quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

A novidade é uma grande mudança! www.inescarvalho.blog.br

Oi gente,
Hoje estou muito feliz! A novidade é uma grande mudança. Agora com domínio próprio, decidi unificar o conteúdo e ampliar os horizontes…
Depois de quase um ano nos encontrando aqui no blog, mudamos de endereço!
Mas tenho que confessar uma coisa: essa vida corrida que levamos; os planos malucos que fazemos e as resistências misteriosas que intuímos, muitas vezes nos protegem e nos ensinam a viver. Eu vou aprender de uma vez por todas e vai ser agora!
Agradeço aos meus queridos leitores pelo incentivo e pela audiência – tem sido fundamental para abraçar novos desafios.
A partir de hoje vamos nos encontrar em novo endereço:

http://inescarvalho.blog.br/
Você vai gostar!
Um beijo,

Ines
http://www.inescarvalho.blog.br/

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Fiesp defende corte de salário e jornada

A discussão em torno da possibilidade de corte de jornada de trabalho associada a redução de salário, a fim de evitar demissões, ganhou corpo hoje na sede da Federação das Indústrias do estado de São Paulo (Fiesp). Segundo Paulo Skaf, presidente da entidade, a defesa dessa medida foi unânime hoje durante a reunião do Conselho Estratégico da Fiesp."Há unanimidade neste ponto. Grandes grupos estudam essa possibilidade para evitar demissões", disse Skaf, após o encontro que reuniu presidentes da Vale, Embraer, grupo Votorantim, Gol, Gradiente, entre outros. (Valor)

Claudinha Leitte curtindo a espera de Davi

Desde ontem, Claudinha Leitte já está em trabalho de parto com uma pequena dilatação, mas é provável que Davi venha ao mundo em data escolhida pela Mamãe. Até 6a. feira Claudinha espera parto normal. Se não der, marca o dia para a chegada de Davi. A família toda vai fazer plantão no Hospital Aliança, em Salvador. Enquanto isso os celulares de Paulo Roberto Sampaio não param de tocar!!!

Barack Obama: Cigarro e Blackberry

Obama está prestes a assumir o comando da mais poderosa nação do planeta, no momento em que a superpotência está mais fragilizada. Para completar, o presidente eleito dos Estados Unidos terá de lidar com dois de seus vícios confessos, o cigarro e o Blackberry. "Eu tive algumas recaídas" , admitiu o presidente eleito, ao ser perguntado se havia parado de fumar. Apesar do onipresente chiclete de nicotina e da promessa a sua mulher, Michelle, o futuro presidente confessou ter filado "uns dois cigarros" durante a campanha. O Blackberry será outro vício difícil de largar. O Serviço Secreto e agências de inteligência insistem para que Obama pare de usar seu gadget para mandar e receber e-mails, porque isso pode ser uma ameaça à segurança nacional. Afinal, um e-mail de Obama comentando os planos para o Irã seria um prato cheio para hackers. Mas o presidente eleito continua com seu Blackberry pendurado na cintura, resistindo bravamente. "Eu ainda estou me agarrando ao meu Blackberry, eles estão tentando arrancá-lo das minhas mãos", disse Obama na semana passada. (Estadão)

Investidores em imóveis veem Brasil como 2º mercado mundial

Uma pesquisa feita entre membros de uma associação americana de investidores estrangeiros em imóveis indica o Brasil como o segundo destino mais atraente para seus investimentos em 2009. Segundo a pesquisa da Associação de Investidores Estrangeiros em Imóveis (Afire, na sigla em inglês), 16% dos seus membros consideram o Brasil como o país que oferece a melhor oportunidade para apreciação de capital. (Larissa Mathias)

Crônica de uma crise anunciada

Hoje, assim como vai acontecer durante todo este mês, os jornais trazem notícias da crise. Em geral, são notas de demissões e cortes nas empresas. Daqui a alguns dias, serão informes de pedidos de recuperação judicial. E não é nada a se estranhar. Tudo previsto e desenhado desde novembro passado. São os ajustes naturais diante do menor volume financeiro no mundo. Vamos às migalhas, sem nenhum alarde :
Gerdau iniciou um processo de demissão de funcionários em unidades do RS.
Votorantim Metais anuncia férias coletivas a funcionários das unidades de Juiz de Fora e Morro Agudo-Paracatu/MG. A Volkswagen no ABC Paulista e a siderúrgica Arcelor Mittal Brasil anunciaram ontem a adoção de PDV.
Antenadas na realidade, na nova realidade, algumas bancas de advocacia já se adequaram, reforçando sua área trabalhista e de recuperação judicial. Para estes, haverá trabalho duro neste primeiro semestre, quando então a marolinha deve remansar. (Migalhas)

Secretária de Educação prevê aumento no repasse para escolas que atendem alunos pobres

A secretária estadual da Educação, Mariza Abreu (na foto com Maria Lúcia Meirelles Reis do Todos Pela Educação), apresentou nesta segunda-feira uma série de mudanças que pretende implementar na rede em 2009. Uma das principais ações é o aumento nos valores repassados para escolas que atendem alunos pobres. A intenção é incrementar os repasses mensais da verba destinada a gastos de manutenção e custeio, como compra de material escolar e reformas. Atualmente, todas as instituições recebem um valor padrão, de acordo com o número de alunos e o nível de ensino oferecido. A secretária diz que o projeto ainda está em estudo. Ainda não há estimativas sobre quanto será o valor nem quantas escolas serão atingidas. Entre as novidades, também está a destinação de maior tempo para que professores se dediquem à preparação de aulas e a reuniões pedagógicas. Por meio de um projeto de lei que será enviado à Assembleia Legislativa em fevereiro, a secretaria pretende instituir 20% das chamadas horas-atividade para professores contratados e concursados que tenham jornada ampliada por convocação. Atualmente, esse benefício só é concedido a professores concursados, com base na carga-horária prevista no concurso. Ou seja, um professor concursado para 20 horas, tem direito a quatro horas para preparação de atividades. (Pioneiro - RS)

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Os grandes julgamentos na pauta do STF

Em 2008 decisões extremamente relevantes foram tomadas por ministros do Supremo Tribunal Federal. Em 2009 não deve ser muito diferente. Temas de grande importância para a sociedade estão prontos para ser julgados pelo Plenário da Corte, a começar pela conclusão da demarcação da área indígena Raposa Serra do Sol/RR, previsto para retornar à pauta nas primeiras sessões de fevereiro. Em seguida, devem ser julgados pelo colegiado outros processos sobre áreas indígenas, matérias de Direito Tributário – ICMS na base de cálculo da Cofins, substituição tributária e o Simples Nacional, e temas sociais como cotas raciais, interrupção da gravidez de fetos anencéfalos, Lei de Imprensa, diploma para jornalistas, monopólio dos Correios e o poder de investigação do Ministério Público, entre tantos outros. Pra lá de positivo, é perceber a sensibilidade dos Tribunais Superiores se envolvendo em questões tão relevantes para a sociedade, demonstrado na organização de suas agendas. O significado deste planejamento valoriza ainda mais a prestação jurisdicional. Falando nisso, a Desembargadora Ana Lucia Bezerra Silva (foto), no comando do TRT da 5a. Região em função das férias do presidente Paulino Couto, retornou da Paraíba onde esteve participando da posse da nova mesa diretora.

Comes & Bebes by Dona Coelha: Dica de Vinho

A dica de Cacá Tourinho Dantas, é a parceria entre a produção de vinhos que ele tem em Mendoza (www.penedoborges.com) e o enólogo argentino Adolfo Lona, produtor de excelentes espumantes no Rio Grande do Sul. O objetivo é introduzir seus produtos em Salvador. As vendas são feitas exclusivamente por intermédio de Soraya (www.sorayavinhos@hotmail.com), para prestar atendimento VIP!

Camarote Contigo! Daniela Mercury 2009

Hoje tem coquetel de lançamento do Camarote Contigo! Daniela Mercury 2009, às 17 horas, no Restaurante Amado. Licia Fabio, recebe os convidados ao lado da diretoria da revista Contigo, nova parceira do evento, que faz sucesso há 14 anos no Carnaval de Salvador.

EUA: números de desemprego vão piorar

O desemprego atingiu 7,2% da força de trabalho dos EUA. No ano passado 2,5 milhões de pessoas perderam seus postos de trabalho. A pior situação desde 1945. O mais notável de tudo isso é que ninguém acredita que este é o fundo do poço. Todas evidências indicam que o mergulho na recessão será ainda maior. Não sabemos se estamos numa "grande depressão", ou estamos nas suas cercanias. O Congresso americano parece sensível à situação, mas a rapidez da ação governamental e a envergadura das políticas terão de ser gigantescas. Este é o ponto a ser observado. (Migalhas)

Globo de Ouro na 66ª edição

Entre os momentos mais emocionantes da noite, o anúncio do prêmio póstumo de melhor ator coadjuvante para Heath Ledger, por "Batman - O Cavaleiro das Trevas", que foi recebido pelo diretor do filme, Christopher Nolan. (UOL)

Grupo JCPM vai investir R$ 200 milhões em Salvador

João Carlos Paes Mendonça
O Shopping Salvador Norte será implantado ao lado do Sistema Viário Dois de Julho, na rótula do Aeroporto, com 89.987 m² em área total de construção e a bruta locável terá 41.198 m². O Grupo de João Carlos Paes Mendonça inicia as obras este ano com previsão de abertura em novembro de 2010. (Bahia Negócios)

Caixa Econômica Federal garante dinheiro para financiar habitações em 2009

Detentora de 51% dos valores financiados pela rede bancária em 2008, a CEF prepara-se para fechar o seu balanço até o fim deste mês, apresentando, somente na área de habitação, um financiamento de R$ 22,8 bilhões. Com as taxas mais baixas do mercado, este volume representa mais de 68% dos contratos assinados, num total aproximado de 500.000 financiamentos, numa média de 2.817 por dia, contra 782/dia no começo do ano. (Bahia Negócios)

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Bradesco tem novo presidente

O Bradesco anunciou nesta segunda-feira o nome do novo presidente da instituição financeira. Luiz Carlos Trabuco Cappi, de 58 anos, atual diretor-presidente da área de seguros do grupo, foi o escolhido pelo conselho de administração para ocupar o lugar do atual presidente, Márcio Cypriano, de 65, que seguirá como membro do conselho. Cypriano deixará o cargo depois de dez anos, pois atingiu a idade limite prevista no estatuto social do banco para o posto. A indicação de Trabuco foi feita pelo fundador do Bradesco e presidente do conselho de administração, Lázaro de Mello Brandão. Trabuco está no grupo desde 1969 e deve ser confirmado no cargo na próxima reunião do conselho de administração, agendada para março. (VEJA)

"Geddel é o cara"

Da coluna Painel da Folha de hoje: "Além dos outdoors com a foto de Geddel Vieira (Integração Nacional) espalhados pela Bahia, carros circulam no Estado com adesivo ´Geddel é o cara´. Não se sabe ainda se para governador ou vice-presidente em 2010."

Maria Alice Setúbal: A crise e os compromissos com a educação

Parece óbvio que, numa situação de crise, o foco deve ser a equidade e os direitos do ser humano; assim, áreas sociais devem ser priorizadas
NOS ÚLTIMOS anos, um número crescente de governos estaduais e municipais, assim como empresas do setor privado, buscaram implementar ações com o objetivo de promover a redução das desigualdades sociais. No entanto, 2009 começa invadido por perspectivas pessimistas geradas pelas consequências da crise financeira que assolou o mundo no segundo semestre de 2008. Prefeitos de todo o país tomaram posse discursando sobre cortes nos orçamentos municipais, embora a maioria deles tenha ressaltado que o social não sofrerá alterações. Neste ano, teremos a chance de pôr a prova nossa capacidade de maior coerência entre o discurso e a prática, algo que parece óbvio, mas tão difícil de realizar não só nas políticas públicas mas também nas ações empresariais, como mostram inúmeros exemplos da nossa história. Temos a chance de cumprir compromissos de campanhas políticas e de balanços empresariais, de modo a incluir novos segmentos sociais nas diferentes instâncias de participação da sociedade. Temos muito a aprender em termos de justiça social e democracia, como construir fortes instituições da sociedade civil, monitorar as políticas do Executivo e do Legislativo e, especialmente, acompanhar os orçamentos públicos. Nesse sentido, o Movimento Nossa São Paulo tem dado um exemplo de que é possível mobilizar os diferentes segmentos da sociedade paulistana para construir e se comprometer com uma agenda e um conjunto de metas que visem tornar São Paulo uma cidade mais justa e sustentável. Para que isso se torne uma realidade no curto prazo, é fundamental o esforço de cada um para propor, acompanhar e cobrar as promessas e propostas governamentais, assim como os planos de responsabilidade social das empresas, que não podem apenas cortar investimentos sociais como primeira medida para se proteger da crise. Parece óbvio que, numa situação de crise, o foco deve ser a equidade e os direitos do ser humano e, portanto, as áreas sociais devem ser priorizadas para não aumentarmos o fosso existente entre as diferentes camadas da sociedade. No processo de construção de uma sociedade mais justa, chegamos ao consenso de que o investimento em educação é o maior impulsionador da diminuição das desigualdades sociais. A divulgação de diversas avaliações nacionais e regionais demonstrou que, se há alguma melhora nos nossos indicadores educacionais, eles ainda estão longe de alcançar as metas de qualidade propostas pela sociedade -governo e sociedade civil- como condição necessária para a formação dos cidadãos brasileiros capazes de se integrarem no mundo do século 21. Esses resultados tornam a cada dia mais urgente a implementação de uma série de medidas que invertam esse quadro. Nesse contexto, inserem-se várias políticas educacionais, como o cumprimento de uma das metas do Todos pela Educação de aumentar para 5% do PIB os recursos para a educação, assim como, em São Paulo, voltarmos a destinar os 30% dos recursos para a educação, transferindo, por exemplo, para a assistência programas como o Leve Leite, que consome em torno de R$ 200 milhões. Não podemos deixar que, mais uma vez, programas sociais de sucesso -tanto os coordenados pelo setor público quanto aqueles coordenados por institutos ou fundações do terceiro setor- sejam descontinuados. As populações que vivem em situação de alta vulnerabilidade começaram a confiar na atuação e na efetividade desses programas. Não temos o direito de frustrá-los novamente e continuarmos apresentando um dos maiores índices de desigualdade social do mundo. "Tinha medo não. Tinha era cansaço de esperança", como disse Riobaldo em "Grande Sertão: Veredas". A construção da cidadania para alcançar uma sociedade mais justa e com equidade passa pelo reconhecimento do outro em sua dignidade pessoal como sujeito de direitos, de modo que todos tenham condições de participar do desenvolvimento econômico, social e político da sociedade.
MARIA ALICE SETUBAL, 57, socióloga, mestre em ciências políticas pela USP e doutora em psicologia da educação pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), é diretora-presidente do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e e presidente da Fundação Tide Setubal. (Folha)

Brasil anuncia retorno de embaixador ao Equador

O Itamaraty anunciou o retorno do embaixador brasileiro Antonino Marques Porto ao Equador. A volta está prevista para esta semana e foi informada em nota à imprensa. A Chancelaria brasileira disse ter recebido de Quito, na quinta-feira, os valores relativos às parcelas de dezembro do empréstimo de R$ 243 milhões, feito pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).O embaixador estava ausente de Quito desde novembro, quando foi "chamado para consultas" -um forte gesto diplomático- em represália ao anúncio pelo presidente Rafael Correa de que o país entrara com recurso na Corte de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional, sediada em Paris, para contestar a dívida.O empréstimo com o BNDES foi feito para financiar a construção da hidrelétrica de San Francisco, a segunda maior do país, pela empresa brasileira Odebrecht. (Folha)

Celso Amorim pede trégua para Gaza

O ministro das Relações Exteriores Celso Amorim defendeu nesta segunda-feira a urgência de um cessar-fogo na faixa de Gaza e expressou a solidariedade do Brasil com o povo palestino, durante uma reunião com o primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad, em Ramallah (Cisjordânia). "A tarefa mais urgente neste momento é obter um cessar-fogo", declarou Amorim ao comentar a ofensiva de Israel contra o Hamas desde 27 de dezembro no território palestino. De acordo com balanço feito pelo chefe dos serviços de emergência do território palestino, Muawiya Hassanein, mais de 900 pessoas morreram e 3.950 foram feridos. Estima-se que 277 vítimas sejam crianças e 95 mulheres e 92 idosos. O ministro das Relações Exteriores defendeu a aplicação da resolução aprovada quinta-feira passada pelo Conselho de Segurança da ONU, que pede principalmente uma trégua e a abertura das passagens de fronteira para enviar ajuda humanitária à faixa de Gaza. (UOL Notícias)

A midia se prepara para lucrar com a posse de Barack Obama

A posse de Barack Obama no dia 20 está mobilizando a mídia americana do ponto de vista editorial e também comercial. A MTV está preparando sua maior cobertura desde a posse de Clinton, com transmissões de Washington, Nova Orleans e do Quênia, país de origem do pai de Obama. O investimento da emissora equivale ao investimento na cobertura da virada do ano. (Blue Bus)

Fashion Rio inicia temporada de desfiles de 2009

As fashionistas estão em polvorosa. Começou neste domingo, 11, a temporada de desfiles de 2009. O primeiro evento a ser realizado é o 14º Fashion Rio, que tem investimentos de R$ 9,5 milhões e segue até o dia 16 com um preview das coleções de outono-inverno de 40 grifes. Para marcas antenadas, o encontro não é só um indicador das tendências que vão dominar os guarda-roupas, mas também uma bela oportunidade de projetar uma imagem cool junto aos consumidores. Não à toa, C&A, Nivea e FedEx compraram cotas de patrocínio da semana da moda carioca e Grupo Marisol, Universidade Estácio de Sá e Portal iG garantiram a sua participação como apoiadores. Houve, porém, uma baixa no time que financia o Fashion Rio: a Oi, que até a última edição tinha a cota master do evento e o direito de apresentá-lo, desta vez vai marcar presença apenas na 26ª edição do São Paulo Fashion Week, com data marcada para o dia 18. (M&M)

domingo, 11 de janeiro de 2009

Camarote Pepsi: Festival de Verão e Boate Sirena

O Festival de Verão Salvador será de 28 a 31 de janeiro, no Parque de Exposições. Totalmente climatizado, o Camarote Pepsi (Marcativa Comunicação cuida de tudo por lá) terá outra novidade esse ano: a mudança estrutural que fez o mirante crescer em aproximadamente 30%, o que possibilita uma visão ainda mais privilegiada da festa. A boate Sirena, um dos points mais badalados do Litoral Norte de São Paulo, em Maresias, vai ganhar uma filial baiana neste verão. O espaço será instalado no Camarote Pepsi durante o Festival de Verão Salvador 2009, com a megaestrutura da boate paulista.

Praia de Garapuá, Bahia

Garapuá é assim: simplicidade, sossego e belezas naturais. Pegue sua câmera, registre o que a natureza lhe oferece e relaxe na areia branca desse paraíso ecológico. Paredão de coqueiros contorna a praia. A foto é de Gabriela Coutinho / Pousada Garapuá.
Como chegar. Apesar de estar situada a apenas 58 km de Salvador, a viagem até Guarapuá é um pouco longa. Partindo da capital baiana há três opções de trajeto até Morro de São Paulo: através de aviões pelas empresas Addey Taxi Aéreo (75 3652 1083) e
Aerostar Taxi Aereo (75 3652 1312); em catamarãs que partem diariamente do Terminal Marítimo de Salvador; ou de carro, através do ferry-boat até Bom Despacho, seguindo mais 100km até Valença pela BA-001, de onde saem barcos até Morro. Em Morro, é preciso pegar um translado até Garapuá. Táxis estão disponíveis no receptivo localizado na Segunda Praia, atrás da pousada Villa das Pedras ou pegar um barco até a vila.
Onde ficar em Guarapuá
Há pouca opção de hospedagem em Garapuá. A Pousada Garapuá (
www.pousadagarapua.com.br) recebe visitantes durante todo o ano. Há ainda a opção de aluguel de casas. Quem quiser mais conforto, pode optar pelo Anima Hotel (www.animahotel.com), localizado na Praia do Encanto, a última de Morro de São Paulo. Porém, para chegar a Garapuá será preciso transporte pelo meio da ilha. (UOL)