sábado, 26 de abril de 2008

Conexão Bahia: Microsoft vai capacitar 4,5 mil jovens

O Governo do Estado e a Microsoft assinaram, ontem, um acordo de cooperação que vai permitir a capacitação de 4,5 mil jovens, estudantes de Escolas públicas estaduais, por meio do programa aluno Monitor Microsoft, em Salvador e municípios como Ilhéus, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista. O Governo do Estado e a Microsoft assinaram, ontem, um acordo de cooperação que vai permitir a capacitação de 4,5 mil jovens, estudantes de Escolas públicas estaduais, por meio do programa aluno Monitor Microsoft, em Salvador e municípios como Ilhéus, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista. Além disso possibilitar a implementação do English for All, que tem como objetivo, democratizar o ensino da língua inglesa. O protocolo de intenções foi assinado pelo governador Jaques Wagner e o presidente da multinacional no Brasil, Michel Levy, na governadoria. “ Esse convênio surgiu de um encontro que tive com o governador baiano nos Estados Unidos”, destacou Levy. Para Wagner, é preciso que o Estado faça intervenções para não desperdiçar a capacidade intelectual dos jovens. “A inclusão não deve ser só pela via do emprego, mas também por meio do empreendedorismo, ferramenta que eu considero muito importante”. Segundo Michel Levy, na primeira fase do programa, 900 jovens serão qualificados. O executivo lembrou ainda que a falta de mão-de-obra qualificada é o maior entrave para o preenchimento de vagas no mercado de trabalho, no setor de tecnologia. No Brasil, há 48 mil vagas à espera de profissionais capacitados para preenchê-las. Já na Bahia, de acordo com estimativa do Sindicato das Empresas de Processamentos de Dados (Sinep), o número de postos de trabalho disponíveis na área de Tecnologia da Informação chega a 2 mil. “A média salarial de profissionais do setor, com o diploma do ensino médio, varia de R$ 1,5 mil a R$ 2,5 mil”, explica a diretora de Fomento da Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia, Rubia Carvalho, enfatizando que o governo pretende capacitar 20 mil pessoas até 2011. (Tribuna da Bahia)

Otávio Frias é ponte em São Paulo

Uma festa com show intimista da cantora Ivete Sangalo marcou, na noite desta quinta-feira (24), o primeiro teste de iluminação da ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, que ligará a avenida Jornalista Roberto Marinho à marginal Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.
O evento foi realizado em uma tenda montada debaixo da construção. Os convidados puderam ver as várias nuances de cores na iluminação da ponte, com tons de azul, vermelho, laranja, verde e amarelo, entre outras cores. "Utilizamos a mesma tecnologia de outros grandes monumentos do mundo, como a torre Eiffel, em Paris", contou o presidente da Phillips, Paulo Zottolo. (Folha)

"Pare de falar, comece a fazer"

A nova campanha da IBM visa ilustrar a capacidade da companhia de viabilizar a inovação também em seus clientes. Por isso, em diversos formatos desenvolvidos pela Ogilvy - filmes para TV e internet, anúncios de jornal e revista, entre outros - serão explorados casos de sucesso, em que a IBM ajudou algum cliente a inovar em seus negócios. É aí que entra a bandeira "Pare de falar, comece a fazer": para mostrar que, para a IBM, a inovação não é apenas uma busca, e sim uma prática.
A campanha conta com dois filmes para TV paga, internet, anúncios de jornal e revista, mídia indoor, entre outras ações de comunicação 360 graus. A duração do lançamento é de dois meses, com sustentação até o final do ano. Todo o conteúdo da campanha pode ser visualizado no site:
www.ibm.com/ doing/br. (Portal Imprensa)

Encontros Semanais de JAZZ

Encontros para escutar, assistir e discutir jazz, bossa nova, raridades da MPB e da música internacional aos sábados, por volta das 16hs, no agradável restaurante La Provence - Rua Leonor Calmon, 44, Qd. 02, Lt. 01. Candeal, Salvador - Bahia (o chopp é bem tirado e as contas são individuais). O pessoal da casa liderado por Laurent é atencioso. Fone: (71) 3452-6216.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

"Viajante de Corpo e Alma - Crônicas de um Andarilho Global"

Para marcar a data dos seus 50 anos, Fernando Dourado, consultor de empresas para negócios internacionais e diretor da Merken, lança seu terceiro livro "Viajante de Corpo e Alma - Crônicas de um Andarilho Global". O evento acontece no dia 29 de abril, à partir das 20 horas na Casa Europa, em São Paulo. O livro é prefaciado pelo Ministro Geddel Vieira Lima e compreende 60 crônicas publicadas na grande imprensa nacional nos últimos 5-6 anos, especialmente na última página da revista Amanhã onde colabora há muitos anos.

Luis Eduardo: "vocês são craques"

Políticos de todas as matizes, de diferentes idades, dos mais diversos cantos do país e das mais distintas correntes de pensamento prestaram ontem mais uma homenagem ao deputado Luis Eduardo Magalhães, na semana da passagem dos dez anos de sua morte, ocorrida em 21 de abril de 1998. A solenidade, marcada pela emoção, durou quase duas horas e reuniu cerca de 300 pessoas no memorial que leva o nome do parlamentar, na Avenida Paralela.
Do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), ao comerciante Clarindo Silva, passando pelos senadores Marco Maciel (DEM-PE) e Tasso Jereissati (PSDB-CE), todos conversavam antes do início do evento, sempre com uma palavra de carinho sobre Luis Eduardo, que foi três vezes deputado federal, chegando à presidência da Câmara e, interinamente, da República. A diversidade de cores partidárias era apontada pelos presentes como uma prova da conduta agregadora de Luis Eduardo em toda a sua vida política.

Luis Eduardo Magalhães Filho falou em nome da mãe Michele e das irmãs Paula e Carolina. Despediu-se dizendo: “faz dez anos que perdi o meu melhor amigo”, emocionando os presentes e diirigindo-se especialmente à mãe e às irmãs disse: “Vou encerrar com a frase que lhe era peculiar: ‘vocês são craques’”. (Correio da Bahia)

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Para negociar com os chineses, empresários têm aulas de etiqueta

(Valor)

Rio Grande do Sul comemora Semana da Educação

Dia 28 de abril é Dia da Educação, e para comemorar a data o estado do Rio Grande do Sul deu início ontem à “Semana Todos Pela Educação: boa escola para todos”. Durante sete dias, serão realizadas atividades em todo o estado com o objetivo de discutir a Educação de qualidade e convidar cada um a fazer a sua parte por um ensino de melhor. Um dos pontos principais da semana será o lançamento do relatório do “Projeto Piloto de Alfabetização para Crianças de 6 anos”. A Semana da Educação teve início na manhã de ontem, com a visita da secretária de Educação, Mariza Abreu, ao Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, em Porto Alegre, para inaugurar o programa “Acelera Brasil”, que será realizado em parceria com o Instituto Ayrton Senna para combater a distorção idade-série nas escolas estaduais. No período da tarde foi lançado o programa “Oficinas Digitais”, parceria da secretaria com a Brasil Telecom para instalar laboratórios de informática nessas escolas. Nesta quarta-feira, está agendada a posse dos novos conselheiros do Conselho Estadual de Educação, seguida por um seminário sobre Educação Integral. A quinta-feira será marcada pelo lançamento do relatório “Projeto Piloto de Alfabetização para Crianças de 6 anos”. Em 2007, o Rio Grande do Sul adotou as 5 Metas do movimento Todos Pela Educação em suas ações e determinou que o primeiro foco de trabalho da secretaria de Educação seria a Meta 2: todos lendo e escrevendo até os 8 anos. O relatório representa o primeiro resultado das ações desenvolvidas pelo Rio Grande do Sul alcançar essa Meta. A divulgação do relatório será feita no Auditório do Ministério Público, em um ato da secretaria e do movimento Todos Pela Educação. O evento contará com a presença da governadora do estado, Yeda Crusius, e do presidente do movimento, Jorge Gerdau Johannpeter. A Semana da Educação é resultado da parceria da Secretaria de Educação com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime), Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado dos Estado do Rio Grande do Sul (Sinepe), Conselho Estadual de Educação (Ceed), Federação das Associações e Círculos de Pais e Mestres (ACPM), Federação das Associações Municipais do Rio Grande do Sul (Famurs), Unesco, Assembléia Legislativa, Agenda 2020 e Ministério Público, e conta com o apoio do Todos Pela Educação. (De Olho na Educação)

Blog Voluntário & Dia Global do Voluntariado Jovem

Venha conhecer o movimento Blog Voluntário e participe do Dia Global do Voluntariado Jovem de 25 a 27 de abril. Neste dia milhares de pessoas do mundo inteiro trabalham para melhorar o ambiente global e local.
O Movimento Blog Voluntário é uma iniciativa do Instituto Voluntários em Ação (SC), cujo objetivo é dar uma mexida na Internet e fazer o Dia Global do Voluntariado Jovem acontecer também no mundo on-line, com ações voltadas ao combate do analfabetismo digital.
Já tem mais de 200 blogueiros inscritos. Se você quizer participar acesse www.blogvoluntario.org.br (Fernanda Borhausen)

GRANDES SACADAS DE MARKETING 2008

Valorizar grandes idéias dos profissionais de marketing e destacar as empresas que alavancaram forte crescimento graças a essas estratégias. por isso o CENAM – Centro Nacional de Modernização realiza, dias 29 e 30 de abril, no Grand Hotel Ca’d’Oro, em São Paulo (SP), a quinta edição do Fórum ‘As Grandes Sacadas de Marketing 2008’. Organizado pela Netcommerce, o evento conta com o apoio, dentre outros, da Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - FENADVB, da Câmara Americana de Comércio - AMCHAM Brasil e do Conselho Nacional da Propaganda – CNP. Você encontra mais detalhes sobre o Fórum As Grandes Sacadas de Marketing 2008 no site www.grandessacadasdemkt.com.br ou pelo telefone (11) 3051-2050. (FENADVB)

Os novos consumidores

De acordo com um estudo feito com exclusividade para EXAME pelas consultorias Bain & Company, de estratégia empresarial, e Euromonitor, de pesquisa e inteligência de mercado, o consumo anual no Brasil deve crescer de 780 bilhões de dólares em 2007 para 1 trilhão em 2012. Com esse aumento - de 220 bilhões de dólares -, o mercado brasileiro será o terceiro entre os que mais contribuirão para o crescimento do consumo no mundo nos próximos cinco anos, um adicional calculado em 3,5 trilhões de dólares.
A maior variação deu-se na faixa intermediária, a chamada classe C, com renda mensal entre 1 062 e 2 017 reais. De acordo com pesquisa realizada pelo instituto Ipsos para a financeira Cetelem, em apenas dois anos, de 2005 a 2007, um contingente de 23,5 milhões de pessoas passou a fazer parte desse estrato. Com esse deslocamento, a classe C tornou-se a maior em número absoluto de pessoas na pirâmide social brasileira, superando os 86 milhões do ano passado.

Imagine

Yoko Ono, Sean Ono Lennon, Julian Lennon (filho do primeiro casamento do John) e a EMI Blackwood Music Inc entraram com um processo no Distrito de Manhattan, contra os produtores do documentário "Expelled: No intelligence allowed", por usar a canção "Imagine" sem autorização. Eles querem impedir que os documentaristas e distribuidores continuem a usar "Imagine" no filme. Lennon gravou a música em 1971 e, em 2004, a revista Rolling Stone a colocou no terceiro lugar de sua lista das 500 melhores músicas de todos os tempos, de acordo com o processo. (Folha)

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Ainda repercute

O clima esquentou no Fórum de Comandatuba entre o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o presidente do Ponto Frio, Manuel Amorim. O governador, chateado, pediu a palavra para rebater um comentário-crítica de Amorim, que sugeriu a todos os governadores colocarem seus filhos numa escola pública para notarem a ineficiência do ensino. Wagner exaltou o melhor momento do país e cobrou empenho do empresariado. "Com esse discurso o senhor não contribui para o debate", rebateu Wagner. Na tréplica, Amorim pediu desculpas e alegou que foi mal interpretado. Deixou, porém, outra alfinetada e cobrou esforço da classe política. Wagner fechou a cara. Amorim, idem. (JB)

10 anos do Voluntários em Ação

O Instituto Voluntários em Ação promove e difunde a cultura do voluntariado no Estado de Santa Catarina há 10 anos. Para celebrar a data lançou o CONCURSO DE VÍDEOS IVA 10 ANOS.
Todo mundo espera pela chance de brilhar. Essa pode ser a sua! Seja o diretor do próximo VT institucional do IVA! Basta fazer um vídeo com a sua visão sobre o tema Voluntariado. Não se esqueça de incluir em seu filme o nosso conceito: para o IVA, o trabalho voluntário não desperta o brilho apenas em quem recebe a ação. O próprio voluntário também é recompensado com esse brilho. Daí o nosso slogan “10 anos, fazendo toda estrela brilhar”. Essa é uma ótima oportunidade! Se você for o vencedor, seu filme será produzido pela Margarida Flores e Filmes, em São Paulo. E você será convidado para acompanhar as filmagens. Além disso, o filme será veiculado nas emissoras de TV de Santa Catarina durante o mês de junho. E vai ajudar o Instituto Voluntários em Ação a promover o voluntariado transformador. Participe!
Revele o seu lado cineasta, que o IVA revela você!
As inscrições acontecem de 17 de abril a 07 de maio. E o resultado será divulgado, no dia 11 de maio.
Acesse o site e saiba mais: www.voluntariosemacao.org.br

Posse prestigiada na ABRADEE

O presidente da CEB (DF) e ex-senador de Pernambuco José Jorge de Vasconcelos Lima, tomou posse como presidente do conselho diretor da Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica ontem, 3a. Feira, 22 de abril. José Jorge foi ministro das Minas e Energia, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, além de secretário de estado e deputado federal por Pernambuco, em quatro mandatos consecutivos. Foi ainda presidente dos conselhos de administração da Petrobras e Eletrobrás. (Luiz Eduardo Coelho)

STF: Posse com discurso para construir "pontes"

O ministro Gilmar Mendes assume, hoje, às 17h, a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), ao fim do mandato de dois anos da ministra Ellen Gracie. A cerimônia contará com a presença de praxe do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Dos cerca de 5 mil convites expedidos pelo Cerimonial do STF, mais de 3 mil foram confirmados. São esperados, entre outros, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que nomeou para o Supremo Ellen Gracie e Gilmar Mendes e Pelé amigo do novo presidente da Corte, que é torcedor do Santos. Os ex-presidentes José Sarney e Fernando Collor confirmaram também suas presenças, assim como os governadores de Mato Grosso, Blairo Maggi; de Minas Gerais, Aécio Neves; e de São Paulo, José Serra. Como o plenário do tribunal abriga menos de 400 pessoas, a maioria dos convidados acompanhará a solenidade em nove telões instalados no prédio principal e no Anexo 1, onde são realizadas as sessões do Conselho Nacional de Justiça.

Na noite desta terça-feira, num gesto inédito, Lula e a primeira-dama Marisa Letícia ofereceram jantar aos ministros do STF, no Palácio da Alvorada, para uma homenagem especial a Ellen Gracie, a primeira mulher a integrar e a presidir o mais alto tribunal do País. (Terra)

Ponto pra Linda

A nova musa da Prada é Linda Evangelista, modelo canadense que completa 43 anos no próximo dia 10 de maio e foi escolhida pela própria Miuccia Prada para estrelar todas as campanhas da marca: de acessórios, perfumes, etc. Ponto pras modelos "das antigas", que voltam com tudo. (UOL)

terça-feira, 22 de abril de 2008

São Paulo: tremor de 5,2 graus na escala Richter

Moradores de São Paulo sentiram um tremor de terra na noite desta terça-feira. O tremor foi sentido em todas as regiões da cidade e algumas áreas da Grande São Paulo. "É um terremoto raso. Pela escala, toda cidade de São Paulo e a região metropolitana deve ter sentido. Em todo raio de 300 km do evento ele pode ser sentido", disse George Sand, professor-doutor do laboratório. Segundo ele, não há como prever novos tremores. (Folha)

Hoje é o Dia Mundial da Terra

O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. É festejado em 22 de abril e a partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data.
No Oprah Winfrey Show a apresentadora mais poderosa dos USA deu suas dicas. Acesse http://www.oprah.com/ e veja o que você e sua família podem fazer!

BAHIA: "Todos contra a Dengue"

Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Carlinhos Brown estão engajados na recém-lançada campanha de combate à dengue no Estado da Bahia, anunciada no último sábado, 19, pelo governador Jaques Wagner, durante o 7º Fórum Empresarial de Comandatuba. “Todos contra a Dengue” é o nome da campanha.

Prêmio Escola Voluntária 2008

Organizado pela Rádio Bandeirantes, com o apoio da Fundação Itaú Social, será lançado o 8º Prêmio Escola Voluntária, dia 23 de abril, às 8h30, no MAM, com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, e da secretária de Educação do Estado de São Paulo, Maria Helena Castro. Nesta edição, o Escola Voluntária é destinado a escolas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal.

Em Boston

O queniano Robert Cheruiyot venceu ontem a 112ª edição da Maratona de Boston, a mais antiga do mundo. Para obter sua quarta vitória em seis anos (2003, 2006, 2007 e 2008), Cheruiyot controlou o ritmo ao longo dos subúrbios de Boston e cruzou a linha de chegada dos 42 km e 195 m em 2h07min64. O fundista é conhecido dos brasileiros por suas vitórias nas ruas de São Paulo - é tricampeão da São Silvestre (2002, 2004 e 2007).

Taxar a segunda mala

Cinco das seis maiores companhias aéreas dos Estados Unidos planejam começar a cobrar dos passageiros até US$ 25, a partir do próximo mês, para transportar a segunda mala, na mais recente tentativa de compensar a alta do preço dos combustíveis. (Estado de São Paulo)

Consumidor brasileiro vai pagar a conta

A revisão do Tratado de Itaipu poderá representar um custo a mais para o consumidor brasileiro na conta de luz. Hoje a hidrelétrica é responsável por 19% da energia consumida em todo o País (e 91% da energia consumida no Paraguai). Ou seja, qualquer renegociação no preço da eletricidade gerada, conforme pleito do governo paraguaio, vai direto para o bolso dos consumidores brasileiros. (Estado de São Paulo)

Sistema de Educação Inclusivo

Professores e delegados - representantes estaduais com poder de voto - aprovaram, em Brasília, a construção de um sistema de educação inclusivo que permita que estudantes com necessidades especiais, transtornos e altas habilidades possam ser matriculados e freqüentar uma escola regular. A decisão aconteceu durante plenária da Conferência Nacional da Educação Básica, que reuniu cerca de 2 mil participantes de diversos Estados entre os dias 14 e 18 de abril. Os representantes também rejeitaram a proposta de continuidade das escolas e classes especiais para substituir a escolarização deste alunos. "A decisão representa uma conquista dos movimentos de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, na afirmação de educação de qualidade para todos", é o que diz a Professora Cláudia Dutra, secretária de Educação Especial. (UOL)

Wal-Mart lidera ranking da "Fortune"

O gigante do varejo Wal-Mart se manteve como o número um por rendimentos entre as companhias norte-americanas, afirmou a revista "Fortune" ao anunciar sua lista das 500 principais empresas do país. As outras "dez mais" foram a ExxonMobil, Chevron, General Motors, ConocoPhillips, General Electric, Ford Motor, Citigroup, Bank of America e AT&T. (Folha)

Missa de Luis Eduardo

A Igreja da Vitória ficou cheia de famíliares, amigos, admiradores e políticos como os ex-governadores Paulo Souto e Lomanto Júnior; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Manoel Castro; o secretário de Comunicação da prefeitura, André Curvello, representando o prefeito João Henrique Carneiro; os deputados federais Paulo Magalhães, Sérgio Carneiro, Luiz Carreira e Félix Mendonça; os deputados estaduais Gildásio Penedo, Heraldo Rocha, Júnior Magalhães e Aderbal Caldas; os vereadores de Salvador Antonio Lima e Paulo Magalhães Júnior; e o ex-prefeito Antonio Imbassahy.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Ecos do Todos Pela Educação

O Fórum Empresarial, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), teve apoio da Gazeta Mercantil, e levou o tema a "Educação Pública de Qualidade para um Brasil Melhor". Participaram do evento o ministro da Educação, Fernando Haddad, ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, e do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. Além de empresários como Márcio Cypriano, presidente do Bradesco e Roger Agnelli, presidente da Vale. A abertura do seminário foi feita por Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna (IAS), e por Osmar Zogbi, presidente da Lide Empresários pelo Desenvolvimento Humano (EDH).
A crise da Educação
É quase um consenso que a falta de políticas públicas sólidas deixou o País em severa desvantagem no plano educativo. Dados do relatório Panorama da Educação 2007 - Indicadores da OCDE, elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, mostra que em relação aos "gastos anuais e cumulativos com Educação por estudantes e em relação ao PIB", o Brasil é o último de uma lista de 32 países analisados, atrás, inclusive, de outras economias emergentes, como México e Rússia. Não se pode negar, porém, que muito já foi feito no intuito de ampliar o acesso à Escola, com o marco de 97% das crianças em idade Escolar matriculadas no ensino fundamental. Mas o trabalho está só começando. Dados de 2006 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que 14 milhões de brasileiros com até 17 anos ainda estão fora da Escola ou creche em todo o País. Esse número é mais que o dobro da população da Finlândia, que tem 5,2 milhões de habitantes e cuja Educação é exemplo para vários países. Além do mais, a sociedade precisa encontrar medidas para corrigir os problemas decorrentes da falta de qualidade de ensino. Segundo dados do Instituto Paulo Montenegro, no ano passado, o analfabetismo funcional atingiu cerca de 32% da população de 15 a 64 anos - destes, 7% são analfabetos e 25% tem um alfabetismo rudimentar, isto é, conseguem localizar apenas informações explícitas em textos curtos. Equações como estas não se enquadram aos projetos de aceleração do crescimento do País. E para sanar essas dificuldades, afirma João Dória, ainda há o risco de o governo investir em programas assistencialistas, que "comprometem recursos públicos", sem trazer resultados. O evento vai discutir as iniciativas concretas, em parceria com as empresas. "Hoje, as empresas têm obrigatoriamente que ter uma visão que vai além do lucro", afirma. "Quem não tiver este olhar vai limitar seus negócios." (De Olho na Educação)

Luis Eduardo Magalhães - 10 anos

Missa em homenagem a Luís Eduardo Magalhães será celebrada hoje, às 7h da noite, na Igreja da Vitória, para lembrar os 10 anos da morte de um dos personagens mais marcantes da política baiana nos últimos anos.
Michelle Magalhães, viúva de Dudu, cuidou pessoalmente dos detalhes para que tudo esteja parecido com o próprio Luís Eduardo, incluindo músicas que ele gostava de ouvir.
*
No dia 24 de abril - 5a. feira, tem cerimônia especial no Memorial Luís Eduardo Magalhães, às 18h. Nesta oportunidade a família, amigos e colaboradores de Luís Eduardo prepararam, um vídeo destacando o perfil político do deputado, com opiniões de personagens de praticamente todas as vertentes partidárias do país.

"O Japão de Pierre Verger Anos 30"

Em São Paulo, a exposição é parte das comemorações do centenário da imigração japonesa. Verger realizou as imagens expostas como contratado do jornal francês "France Soir". Ele havia começado a fotografar profissionalmente apenas cerca de dois anos antes, entre 1931 e 1932, segundo o curador da mostra, o francês Alex Baradel, da Fundação Pierre Verger. Curiosamente, a maioria destas fotos se manteve, até hoje, inédita, segundo os organizadores. Para a mostra, foram selecionadas cem imagens cerca de mil realizadas em Tóquio, Kioto, Nara, Nikko e Oshima. O curador também aponta como interessante o fato de o trabalho de Verger sempre se manter à margem da política, mesmo com amigos majoritariamente de esquerda. A mostra está na Caixa Cultural, Praça da Sé, 111, SP. (Folha)

O nome da música é: "Mutantes Depois"

Os mutantes pegam carona na onda de bandas "modernetes" como Radiohead para lançar um single que poderá ser baixado gratuitamente na internet, informa nesta segunda-feira a coluna Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo, cuja íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL. O lançamento ocorre no dia próximo dia 25 e a faixa é a primeira inédita do grupo após 37 anos.

domingo, 20 de abril de 2008

Educação é tema do 7º Forum Empresarial de Comandatuba

“Enquanto a educação não for prioridade na pauta de governos e cidadãos, não teremos brasileiros verdadeiramente independentes. Pessoas com educação de qualidade são mais empreendedoras, competitivas, têm maior capacidade de articulação, cumprem contratos, são menos corruptas e constroem um ambiente de confiança mútua. Pessoas mais educadas geram mais prosperidade. É isso que o Brasil precisa”. Jorge Gerdau Johannpeter, Presidente do Comitê de Governança do Compromisso Todos Pela Educação.

O que faz as pessoas felizes?

"Na vida pessoal, as pesquisas mostram que as pessoas mais felizes em média são as que têm muitos amigos, são casadas, mais educadas e principalmente com mais saúde. As mulheres são mais felizes que os homens, os filhos não aumentam a felicidade, mas os bens de consumo sim. Além disto, a felicidade diminui com a idade, até atingir um nível mínimo em torno de 40 anos, para depois voltar a crescer. Parece que quando se é jovem as expectativas são grandes com relação ao futuro. À medida que estas expectativas não vão se realizando para todos, a felicidade decresce. Mas, quando as pessoas se conformam com a vida que o destino as proporcionou, a felicidade volta a crescer."
Se quizer ler o texto do professor de economia do IBMEC-SP Naércio Menezes Filho, na íntegra, acesse o site: http://www.valoronline.com.br/

Expansão do Porto de Santos

A Santos Brasil informou esta semana que recebeu autorização, por parte da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), autoridade responsável pelo Porto de Santos, para realizar estudos que visam à implementação de um projeto avaliado em R$ 9 bilhões na região. Os estudos, que compreendem os aspectos técnicos, jurídicos e econômico-financeiros devem ser concluídos em novembro deste ano, com a modelagem final do empreendimento prevista para junho de 2009. Ainda de acordo com o comunicado, a Santos Brasil pretende custear tais estudos, tendo direito a ser reembolsada caso o projeto seja licitado pelo governo e algum outro empreendedor ganhe o direito de tocar o projeto. De qualquer forma, o acordo firmado com a Codesp permite que a Santos Brasil participe em igualdade de condições da licitação do projeto. (Valor)

Daslu 50 anos

Com 50 anos de existência, a Daslu prepara a sua expansão. Em maio inaugura mais uma loja na cidade de São Paulo - 2.300 metros quadrados no Shopping Cidade Jardim -, recebe novas marcas internacionais - Christian Louboutin, Chloé, Emilio Pucci e Tom Ford - e uma loja no Rio de Janeiro está nos planos de Eliana Tranchesi. Em 2007, com as importações liberadas, a Daslu faturou R$ 258 milhõe$ (em 2006, seu pior ano, foram R$ 160 milhõe$). No mês passado, Eliana Tranchesi foi incluída pelo jornal ‘Sunday Telegraph’ na lista das “cinco novas personagens da moda internacional que todo estilista deseja conhecer”. E em maio, vai a Londres participar de um seminário em que a Daslu será apresentada como um "case" mundial de sucesso no mercado de alto luxo.
No Brasil, fica claro, quem tem êxito são os dois extremos do consumo: o alto luxo e o popular. A Daslu é o melhor exemplo. Semana passada saiu uma matéria na Folha de São Paulo contando que as empresas que vendem para as classes C/D têm que se readequar para atender melhor a este segmento que cresce a cada dia.

Nosso alicerce

Numa iniciativa inédita no mercado brasileiro, a Motorola e a Warner Music lançaram em 1ª mão a nova música da cantora canadense Alanis Morissette. "Underneath", que faz parte do álbum "Flavors of Entaglement" - com lançamento previsto para junho deste ano -, já vem pré-carregada no novo modelo Motorola W270. Deixo o link pra você: www.youtube.com/watch?v=bPHncy_fcJI

Cartas para irmãs

Em uma carta de 28 de dezembro de 1946, enviada de Berna, na Suíça, para a irmã Tania Kaufmann, a escritora Clarice Lispector (1920-1977) descreve uma surpresa feita pela empregada, Rosa, no Natal. A carta enviada de Berna é uma das 120 compiladas em "Minhas Queridas", livro recém-lançado pela editora Rocco, e que encerra as homenagens aos 30 anos da morte da autora, no dia 10 de dezembro de 1977, um mês antes do lançamento de seu livro mais conhecido, "A Hora da Estrela". Inéditas, escritas entre 1940 e 1957, para as irmãs Elisa Lispector e Tania Kaufmann, que então moravam no Rio de Janeiro, elas foram selecionadas ao longo de cinco meses pela biógrafa. Segundo a biógrafa Teresa Montero, pela primeira vez é possível acompanhar, de maneira contínua, o dia-a-dia de Clarice. (Folha)

Zélia Gattai permanece internada na UTI

Zelia Gattai passou mal em casa, no bairro de Brotas, pois estava com problemas no funcionamento do intestino. Por isso, foi levada por familiares para o Hospital Aliança, no bairro Rio Vermelho. Depois, foi transferida para o Hospital da Bahia, no bairro Pituba. A escritora se recupera de uma cirurgia de desobstrução do intestino realizada na quinta-feira (17) mas, poderá, ser submetida a uma diálise precoce, que a junta médica cogita, de maneira a substituir as suas funções renais na esperança de melhoras. Zelia Gattai completa 92 anos no dia 2 de julho deste ano. O seu estado de saúde continua crítico.