Bolhas financeiras resultam de uma combinação de euforia, falta de regras, desconhecimento de muitos e esperteza de poucos. Quando estouram, produzem crises doloridas. A atual interrompeu a fase mais veloz de criação de riqueza da história da humanidade, que já durava seis anos. Foi como se um maquinista puxasse repentinamente o freio de uma locomotiva em velocidade máxima. Assim, abruptamente, foi interrompida em 2008 a fase mais veloz de criação de riqueza da humanidade. Foi o fim de um ciclo que alavancou mais de 400 milhões de pessoas da miséria. O maior terremoto financeiro desde o crash de 1929 começou em setembro passado com a quebra do centenário Lehman Brothers. Desde então, outros bancos de investimento de Wall Street foram varridos do mapa ou mudaram de ramo. (Veja)
sábado, 27 de dezembro de 2008
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
O presente dos nossos sonhos, por Milú Villela
Ministro Fernando Haddad, Milú Villela e Chico Pinheiro

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008
Carla Bruni e Sarkozy na Bahia

Jornal americano pede que funcionarios tirem folga não remunerada
O Seattle Times pediu a 500 empregados na 6a feira que tirem uma semana de folga não remunerada. O pedido foi dirigido ao pessoal não sindicalizado, como gerentes, editores e funcionarios administrativos. A medida procura aliviar os problemas financeiros que o jornal está enfrentando. Segundo noticia da AP, no ultimo ano o diario eliminou 500 vagas e pode fazer mais cortes no ano que vem. (Blue Bus)
A mensagem de Natal do Papa Bento XVI

Delegado Protógenes fora do ar
A TV Brasil não transmitiu, na segunda-feira, o programa "Roda Viva", da TV Cultura, como faz todas as semanas. No lugar da entrevista com o delegado Protógenes Queiroz, os espectadores de Brasília, do Rio e do Maranhão, entre outros Estados, viram um compacto com os melhores momentos do programa "atitude.com" -como, por exemplo, um show de Maria Bethânia. (Mônica Bergamo)
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
José Serra, Cidadão Soteropolitano
EcoD: Oprah Winfrey eleita a "Personalidade do Ano" pelo Peta

Nova geração assume a Odebrecht

Natal e Reveillon
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso está hospedado com alguns parentes na casa de Nizan Guanaes em Paris. Foram passar o recesso de fim de ano. (Mônica Bergamo)
A vida depois de Madonna
Fernando Altério, o homem que trouxe Madonna ao Brasil, está se preparando para tempos bicudos: com a desvalorização do real diante de outras moedas do mundo, a vantagem comparativa do país para atrair grandes estrelas do showbiz perde fôlego; no próximo ano, a disputa entre a América do Sul, onde a Time For Fun, de Altério, está instalada, e a Ásia deve se acirrar; ele, no entanto, já tem a agenda cheia; em 2009, recebe no Brasil o Cirque du Soleil, para uma turnê de 23 meses por dezenas de capitais. (Mônica Bergamo)
Gold
Diplomata Rodrigo Baena Soares

EcoD: 76% de mata de campeã em desmate vai para pecuária
Mapeamento por radar dos 36 municípios que mais desmatam a Amazônia aponta Ulianópolis (PA) como o que já perdeu a maior parte de sua floresta -76%- para dar espaço à pecuária. O levantamento feito pelo Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia), a que a Folha teve acesso, desfaz dúvidas levantadas no início do ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação às taxas oficiais de desmatamento. As imagens de radar, ainda mais precisas que as dos satélites do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), já ajudam o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) a localizar criadores de gado em áreas desmatadas ilegalmente e que sofreram embargo da atividade econômica. A estimativa é que haja mais de 500 mil cabeças de gado em áreas desmatadas ilegalmente e que desrespeitaram o bloqueio de produção, disse Flávio Montiel, diretor de proteção ambiental do instituto. Segundo ele, entre 20% e 25% das propriedades autuadas desrespeitaram o embargo. Bois "piratas" podem ser apreendidos. Tendências do desmatamento na Amazônia foram debatidas na semana passada em seminário em Brasília. O Estado do Maranhão passou a integrar o grupo de Estados que mais abatem a floresta. Lá, o desmatamento está mais associado à produção de carvão vegetal.
Suspensão temporária do contrato de trabalho

Déficit habitacional recua 9,5% em 2007
Com o crescimento da economia, a melhora na renda e nas condições de crédito imobiliário, o déficit habitacional recuou pela primeira vez de forma significativa nos últimos 15 anos. A carência por moradias caiu 9,5% entre os anos de 2006 e 2007, o que representa uma redução de 754 mil domicílios no cômputo do déficit. É o que indica estudo da FGV Projetos elaborado para o Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil paulista), que constatou que o déficit no Brasil passou, nesse período, de 7,96 milhões para 7,21 milhões de moradias necessárias para eliminar favelas e cortiços e resolver o problema de domicílios habitados por duas ou mais famílias. (Folha)
EcoD: Crime ecológico mata peixes em Buraquinho
Mais um crime ecológico se abateu sobre o litoral baiano neste final de semana, provocando a morte de milhares de peixes e trazendo riscos à saúde da população. A tragédia desta vez aconteceu na Praia de Buraquinho, no município de Lauro de Freitas, que amanheceu sobre intenso odor, característico de esgoto, assuntando moradores e freqüentadores da região, e com milhares de peixes, carangueijos, siris e outros crustáceos mortos. Sem nenhuma orientação, pescadores estavam retirando os peixes para o consumo e comercialização, colocando suas vidas e de centenas de pessoas em risco. (Tribuna da Bahia)
domingo, 21 de dezembro de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)