sábado, 19 de abril de 2008

Feriadão & EcoDicas

Viajar é muito bom. Conhecer lugares, estar em contato com a natureza então nem se fala... Mas vale lembrar que, mesmo nesses momentos de relax, você pode fazer a diferença na preservação do planeta. Confira cinco dicas simples de conscientização ambiental:
1. Antes de pegar a estrada, faça uma revisão geral no seu carro. Motor desregulado consome mais combustível e polui mais o ar. Verifique também velas, filtro de ar e óleo.
2. Não jogue objetos pela janela. Além de contribuir para um mundo mais limpo, você evita possíveis acidentes com outros veículos.
3. Nos engarrafamentos mais intensos, com paradas muito demoradas, desligue o motor do carro.
4. Não importa se o seu destino é a praia, o campo ou a cidade. Leve sempre saquinhos plásticos para depositar o lixo.
5. Compartilhe sua preocupação com o meio ambiente e estimule os comerciantes locais a adotarem a coleta seletiva.

A natureza agradece! (Planeta Sustentável)

sexta-feira, 18 de abril de 2008

1ª Reunião de Membros Fundadores do Compromisso Todos Pela Educação




Fui da Bahia para São Paulo participar da 1ª reunião de Membros Fundadores do Compromisso Todos Pela Educação e peço licença para publicar no meu Blog, o artigo do Ricardo Kotscho (foto ao lado) que foi publicado, no mesmo dia, na sua coluna no Portal iG. Aproveito para fragmentá-lo e incluir algumas fotos. (Leia abaixo de 1 a 7 ou de 7 a 1...rsrs)

quinta-feira, 17 de abril de 2008

7. Há maior pressão da sociedade

Antonio Matias, Silvio Meira, eu e Mozart RamosMaria Lucia, Marcia Valéria, Secretaria de Educação de Alagoas e Heloisa Coelho
No encerramento, Gerdau também se mostrou preocupado com o ritmo das coisas. “Será que vamos atingir as cinco metas até o dia marcado? A gente vive numa angústia para andar mais rápido, mas se nós olharmos como era o cenário da Educação há quatro, cinco anos, como está hoje, vamos ver que há maior pressão da sociedade, maior envolvimento dos pais. Gostaria que andássemos mais rapidamente, mas me sinto satisfeito com o que já atingimos. É uma corrida contra o tempo. Eu, por exemplo, já estou na contagem regressiva...”.
2022 está logo ali. Faltam só 14 anos... Para quem quiser se informar mais sobre a história do “Todos Pela Educação”, o que já foi feito, quais os seus planos e como participar do movimento:
www.todospelaeducacao.org.br
(Ricardo Kotscho/Portal iG)

6. Estamos do lado certo...

Maria Lucia Meirelles Reis e Maria Alice SetúbalRuth Cardoso e José Vicente
De bom humor, a professora Ruth Cardoso procurou mostrar que, apesar de todos os problemas, “o que se está fazendo em São Paulo na área de Educação pode servir de modelo para outros Estados. Estamos do lado certo, as coisas estão andando mais rápido do que eu esperava, quer dizer, se o nosso trânsito não parar tudo...”. (Ricardo Kotscho/Portal iG)

5. Escola melhor para seus filhos...

Paulo Renato de Souza e Luis Norberto PaschoalAna Maria Diniz, Viviane Sena, Maria Helena Castro e Jorge Gerdau
"Maria Helena relatou uma recente visita de surpresa que fez a uma escola de Campinas onde é mais grave o problema da violência. Não encontrou nas salas nenhum dos 1.900 alunos ali matriculados, mas os dois coordenadores pedagógicos e 80 professores. Era dia de reunião de planejamento, tudo bem. Mas cadê a diretora? Não estava. E as vice-diretoras? Também não.
A secretária foi informada que a diretora encontrava-se no Rio para aproveitar aquele dia sem aulas (não foi preciso nem demiti-la porque ela se antecipou e pediu as contas). A insegurança de todos na escola - como é comum na periferia dos grandes centros, conta Maria Helena - era tão grave que os professores se cotizavam para pagar um vigilante. Ela insistiu que não basta os pais colocarem seus filhos na escola. “Eles precisam participar mais, lutar por uma escola melhor para seus filhos”. (Ricardo Kotscho/Portal iG)

4. União de forças de todos os setores da sociedade, sem qualquer vinculação político-partidária

Daniel Feffer e Jorge GerdauMilú Villela e Ana Maria Diniz
"Ana Maria Diniz, coordenadora da comissão de comunicação, lembra que um dos desafios da sua área é mostrar que não se trata de um “movimento de empresários” nem de um “movimento do governo”, mas de uma união de forças de todos os setores da sociedade, sem qualquer vinculação político-partidária.
Para não se repetir na Educação aquele empurra-empurra da epidemia de dengue no Rio, em que até hoje se discute se as culpas são federais, estaduais ou municipais, Mozart Ramos propõe a criação de uma Lei de Responsabilidade Social, definindo quem cuida do quê, mas o ex-ministro da Educação, Paulo Renato Souza, é cético. “Se isso for discutido no Congresso, vai virar uma lei de proteção aos professores porque ali predomina o corporativismo”.

Luís Norberto Pascoal, Milú Villela, Viviane Senna, cada um dos integrantes do comitê gestor fala da sua área, até que chega a vez da secretária de Educação do Estado de São Paulo, Maria Helena Castro, trazer a discussão para o dia a dia em que vive, ou seja, para o “chão de escola” de que falou Jorge Gerdau. (Ricardo Kotscho/Portal iG)

3. Importância da comunicação para o movimento mobilizar cada vez mais escolas, entidades, governos e pessoas

Maria Helena Castro e Mozart Ramos Priscila Cruz
"A incansável coordenadora-executiva Priscila Cruz, que já rodou o País em busca de parcerias, junto com o diretor executivo Mozart Neves Ramos, ex-secretário da Educação de Pernambuco, fala da importância da comunicação para o movimento mobilizar cada vez mais escolas, entidades, governos e pessoas.
Mais de dois mil jornalistas já foram atendidos desde que o movimento foi oficialmente lançado no Museu do Ipiranga, dia 7 de setembro de 2006. Este ano, os dois e outros membros do “quadro da governança” deverão ir a 15 Estados seguindo os objetivos estratégicos estabelecidos para 2008:
Articulações em todas as regiões e setores do país.
Intensificação do relacionamento com estados para influir em políticas públicas e articulações direcionadas às cinco metas.
Tornar o TPE conhecido em todo o país, para toda a população, por meio de campanhas institucionais e mobilização editorial.
Acompanhar os resultados dos indicadores da Educação e das cinco metas nas escolas, municípios, estados e País." (Ricardo Kotscho/Portal iG)

2. Educação em primeiro lugar da pauta nacional

Maria Meirelles, José Paulo Martins e Maria Lúcia Meirelles Reis Jorge Gerdau
"Entre as mais de 50 pessoas reunidas aqui hoje, está Jorge Gerdau Johannpeter, comandante de um dos maiores grupos empresariais do País, que tinha acabado de chegar de uma viagem de sete dias à Rússia.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, um dos maiores entusiastas do TPE, que vai a quase todas as reuniões, ligou para dizer que desta vez seria impossível. Em Brasília, estava acontecendo a Conferência Nacional de Educação e, naquela mesma hora, uma passeata caminhava em direção ao MEC com uma vasta pauta de reivindicações. Por isso, o presidente Lula pedira para ele ficar na cidade.
Coube a Gerdau, como presidente do movimento, abrir a reunião, com o entusiasmo de sempre, para dizer que o grande desafio do TPE é colocar a Educação em primeiro lugar da pauta nacional - não só dos meios de comunicação, mas de toda a sociedade brasileira.

Pela primeira vez, o poder público, em todos os níveis, e a sociedade civil criaram canais para um diálogo permanente na construção de um projeto de Nação, que estabeleceu cinco metas para 7 de setembro de 2022:
Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola.
Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos.
Todo aluno com aprendizado adequado à sua série.
Todo jovem com o ensino médio concluído até os 19 anos.
Investimento em Educação ampliado e bem gerido.
“Uma grande mudança já está acontecendo, mas eu digo sempre que precisamos olhar para o chão da escola, estimular uma revolução corportamental, que inclui a participação dos pais dos alunos e a capacitação dos professores”, diz Gerdau." (Ricardo Kotscho/Portal iG)

1. Esta notícia não vai sair nos jornais

Jorge Gerdau e a Secretária de Educação de SP, Maria Helena Castro Isabela Paschoal e eu
"No 19º andar de um prédio da avenida Paulista, um grupo de brasileiros tinha encontro marcado na manhã desta quarta-feira, dia 16, para discutir os rumos do movimento “Todos Pela Educação”.
Durante três horas, ninguém aqui falaria das desgraças cotidianas que estão nas manchetes, mas apenas de conquistas e caminhos para superar o atraso histórico do País neste campo.
Trata-se de uma inédita aliança entre o governo federal, todas as secretarias de Educação estaduais e municipais, educadores e uma boa parte do PIB brasileiro, que tem por objetivo assegurar educação básica de qualidade para todos até 2022, quando o País comemora o bicentenário da Independência.
Como um dos fundadores do movimento e único repórter presente, achei que deveria começar a tomar nota para contar aos leitores o que se discutiu naquela sala para mostrar que nem tudo está perdido quando cada um faz a sua parte.
Em vez de todo mundo ficar só reclamando que o governo precisa investir mais em Educação, há quase três anos (esta história começa em junho de 2005, quando o país vivia um baixo astral danado) um alentado grupo de empresários resolveu arregaçar as mangas e enfiar a mão no bolso para, junto com alguns dos mais renomados educadores e comunicadores do País, ir à luta - não para substituir o poder público, mas para ajudá-lo a enfrentar o desafio. " (Ricardo Kotscho/Portal iG)

Ciclo de Palestras na MPM

A série intitulada “Auditório MPM”, leva intelectuais, cientistas e artistas para dentro da Agência MPM. Ontem foi a vez do antropólogo Roberto DaMatta que inaugurou o ciclo falando sobre a identidade do povo brasileiro.

Conexão São Paulo

Quem circulava ontem, pelo Shopping Iguatemi de São Paulo, era o arquiteto baiano David Bastos.

Shopping TOP

A atriz Sarah Jessica Parker vai estrelar comercial para o shopping Parque Cidade Jardim que será inaugurado em breve em São Paulo. Uma equipe de publicitários brasileiros da MPM já desembarcou nos EUA para as gravações. Dizem que o cachê da atriz alcançaria USD 600 mil.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Prioridades dos brasileiros

Olha só o dado interessantíssimo do estudo do Instituto Fractal sobre a lista de prioridades de pagamento dos brasileiros da parte de baixo da pirâmide social. Quando entra o dinheiro do mês, as primeiras contas quitadas são as de luz e água. Depois é a vez da prestação da financeira, seguida pelo telefone fixo, o celular, o cartão de crédito e o empréstimo bancário. Se após tudo isso ainda sobrar algum dinheiro, paga-se aluguel, condomínio, mensalidade escolar e IPTU. Ou seja, para os consumidores de menor poder aquisitivo, essencial mesmo é ter luz e água em casa, telefone funcionando e crédito na praça. O resto vai se levando do jeito que dá. (Marinho no Blue Bus)

TPE se reúne em São Paulo

Mozart Neves Ramos estava ontem em Alagoas reunido com a secretaria de educação, por isso não participou da Conferência Nacional de Educação Básica em Brasília, onde o Movimento Todos Pela Educação tem estande bacana e aproveita para dissiminar as 5 metas focadas na qualidade da educação. O editor Sênior Fernando Leal cobre o evento e tem o apoio de Carolina Fernandes que recepciona os participantes.
*
Hoje acontece em São Paulo a primeira reunião geral do TPE que tem presença confirmada de mais de 50 dos sócios fundadores. Quem convida é Jorge Gerdau.

Combina com você

ADAG cria a campanha publicitária para a rede de lojas Besni e apresenta sua coleção Outono-Inverno 2008 estrelada pela top model israelense Bar Refaeli. ‘As ações de consultoria de moda e a campanha em horário nobre vão envolver as consumidoras de um jeito especial’, afirma Celso Piratininga Jr., sócio-diretor da ADAG, e complementa, destacando que ‘a Bar Refaeli curtiu a coleção e o resultado do trabalho está impressionante. Tivemos uma repercussão enorme em mídia espontânea’, completa. Se quizer conhecer mais acesse o site: http://www.besni.com.br/ (PublicidAd)

Oportunidade faz W/Brasil criar para a BIC

Os protestos que marcaram a passagem da tocha olímpica por diversos países nos últimos dias inspiraram o anúncio de oportunidade criado pela W/Brasil para os isqueiros BIC. O anúncio, veiculado na Folha de S. Paulo nesta terça-feira, 15, diz que o isqueiro da marca acende 3.000 vezes sem falhar. Ou seja, a tocha olímpica pode apagar mais 2.999 vezes que ele garante. (M&M)

Facilita a vida

Um adesivo colado no vidro dianteiro informa o numero do celular do proprietário do carro - Isto é o que os motoristas em algumas cidades da Coreia do Sul passaram a fazer para facilitar a vida e o trânsito. Colocam adesivos coloridos, como um "Post-it", porque lá é uma prática comum parar os veículos em fila dupla. Assim, quem precisa tirar o seu, liga para o dono do carro que está bloqueando. (Boing Boing)

Um pouco de realidade nas fotos de celebridades

A American Society of Magazine Editors está estudando organizar paineis de discussão sobre boas práticas na manipulação digital de fotos de celebridades. Não é uma tentativa de proibir o Photoshop, mas um movimento para criar regras. 'Os leitores nunca devem ser enganados em relação ao que estão vendo'. Na Inglaterra, a Periodical Publishers Association debate se as revistas de celebridades devem ser proibidas de alterar digitalmente fotos de famosas para que elas pareçam mais magras. (Bluebus)

Ecos GIFE

No Congresso GIFE 2008, em Salvador, Mozart Ramos, Maria Lúcia Meirelles Reis do Todos Pela Educação e Paulo Castro, presidente do Instituto C&A (foto) tratam de alinhar os projetos de alfabetização e leitura até 8 anos - principal meta do Todos Pela Educação.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Naomi no Rio: a iniciativa foi dela

Quem chega hoje ao Brasil é a top inglesa Naomi Campbell. Ela participa da campanha de combate à dengue. O escritório que representa a modelo, diz que ela está muito preocupada com a epidemia e que a iniciativa de participar da campanha partiu dela. Às 11h, ela vai doar sangue no HemoRio, na companhia de autoridades de saúde do Estado do Rio de Janeiro. (UOL)

Grupo Gerdau planeja captar mais de R$ 5 bi

A Gerdau S.A. e a Metalúrgica Gerdau podem captar mais de R$ 5 bilhões por meio de duas ofertas primárias de ações. A soma expressiva não significa, necessariamente, que a parcela de novos investidores na operação será elevada, pois os atuais acionistas terão prioridade na oferta. Para eles, a reserva começou ontem e vai até o dia 23. Para quem ainda não é acionista, a reserva será apenas nos dias 22 e 23, caso haja sobra. (Valor)

Não despertou audiência

A Band transmitiu o concurso Miss Brasil e com isso ficou no quinto lugar na medição de audiência - 4.3 pontos, segundo dados consolidados do Ibope. A vencedora do concurso foi a miss Rio Grande do Sul, Natália Anderle, 22 mas a preferida dos leitores da Folha Online em enquete sobre o assunto, foi a miss Ceará, Vanessa Vidal, 24, que ficou com o segundo lugar. Vidal é surda (ela não gosta de ser chamada de deficiente auditiva) e por causa dela, o programa foi transmitido com legendas.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Memória de Luis Eduardo Magalhães, 10 anos

Michele Magalhães e sua família, convidam para a cerimônia de celebração em homenagem à memória do Deputado Luis Eduardo Magalhães. Dia 21 de abril de 2008 às 18 horas / Igreja da Vitória / Graça / Salvador / Bahia

Estatuto de Igualdade Racial

Já está aprovado no Senado o Estatuto da Igualdade Racial (PL 6264/05), documento que estabelece políticas públicas para combater a discriminação e promover a inclusão dos afrodescendentes. Agora está em fase de audiência pública e o presidente da Fundação Cultural Palmares, foi convidado para apresentar as políticas públicas desenvolvidas pela fundação.

Conferência Nacional de Educação Básica

A Conferência Nacional de Educação Básica, que começa hoje em Brasília, terá como tema principal a inclusão no ensino. Até sexta-feira, setores organizados e gestores nos âmbitos municipal e estadual devem debater políticas públicas, com ênfase em programas que contribuam para a inclusão de todos alunos. O governo federal lançou em abril de 2007 o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) anunciando projetos para realizar programas de apoio à inclusão. De acordo com o MEC, o ministério estabeleceu, desde 2003, parceria com 166 municípios para formar educadores na perspectiva inclusiva.

Projeto de Desenvolvimento

Trabalhando num "projeto de desenvolvimento" para o país, o filósofo Roberto Mangabeira Unger diz que a atual prosperidade brasileira, decantada em prosa e verso por seu chefe, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é "aparente", "superficial" e "frágil". Ela é muito dependente, diz o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, do boom dos preços de commodities e da exportação de produtos primários. Se nada for feito, alerta, o Brasil se transformará no resultado da combinação de uma "grande fazenda" com uma "grande maquiladora". O mal-estar da nomeação, segundo atestam assessores diretos do presidente, foi superado. Mangabeira teria conquistado Lula durante reunião, realizada no início do ano, em que fez uma apresentação do esboço do seu projeto de desenvolvimento, baseado em cinco pilares - oportunidade econômica, educação, qualidade da gestão pública, Amazônia e defesa. Seus principais aliados no governo são os ministros da Defesa, Nelson Jobim, da Educação, Fernando Haddad, da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, e da Cultura, Gilberto Gil. Fora do aparato do Estado, informa, os cientistas, a igreja e as Forças Armadas. "Há atributos comuns a esses três grupos: eles se identificam com a perspectiva nacional e estão fora do mundo do dinheiro", justifica. (Valor)

Mostra ‘Cinco sobre Cinco’ tem sessão especial na Walter da Silveira

O Itaú Cultural apresenta a série Cinco sobre Cinco Documentários, resultado da 5ª edição do programa Rumos Cinema e Vídeo. Nos filmes de André Costa, Camilo Cavalcante e Cláudio Assis, Maya Da-Rin e Miriam Chnaiderman, o cinéfilo encontra abordagens sobre cidade, infância, fronteiras amazônicas, migrações e memória, em imagens como caleidoscópio da contemporaneidade brasileira. Nesta edição foi concedido um prêmio especial ao projeto Diário de Sintra, de Paula Gaitán, documentário que se estrutura com base em registros pessoais do cotidiano do cineasta Glauber Rocha na cidade portuguesa onde morou com sua esposa Paula Gaitán e seus dois filhos Eryk Rocha e Ava Rocha, no ano de 1981, período muito próximo à sua morte. Em Salvador, os filmes serão exibidos, com entrada franca, por intermédio da parceria com a Diretoria de Audiovisual (Dimas), da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), no período de 11 a 17 de abril, sempre às 20h, com exceção do dia 16 (quarta-feira), quando a sessão das 20h é tradicionalmente dedicada ao projeto Quartas Baianas.

domingo, 13 de abril de 2008

Albano Franco é o presidente da Comissão de Turismo e Desporto


Albano Franco recebeu todos os 13 votos dos integrantes titulares da Comissão de Turismo e Desporto e aproveitou para agradecer a confiança e afirmar que pretende dar continuidade ao trabalho da deputada Lídice da Mata (PSB-BA) durante sua gestão à frente da CTD, em 2007. Bom para a Bahia!

Beijo: é bom aprender


O Beijo, de Gustav Klimt, de influência art nouveau, é sutil e erótico. Essencialmente decorador, Klimt foi um dos líderes da Secessão de Viena, um grupo de artistas e artesãos revoltados contra as obras conservadoras e moralizantes da geração anterior. Seu novo estilo é frequentemente chamado de Art Nouveau. Klimt produziu inúmeros retratos, principalmente de mulheres, e alguns grandes quadros alegóricos e mitológicos. Embora tivesse muito sucesso por seus desenhos para artes aplicadas (como mosaicos), seus murais para a Universidade de Viena foram criticados e considerados pornográficos. Recebí a foto do meu querido primo Nonato Freire e agradeço publicando no Blog. A-mei!

Maior Serrista

Quem articulou a viagem de Serra à Salvador foi o deputado federal Jutahy Jr. Ele quer aproveitar este momento em que as pesquisas estão bastante favoráveis à Serra, para garantir fotos e imagens que servirão para reforçar a candidatura de Imbassahy. Mas, não é só isso... tem mais. É que as mesmas pesquisas tão favoráveis ao governador José Serra mostram que Dilma Rousseff, do PT, deixou de ser uma estranha para o eleitorado do Estado. Já está em terceiro lugar, atrás do deputado Ciro Gomes (PSB), e chega a segundo em alguns municípios. Pesquisas assim alimentam um debate que fervilha no PSDB. (Folha)

Imbassahy faz abertura do seminário do PSDB e Targino Gondim toca o Hino Nacional

No clima alegre e contagiante da música do sanfoneiro Targino Gondim, o ex-prefeito Antonio Imbassahy faz a abertura do seminário do PSDB em companhia do vice-prefeito de Salvador Professor Marcelo Duarte, do Deputado Federal Jutahy Magalhães Jr, e lideranças como: Roberto Santos, Nestor Duarte Neto, Luiz Viana Neto, Luiz Eduardo Coelho, Joaci Góes, Chico Senna.

Mobilização de lideranças do PSDB em Salvador

Na verdade, o seminário é a primeira grande mobilização do partido para as eleições municipais e uma oportunidade para debater as formas eficientes de gestão pública, legislação eleitoral, diretrizes do partido no estado, ações do PSDB-Mulher e tópicos da política nacional. Nas próximas eleições municipais, dos 417 municípios baianos, os tucanos estão presentes em 43 prefeituras, que possuem 190 vereadores. Entre as presenças ilustres os dois representantes tucanos na Câmara dos Deputados, Jutahy Junior (BA) e João Almeida (BA), a presidente do PSDB Mulher, Thelma de Oliveira (MT). O evento é promovido pela Executiva estadual do PSDB e devem comparecer 800 pessoas no seminário que também atraiu tucanos de estados vizinhos.

José Serra na Bahia

O governador José Serra chegou de véspera (2 horas da madrugada) para o Seminário “Gestão Pública Eficiente”, que acontece hoje no Hotel Fiesta, em Salvador. Com isso a pré-candidatura do tucano Antônio Imbassahy à prefeitura de Salvador ganha fôlego pois, traz importantes lideranças do PSDB; como o governador de São Paulo, José Serra e o presidente nacional da legenda, senador Sérgio Guerra (avião atrasou), Luiz Paulo Vellozo Lucas. Para coroar de êxito, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, exerce a chefia do Poder Executivo estadual, diante da ausência/viagem do governador Jaques Wagner ao México.