sábado, 12 de julho de 2008

Agências brasileiras para defender a reputação das empresas

Surgem as primeiras agências brasileiras especializadas em defender a reputação das empresas na internet, um problema que atinge negócios de todo o planeta. No Brasil, o searching engine optimization - SEO, ainda é pouco conhecido, mas empresas como GM, Banco Real, Cyrela, Motorola e SulAmérica já adotaram a novidade. “Se o consumidor migra para o digital, temos de acompanhá-lo não só na hora da compra mas em todo o processo”, diz Samuel Russel, diretor de marketing da GM. O SEO, está rapidamente se incorporando às estratégias de comunicação de muitas companhias — nos últimos 12 meses, as agências que se dedicam a esse mercado faturaram cerca de 8 bilhões de dólares. (Exame)

A guerrilha na PF

O inquérito produzido pelo delegado federal Protógenes Queiroz, que embasou o pedido de prisão do banqueiro Daniel Dantas e companhia, é um texto confuso, eivado de convulsões ideológicas e pródigo em julgamentos sem nenhuma base na realidade. É um exemplo de como não deve ser conduzido um trabalho policial com ambição de ter impacto no resultado final do julgamento sobre seus alvos. (VEJA)

1ª Conferência da América Latina e Caribe

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, participou ontem de um encontro com o cônsul geral do Brasil no Uruguai, Ruy Carlos e o prefeito João Henrique para desenhar os planos para a realização da 1ª Conferência da América Latina e Caribe - Calc, que reúne, de 15 a 17 de dezembro, 33 chefes de Estado das Américas para discutir questões econômicas e políticas . Salvador foi escolhida pelo presidente Lula para sediar o encontro. (Tribuna da Bahia)

Estréia no TCA o espetáculo de dança O Brasileiro Gil

Estréia neste domingo, dia 13/07, às 20h o espetáculo O Brasileiro Gil, no Teatro Castro Alves. Em homenagem ao músico baiano e Ministro da Cultura Gilberto Gil, o espetáculo reconta a trajetória do artista por meio da dança, representando diversas fases de sua vida como Gil Menino, Gil Baião, Gil Místico, Gil Colarinho Branco, Gil Tropicália e Gil Refazenda.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

COMUNICADO: Sauípe S/A

A Sauípe S/A, controladora do empreendimento hoteleiro e de lazer Costa do Sauípe, nega boatos publicados na imprensa sobre a suposta venda para o Grupo Árabe IFA Hotels & Resorts. A Costa do Sauípe, hoje um dos principais destinos turísticos do Brasil, permanece sob nosso controle e gestão. Informamos ainda que estamos dando continuidade ao bem-sucedido processo de reestruturação, iniciado no ano passado, que culminou com a criação da operadora hoteleira Sauípe Hotéis & Resorts. A Sauípe S/A confirma que tem recebido inúmeras propostas e informa que todas serão devidamente analisadas, sem data para esta definição. Alexandre Zubaran, Diretor-presidente. (www.cdicom.com.br)

20 milhões de dólares para ver Madona

Madonna virá mesmo ao Brasil em dezembro para quatro shows - três em São Paulo e um no Rio de Janeiro. O contrato é de 20 milhões de dólares e os shows acontecerão entre os dias 13 e 20 de dezembro.

Decisão do STF

Pela segunda vez em dois dias, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes (foto), mandou soltar o banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity.

"são acusações totalmente infundadas"

O baiano Daniel Dantas afirma estar "convicto" de sua inocência nos crimes investigados pela Operação Satiagraha da Polícia Federal. "Elas são acusações totalmente infundadas", disse ele em entrevista publicada nesta sexta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo. O banqueiro também se disse surpreso com a investigação comandada pelo delegado Protógenes Queiroz, que voltou a prender Dantas na quinta-feira. "Falam que enviamos dinheiro pra fora, daqui pra lá, de lá pra cá. É bobagem, não há fundamento", disse o banqueiro, que acredita em motivação política para sua prisão. (Veja)

"O Congresso não pode acabar na quarta-feira como o Carnaval"

Na próxima terça-feira, 15/JUL, o IV Congresso Brasileiro de Publicidade, irá oficializar a sugestão para que seja instituído o Fórum Anual da Indústria da Comunicação, com a participação de todas as entidades organizadoras do IV Congresso, com o objetivo de dar continuidade às decisões e recomendações surgidas durante o evento.
"Queremos criar uma rede de valor que deve conseguir, de forma integrada, uma boa gestão na equação que começa no controle mais severo dos anunciantes sobre os seus investimentos e termina na garantia da boa rentabilidade para as agências, nossos parceiros de produção e os veículos de comunicação", completa Luiz Lara. (M&M)

Fórum Nacional de Museus: Programa de Incentivo ao Voluntariado em Museus

Maria Lúcia Meirelles Reis do Centro de Voluntariado de São Paulo.
O 3º Fórum Nacional de Museus começou no dia 7 de julho, e segue até o dia 11, no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. A solenidade de abertura contou com as presenças do ministro da Cultura interino, Juca Ferreira, e do diretor do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan), José do Nascimento Júnior. Maria Lúcia Meirelles Reis, do Centro de Voluntariado de São Paulo participou apresentando "case" no Programa de Incentivo ao Voluntariado em Museus. Considerando os museus agentes de mudança social e desenvolvimento, o programa pretende expandir as possibilidades de atuação de voluntários de todas as idades, especialmente da terceira idade, nos museus brasileiros, oferecendo às instituições a Oficina de Gestão de Programas de Voluntariado em Museus. A iniciativa é resultado da parceria entre o Demu/Iphan, o Centro de Voluntariado de São Paulo e o Ministério da Previdência.

No topo da agenda: Tempo rei, ó, tempo rei, ó, tempo rei

No coquetel de lançamento do Boulevard Side, Djean Cruz e Franklin Mira tiveram dia de prestígio e casa cheia. Receberam os convidados no showroom do empreendimento, considerado sucesso de vendas. Até ontem estavam com 62% do empreendimento vendido! Faz sucesso este conceito de morar perto do trabalho, e confirma a máxima que está no topo da agenda das pessoas: aliar o profissional com o pessoal para tirar melhor partido do que há de mais valioso na vida moderna: o TEMPO!

Sauípe é vendido

Já se comentava a venda de Costa do Sauípe desde quando o secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, revelou que a Previ avaliava a possibilidade de comercializar o complexo. Finalmente, sabe-se que o complexo hoteleiro localizado no litoral norte baiano teria sido negociado por R$200 milhões, pelo grupo árabe IFA Hotels & Resorts, um dos maiores conglomerados hoteleiros do Oriente Médio. É esperar pra ver.

Disciplina exigirá nova carga horária

O ensino da música em todas as Escolas públicas do ensino básico reacende o debate sobre a necessidade de ampliação da grade horária da rede pública de ensino. A professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) Stella Bortoni defende que a medida é positiva, mas precisa vir acompanhada de mudanças curriculares e estruturais. (De Olho na Educação)

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Conexão Bahia & a criatividade brasileira

As comissões do IV Congresso Brasileiro de Publicidade, que acontece entre 14 e 16 de julho no World Trade Center, em São Paulo, com maior número de inscritos são as de Comunicação Integrada, Valorização da Indústria e Criatividade Brasileira. Confira quem são os integrantes da Comissão "A criatividade brasileira."
Presidente: Nizan Guanaes (Grupo ABC)
Palestrante: PJ Pereira (Pereira & O'Dell)
Relator: Flavia Faugeres (N/Idéias)
Debatedores: João Daniel Tikhomiroff (Mixer), Pedro Cruz (Africa), Rony Rodrigues (Box) e Maurício Magalhães (Tudo Eventos). (M&M)

Conexão Bahia: Votorantim

João Bosco Silva, diretor-superintendente da VM
Dentro de sua estratégia de alongar a vida útil e ocupar a capacidade ociosa de sua unidade de produção de níquel em Serra da Fortaleza, em Minas Gerais, a Votorantim Metais firmou acordo de compra de minério concentrado com a Mirabela Mineração, que começará a operar sua mina na Bahia (Itagibá) em meados do próximo ano. O contrato, de cinco anos, soma US$ 1 bilhão. (Valor)

Pré-sal: só em 2009

Ficou para 2009 a decisão do governo sobre o modelo de exploração do petróleo que será adotado nas novas descobertas na camada pré-sal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer saber, antes de decidir, se o que a Petrobras descobriu foram "vários lagos ou um mar contínuo de petróleo", que vai do litoral do Espírito Santo até o de Santa Catarina, segundo contou um ministro ao Valor. Já se sabe que existe uma megajazida. Mas o governo quer conferir agora se, na realidade, chega a ser uma "hiper-megajazida", ou o "mar de petróleo", como é chamado no Palácio do Planalto. (Valor)

Um pouco de Arte & História: o Davi de Michelangelo

Michelangelo nasceu em Caprese, na Toscana, e era o segundo de cinco filhos do magistrado Ludovico. Foi em Florença que ele produziu seu mais famoso trabalho - Davi. O trabalho retrata o herói bíblico com realismo anatômico impressionante, sendo considerada uma das mais importantes obras do Renascimento e do próprio autor.

Espírito Santo: Um ano a mais na escola para 50 mil alunos a partir de 2009

Mais de 50 mil alunos vão estudar um ano a mais no ensino fundamental a partir de 2009 nas Escolas públicas estaduais. Em vez de iniciar os estudos aos 7 anos, as crianças vão ser matriculadas aos 6 anos. Especialistas já iniciaram a elaboração do projeto pedagógico. Os alunos que já estudam no ensino fundamental devem ter reformulação na grade curricular. A mudança será analisada pelo grupo após um seminário, no próximo dia 17, no Centro de Convenções de Vitória. “Trezentos representantes das Escolas particulares, públicas, diretores, pedagogos, entre outros, vão discutir o melhor caminho. É um estudo muito complexo”, disse. Até 2010, todas as Escolas do País terão que receber as crianças de 6 anos. Além da capital, Anchieta, Aracruz, Alegre, Cariacica, Sooretama, Nova Venécia, São Mateus, Boa Esperança, Conceição da Barra, Cachoeiro de Itapemirim, Serra, Piúma, Vila Velha, Muniz Freire, Guarapari, Viana, Domingos Martins, Jaguaré, Laranja da Terra e Vargem Alta já implantaram o sistema em algumas Escolas. (De Olho na Educação)

A constatação da ousadia da bandidagem X o despreparo da polícia.

Os limites da balbúrdia atingiram anteontem, no Rio de Janeiro, a família do motorista de táxi Paulo Roberto Soares, quando a polícia fulminou seu filho João Roberto, de 3 anos, depois de perseguir o carro da família porque pensou que eram bandidos!!! Agora surge a informação de que havia outro tipo de perfuração do outro lado do carro... Triste e lamentável o que está acontecendo com as pessoas de bem.

Saiu a decisão do STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, entendeu que a principal razão para a prisão temporária dos executivos do Banco Opportunity - a coleta de provas - já havia sido cumprida pela polícia. Em compensação, o Ministro Tarso Genro defende princípios desconexos a respeito da forma de atuação da PF e faz politicagem barata.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Vivendo e aprendendo

Não podemos ignorar a hipocrisia, que está presente em todos os meios sociais, se escondendo através de vínculos, daquilo que é. (...)

Serra, Aécio, Dilma e Ciro são nomes para 2010, diz Financial Times

O jornal inglês "Financial Times" apontou hoje quatro nomes considerados "de grande influência" no cenário político nacional, que podem liderar a próxima corrida presidencial, em 2010: José Serra (PSDB), Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Ciro Gomes (PSB). No caderno especial dedicado ao Brasil, divulgado hoje, a publicação traz um pequeno perfil de cada um deles. (O Estado de São Paulo)

Associação dos Juízes Federais de SP e MG faz crítica à atuação da Polícia Federal na Operação Satiagraha

"É preciso dar um basta. Uma polícia séria e competente como a Federal não pode adotar ou sequer permitir essa exposição pública, que violenta direitos e garantias individuais dos cidadãos", diz a nota. A Ajufesp pede a apuração do vazamento. (Folha)

Ricos e emergentes não fixam metas climáticas

O G8, o clube dos sete países mais ricos do mundo e a Rússia, e o G5 (Brasil, China, Índia, África do Sul e México) chegam para a cúpula conjunta de hoje com posições bastante divergentes, quando não diretamente em confronto, como fica explícito nos comunicados finais que cada grupo emitiu separadamente ontem. No capítulo "mudança climática", que deveria ser o principal tema dos encontros de Hokkaido (Japão), o G8 terminou sua própria cúpula com a decisão de "compartilhar" com todos os países a meta de reduzir pelo menos em 50%, até 2050, as emissões dos gases que causam o aquecimento global. Já o G5 (Brasil, China, Índia, México e África do Sul) preferiu dizer que "não se deve responsabilizar os países em desenvolvimento pelo que é clara responsabilidade dos países desenvolvidos". Decodificando a embolada linguagem diplomática: ambas as partes reiteram as posições que trouxeram para Hokkaido. Resultado: o G8 terminou por jogar para o restante do planeta a responsabilidade de, "juntos", alcançar a meta, sem o que os Estados Unidos não se comprometem com ela. Como China e Índia, membros do G5, devolvem a bola para o campo dos países ricos, fica tudo como estava. (Folha)

InBev propõe nomes para um novo board na A-B

A InBev anunciou que fará uma solicitação junto à Securities and Exchange Commission dos Estados Unidos para remover diretores da Anheuser-Busch, numa proposta que visa dar maior autonomia aos acionistas para decidir sobre a negociação de compra da empresa norte-americana pela belga. A companhia sugeriu nomes para o novo board, todos, segundo ela, independentes, com exceção de Adolphus A. Busch IV. Os outros são: Marjorie L. Bowen, G. Peter D´Aloia, Ronald W. Dollens, James E. Healey, John N. Lilly, Allan Z. Loren, Ernest Mario, Henry A. McKinnell, Paul M. Meister, William T. Vinson, Lawrence Keith Wimbush e Larry D. Yost. (M&M)

Campanha de Obama causa mais barulho na internet

Pesquisa da Nielsen Online mostra que a campanha de internet de Barack Obama foi muito mais intensa do que a de John McCain no mês de maio. O site barackobama.com recebeu 2,3 milhões de visitantes únicos no período, enquanto o do republicano atingiu 536 mil. 'Obama teve um começo mais forte nas primárias no que tange à capacidade de gerar apoio pela internet, tanto de votos quanto de doações', diz Jon Gibs, diretor de análise de mídia da companhia de pesquisa. Para ele, será bastante interessante ver como as coisas funcionarão daqui para frente, isto porque o site de McCain também suporta ferramentas como vídeo e rede social, que foram os diferenciais da campanha de Obama contra Hillary Clinton nas primárias. (M&M)

terça-feira, 8 de julho de 2008

Nélio Machado, afirmou que a operação é resultado de uma "perseguição implacável" a seu cliente.

Os advogados de Daniel Dantas e de, Verônica Dantas, entraram na noite desta terça-feira com pedido habeas corpus no STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo a libertação dos dois dirigentes do banco Opportunity. Quem deve decidir sobre o pedido é o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes. Ele deve despachar ainda hoje. (Folha)

"Bossa na OCA"

Marlene e Roberto Setúbal na abertura da exposição "Bossa na Oca", em comemoração aos 50 anos da Bossa Nova, segunda-feira dia 7/jul, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. (Glamurama)

Frase do dia

"Os proxenetas do dinheiro público estão assanhadíssimos com a prisão de Daniel Dantas e dos diretores do Opportunity. Haja paciência." Janaína Leite, jornalista do Arrastão.

DRU: Todos Pela Educação foi um dos principais articuladores da medida

O Plenário do Senado aprovou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 96/2003 que prevê o fim da DRU – Desvinculação dos Recursos da União – na Educação. A aprovação da medida faz parte de um longo processo de mobilização, articulado pelo Todos Pela Educação com diversos setores da sociedade. Criada em 1994, a DRU estabelece que a União pode utilizar como quiser 20% da receita proveniente de todos os impostos, mesmo quando essa receita é destinada, pela legislação, a áreas específicas, como a Educação. Com isso, a Educação deixou de receber RS$ 43,5 bilhões de reais entre 1998 e 2007. Com a aprovação da PEC, a incidência da DRU nos recursos da Educação será tirada de forma gradativa a partir de 2009, até a sua suspensão total, em 2011. Com isso, a Educação ganha R$ 7 bilhões a mais em seu orçamento. Mozart Neves Ramos, presidente-executivo do Todos Pela Educação, comemorou a aprovação da PEC, destacando que "é fundamental enfrentar o desafio da qualidade da Educação e, para isso, são necessários mais recursos, além de uma melhor gestão do dinheiro". Na opinião dele, os novos recursos devem ser investidos prioritariamente na Educação Básica. (De Olho na Educação)

Rumos Educação, Cultura e Arte

As inscrições para o Rumos Educação, Cultura e Arte foram prorrogadas! Os educadores têm até 25 de julho para se inscrever no programa, que oferece R$ 10 mil e chances de conhecer projetos em todo o Brasil. É importante lembrar que o edital foca no profissional de educação não-formal e que não há necessidade de documentação que comprove vínculo empregatício com instituições. Vale a pena conferir o regulamento. www.itaucultural.org.br

Bons ventos para Nilo Coelho

Bons ventos circulam em Guanambi onde o prestígio do Prefeito Nilo Coelho é enorme. A cidade está bonita, limpa, desenvolvida, com as avenidas e ruas totalmente pavimentadas. As áreas de Saúde, Educação e Segurança tem sido prioridade para a administração municipal. Meu amigo Dr. Bernard Greck que tem especial interesse na área de saúde pública ficou impressionado com o centro odontológico de lá e me disse que não conhece nenhum igual na Bahia. Motivo de orgulho para os guanambienses!

Boulevard Side

Djean Cruz é o anfitrião do coquetel de lançamento do Boulevard Side, no estande da Av. Tancredo Neves, dia 10 próximo, a partir das 19h30. Os convidados tem à sua disposição a mostra dos trabalhos de Bel Borba reunidos da mostra “Saveiro, Entre Eles, Saveiro".

Sérgio Amado acumula o comando da Ogilvy PR

O jornalista Francisco Britto está deixando a direção geral da Ogilvy Public Relations no Brasil, cargo que assumiu em janeiro de 2007. Desde então, a agência montou escritórios próprios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e firmou parcerias operacionais em Salvador e Porto Alegre. Britto pretende se dedicar agora à área de conteúdo em ações de marketing de anunciantes. "Sinto que este é um mercado ainda virgem e repleto de oportunidades", afirma Britto. Por enquanto, Sérgio Amado, presidente do Grupo Ogilvy no Brasil, acumulará o comando da Ogilvy PR, que, internacionalmente, é uma das que mais cresce na companhia. (M&M)

G8: alimentos e petróleo

A alta dos preços internacionais dos alimentos e do petróleo deverá dominar a pauta da reunião anual do G8, que começou nesta segunda-feira, no Japão. Os líderes do G8 (grupo dos sete países mais industrializados e a Rússia) expressaram nesta terça-feira sua preocupação com o alto preço do petróleo e dos alimentos, e com as conseqüentes pressões inflacionárias que representam "um sério desafio" para a economia mundial. Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Canadá, Japão e Rússia destacaram que estão dispostos a aumentar seus "esforços" para combater a escalada do barril de petróleo, que chegou a ser negociado a um preço recorde de US$ 145, segundo um porta-voz da Presidência japonesa. (Folha)

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Todos Pela Educação presta homenagem a Dra Ruth Cardoso

Dona Ruth, durante evento de lançamento do Todos Pela Educação.

O Todos Pela Educação presta sua homenagem a Dra. Ruth Cardoso, uma das fundadoras do movimento e membro da comissão de articulação, falecida dia 24 de junho. “Dra. Ruth foi um exemplo para todos os brasileiros, ao mostrar que é possível sonhar e lutar por um País socialmente mais justo”, afirmou a presidente da comissão, Milú Villela.
Nascida em 19 de setembro de 1930, a antropóloga Ruth Cardoso entrou para a história por seu trabalho social e por acreditar que é possível construir um Brasil melhor a partir da união de esforços entre os diversos setores da sociedade. Como ela mesma costumava dizer, “a sociedade brasileira hoje não espera tudo do Estado. Toma a iniciativa, inova e experimenta. Parcerias entre múltiplos atores ampliam a eficiência e a sustentabilidade das ações sociais. O desenvolvimento do Brasil passa pelo investimento em capital humano e em capital social”. Acreditando no papel transformador de cada brasileiro, Ruth Cardoso criou, em 1995, ao lado de seu marido, o então presidente Fernando Henrique Cardoso, o programa Comunidade Solidária, iniciativa que se consolidou e virou referência em todo o Brasil por seu trabalho de combate à pobreza e à exclusão social. Em 2006, a antropóloga participou da fundação do Todos Pela Educação, passando a fazer parte da comissão de articulação do movimento. Nesses dois anos na comissão, Ruth Cardoso sempre contribuiu imensamente para fazer com que a Educação fosse vista como prioridade entre os brasileiros e ajudou a definir os planos de ação do movimento. (De Olho na Educação)

"Vá na Paz" tem apoio de Mabel Velloso e Dona Canô

As peças da campanha estão sendo veiculadas desde o dia 5 de julho em todo o Estado e envolve outdoors, busdoors, camisetas, anúncios em mídia impressa, rádio e televisão, broches, adesivos, bonés, cartões postais, grafites nas ruas de Salvador e o hot site www.vanapaz.com.br . Os dados apontam 4 pontos criticos: Homicídios, Violência sexual infanto-juvenil, Homofobia e Violência contra a mulher. Depois de lançada oficialmente a campanha voluntária "Vá na Paz" contra a violência no estado da Bahia, esperamos colher bons resultados.

O Restaurante Soho está de cara nova!

Jel Queiroz, Sig Bergamin e Karine Queiroz: o Soho está de cara nova!
Domingo é dia de família e por isso nos reunimos para almoçar. Escolhemos o Soho, aproveitando para conhecer seu novo layout. O responsável pela repaginação do restaurante japonês, foi o famoso decorador Sig Bergamin. Na nova versão, ele reservou uma parte da varanda para o tatame que promete ser um dos espaços mais disputados. Gostei das cores de azul "navy" e das orquídeas. Ficou muito chic! Em dia de casa cheia, encontramos um montão de amigos que a gente gosta tanto!

EcoD: amigável com o meio ambiente

O Pão de Açucar criou uma Ecobag diferenciada. O modelo é feito em fibra de rafia, que suporta até 15kg. As sacolas vêm com estampas super bacanas: arroz, maracujá, alcachofra e melão. O Preço é um achado: R$ 3,99. Assim, vamos ao mercado cheias de estilo e agimos de forma mais amigável com o meio ambiente! (Glamurama)

O fino da bossa: ItaúBrasil

Começa hoje a esperada exposição Bossa na Oca, no Ibirapuera: uma verdadeira viagem pela história do gênero musical brasileiro que está completando 50 anos. A mostra conta com grandes novidades tecnológicas para aumentar a interatividade com o público. A realização da exposição é a âncora do Projeto Itaúbrasil.

***

Adriana Calcanhotto, Bebel Gilberto, Fernanda Takai e Marcelo Camelo homenageiam João Donato, amanhã, no Auditório Ibirapuera. (Sonia Racy)

O casamento de Ana Coelho e Tiago Correia está agitando a sociedade baiana

Roberto com a filha Ana Coelho, a bela noiva do dia 12 de julho.
O casamento Ana Coelho e Tiago Correia no dia 12 de Julho está agitando a sociedade baiana. Como a Família Coelho da noiva é ENORME e faz política na Bahia e Pernambuco, vem gente dos 4 cantos do país. Sem falar dos amigos do eixo BH, Rio-SP. Ana é a toda poderosa Diretora da TV Aratu, SBT na Bahia e com seu carisma e simpatia arrasta uma multidão de amigos. A festa vai ser no Unique.

domingo, 6 de julho de 2008

Motumbá pra Você

Sob o comando de Alexandre Guedes, a Banda Motumbá começa a temporada dos ensaios, em Salvador, a partir de hoje - dia 06 de julho. Os encontros "Motumbá pra Você" serão na Área Verde do Othon, que fica na orla marítima da capital baiana. Depois desse primeiro show, outras três apresentações estão confirmadas para o mês de julho: 13, 20 e 27. O programa é disputadíssimo pelos baianos e especialmente pelos turistas vip's que visitam a terra do axé. O empresário Carlos Pedreira fica à frente de toda a produção e confirmou a presença dos atores Cristiana Oliveira e Lázaro Ramos. Vai bombar!

EDUCAÇÃO: COMO OS MELHORES CHEGARAM AO TOPO

Hoje no Bahia Notícias você pode ler o artigo de Isaac Edington, que é Diretor Presidente do ICON e Membro Fundador do Compromisso Todos Pela Educação. Ele conta como foi a palestra da Consultora da McKinsey Mona Mourshed. Mona é doutora em desenvolvimento econômico pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e veio de Dubai para falar sobre os resultados da pesquisa que realizou sobre os sistemas educacionais de vários países do mundo, comparando suas características e resultados. Foram entrevistadas 200 pessoas de 120 escolas em 20 países do mundo. Acesse www.samuelcelestino.com.br

Cemitério religioso sem fins lucrativos não paga IPTU

Os desembargadores baianos não reconheceram o direito de a instituição deixar de recolher o IPTU referente à área de seu cemitério, mas, por unanimidade o STF reconheceu a imunidade da Sociedade Igreja São Jorge e Cemitério Britânico para não pagar IPTU à Prefeitura de Salvador. O relator da matéria, ministro Eros Grau, fundamentou seu voto a favor da tese da imunidade tributária do cemitério nos artigos 5º, inciso VI, e 19, inciso I, da Constituição Federal. Os dispositivos asseguram a liberdade de crença e de culto e garantem a proteção aos locais de culto e suas liturgias. Sobre o terreno também está a Capela Anglicana, na Ladeira da Barra, ao lado do Yacht Club. O advogado Augusto Aras, foi defensor da ação em Brasília, e agora, a matéria inédita no STF, servirá para casos semelhantes em todo Brasil. (Operadores do Direito)

Revelação do cinema nacional: João Miguel Leonelli

Ele é a revelação do cinema nacional e agora desponta na RG Vogue de julho. Aos 38 anos, conheceu a fama ao estrelar o filme Estômago. “Se revelar é um negócio que dói”, diz João Miguel. “Não vislumbro a celebridade, não quero ser prisioneiro”. Ele conta uma historinha que aos 10 anos, participou de um programa infantil. Foi numa dessas que cruzou com Glauber Rocha. “Eu disse: Glauber, vou te perguntar uma pergunta’. E ele disse: ‘E eu vou te responder uma resposta”. João Miguel é filho do Secretário de Turismo Domingos Leonelli e da artista plástica Magali Serrano.

***

A primeira vez que ouvi falar de João Miguel foi por intermédio das cineastas Jasmin e Aza Pinho, quando elas vieram à Salvador participar do 3 X 4, circuito Doc do Itaú Cultural, com Aristocrata Clube, que eu organizei na Faculdades Jorge Amado. Aristocrata Clube aborda a questão da construção da identidade de uma elite negra paulistana num clube social fundado em 1961. Dirigido por duas baianas, Jasmin e Aza Pinho, o filme foi realizado através do programa Rumos Itaú Cultural Cinema e Vídeo, e promove uma ampla discussão sobre a inclusão e exclusão racial no Brasil.
***
O cinema ainda é atualmente um dos meios mais importantes - ao lado da televisão - de lazer, difusão e discussão de idéias.