sábado, 5 de abril de 2008

Niver no Maria Mata Moura

Hoje é aniversário de Sílvia Naccache (1a. na foto), que é responsável pelo voluntariado empresarial do CVSP. Ela veio pra Bahia para participar do 5º Congresso GIFE e comemorou almoçando no restaurante Maria Mata Moura com Carolina Fernandes e Anisia Cravo Sukadolnick, antes de voltar pra Sampa!

A intuição de Antonio Carlos Gomes de Freitas, CARLINHOS BROWN

No encerramento do 5º Congresso GIFE foi Carlinhos Brown quem falou. Contou um pouco da sua história, e com muita intuição discorreu sobre o processo de "desenvolvimento comunitário" com o qual lida com a sua comunidade no Candeal. Ele é uma liderança servidora e criativa que trabalha na construção coletiva da cidadania e fortalecimento de lideranças por meio da música. Um legítimo empreendedor soial. Muito do que sabe e faz, aprendeu com a família. Trouxe com ele os jovens da Escola Pracatum que fizeram o show. Não por acaso, está disseminado de forma bem visível entre os moradores o orgulho de "ser do Candeal". Todos se consideram símbolo de resistência, e realização. Para saber mais sobre o trabalho da Fundação Pracatum, acesse: http://www.pracatum.org.br/
No final deu uma canja e cantou um dos seus sucessos: "Velha Infância". Super aplaudido, foi cercado pelos fãs! Ainda fez uma visita ao lounge do Compromisso Todos Pela Educação onde assinou o Livro de Ouro, e mandou um beijo pra sua amiga Milú Villela!

TODOS PELA EDUCAÇÃO recebe apoios durante o GIFE


Sebastian esteve no Lounge do TODOS Pela Educação para divulgar a campanha do Dia Global do Voluntariado Jovem.
Dora Silvia Cunha Bueno da APF - Associação Paulista de Fundações

Mozart Neves Ramos recebeu o João Gustavo Catalani Racca do IICS - Instituto Internacional de Ciências Sociais.

O TODOS virou ponto de encontro dos Centros de Voluntariado do Brasil

Carlinhos Brown foi no Lounge assinar o LIVRO do Compromisso Todos Pela Educação. Ele é ligado na área de cidadania e educação!

Maria Souza Aranha Meirelles do Grupo REDE, Raí e Maria Lúcia Meirelles Reis

Maria, Reinaldo Pamponet, "magic" Paula, e eu

Ana Moser visita o TODOS

Rose Setúbal da Fundação Tide Setúbal foi visitar o TODOS

Muita gente vistou o Lounge do Compromisso Todos Pela Educação durante o 5º Congresso do GIFE sobre Investimento Social Privado, em Salvador. As fotos vão revelar algumas presenças que procuraram o TODOS para conhecer melhor o movimento e se aliarem às 5 metas por qualidade na educação! Olha só quem passou por lá: Rogério Arns, Maurício Medeiros, Roberto Sá Menezes, Renata Correia, Mariana Pimentel, Paulo Manso Cabral, Eduardo Saron, Lilian Neves, Marlova Noleto...

Torcendo o nariz

Alguns participantes da mesa "Os Desafios na Gestão do ISP: Indicadores e Ferramentas" torceram o nariz, na tarde de ontem. Tudo porque durante sua fala, o diretor executivo do Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social, Rogério Silva, disse que os indicadores são vistos como "agente controlador e objeto inútil".

Sustentabilidade e ISP são temas no último dia do congresso do GIFE

A evolução dos conceitos e práticas de ISP tem sido fortemente influenciada pelo movimento de RSE e da sustentabilidade. Como esses conceitos se interligam e de que forma o investimento social deve considerar aspectos ambientais e econômicos em suas ações. Foram os temas discutidos por André Carvalho da FGV-SP, André Rocha Ferretti da Fundação O Boticário e Orlando Lima da Fundação Vale-RJ.
Convidado especial do 5º Congresso GIFE, o líder global no campo da Responsabilidade Social de Empresas, Robert Dunn, respondeu da seguinte forma, quando perguntaram se, na prática, existem diferenças sobre conceitos de RSE e sustentabiliddade:
“Esses dois termos são usados de formas diferentes em vários lugares do mundo. Dependendo do lugar, há uma certa preferência por um ou por outro. Mas na maioria das vezes, adotados em um mesmo contexto, eles querem dizer a mesma coisa”. (Blog do GIFE)

O Jantar Cultural do GIFE


Cenário e clima mais baiano não podia ser: o Forte Santo Antônio Além do Carmo. Sua construção é da segunda metade do século XVII, sobre o baluarte que melhor resistência ofereceu contra os holandeses na invasão de 1638, e serviu de prisão a importantes figuras da vida política nacional no século XVIII. Sofreu muitas modificações a partir do século XIX. Embora nunca tenha participado de uma guerra, se destaca por ocupar um lugar estratégico para defesa da cidade colonial. O forte já serviu como Casa de Detenção e abrigou o Centro de Cultura Popular.
Nosso anfitrião, Mauricio Medeiros da Fundação Odebrecht nos levou a conhecer o topo do Forte e desfrutar a linda vista para o Porto de Salvador. Ele nos contou que a Fundação ODB, seguindo um dos seus critérios de trabalhar em áreas rurais, vai dar início às obras de Restauro do Complexo Fortificado do Morro de São Paulo, que também é uma construção do Século XVII.
O Jantar Cultural foi pilotado por Milton Martinelli que serviu delicioso cardápio, além de doces baianos. Teve um belo show do bloco Ilê Ayê. O deslocamento do hotel para a cidade Baixa foi uma boa oportunidade de passeio para os participantes do Congresso pois, tiveram que cruzar a cidade a partir do Rio Vermelho.
O batuque do Ilê contagiou a todos, e até Dra. Ruth balançou... Foto1: Visão geral do ambiente do Jantar Cultural; Foto2: Anisia Cravo Sukadolnik do Centro de Voluntariado de São Paulo, Maria Lúcia Meirelles Reis do Compromisso Todos Pela Educação, Maria Souza Aranha Meirelles do Grupo Rede e Maurício Medeiros da Fundação Odebrecht.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Wanda Engel: o drama do jovem no Brasil é não terminar o Ensino Médio

Geraldo Machado, Wanda Engel e Fernanda Borhausen, no lounge do Instituto Unibanco no Congresso do GIFE-Ba.

Wanda Engel, assumiu esta semana a Diretoria Executiva do Instituto Unibanco. Chegou no Congresso do GIFE e abalou o público quando na sua apresentação revelou que "o Brasil deixa de crescer meio ponto porcentual por ano, porque um grande contingente de jovens não consegue terminar o Ensino Médio. Em 40 anos deixaremos de ganhar R$ 300 bilhões (16% do PIB)".

Ela nos contou que na nova configuração o Pedro Malan faz parte do Instituto Unibanco.

Antonio Brito contagiou a todos com sua palestra

A palestra de Antonio Brito contextualizou a atuação do 3º Setor no Brasil e focou nas Santas Casas de Misericórdia. Por sua competência, ele acaba de ser reeleito para a Confederação das Santas Casas de Misericórdia do Brasil, e reinvindica mais do que marco legal para o 3º Setor. "Precisamos aprender a trabalhar junto com as outras instituições" e exemplificou contando como tem trabalhado com o Ministério Público.
Falou sobre as certificações burocráticas a que estão submetidas as instituições filantrópicas e sobre a pressão e cobrança políticas de partidarização. Quando Pannunzio perguntou sobre o relacionamento com as empresas, especialmente no tocante a financiamento, Brito apresentou o Programa Mais Gestão da Conferederação das Misericórdias do Brasil que aconteceu por iniciativa do Dr. Jorge Gerdau. "Não é incentivo nem remissão fiscal. É um programa com 250 Hospitais de Santas Casas de Misericórdias que foi lançado no ano passado em Brasília e hoje já temos instalado em 9 estados do país."
Edson Rogatti, Presidente da Santa Casa de Palmital, SP é um exemplo disso. "Em São Paulo são 47 hospitais dentro do programa que estão atuando com sucesso, estamos aprendendo a lidar de maneira mais eficiente com a área financeira, recepção e atendimento, área contábil... cada hospital escolhe o foco onde quer trabalhar. Lá todos estão animados porque assim vai sobrar mais dinheiro para investir no hospital."
Como vocês podem ver, os empresarios estão sensiveis, investindo no 3º Setor não apenas por meio de incentivos fiscais - como é o exemplo do Dr. Jorge Gerdau, finalizou Antonio Brito.

O 3º Setor é muito importante para a democracia, diz Ruth Cardoso

Como era previsto, a palestra campeã de audiência do Congresso do GIFE foi sobre Legitimidade e Transparência do Terceiro Setor, onde a busca é pelo marco legal. Antes da palestra encontramos Dra Ruth Cardoso no cafezinho do lobby do Hotel Pestana e me aproximei para cumprimentá-la. Estava com Geraldo Machado e a Prof. Tania Fisher, que reforçou a apresentação que eu havia feito de Geraldo... "é meu aluno no Curso de Mestrado em Gestão Social e Territorial da UFBA. - 1º lugar em todo o curso." O coordenador da mesa foi o Eduardo Pannunzio do GIFE. E tivemos como palestrante Antônio Brito da Fundação José Silveira e Dra Ruth Cardoso da Comunitas. Dra Ruth Cardoso bateu firme pois, algumas empresas não pagam os impostos trabalhistas para custeio da aposentadoria dos seus empregados e mesmo assim são mantidos os benefícios... é daí que vem a dificuldade para custear a previdência. "É como jaboticaba só tem no Brasil", disse ela. Ao final reconheceu o crescimento e a importância do 3º Setor no mundo inteiro e chamou a atenção para o fato de ter crescido muito rapidamente no Brasil. Por isso mesmo precisa se organizar melhor definindo critérios para não servir apenas como executor de ações do governo por conta da dependência de recursos. Contou que desde 2002 a Comunitas já recebeu 48 fiscalizações.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Nova lógica no STF

Depois de anunciar que fará uma cruzada contra a construção de "obras faraônicas" para sedes de tribunais, o ministro Gilmar Mendes, novo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), diz que trabalhará contra a abertura de novas vagas no Judiciário. Só um dos projetos prevê a criação de 230 novas varas na Justiça Federal.
Mendes diz querer mudar a "lógica atual", em que tribunais pedem aumento do número de juízes toda vez que aumenta o número de processos "per capita". "É um ritmo natural, que envolve questões corporativas. Mas temos que analisar que só com a aplicação das súmulas vinculantes haverá uma baixa enorme de processos", o que tornaria desnecessária a criação de novas vagas, diz ele. (Folha)

Consumo rápido

Membro da 8a. geração da família que inventou o lápis em escala industrial, em 1761, o conde alemão, Anton Faber-Castell veio ao Brasil reafirmar a importância do País como prioridade na estratégia de vendas do grupo. Também pudera o Brasil responde por 40% das suas vendas globais. (O Estado de São Paulo)

GIFE, programação de hoje

Hoje a discussão é sobre as novas formas que têm se desenvolvido no Brasil para canalizar recursos privados a finalidades públicas, como Fundações Comunitárias, Fundações Familiares, Redes e Coalizões, Venture Philanthropy, entre outras. Vamos prestigiar Maria Alice Setubal - Fundação Tide Setúbal.


Mais tarde tem palestra de Dra Ruth Cardoso.
Atuação do Terceiro Setor: Legitimidade e Transparência.
A legitimidade política e institucional das organizações do terceiro setor em debate: accountability e transparência, CPI das ONGs, relação com a ação governamental, advocacy e incidência em políticas públicas.
Com certeza vai ser bastante concorrida!

Abertura do Congresso GIFE sobre Investimento Social Privado

Foi em alto estilo a abertura do 5º Congresso do GIFE, no Hotel Pestana em Salvador, tendo o Doutor da Alegria Wellington Nogueira como Mestre de Cerimônia ou sem Cerimônia... Na mesa alta: Denise Aguiar - Presidente do GIFE, Miguel Krigsner - foi anfitrião do 4º Congresso GIFE em Curitiba, Maurício Medeiros - anfitrião na Bahia Fundação Odebrecht, Manuelito Souza - representando a FIEB, Leonel Leal - representando a Prefeitura de Salvador e Fatima Mendonça - Presidente das Voluntárias Sociais da Bahia.
Robert Dunn, Presidente e CEO do Synergos Institute e ex-Chairman e fundador do BSR - Business for Social Responsability fez a palestra de abertura.
Fernando Rossetti - Diretor Executivo do GIFE, deu seu recado e agradeceu a todos. Lamentou, que face ao desgaste e mau uso da palavra Filantropia (pilantropia) no Brasil, não possamos usá-la como referência, e explicou que foi cunhado o termo Investimento Social Privado para substituir o que é usado em tantos países e que tem significado tão nobre e elevado! Coisas do Brasil...

***
Em seguida, no Pátio do Carmo (Piscina - S1) foi servido coquetel e show da cantora Márcia Short, da Banda Cor de Mel. Maurício Magalhães da Agência TUDO acompanhava de perto todos os detalhes.

Encontro Nacional de Centros de Voluntariado

Visão lateral da reunião dos Centros de Voluntariado do Brasil


Eva Rux e Fernanda Bornhausen

Durante a reunião, os Centros de Voluntariado tiveram 10 minutos cada para exposição de um projeto inovador:

Natal Voluntário: lançamento da campanha Dia do Voluntariado Jovem;
Voluntários em Ação Florianópolis: Portal do Voluntário on line;
CV São Paulo: parceria com shoppings;
Faça Parte: voluntariado na terceira idade/parceria com IPHAN;

Recife Voluntário: Projeto Tricotando e Gerando Renda, em João Pessoa - PB;

CAV Curitiba: Projeto Geração - Voluntariado e Empreendedorismo;

Além disso, contamos com a participação da Eva Rux, coordenadora do Programa de Voluntários da ONU e aproveitamos sua presença para propor que o Programa de Voluntariado da ONU no Brasil, seja promotor e animador desta nossa Rede.

O Encontro dos Centros de Voluntariado acabou se constituindo numa bela oportunidade para para o Lançamento Nacional da Campanha do Dia Global do Voluntariado Jovem - Mônica Mac Dowell - cujo mote é:



CABEÇAS QUE PENSAM


ATITUDES QUEM MOVEM


Dia Global do Voluntariado Jovem



Quem estrela a campanha 2008 é o ator e garoto propaganda Sebastian que esteve presente ao Encontro em Salvador. Ana Coelho mandou a TV ARATU registrar tudo por lá e fez uma bela cobertura a partir do lounge do TODOS PELA EDUCAÇÃO.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Centros de Voluntariado compartilham experiências em Encontro Nacional

Acontece, entre os dias 2 e 4 de abril, em Salvador-BA, o Encontro Nacional de Centros de Voluntariado do Brasil. O evento é realizado paralelamente ao 5º Congresso GIFE sobre Investimento Social Privado e 12 Centros de Voluntariado espalhados pelo Brasil se mobilizaram para participar do Encontro e assim trocar experiências, projetos e articular de forma mais efetiva a rede de Centros de Voluntariado.
“O Centro de Voluntariado tem versatilidade porque promove uma mobilização que perpassa todas as áreas e segmentos sociais. Consegue falar com todos os públicos, articulando os mais diferentes interesses em prol da transformação social. Assim, é muito importante saber como esses centros pensam o voluntariado, como o articulam, que soluções e dificuldades enfrentam, para que possamos impactar a sociedade brasileira de uma forma mais ativa”, afirma Fernanda Rocha dos Santos, coordenadora do Centro de Ação Voluntária de Curitiba.
Este é o segundo ano que o Encontro Nacional de Centros de Voluntariado acontece em paralelo ao Congresso GIFE. A primeira vez foi em 2006, em Curitiba-PR. Fernanda Rocha dos Santos, comenta a parceria “É uma parceria fundamental porque proporciona uma reflexão para os Centros de Voluntariado e um trânsito entre os associados do GIFE, além de fortalecer o movimento de Centros de Voluntariado brasileiro”, explica Fernanda.
O Encontro Nacional tem o apoio financeiro da Fundação Itaú Social, que enviou um recurso a ser distribuído entre 12 Centros de Voluntariado, contribuindo para o pagamento das despesas de viagem e hospedagem. Já estão confirmados para o Encontro Nacional, os seguintes Centros de Voluntariado:
Rio Voluntário, do Rio de Janeiro;
Centro de Voluntariado de São Paulo;
Instituto Faça Parte São Paulo;
Instituto Faça Parte Bahia;
Centro de Voluntariado de Florianópolis, Santa Catarina;
Centro de Voluntariado de Cascavel, no Paraná;
Centro de Voluntariado de São Luis, Maranhão;
Centro de Voluntariado de Natal, Rio Grande do Norte;
Centro de Voluntariado de Santa Cruz do Sul, do Rio Grande do Sul;
Centro de Voluntariado de Guarujá, em São Paulo;
Centro de Voluntariado de Cruzeiro, em São Paulo;
Centro de Ação Voluntária de Curitiba;
O Encontro Nacional de Centros de Voluntariado acontecerá dentro do 5º Congresso GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) de Investimento Social Privado.

Começa em Salvador a 5a. edição do Congresso GIFE sobre Investimento Social Privado

Com o tema Experiências Locais, Transformações Globais, estarão em pauta durante o evento as complexidades dos novos arranjos do Investimento Social Privado, sua legitimidade e sustentabilidade, e as possibilidades de ações supranacionais. O tema reflete o momento em que o Brasil passa, ao assumir um papel de articulador e propositor no campo do investimento social privado. “Temos a oportunidade de dialogar de igual para igual com experiências de investimento social privado e filantropia de qualquer outra parte do mundo, seja no hemisfério sul ou norte, sejam em países desenvolvidos ou em desenvolvimento”, afirma o secretário-geral do GIFE, Fernando Rossetti. O 5º Congresso GIFE sobre ISP representa um espaço privilegiado de relacionamento e intercâmbio entre os atores nacionais e internacionais mais relevantes para a transformação social, motivando a troca de experiências e o debate de soluções para os desafios sociais e ambientais, antes restritos aos países menos desenvolvidos. O conteúdo será dividido em duas grandes conferências, realizadas nas manhãs dos dias 03 e 04 de abril, quando serão oferecidos diagnósticos sobre situação do ISP no Brasil e no mundo, respectivamente. No período da tarde, esses temas serão aprofundados em mesas de debates temáticos simultâneos.

Nordeste em São Paulo

Foi no Palácio Bandeirantes que o Governador José Serra decidiu instalar e abrir a mostra "A Arte Que Banha o Nordeste". Recebeu o colega Teotônio Villela, de Alagoas, e vários deputados nordestinos. A exposição, tem nomes como Ariano Suassuna, João Câmara, Vicente do Rêgo Monteiro, Francisco Brennand e Aldemir Martins, e vai até 4 de maio. De baianos não se ouviu falar...

Conexão ABI

Li na Coluna da Sonia Racy que coube ao Grupo ABC, de Nizan Guanaes, a criação da campanha que comemora os 100 anos da Associação Brasileira de Imprensa. No filme, o ator Matheus Nachtergaele fala sobre ideais de democracia, justiça social e liberdade de expressão.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Na Minha Agenda

Hoje é o aniversário do ex-governador da Bahia, Nilo Coelho, que recebe abraços dos amigos ao lado de Solange, filhos e netos. O Blog deseja Saúde e Sucesso, especialmente à frente dos desafios na Prefeitura da sua querida Guanambi.

***

Ontem os abraços de parabéns foram também para Beto Queiroz que comemorou ao lado de Teresa!

Turma de Londres...

Marize e Bruno Vasconcellos passaram o finde em Salvador para rever os amigos e matar a saudade. Na 5a. Feira jantaram no Restaurante Casa de Lisboa com Zezé Franco, Ines e Rogerinho Carvalho. Dia seguinte foi a vez de Maguinha e Heitor Reis que levou os dois pra passear e conhecer o Pelourinho. À noite receberam para um drink no seu AP onde o papo rolou entre as muitas lembranças do tempo em que a "turma" morou em Londres... Voltaram para Recife, onde moram e prometeram voltar!

Niver no Maria Mata Moura

Hoje é aniversário de Sílvia Naccache (1a. na foto), que é responsável pelo voluntariado empresarial do CVSP. Ela veio pra Bahia para participar do 5º Congresso GIFE e comemorou almoçando no restaurante Maria Mata Moura com Carolina Fernandes e Anisia Cravo Sukadolnick, antes de voltar pra Sampa!

CIPÓ inaugura nova sede no dia 3 de abril

Anna Penido é eterna cipoense. Por isso mesmo convida para a inauguração da nova sede da CIPÓ. E faz referência especial a quem estará participando do Congresso do GIFE. A celebração acontece no dia 3 de abril, logo depois da programação oficial do congresso. A nova sede é no mesmo bairro do evento (Rio Vermelho). "Vocês não podem deixar de ir e comer um acarajé com a turma", diz Anna. É isso aí... Nós vamos lá prestigiar!

Centros de Voluntariado: Missão básica

A missão básica de um Centro de Voluntariado é mobilizar pessoas e recursos para encontrar soluções criativas para problemas comunitários.
Em uma frase: transformar necessidades sociais em oportunidades de ação voluntária.

Um Centro de Voluntariado se define pelas ações de promoção e fortalecimento do voluntariado que realiza.
Estas ações são tão diversas quanto as necessidades a que respondem e a criatividade de quem as organiza. Invariavelmente, os CVs atuam com indivíduos que desejam doar seu tempo e talento à transformação social e com instituições que busquem organizar de maneira adequada o trabalho dos voluntários, potencializando os resultados.
O objetivo específico de um centro é articular a oferta e a demanda de trabalho voluntário, organizando as oportunidades de ação voluntária e estabelecendo um elo entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda.
Além disso, é importante estimular as pessoas que desejam tornar-se voluntárias, fornecendo-lhes informações sobre direitos, deveres, legislação e outras dúvidas. Um centro também capacita voluntários e instituições, identifica e divulga experiências bem sucedidas de trabalho voluntário e incentiva pessoas e instituições a desenvolverem, por iniciativa própria, ações voluntárias.

Agenda do Itaú Cultural

O Rio Tietê é o elo entre as exposições Quase Líquido e H2Olhos, que propõem a união entre arte e ecologia. A primeira estabelece paralelo entre a contemporaneidade e a condição de "quase liquidez" que caracteriza a área mais poluída do rio. H2Olhos, por sua vez, apresenta um olhar fotográfico sobre a nascente do Tietê, em Salesópolis (interior do estado de São Paulo), onde as águas são límpidas e cristalinas.No fim de semana, o público pode conferir - na sede do Instituto ou pela internet, em transmissão ao vivo - o trabalho de cinco dos 58 artistas e grupos selecionados na última edição do programa Rumos Música.
Avenida Paulista, 149, São Paulo, 01311000, Estação Brigadeiro do Metrô.

Clelia Iruzun fala sobre o Festival Brazil Plus

Norma Martins comunicando aos amigos que dia 1º de abril Clelia Iruzun, sua nora, estará no programa "In Tune" na Radio 3 da BBC às 6:15(+4 horas do horário brasileiro) para falar sobre o Festival Brazil Plus que se realizará no South Bank Centre em Londres nos dias 2 e 9 de abril.
Você pode ouvir o programa on line no link http://www.bbc.co.uk/radio3/
É só selecionar o programa In Tune. Ao vivo ela tocará as obras de Mignone, Villa-Lobos e Ernesto Nazareth.
A gravação do programa ficará disponível nos próximos 7 dias.

É uma delícia para a alma... Se estiver em Londres o programa é imperdível. Se não estiver sintonize na radio 3 e você vai se sentir in London, London!

segunda-feira, 31 de março de 2008

Baile de Formatura

Marcela Luz entre a avó Margarida e a mãe Têtê.
Marcela Carvalho Luz junto com as colegas: Barbara, Carla Calmon, Carla Amorim, Carol, Fernanda, Mariana e Tais se uniram para festejar a formatura em Direito.
O baile vai ser no dia 4 de abril às 21 horas, na Vila São José Cerimonial que fica na A. Silveira Martins, 119, Cabula. O traje é Passeio Completo.

Centros de Voluntariado no Brasil em números

Existem hoje, no Brasil, cerca de 70 Centros de Voluntariado, mobilizando uma grande parcela da sociedade.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 7% de toda a população brasileira desenvolvem algum tipo de trabalho voluntário e não-remunerado em ajuda a instituição religiosa, beneficente ou de cooperativismo. Os números foram obtidos a partir dos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios PNAD de 2006.
Os Centros de Voluntariado concentram-se, principalmente nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e estão na maior parte das capitais. Nas cidades em que atuam, os Centros de Voluntariado destacam-se por atuarem como parceiros estratégicos na união entre cidadãos e cidadãs, instituições sociais das mais diferentes áreas e empresas. “O Centro de Voluntariado tem versatilidade porque promove uma mobilização que perpassa todas as áreas e segmentos sociais. Consegue falar com todos os públicos, articulando os mais diferentes interesses em prol da transformação social”, afirma Fernanda Rocha dos Santos, coordenadora do Centro de Ação Voluntária de Curitiba.
É ela que está coordenando o 2º Encontro de Centros de Voluntariado dentro do 5º Congresso do GIFE que acontece em SALVADOR de 2 a 4 de abril no PESTANA.

Agenda de Hoje

Hoje tem a palestra "Intuição no tom do coração", com a Dra. Rita Couto, no Museu Carlos Costa Pinto às 15 horas. A Primeira Dama Fátima Mendonça confirmou presença.

***

Nonato Freire está convidando para a comemoração dos 30 Anos da Educadora FM, hoje dia 31/03, às 20h no Teatro Castro Alves.

***
Niver de Janete Freitas e Sergio Pessoa.

História dos Centros de Voluntariado no Brasil

Os Centros de Voluntariado no Brasil foram se organizando a partir da década de 1990, estimulados pelo Programa Voluntários, uma iniciativa do Programa Comunidade Solidária, na primeira gestão de Fernando Henrique Cardoso.
Lançado em 1997, o Programa Voluntários veio na esteira de outros movimentos sociais, como o impeachment do presidente Collor, a luta pela reestruturação do Ministério da Ação Social e a extinção da Legião Brasileira de Assistência - LBA (estruturas oficiais envolvidas em desvio de dinheiro e escândalos) e pela Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, movimento liderado pelo sociólogo Hebert de Souza, o Betinho.
A movimentação social da década de 1990 mostrava que os cidadãos e cidadãs desejavam se envolver com as mudanças sociais, não mais esperar que elas acontecessem. Desejavam, além de doar seu dinheiro, desejavam aplicar seu tempo em causas e instituições que conhecesses e desejavam que esta atuação promovesse a transformação social.
Com a intensa mobilização social, o governo reconheceu que a sociedade é uma parceira indispensável para a resolução dos problemas sociais. Assim, em 1996, criou o “Programa Voluntários” com a intenção de promover, qualificar e valorizar o trabalho voluntário no Brasil. Este programa incentivou a criação de Centros de Voluntariado pelo país, realizando 10 seminários em todo o Brasil. “Tinha como desafio e missão discutir a questão social sob novos ângulos. Por exemplo, como responsabilidade de governos e também de todos os segmentos da sociedade e de todas as pessoas, desde o cidadão comum até o empresário”, explica Francisco Lins, então jornalista responsável pelo Programa Voluntários.

Conexão Boston é EcoD

Issac Edington manda notícias de Boston!
Na semana passada ele participou do Down 2 Earth. É um tipo de seminário/feira-exposição sobre Sustentabilidade, onde são oferecidas palestras, venda e exposição de produtos e serviços relacionados a sustentabilidade. O D2E aconteceu no Boston’s Hynes Convention Center de 28 a 30 de março.
Existe uma infinidade de produtos e novidades como opção de consumo para reduzir o impacto no meio ambiente; desde goma de mascar, scooters (lambretas) elétricas, roupas e acessessórios, produtos orgânicos, construção civil, energias alternativas, sorvetes, e até uma marca de Eco VodKa!

domingo, 30 de março de 2008

O casamento de Fernanda Almeida e Rodrigo Mascarenhas da Silva foi VERSÃO BACANA

O UNIQUE foi o palco da festa de casamento de Rodrigo Mascarenhas da Silva e Fernanda Almeida. Tinha tanta gente que foi difícil encontrar os noivos para desejar FELICIDADE!
Celinha e Bel Silva ficaram atentos a tudo e cumprimentavam os convidados com uma palavra especial. Não há como registrar as presenças mas os Odebrecht todos estavam lá, Marcelo, Maurício com Maria Lucia...
Os amigos vieram todos: Ana Maria e Guga Valente com os filhos Ricardo com Adriana, e João; Consuelo e Henrique Zupardo; Olivia e Mike Machado; Marta e Sergio Machado; Silvinha e Virgílio Amorim; Rose e Fernandinho Brandão; Teca e Nicolau Martins; Isabela e Mario Dantas; Paula e Ewerton Visco; Montse e Lula Silva; Maria Carmen e Leo Barros, Fernanda Pedreira e Rogerio Carvalho Neto, Marcos e Carlos Pedreira Filho, Patricia Joaquim de Carvalho com o pai Paulo; e mais e mais.
A festa corria animada quando entrou o batuque do OLODUM para homenagear o noivo que adora percussão. Depois subiu ao palco a Banda Versão Bacana de TH Costa que comandou a galera até o final.
Ele dedicou ao irmão a alegria de tocar e cantar na sua boda!
Depois dessa festança toda os noivos viajam em lua de mel para Punta del Leste e na volta ficam em Sampa onde vivem.

Fotos de casamento de Fernanda e Rodrigo

TH é SHOW no casamento de Rodrigo Mascarenhas da Silva e Fernanda Almeida.

Fredinho Luz no agito do show de TH Costa.

Consuelo e Henrique Zupardo.

Os noivos Rodrigo e Fernanda no palco com TH Costa.

Os irmãos Rodrigo e TH Costa.

Decididamente este fim de semana teve a família (Viana) como centro das atenções e trouxe os Coelho à Salvador - Adriana e Fernando Bezerra Coelho vieram de Recife abraçar os noivos e atualizarm as notícias da família que mora por aqui e por lá...

Tunel do tempo para homenagear 100 anos de Luiz Viana Filho

Grace Gradim.

Osvaldo Coelho conversa com Joca Goes.

Sergio Gaudenzi é um gentelman.

Gigi Viana entre as irmãs Tereza e Cristina ao lado de Clementino Coelho e do Secretário Juliano Matos.

Luiz Viana Neto celebrou o centenário do pai em alto estilo abrindo sua casa na Pedra da Marca ao lado de Solange quando recebeu toda a família e os inúmeros amigos que vieram festejar o centenário de Luiz Viana Filho.
Luiz Neto encomendou uma retrospectiva de fotos que foi exibida com fundo musical. Parecia o túnel do tempo, e a gente podia ouvir o Ministro Geddel Vieira Lima dizer pro pai, Dr. Afrísio: isso é história!
Todas as correntes políticas da Bahia estavam representadas; Ana Tereza e Sergio Gaudenzi, Alexandra e Geddel Vieira Lima, Luiza e José Carlos Aleluia, Antonio Imbassahy, Grace e Victor Gradim, Lomanto Junior, Osvaldo Coelho (veio de Recife), Jó e Antonio Luiz Calmon Teixeira, Clelia e Heraldo Tinoco, Nicia Maria Dantas, Leda Pedreira, Jaime e Flávia Garcia Rosa (ela contava como foram estruturadas na EDUFBA a edição dos 6 títulos publicados em comemoração ao Centenário), João e Licia Laranjeira (a poderosa presidente do TRE da Bahia), Magali e Joca Goes, Verônica e Nestor Duarte, Antonio Vieira, Tereza e Beto Queiroz, Carla e Luciano Joaquim de Carvalho, Mayra e José Joaquim de Carvalho, Ana Amália e José Manoel Viana de Castro Jr, Adolfo Viana de Castro Neto.