de amor e cantasse os versos para o seu querido num lamento de saudade. No fundo, a gente não sabia se ele era de verdade ou era um amor ideal... Enfim, no meu subconsciente Assunção parecia com Waldick Soriano. Boêmio, mulherengo, aventureiro, e beberrão, era a figura de um caubói do cinema, usando óculos escuros, terno e chapéu pretos. Sua música transmitia um misto de dor-de-cotovelo e medo da solidão, e estão guardadas nas memórias da minha infância, em Petrolina.
Waldick Soriano, que era baiano, trabalhou como peão, engraxate e garimpeiro antes de tentar a vida artística. "Saí de minha terra num caminhão de rapadura. Tinha meu sonho, mas não sabia onde ia parar." Prometeu voltar só se "vencesse na vida”. Ninguém É de Ninguém, Quem És Tu? Paixão de Um Homem, A Carta, Tortura de Amor, A Dama de Vermelho e Eu Não Sou Cachorro Não. Waldick era um ídolo romântico movido pela paixão. (Estado de São Paulo)

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Brasil terá diagnóstico da alfabetização a partir de 2009

Secretária de Educação Básica do MEC fala das mudanças na aplicação da Provinha Brasil para o próximo ano. Segundo Maria do Pilar, a avaliação passará a ser feita por amostra e será aplicada no início e fim de cada ano letivo. Em entrevista ao Todos Pela Educação, a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, apresentou um balanço da aplicação da Provinha Brasil no primeiro semestre de 2008 e falou das possíveis mudanças do exame no próximo ano. Segundo ela, em 2009 o Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais deve aplicar de forma amostral a avaliação, com isso será possível conhecer qual é o nível médio da alfabetização das crianças brasileiras de até oito anos no País. Outra mudança prevista é que a primeira prova seja aplicada no início do ano letivo, e não mais no final do primeiro semestre como ocorreu este ano. (De Olho na Educação)

Frase do dia

"O êxito de uma reforma política depende de um sujeito oculto: o sistema eleitoral. Sem alteração, nunca haverá verdadeiros partidos, nem fidelidade partidária." MARCO MACIEL (DEM-PE), presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Missa de aniversário de ACM na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. "Um grito de fé, um canto bonito reúne as verdades que eu acredito."

Dia 4 de setembro.
Quando ACM estava vivo costumava comemorar seu aniversário com uma celebração religiosa no coração do Pelô - na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, como aconteceu hoje. Emoção, clima de festa, sincretismo religioso, família, amigos, políticos, e o povo da Bahia. Na homilia, monsenhor Gaspar Sadoc, pároco da Igreja da Vitória e amigo pessoal de ACM, falou sobre a sua ausência - a mais presente de todas. Disse o que todos estavam sentindo: "Sinto Saudades. Não posso negar". Para ele, ACM ultrapassou os limites do tempo, e falou da elegância da alma - pelo desprendimento que ACM sempre demonstrou com o povo da Bahia - com ricos e pobres. A verdade é que ACM encarnava com originalidade o sentimento do povo baiano. Ele não precisava dizer nada, bastava olhar, dar um sorriso, piscar o olho, abraçar... Um turbilhão de emoção nas músicas: Tá caindo flor, Santo Antonio de J. Veloso, Um grito de fé, um canto bonito reúne as verdades que eu acredito, Preta, de Mariene De Castro e J. Veloso, conhecida como “Um abraço negro”. No final, a militância de ACM Neto tomou conta das ruas do Pelourinho, ao som de atabaques e tambores, e o democrata fez o trajeto da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos até o Terreiro de Jesus. Uma chuva fina caía como um sinal de abundância, parecendo anunciar um tempo de boa colheita para o carlismo. Viva viva, meu santo!

Itaú Cultural: Sons do Brasil

Entre os dias 4 e 7 de setembro, o Itaú Cultural apresenta a última série de shows com os selecionados no Rumos Música 2007-2009. Os espetáculos, que ocorrem na sede do instituto sempre às 19h30, podem ser assistidos também pela internet, em transmissões ao vivo. Entre os selecionados que se apresentam nesta série de shows está o Coletivo Universal, de Minas Gerais, que promete unir performance, poesia, vídeo, dança e teatro ao som vibrante que mistura bases eletrônicas a ritmos como o samba, o funk, o hip-hop, o jazz, o choro e o tango. Apresentam-se, também, representantes da cultura regional, como "Seu" Luis Paixão, rabequeiro de Aliança (PE), e a comunidade centenária Bumba Boi de Maracanã, de São Luís (MA). Confira a programação abaixo ou clique aqui para mais informações.
quinta 4, Paula Santoro (RJ) e Erika Machado (MG)
sexta 5, Coletivo Universal (MG) e La Pupuña (PA)
sábado 6, Cravo-da-Terra (SC) e "Seu" Luís Paixão (PE)
domingo 7, Bumba Boi de Maracanã (MA)
entrada franca [ingressos distribuídos com meia hora de antecedência]
Sala Itaú Cultural 247 lugares
Itaú Cultural Avenida Paulista 149 - Paraíso

Não abram a boca. Editorial do Jornal Folha de São Paulo

De um extremo a outro da sociedade brasileira, garantias constitucionais básicas são atropeladas pelo poder público. O melhor a fazer, afirma o general Jorge Félix, "é não abrir a boca". A recomendação vale para todos os cidadãos. Aplica-se ao presidente do Supremo Tribunal Federal, grampeado ilegalmente. E também aos três jovens submetidos à tortura policial: deveriam ter ficado de boca fechada, sem confessar o crime que não cometeram. Dois casos extremos, por certo, mas representativos do grau de desmazelo e de cinismo com que são encaradas, no país, as garantias constitucionais básicas de todo cidadão. (Folha)

Lula, o fumo e o decreto

"Eu não vou propor. A idéia do Ministério da Saúde é a proibição do fumo em todos os lugares fechados. Eu mando o projeto para o Congresso e não voto." Ao ser questionado sobre um decreto que proíbe o fumo no Planalto, o presidente respondeu: "Menos na minha sala. Eu, se for na sua sala, certamente não fumarei porque respeito o dono da sala. Mas, na minha, sou eu que mando". (Folha)

Saúde & Responsabilidade

Famílias brasileiras são responsáveis por 60% dos desembolsos no setor; participação pública é pequena no Brasil. Maiores despesas são com a compra de medicamentos, exames em laboratórios e consultas; saúde representa 5,3% da economia brasileira.
Para Angélica Borges dos Santos, pesquisadora da Fiocruz que participou da análise da pesquisa, a pequena participação do poder público no gasto total com saúde destoa do padrão verificado na maioria dos países desenvolvidos."Em quase todos os países que fazem parte da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o gasto das famílias com saúde é de aproximadamente 20%. Com exceção dos EUA e do México, em todas essas nações é o poder público que responde pela maior parte dos gastos. É esse o padrão que gostaríamos de ver no Brasil." (Folha)

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Frase de Regina Duarte

“Vejo um país silenciado, imobilizado e comprado por cestas básicas, esmolas aniquilantes. Vejo a desesperança, a indiferença, a depressão, a doença. Acredito que o uso honesto do dinheiro público para benefício de todos os brasileiros é o que falta ao Poder que temos hoje, em todos os níveis, é amor à pátria, amor aos brasileiros", afirmou a atriz Regina Duarte. Ontem, no seminário “O Brasil que queremos ser”, em que a revista VEJA comemorou seus 40 anos.

Suzano anuncia Report com Colorlok

A fabricante de papel e celulose Suzano lança uma campanha de mídia impressa, criada pela Fischer América, que ressalta as vantagens nos resultados de impressão conseguidos com o papel Report com tecnologia Colorlok.Intitulados - "Suas impressões vão falar bem dos seus trabalhos" e "Suas impressões vão surpreender", os anúncios serão veiculados em revistas e destacam as cores mais vivas, o preto mais intenso e a secagem mais rápida do Colorlok. As peças mostram uma interação bem-humorada entre o papel e a pessoa que o maneja, que demonstra alegria e surpresa pelo bom resultado. (M&M)

Governador Eduardo Campos no Fórum dos Governadores ADVB 2008

Governo prepara lei de responsabilidade educacional para gestores da rede pública

Até o final deste ano, o governo deve ter pronta uma proposta para criar no país uma lei de responsabilidade educacional que, a exemplo da Lei de Responsabilidade Fiscal, estabelecerá metas de conduta para os gestores de escolas públicas. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, ao participar do debate nacional O Brasil que Queremos Ser, promovido pela Revista Veja, em São Paulo, para comemorar 40 anos de circulação. Haddad destacou o forte investimento do governo na valorização do magistério e defendeu a importância de uma mudança de postura. “Educação de qualidade só se consolida com mudança cultural da sociedade”, afirmou. Para Haddad, é necessário que o país valorize mais a educação o que, de certa forma já está acontecendo. Segundo ele, embora ainda haja muita desigualdade nos investimentos, todas as unidades educacionais no país já aderiram ao sistema de metas e diretrizes do Plano de Desenvolvimento da Educação, que propõe ações até 2022. (Marli Moreira da Agência Brasil)

Sustentabilidade e RSE na UNIFACS

ITAÚBRASIL traz João Gilberto de volta ao palco do TCA

Em homenagem aos 50 anos da Bossa Nova, o mestre João Gilberto volta ao palco após cinco anos de ausência para uma série de shows especiais. Durante todo o ano, ele faz 8 shows, em todo o mundo incluindo 4 apresentações no Brasil, sendo 1 única em Salvador. Uma chance de ver o criador de um estilo apresentando um repertório de clássicos imortais de um dos mais brasileiros dos gêneros musicais, a Bossa Nova. Sala Principal do TCA - Dia 05 de setembro. Horário: 21h. Ingressos esgotados. (TCA)

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Trio Acústico Aguarraz

Toda quinta-feira às 22h30, no Água Benta Lounge (Jardim dos Namorados). Couvert: R$ 10. Vá conferir! www.aguabentalounge.com.br

EDUCAÇÃO: "O Brasil que queremos ser".

"O estudante que não decifra o mapa-múndi não reconhece o mundo concreto que o cerca. É simples assim." Maria Helena Guimarães de Castro, Secretária Estadual da Educação de São Paulo, entrevista publicada em VEJA, edição 2033 de 7/11/2007. VEJA 40 anos. "O Brasil que queremos ser".

EDUCAÇÃO: "O Brasil que queremos ser".

"Precisamos pôr a educação na palma da mão, compreendê-la como algo que contém fundamentos ideais de transformações! Quem mede, analisa, projeta e, principalmente, respeita, sabe que o nosso Brasil só será uma nação independente e com oportunidades iguais quando chamarmos para nós mesmos o dever de sermos observadores zeladores da qualidade da educação oferecida às nossas crianças e aos nossos jovens!" Milú Villela é Membro Fundador e Cordenadora da Comissão de Articulação do movimento Todos pela Educação e presidente do Museu de Arte Moderna de São Paulo. VEJA 40 anos. "O Brasil que queremos ser".

EDUCAÇÃO: "O Brasil que queremos ser".

"As deficiências educacionais no Brasil são evidentes e preocupantes. A baixa qualificação da mão-de-obra é um dos aspectos cruciais do problema. A capacitação inadequada dos trabalhadores já tem um impacto negativo importante na economia brasileira e esta situação pode se agravar se nada for feito. Num cenário em que os países emergentes tornaram-se protagonistas na produção mundial de riqueza, o Brasil arrisca-se a perder a oportunidade de firmar-se como economia competitiva. Algumas medidas são consensuais, como o aumento dos investimentos no ensino básico, remunerarem melhor os professores e modernizar os currículos. No entanto, ainda não vimos nenhuma iniciativa concreta no sentido de reunir as propostas da sociedade para as reformas necessárias. A educação deve ser prioridade." Márcio Cypriano, presidente do Bradesco. VEJA 40 anos. “O Brasil que queremos ser”.

EDUCAÇÃO: “O Brasil que queremos ser”.

"A educação no Brasil está aquém das nossas necessidades e expectativas em praticamente todas as camadas sociais. O problema já começa com a má formação dos professores no ensino fundamental e piora conforme avançamos pelo médio e superior. É claro que nas comunidades mais necessitadas a situação é mais grave. Na outra ponta, entre os mais abastados, como atriz, sinto uma dificuldade cada vez maior de encontrar um público informado e interessado em cultura. O entretenimento tomou o lugar da reflexão e isso, em parte, também é conseqüência de uma herança educacional preguiçosa. Não há um incentivo à leitura, à pesquisa, os cursos superiores são técnicos. O incentivo à leitura desde a infância é algo difícil de conquistar e do qual não deveríamos abrir mão. A leitura também promove o cruzamento entre as áreas, entre ciência e arte, medicina e filosofia, o que seria, para mim, um sistema educacional ideal. Quando falo em investir na educação, não me refiro apenas ao dinheiro. Pesquisas recentes chamam atenção ao fato de que as escolas mais ricas não são, necessariamente, as que têm um melhor desempenho. Investir em educação é cuidar da qualidade dos professores, do número de alunos em sala de aula, é investir no sentido de cuidar, de estar atento, o que muitas vezes, dá muito trabalho; mas sem essa atenção será praticamente impossível para o Brasil ocupar um lugar relevante no mundo, à altura do que sonhamos para nós mesmos." Fernanda Torres é atriz. VEJA 40 anos. “O Brasil que queremos ser”

Ingressos para show de João Gilberto em Salvador acabam em 40 minutos

Todo fã não mede sacrifícios para estar perto do ídolo. Foi isso o que aconteceu na hora da compra de ingressos para o show de João Gilberto em Salvador - filas enormes. Os ingressos para a única apresentação de João Gilberto, no dia 5 de setembro, acabaram em aproximadamente 40 minutos. Hoje, eu soube que há bilhete sendo oferecido por até R$ 1 mil.

Missa em homenagem a ACM

Dona Arlette Magalhães convida os amigos de ACM para missa em sua homenagem no dia 4 de setembro, às 10 horas, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho.

Políticos e empresários comparecem à missa de 7º dia de Olavo Setubal

Parentes, amigos, políticos e empresários lotaram a Catedral da Sé, no Centro de São Paulo, na manhã desta terça-feira (2), para a missa de sétimo dia do banqueiro e ex-prefeito de São Paulo Olavo Setubal. O momento mais emocionante da missa ficou para o final, quando a filha de Setubal subiu foi ao púlpito para falar sobre o pai. Ela afirmou que o banqueiro era um homem "ético" e que serviu de referência para muitos brasileiros. (G1)

LUIZ VIANA FILHO, o Príncipe dos Biógrafos

O convite de Álvaro Pinto Dantas de Carvalho Júnior, Presidente do Instituto Genealógico da Bahia é para a palestra do Dr. Luiz Carlos Facó sobre LUIZ VIANA FILHO, o Príncipe dos Biógrafos.
Dia 4 de setembro
Horário às 17:30 horas
Local: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia - IGHB
Av. Sete de Setembro, 94-A - Piedade

CONTINUUM

Em setembro, a revista Continuum Itaú Cultural traz o tema família. As matérias exploram a presença do ambiente familiar nas mais diferentes linguagens artísticas. Na entrevista, Matheus Nachtergaele conta quanto um rompimento inicial com seus pais foi importante para sua formação como ator. O curador Eder Chiodetto trata dos retratos de família; o jornalista Xico Sá escreve uma hilariante crônica sobre a importância do sobrenome no Brasil e o escritor Luiz Ruffato dirige uma carta a seu irmão já morto. E, falando de família, não poderiam faltar os clãs da música brasileira: a cada semana uma dessas famílias musicais estará na Rádio do Itaú Cultural. Ouça os Buarque de Hollanda, que abrem a programação. Nesta edição, a Continuum convida você a participar: envie uma foto que represente a sua idéia de família (seja lá qual for) para participecontinuum@itaucultural.org.br. A imagem mais criativa será publicada na revista de outubro e as melhores estarão no site. Clique aqui para ler o regulamento.

O desafio da Alfabetização no País

A alfabetização até os oito anos de idade é fundamental para o sucesso e continuidade do aprendizado. Entretanto, no Brasil, 38% da população de 15 a 64 é analfabeta funcional. A alfabetização é um dos grandes gargalos da Educação brasileira. Atualmente, o País conta com uma parcela considerável de seus alunos que passa pela escola e chega à idade adulta sem aprender a ler e escrever corretamente. Segundo dados do Instituto Paulo Montenegro, apresentados na pesquisa INAF 2007, 38% dos brasileiros entre 15 e 64 anos são analfabetos funcionais, ou seja, não conseguem sequer localizar informações em textos um pouco mais longos nem fazer inferências sobre eles. (De Olho na Educação)

1º Encontro de Teatro e Juventude na Comunidade

Documentário: Tererê e Marilene Dabus na TV

O canal GNT exibe o documentário Pet.Doc sobre o filhote Tererê San na terça, dia 2, às 21.30h. É uma produção Urca Filmes baseado no livro "Nós e nossos cães", de autoria de Cacau Higino. Tererê foi escolhido para protagonizar o programa de estréia por ser torcedor e mascote do Flamengo, é claro... (Magali Ruediger Goes)

Gerdau vai investir no Peru US$ 1,4 bilhão

A Gerdau informou ontem que a sua subsidiária no Peru, a Siderperu, anunciou plano de investimento de US$ 1,4 bilhão para aumentar em mais de seis vezes sua capacidade instalada de produção. Situada na cidade de Chimbote, a Siderperu (Empresa Siderúrgica do Peru) terá sua capacidade de produção de aço ampliada em 2011 para 1,5 milhão de toneladas métricas. Em 2013, a capacidade será elevada para 3 milhões de toneladas. Segundo a companhia, o investimento deverá gerar mais de 4.000 empregos durante a etapa de construção e 2.000 novas vagas diretas. (Folha)

Grampo no poder. Escuta no STF tem raiz na leniência do Executivo e do Legislativo, omissos diante da cultura policial incrustada no Estado, diz Folha

Tomei emprestada a charge do Néo Correia publicada no Blog Acerto de Contas.
O presidente Lula decidiu afastar temporariamente o diretor da Abin, Paulo Lacerda, e subordinados diretos pelo escândalo dos grampos telefônicos. A medida foi em resposta a cobranças de providências feitas pelos presidentes do STF, Gilmar Mendes, e do Congresso, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN). De manhã, Lula não aceitou pedido de demissão de Lacerda. (Folha)

Lídia Magalhães faz corpo-a-corpo na Feira de São Joaquim

A médica dermatologista Lídia Magalhães, se envolveu na campanha do marido e tem acompanhado ACM Neto em comícios, caminhadas e outros compromissos eleitorais. Além disso, montou um grupo de mulheres que saem pelas ruas de Salvador pedindo votos para a coligação “A Voz do Povo”. A intenção, garante a primeira-dama do DEM, é que Neto ganhe mais espaço entre o eleitorado feminino.

Hoje tem Ivete Sangalo e Ângela Ro Ro na Concha

O projeto Loucos por Música de 2008 terá hoje, dia 2/set, seu segundo show: a estrela baiana Ivete Sangalo cantará ao lado de Ângela Ro Ro na Concha Acústica do TCA, à partir das 18h30. Após uma apresentação solo de cada uma, as duas deverão cantar juntas um repertório. É a primeira vez que as duas cantam juntas. (Correio)

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

"Festival de Veneza"

Porque está sempre comprometida com causas humanitárias, Natalie Portman ganhou a primeira edição do "Movie For Humanity Award". (Glamurama)

TRT Cultural

A partir da próxima semana, toda quinta-feira será dia de atividades culturais para a comunidade do TRT5. No dia 4 de setembro, vai ser lançado o projeto TRT Cultural que tem a intenção de promover atividades artísticas no Regional com o intuito de ajudar a combater o estresse. Na primeira atividade, a ser realizada no auditório do 11º andar do Fórum do Comércio, o TRT Cultural vai apresentar o Coral do TRT5, a peça teatral “As crônicas de Scárnia”, com servidores da Justiça Federal, e o show de voz e violão com Rita Cidreira, servidora da 25ª Vara, que em algumas canções vai ser acompanhada por violino. O lançamento começa às 16h30 e contará com a presença do presidente do TRT5, desembargador Paulino Couto. O TRT Cultural, promovido pela Secretaria de Assessoramento em Projetos Especiais, se propõe a oferecer semanalmente atividades de entretenimento em cinema, poesia, literatura, teatro, artes plásticas, dança, música e também debates sobre temas da atualidade. Para tanto, solicita aos servidores com veia artística que aproveitem a oportunidade para mostrar o talento, assim como que prestigiem os eventos. (Ascom TRT5)