sábado, 27 de dezembro de 2008

O ano em que o trem quase parou

Bolhas financeiras resultam de uma combinação de euforia, falta de regras, desconhecimento de muitos e esperteza de poucos. Quando estouram, produzem crises doloridas. A atual interrompeu a fase mais veloz de criação de riqueza da história da humanidade, que já durava seis anos. Foi como se um maquinista puxasse repentinamente o freio de uma locomotiva em velocidade máxima. Assim, abruptamente, foi interrompida em 2008 a fase mais veloz de criação de riqueza da humanidade. Foi o fim de um ciclo que alavancou mais de 400 milhões de pessoas da miséria. O maior terremoto financeiro desde o crash de 1929 começou em setembro passado com a quebra do centenário Lehman Brothers. Desde então, outros bancos de investimento de Wall Street foram varridos do mapa ou mudaram de ramo. (Veja)

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

O presente dos nossos sonhos, por Milú Villela

Ministro Fernando Haddad, Milú Villela e Chico Pinheiro
"Hoje, apenas 3,7% do PIB é destinado à educação. Se quisermos construir uma trajetória de melhoria consistente, o índice deveria alcançar o patamar de 5% até 2010, independentemente das condições econômicas do país. Quando estivermos nos confraternizando com familiares e amigos, quando estivermos celebrando os avanços sociais alcançados em 2008 e nos anos anteriores, é bom que todos façamos uma pausa para refletir sobre os caminhos que temos que percorrer para consolidar as conquistas insinuadas até aqui. A educação é o passaporte para ingressarmos definitivamente no mundo do bem-estar social. Sem ela, não há consumo, investimento e expansão econômica que se sustente ao longo do tempo. Educação de qualidade é o presente de Natal que ainda não ganhamos e com o qual não podemos deixar de sonhar." (Folha)

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Carla Bruni e Sarkozy na Bahia

Às vésperas de completar 54 anos, no dia 29 de janeiro, o presidente francês Nicolas Sarkozy exerce no sul da Bahia a liturgia do mito do presidente atlético, bon-vivant e saudável. Desde que chegou à Bahia, já correu duas tardes na praia de Itacarezinho, em Itacaré. Sarkozy e a primeira-dama Carla Bruni-Sarkozy passaram a noite de Natal na pousada (Txai Resort) onde houve uma ceia para a família. Eles estão acompanhadas do pai de Carla, o italiano Maurizio Remmert, de quem ela não sabia da existência até 1996 (ela é fruto de uma experiência extra-conjugal de sua mãe, Marisa Tedeschi, com Remmert, mas sempre achou que o marido oficial de Marisa é que era seu pai).(G1)

Jornal americano pede que funcionarios tirem folga não remunerada

O Seattle Times pediu a 500 empregados na 6a feira que tirem uma semana de folga não remunerada. O pedido foi dirigido ao pessoal não sindicalizado, como gerentes, editores e funcionarios administrativos. A medida procura aliviar os problemas financeiros que o jornal está enfrentando. Segundo noticia da AP, no ultimo ano o diario eliminou 500 vagas e pode fazer mais cortes no ano que vem. (Blue Bus)

A mensagem de Natal do Papa Bento XVI

O papa Bento XVI pediu solidaridade para superar a crise econômia mundial e defendeu a promoção do diálogo para "achar soluções justas e duradouras para o conflito" que atormentam o Oriente Médio, em sua mensagem de Natal "urbi et orbi". O Papa desejou Feliz Natal em 64 idiomas, inclusive o português. Como todos os anos, falando do balcão da Basílica de São Pedro, o Papa alemão - que demonstrou em seu rosto o peso dos 81 anos - enumerou os males que afligem a humanidade quando falta "o necessário para sobreviver": a ofensa à dignidade e os direitos do homem, a preponderância dos "egoísmos pessoais" sobre o "bem comum", as lutas fratricidas, a a "exploração do homem pelo homem", o terrorismo e a miséria. (Veja)

Delegado Protógenes fora do ar

A TV Brasil não transmitiu, na segunda-feira, o programa "Roda Viva", da TV Cultura, como faz todas as semanas. No lugar da entrevista com o delegado Protógenes Queiroz, os espectadores de Brasília, do Rio e do Maranhão, entre outros Estados, viram um compacto com os melhores momentos do programa "atitude.com" -como, por exemplo, um show de Maria Bethânia. (Mônica Bergamo)

Você sonhava acordada

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Anaci Paim será a nova Secretária de Educação de Feira de Santana

O prefeito eleito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta (DEM) anunciou o nome da ex-secretária de Educação Anaci Paim, no governo Paulo Souto (DEM) para assumir a mesma pasta em Feira de Santana.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

José Serra, Cidadão Soteropolitano


José Serra que vai receber o titulo de cidadão soteropolitano, em 2009. Antes do final de 2008, almoça, com o deputado federal Jutahy Magalhães Jr, em São Paulo para definir a data da homenagem.

EcoD: Oprah Winfrey eleita a "Personalidade do Ano" pelo Peta

A apresentadora Oprah Winfrey acaba de emplacar uma posição difícil de conseguir. Foi eleita a "Personalidade do Ano" pelo Peta. A organização, que é muito mais conhecida pela listinha negra que faz com as estreladas que insistem em usar peças feitas com pele animal. Oprah mereceu a nomeação por conta de dois temas discutidos em seu talkshow. Notícias envolvendo crueldades contra os animais, e dicas sobre a dieta vegetariana. Vale dizer que a norte-americana será presenteada pelo Peta com uma placa com o título.

Nova geração assume a Odebrecht

Marcelo Odebrecht assumiu ontem (21/dez) a presidência da Odebrecht, durante a convenção anual do grupo, no resort Costa do Sauípe, perto de Salvador, realizada no fim de semana. Ele entra no lugar do executivo Pedro Novis, que vai para o Conselho de Administração. Mas, de acordo com executivos do grupo, ele assume a presidência de olho numa nova área de negócios. "O interesse do Marcelo está muito focado na área de energia. Acho que essa é a aposta dele para imprimir uma marca pessoal aos negócios da família", afirma um executivo da Odebrecht. Numa conversa recente, Marcelo lembrou que energia é um bem cada vez mais escasso no mundo e falou do potencial hídrico de lugares como a Amazônia e a África. Líder da terceira geração da família, Marcelo tem um irmão e duas irmãs. Apenas uma delas, advogada, trabalha no grupo. Ele entrou na Odebrecht em 1992, aos 24 anos. Engenheiro civil recém-formado, começou como estagiário numa obra em Salvador. Trabalhou pela Odebrecht em outras partes do Brasil, na Inglaterra e nos Estados Unidos, até assumir a construtora. (O Estado de São Paulo)

Natal e Reveillon

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso está hospedado com alguns parentes na casa de Nizan Guanaes em Paris. Foram passar o recesso de fim de ano. (Mônica Bergamo)

A vida depois de Madonna

Fernando Altério, o homem que trouxe Madonna ao Brasil, está se preparando para tempos bicudos: com a desvalorização do real diante de outras moedas do mundo, a vantagem comparativa do país para atrair grandes estrelas do showbiz perde fôlego; no próximo ano, a disputa entre a América do Sul, onde a Time For Fun, de Altério, está instalada, e a Ásia deve se acirrar; ele, no entanto, já tem a agenda cheia; em 2009, recebe no Brasil o Cirque du Soleil, para uma turnê de 23 meses por dezenas de capitais. (Mônica Bergamo)

Gold

Diplomata Rodrigo Baena Soares
A Secretaria de Comunicação da Presidência terá um diretor só para cuidar da conta de R$ 15 milhões da assessoria de imprensa do Brasil no exterior. Será o diplomata Rodrigo Baena, que já foi porta-voz-adjunto de Lula e está voltando de Buenos Aires. Pela CDN, empresa contratada, o titular será Alexandre Pinheiro, atual chefe da comunicação do presidente do BC, Henrique Meirelles. (Folha)

EcoD: 76% de mata de campeã em desmate vai para pecuária

Mapeamento por radar dos 36 municípios que mais desmatam a Amazônia aponta Ulianópolis (PA) como o que já perdeu a maior parte de sua floresta -76%- para dar espaço à pecuária. O levantamento feito pelo Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia), a que a Folha teve acesso, desfaz dúvidas levantadas no início do ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação às taxas oficiais de desmatamento. As imagens de radar, ainda mais precisas que as dos satélites do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), já ajudam o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) a localizar criadores de gado em áreas desmatadas ilegalmente e que sofreram embargo da atividade econômica. A estimativa é que haja mais de 500 mil cabeças de gado em áreas desmatadas ilegalmente e que desrespeitaram o bloqueio de produção, disse Flávio Montiel, diretor de proteção ambiental do instituto. Segundo ele, entre 20% e 25% das propriedades autuadas desrespeitaram o embargo. Bois "piratas" podem ser apreendidos. Tendências do desmatamento na Amazônia foram debatidas na semana passada em seminário em Brasília. O Estado do Maranhão passou a integrar o grupo de Estados que mais abatem a floresta. Lá, o desmatamento está mais associado à produção de carvão vegetal.

Suspensão temporária do contrato de trabalho

"A proposta cria a possibilidade de suspender o contrato de trabalho antes da demissão e da rescisão. Não suprime a rescisão nem elimina direitos trabalhistas. Nunca falamos em "flexibilizar" direitos. A idéia é "dar um tempo" antes de consumar o desligamento dos trabalhadores. Só isso. Enquanto aguardasse a retomada das atividades, o trabalhador receberia o benefício do seguro-desemprego. Ao final do período de suspensão do contrato, a empresa poderia reativar o contrato (se o mercado estivesse favorável) ou poderia consumar a demissão, pagando todos os direitos aos demitidos." Se quizer saber mais leio o artigo de Guilherme Afif Domingos e Hélio Zylberstajn, na Folha.

Déficit habitacional recua 9,5% em 2007

Com o crescimento da economia, a melhora na renda e nas condições de crédito imobiliário, o déficit habitacional recuou pela primeira vez de forma significativa nos últimos 15 anos. A carência por moradias caiu 9,5% entre os anos de 2006 e 2007, o que representa uma redução de 754 mil domicílios no cômputo do déficit. É o que indica estudo da FGV Projetos elaborado para o Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil paulista), que constatou que o déficit no Brasil passou, nesse período, de 7,96 milhões para 7,21 milhões de moradias necessárias para eliminar favelas e cortiços e resolver o problema de domicílios habitados por duas ou mais famílias. (Folha)

EcoD: Crime ecológico mata peixes em Buraquinho

Mais um crime ecológico se abateu sobre o litoral baiano neste final de semana, provocando a morte de milhares de peixes e trazendo riscos à saúde da população. A tragédia desta vez aconteceu na Praia de Buraquinho, no município de Lauro de Freitas, que amanheceu sobre intenso odor, característico de esgoto, assuntando moradores e freqüentadores da região, e com milhares de peixes, carangueijos, siris e outros crustáceos mortos. Sem nenhuma orientação, pescadores estavam retirando os peixes para o consumo e comercialização, colocando suas vidas e de centenas de pessoas em risco. (Tribuna da Bahia)