sábado, 3 de maio de 2008

Reforma trabalhista

O presidente Lula, dirigentes de seis centrais sindicais e o ministro Mangabeira Unger chegaram a um acordo sobre uma agenda mínima para promover “mudanças radicais” na legislação trabalhista. O objetivo é enviar propostas ao Congresso até o final do ano.
***
O presidente Lula afirmou que a reforma trabalhista começou a caminhar com a entrada em vigor, desde ontem, do Supersimples. Para ele, a lei já é uma "pequena reforma trabalhista". "Pode-se dizer que o que fizemos aqui, na verdade, já tem embutido na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa uma pequena reforma trabalhista, na medida em que as empresas vão pagar menos na sua folha de pagamento, pagarão menos tributos do que estão pagando hoje", disse Lula ontem em seu programa semanal de rádio, o "Café com o Presidente".

Judiciário

O STF adotou pela primeira vez o Instrumento de Repercussão Geral, que deve acelerar a tramitação de 800 processos. Por ele, o Tribunal pode rejeitar um assunto por interesse social, econômico, político ou jurídico. Ou seja, a Corte nem aceita o processo, remetendo-o ao tribunal de origem. A Súmula Vinculante admite o julgamento e estabelece uma tese que é adotada pela Justiça de Primeira Instância. Ao adotar a Repercussão Geral, o STF julgou que o salário mínimo não pode ser tomado como referência para reajustes de vantagens salariais. (Exame)

Vicente Falconi participa do Conselho do Unibanco

O professor Vicente Falconi, fundador do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG), a maior consultoria de gestão do país, também participa do conselho do Unibanco onde teve sua primeira reunião com os conselheiros do banco. Ele já estava no conselho de administração da AmBev e da Sadia. Recentemente se tornou mais conhecido pela parceria com o empresário Jorge Gerdau para dar uma espécie de choque de gestão no governo - ele já fechou contrato com os estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais (o primeiro deles).

Chalita de volta à cena

O ex-secretário estadual da Educação Gabriel Chalita convidou Geraldo Alckmin (PSDB-SP) -e também Gilberto Kassab (DEM-SP)- para a festa de aniversário que está sendo organizada para ele por Lucilia Diniz, no dia 6, em SP. E o governador José Serra? "Vai, vai. Sou um homem de diálogo, não de briga. A Lucilia o convidou", diz Chalita. (Mônica Bergamo)

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Principais centrais sindicais afinam discurso para que carga de 40 horas semanais seja aprovada em novo projeto de lei

As centrais sindicais vão "endurecer" nas negociações para conseguir levar ao Congresso um projeto de lei que prevê a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução salarial. A reivindicação foi comum durante as comemorações do 1º de Maio da CUT, da Força Sindical e da UGT (União Geral dos Trabalhadores). (Folha)

Expectativa para Dia das Mães é a melhor desde 2006, diz Serasa

A expectativa para as vendas no Dia das Mães é a melhor desde 2006, segundo pesquisa da Serasa. Do total de entrevistados, 54% esperam aumento do faturamento na comparação com 2007, 38% prevêem estabilidade e 8% aguardam queda. As grandes empresas são as mais otimistas: 80% estimam aumentar o faturamento. O percentual foi de 59% para médias e 49% para pequenas. A região com expectativa mais favorável para o volume de vendas é a Centro-Oeste, onde 63% estão otimistas. No ranking por regiões, em segundo lugar está o Norte (59%), seguido por Sul (58%), Nordeste (56%) e Sudeste (54%). (Folha)

100 pessoas mais influentes do mundo

A revista americana "Time" divulgou a lista das cem pessoas mais influentes do mundo. O jogador de futebol, Kaká, é o únco brasileiro da relação. Foi o compromisso com causas sociais (ele foi embaixador da ONU contra a fome), aliado ao excelente futebol, que levou Kaká à lista. (Folha)

quinta-feira, 1 de maio de 2008

As empresas precisam estar preparadas para coletar e analisar as opiniões geradas pelos consumidores na internet

Somando os usuários residenciais ativos na internet, + as pessoas que se conectam no trabalho ou na ‘lan house’, esse total chega perto de 40 milhões de brasileiros acessando a rede regularmente. O Brasil apresenta uma das maiores taxas de uso de blogs e sites de comunidades online da internet mundial. De acordo o Comitê Gestor da internet, 64% dos nossos internautas participam de sites de comunidades e 13% criam ou atualizam blogs. E nesses blogs e comunidades rolam comentários importantes sobre marcas, feitos tanto por fãs quanto por consumidores insatisfeitos. Isso significa que as empresas precisam estar preparadas para coletar e analisar as opiniões geradas pelos consumidores na internet. Esta é uma das conclusões do estudo chamado Blogs e Comunidades Online, apresentado pelo Ibope Inteligência no 3º Congresso Brasileiro de Pesquisa, que aconteceu em Sao Paulo no final de abril. (Blue Bus)

INFRAERO

A partir de hoje, a Infraero vai passar a contabilizar como atraso de vôo esperas de 30 minutos, uma redução de 15 minutos do tempo que era considerado anteriormente. Desde abril deste ano, o cálculo era feito com base em esperas de 45 minutos. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), existe a intenção de reduzir o tempo para 15 minutos. (Folha)

Dia do Trabalho na Tailândia: trabalhadores pedem reajuste do salário mínimo

UFBA emite nota sobre Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) & a declaração de Manta Dantas

O reitor Naomar de Almeida Filho informou que solicitou à faculdade providências para afastar Dantas do cargo de coordenador do colegiado do curso de medicina. Segundo ele, o afastamento depende da congregação da faculdade que deve se reunir nos próximos dias para discutir o assunto. Ele também disse que recebeu ligações de senadores nessa quarta-feira. "Alguns senadores me ligaram para manifestar a indignação com as declarações [de Dantas], a qual eu compartilho", afirmou Almeida Filho.
Sobre o desempenho do curso de medicina do Enade, o reitor trabalha com a hipótese de boicote dos alunos ao exame. "Existe uma hipótese muito forte de boicote dos estudantes. Os cursos com notas baixas no Enade em geral têm campanha de boicote patrocinada pelos diretórios acadêmicos. Se houve dez provas em branco, isso já basta para baixar a média", diz Almeida Filho.
A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), ligada ao Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA), anunciou que vai apurar as declarações do coordenador e instaurou procedimento administrativo para investigar o fato. (G1)

“Investment Grade”

O Brasil conquistou o chamado grau de investimento. A classificação, concedida ontem pela agência Standard & Poor's, é uma espécie de "selo de qualidade": indica aos investidores que o país é um destino seguro para o dinheiro, pois teria condições de honrar suas dívidas. O efeito mais direto da mudança é o provável aumento, a partir de agora, do volume de recursos estrangeiros que entram no país, tanto para aplicações financeiras como para o setor produtivo. Alguns grandes fundos de pensão pelo mundo, por exemplo, seguem regra de só aplicar em países e empresas com esse "selo". (Folha)

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Estratégia do Wal-Mart

O Wal-Mart, maior varejista do mundo, informou que trocará gratuitamente os cheques da restituição do Imposto de Renda e reduzirá os preços de xampus, cereais e produtos alimentícios para incentivar as compras em suas lojas nos Estados Unidos. A varejista americana também informou que devolverá aos seus clientes a tarifa do Wal-Mart MoneyCard se o cartão for carregado com qualquer quantia do cheque de devolução, segundo a Bloomberg. (Valor)

Reajuste do funcionalismo público

A Casa Civil analisa o texto que será encaminhado ao Congresso, mas não definiu o formato da matéria: se será projeto de lei ou medida provisória. O Ministro Paulo Bernardo disse que o projeto vai atingir 17 categorias do funcionalismo público, mas sinalizou que os militares não estarão contemplados no projeto - uma vez que o governo já teria a previsão de gastos para a categoria. Ele assegurou, apenas, que o governo vai honrar o compromisso de reajustar os salários dos militares. (Valor)

Viajantes de Corpo e Alma

Cunha Bueno e Fernando Dourado
Puppy e Aloysio DÁvilla
André Torreta e Luiz Eduardo Coelho

A Casa Europa da família da "chef" Marina Moraes é um restaurante com clima de bar-bistrô, elegante e descontraído. Afrescos de releituras de Renoir e Lautrec enfeitam reservadas e acolhedoras baias. O bar com bancos de couro recebe os clientes com refinamento e modernidade. Foi nesse ambiente que Fernando Dourado recebeu os amigos para o lançamento do seu livro - Viajantes de Corpo e Alma - tendo ao seu lado Dona Lucy e Tamara. Bombou!

Cartilha

A Associação dos Magistrados Brasileiros lança a cartilha "O Menino Maluquinho e o Estatuto da Criança e do Adolescente" hoje, às 10h, no Criança Esperança de SP.

EcoD: “Amazon Private Meeting”

Em Londres, o deputado federal José Carlos Aleluia disse ontem, durante o seminário “Amazon Private Meeting”, cujo anfitrião é o príncipe Charles, que a insegurança institucional, provocada pela indefinição das políticas públicas pelo governo federal para a Amazônia, é o principal entrave para se equacionar a crise que envolve a floresta. “A briga entre os preservacionistas e aqueles que defendem a expansão da fronteira agrícola só traz mais prejuízos ao meio ambiente”.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Nestor Duarte: "Tempos Temerários"

A Assembléia Legislativa da Bahia lança hoje, dia 29/abril, às 17h, a segunda edição do livro "Tempos Temerários" escrito pelo jurista e parlamentar Nestor Duarte e que estava fora de catálogo desde os anos 50. "Tempos Temerários" comemora o seu cinqüentenário de lançamento integrado à coleção "Ponte da Memória" que a Assembléia Legislativa criou para possibilitar às novas gerações a leitura de obras importantes das letras baianas que estejam fora das livrarias. Além do prefácio a edição reproduz discurso proferido por seu filho, o professor Marcelo Duarte, vice-prefeito de Salvador, na reitoria da Universidade Federal da Bahia quando da comemoração do centenário de nascimento de Nestor.
O lançamento do livro contará com a presença do governador em exercício, Marcelo Nilo, e acontecerá no saguão contíguo ao plenário, onde está instalada a galeria de ex-presidentes da Casa e que passará a se chamar "Saguão Nestor Duarte". Resolução neste sentido foi aprovada por unanimidade na reunião da Mesa Diretora da última semana.

Novo modelo para a reforma trabalhista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, bateram o martelo numa agenda mínima para promover "mudanças radicais" nas relações entre capital e trabalho no Brasil, após reunião de quase três horas, na noite de quinta-feira, com a participação dos dirigentes de seis centrais sindicais. Depois de oito meses de discussões e de negociações que ainda estão em curso com trabalhadores e empresários, Mangabeira produziu o documento intitulado "Diretrizes a respeito da reconstrução das relações entre o trabalho e o capital no Brasil", que será divulgado oficialmente hoje. (Valor)

Dia de renovar o compromisso. Milú Villela, Embaixadora da Unesco

Na verdade, todos os dias devem ser especiais para a Educação; todos os dias devem fazer parte do esforço nacional em favor da Escola pública. Podemos aproveitar esta data comemorativa como oportunidade de reflexão e, principalmente, de renovação de nosso compromisso com uma Educação de qualidade para todos. Assim como no primeiro dia de cada ano, quando renovamos as esperanças de uma vida mais feliz e de um mundo mais justo e pacífico, precisamos, neste Dia da Educação, renovar não apenas nossos melhores desejos, ou nossas melhores intenções; mas, renovar nossa disposição para empreender iniciativas efetivas pela melhoria da qualidade do ensino. Somente assim, no futuro, teremos verdadeiros motivos para comemorar o Dia da Educação. Este também é o momento de ratificar os princípios e os objetivos que devem nortear a busca por uma Educação de qualidade. Nesse sentido, destacam-se a "Declaração Mundial de Educação Para Todos", reafirmada na "Cúpula Mundial de Dakar", evento realizado em Dakar, Senegal, em 28 de abril de 2000, e o movimento "Todos pela Educação", nascido em 7 de setembro de 2006, que preconiza um Brasil de fato independente em 2022, quando celebraremos os 200 anos da Independência do Brasil. A influência do documento final de Dakar sobre todas essas iniciativas é evidente: "A Educação, enquanto um direito humano fundamental é a chave para um desenvolvimento sustentável, assim como para assegurar a paz e a estabilidade dentro e entre os países e, portanto, um meio indispensável para alcançar a participação efetiva nas sociedades e economias do século 21", afirma o Marco de Ação da conferência de Dakar. Já se observava ali a busca por um ensino de qualidade a partir de objetivos concretos e mensuráveis. Para isso, o documento ressalta a importância de mobilizar "uma forte vontade política nacional e internacional em prol da Educação para Todos", o que inclui o aumento dos investimentos na Educação Básica, e assegura o engajamento e a participação da sociedade civil na formação, implementação e monitoramento de estratégias para o desenvolvimento da Educação. Fica cada vez mais claro que sem a participação de todos, sem que a sociedade e os governos estejam trabalhando juntos, não será possível garantir o direito à Educação, nem muito menos alcançar os níveis de qualidade almejados. Nenhum segmento, da sociedade ou da política, pode chamar para si a exclusividade do debate sobre os caminhos da Educação pública. Do mesmo modo, nenhum segmento pode ignorar sua parcela de responsabilidade nesse debate, buscando soluções e empreendendo ações efetivas. Vamos aproveitar este Dia da Educação para renovar nosso compromisso com a Educação. E que cada um faça sua parte! (JB)

Está em cima da hora para fazer a declaração do IR

A Receita Federal informou que até ontem, segunda-feira dia 28/04, foram entregues 17,8 milhões de declarações do Imposto de Renda 2008, ano-base 2007. De acordo com a estimativa da Receita, ainda faltam 6,7 milhões de declarações (27,3% do total previsto) a serem entregues, já que a quantidade esperada para este ano é de 24,5 milhões. O prazo para a entrega do documento encerra às 20h da próxima quarta-feira para quem fizer a declaração pela Internet. Já para quem entregar por disquete ou formulário, o prazo termina com o fechamento das agências da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e dos Correios. Acesse o site e faça agora sua declaração www.receita.fazenda.gov.br/

segunda-feira, 28 de abril de 2008

EDUCAÇÃO na CNI

A CNI acaba de criar o Conselho Permanente de Educação, que será coordenado pelo presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouveia Vieira. O conselho também terá Paulo Renato Souza, Cristovam Buarque, Cláudio Moura de Castro, entre outros especialistas. A posse será no dia 8. (Folha)

Mais uma vitima dos trotes

Proliferam os trotes que simulam seqüestros e fizeram vítimas até no STF (Supremo Tribunal Federal). Há algumas semanas, o ministro Carlos Ayres Britto recebeu uma chamada em seu celular. Era uma pessoa que, chorando, simulava ser sua filha. Logo depois um suposto "seqüestrador" começou a falar com o ministro. Ele já estava desesperado, quando a "ficha começou a cair". E o ministro pediu ao interlocutor: "Fale o nome da minha filha". O homem desligou o telefone. (Mônica Bergamo)

Inteligência na Comunicação

A Inteligência na Comunicação é o tema central do 1º Fórum Abracom de Gestão e Comunicação Empresarial, que será realizado no dia 28 de abril de 2008, das 9h00 às 18h00, no auditório do Centro Brasileiro Britânico, na Rua Ferreira Araújo, 741 em Pinheiros, São Paulo (SP). A gestão dos processos de comunicação nas organizações será debatida por um time de empresários, gestores da área, acadêmicos e pesquisadores para um público formado por executivos e pós-graduandos da área de comunicação. Acesse: www.abracom.org.br/

28 de Abril: Dia da Educação

O Brasil comemora hoje o Dia da Educação. A data é importante para renovar o compromisso de todos com a Educação de qualidade. Embora ainda seja pouco conhecida, vem ganhando força desde 2006, quando a Unesco escolheu o Dia da Educação como tema para sua campanha nacional “Educação de Qualidade para Todos”. A data também é lembrada por marcar o encerramento, em 2000, da Cúpula Mundial de Dakar, Senegal, que reafirmou os princípios e objetivos da Declaração Mundial de Educação para Todos, firmada dez anos antes em Jomtien, Tailândia.

Poucas&Boas

Lula convidou, e José Serra topou: o governador paulista irá ao Rio de Janeiro, no início de maio, participar do lançamento da nova politica industrial. O evento será realizado na sede do BNDES.
***
Na inauguração da unidade de Paulínia da Braskem, na última sexta, o presidente Lula contou a interlocutores que está fazendo um regime de 21 dias, o qual proíbe bebidas alcoólicas. Em duas semanas, já perdeu sete quilos. (Folha)

Conexão Nordeste: Lampião&Maria Bonita

Lampião e Maria Bonita, fromavam um dos casais mais famosos do Brasil. Foi um caso de amor à primeira vista. Com um tipo físico bem brasileiro: baixinha, rechonchuda, olhos e cabelos castanhos Maria Bonita era considerada uma mulher interessante. A atração foi recíproca. A partir daí, começou uma grande história de companheirismo e amor. Um ano depois de conhecer Maria, Lampião chamou a "mulher" para integrar o bando. Nesse momento, Maria Bonita entrou para a história. Ela foi a primeira mulher a fazer parte de um grupo do Cangaço. Além de muito conhecidos, a dupla também era temida pelos bandidos e autoridades do nordeste brasileiro. O que muita gente não sabe é o que Lampião e sua parceira vão completar 70 anos de morte, e Adriana Esteves e Marcos Palmeira vão personificar os dois. A peça, escrita pelo próprio Marcos Palmeira tenta mostrar um lado desconhecido e apaixonado do casal de cangaceiros. Esta é uma oportunidade para conhecer o romance, "Virgolino e Maria, Auto de Angicos". Temporada: de 28/03 a 01/06 de 2008. Dias: Sexta e Sábados às 21 horas e Domingos às 18h. No Tucarena (Teatro da Universidade Católica de São Paulo)

domingo, 27 de abril de 2008

EcoD: Fórum de Desenvolvimento Sustentável 2008

As cotas de patrocínio do Fórum de Desenvolvimento Sustentável 2008 já foram 100% vendidas, para a alegria do empresário Mario Garneiro. Fiat, Coc, Integralat, Estado de Tocantins, Platinum Rede de Energia e Cia. Brasileira de Açúcar e Álcool financiam o evento, que terá palestra do ex-presidente americano Bill Clinton. (ISTOÉ Dinheiro)

EcoD: Tetra Pak

Em uma iniciativa inédita para a Internet brasileira, a Tetra Pak e a equipe do Google Maps disponibilizaram recentemente o primeiro buscador especializado em pontos de coleta seletiva e reciclagem de embalagens longa vida(caixas de leite, sucos, molhos de tomate e outros alimentos). O novo instrumento d busca chama-se Rota da Reciclagem e conta com a tecnologia do Google Maps para ajudar a encontrar a localização e o contato de cooperativas, pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis e comércios ligados à cadeia de reciclagem de embalagens pós-consumo em todo o território nacional. Acesse o site: http://www.rotadareciclagem.com.br/

Quanto vale uma marca

As 100 principais grifes do mundo valem US$ 1,9 trilhão. O ingrediente mais importante nessa conta é a inovação - e isso vale para o Brasil.
O mundo vive sob o império das marcas. Elas se confundem com o próprio produto. Sua importância hoje equivale (e, em alguns casos, supera) a ativos como fábricas, sistemas de distribuição, etc. Isso explica por que o valor das 100 marcas mais poderosas do mundo saltou 33% entre 2007 e 2008 e atingiu US$ 1,9 trilhão. No período anterior, o crescimento já havia sido vigoroso, de 21%. Os dados são do Brandz Top 100 Most Powerful Brands, elaborado pela Millward- Brown, uma das mais importantes consultorias em gestão de marcas do mundo. No levantamento, a área de tecnologia domina a cena. Entre as dez primeiras colocadas, seis se encaixam nessa categoria. O campeão é o Google – cuja assinatura vale mais de US$ 86 bilhões. No alto do pódio das que mais cresceram encontra-se a BlackBerry, cujo salto foi de 390%. (ISTOÉ Dinheiro)