sábado, 5 de julho de 2008

Dica para o Finde: Desejo e Reparação em DVD

A dica foi de Débora e Leo que me atendem na Blockbuster do Jardim Brasil. Desejo e Reparação não está na lista dos dramas de época, de guerra ou romances convencionais. A história é sobre a conscientização de um erro cometido por conta de má interpretação de um estranho incidente envolvendo sua irmã Cecilia (Knightley) e o filho da governanta, Robbie Turner (McAvoy). Os mal-entendidos vão se acumulando até que, certa noite, explodem sob forma de denúncia, fato do qual Briony se arrependerá pelo resto de sua vida. O tempo passa, Briony cresce, e o peso da culpa se torna insustentável. Ela começa, então, a procurar insistentemente a irmã e a tentar seu perdão. Esta é a história central de Desejo e Reparação (Atonement, 2007), adaptação do romance escrito por Ian McEwan. O papel mais importante é o de Briony, interpretado em três momentos distintos por Saorsi Ronan, Romola Garai e Vanessa Redgrave. Keira Knightley, linda, além de ótima atriz, revela o poder de uma mulher elevado ao limite da sensualidade, e tem um desempenho extraordinário com seu parceiro de cena, o escocês James McAvoy.

No Arraial do TODOS




Clima alto astral na Festa Junina do TODOS. Maria Lúcia Meirelles Reis abriu as portas de sua casa no Morumbi para reunir os parceiros e colaboradores do Compromisso Todos pela Educação. Olha só uma mostra do que foi a festa!

O roteiro de Nizan Guanaes e Donata

Nizan Guanaes embarcou com uma turma de amigos para continuar a comemoração dos seus 50 anos, completados no mês passado. E, se depender da turma, diversão não vai faltar. Além da mulher, Donata Meirelles, estão Silvana Tinelli, Roberta e Fernão Mesquita, Esher Giobbi, Martha Souza Queiroz, Luiz Lacerda, Bia Aydar, entre outros. O roteiro inclui destinos de praias na costa italiana, com direito a um barco privée para passear pela região da Sardenha! Que delícia...
Enquanto isso Ana Maria e Guga Valente estão entre Espanha e Portugal com Ludimila e João Joaquim de Almeida Braga.

Descriminalizar o aborto não significa promover o aborto

Descriminalizar o aborto não significa promover o aborto, mas significa perceber que a via penal não é a melhor forma de tratar a questão. A Comissão de Constituição e Justiça convocou audiências públicas para os dias 02 e 03 de julho de 2008, visando o aprofundamento do debate sobre o Projeto de Lei 1.135/91, que regulamenta a descriminalização do aborto no país. Contudo, mesmo antes da realização das audiências públicas, que se pensava poderiam contribuir para subsidiar a decisão dos eminentes membros da Comissão, o relator, Deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) apresentou seu parecer sobre o Projeto. Surpreendendo, na medida em que antecipa o debate, desconsiderando, portanto, os saberes dos especialistas que haviam sido chamados a prestar esclarecimentos sobre o projeto de lei, diga-se dos mais importantes que já tramitaram no Congresso Nacional em toda a sua existência. Se quizer saber mais acesse http://www.petitiononline.com/CCJ1135/petition.html (Superintendência Especial de Políticas para as Mulheres - SPM/Salvador)

Bienal Internacional de Arte e Tecnologia

Olha só o charme da Malú Pereira de Almeida e Renata Bittencourt no Itaú Cultural, durante o coquetel de abertura da 4ª edição da Bienal Internacional de Arte e Tecnologia.

Frank Sinatra Jr & Nizan Guanaes

A turnê do cantor Frank Sinatra Jr está criando um tremendo zunzunzum... Ele vem ao Brasil em agosto para realizar shows nos quais interpreta músicas de seu pai. Eu soube que depois de Salvador (29) - onde ele faz show especial para Nizan Guanaes e uma turma seleta de amigos -, segue para São Paulo e Rio. O fim da turnê será em Belo Horizonte, em festão com direito a baile de gala e tudo. (Glamurama)

Não Bata, Eduque.

Com o apoio da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), a Rede Não Bata, Eduque está promovendo o Concurso Não Bata, Eduque. O concurso visa mapear iniciativas, metodologias e pesquisas existentes no Brasil que incentivem e/ou divulguem práticas de educação positivas, baseadas no diálogo e em métodos educacionais que não utilizam castigos físicos e humilhantes contra crianças e adolescentes. Participe e acesse o site http://www.naobataeduque.org.br/

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Olinta Cardoso conta a história da marca da VALE

Olinta Cardoso e Ines Carvalho
.
A Vale trabalha com “símbolos universais” na composição da sua logomarca. “O símbolo, um triângulo virado, como uma letra ‘V’, é comum, assim como o nome ‘Vale’. Muitas empresas carregam esse nome. Muitas outras utilizam o símbolo”, diz Olinta Cardoso. “Nós não procuramos por algo exclusivo, o ‘V’ é um sinal universal”. Segundo a diretora de comunicação institucional, o que diferencia a Vale não é o logotipo por si só, mas toda a personalidade da marca e o trabalho de gestão de branding desenvolvido. “O símbolo tem tudo a ver com a atitude da marca. A letra ‘V’, além de remeter à Vale, faz alusão ainda à ‘vitória’, ‘valor’, atributos que se identificam com a companhia”. Olinta diz ainda que a logomarca traz um design global: lembra um coração verde-amarelo, para destacar a origem brasileira da companhia que tem atuação no mundo. “Além disso, o verde representa o setor de mineração, remete aos vales, e o amarelo, à riqueza. O desenho todo também faz referência à cava de mineração”. (Blog Insight)

A turma de Capitães de Areia

Amanhã, Cecília Amado acaba com o suspense para saber quem vai interpretar Dora, Pedro Bala e sua turma no filme Capitães da areia, baseado no livro de Jorge Amado. Cecília é filha de Paloma e neta do escritor Jorge Amado. O anuncio será feito ao lado de Christian Duurvoort, preparador do elenco, às 10h, no Forte do Barbalho, onde vai ser instalado também o set de filmagens. As locações começam em setembro!!!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

IBOPE Inteligência detecta blogs e comunidades virtuais sobre finanças que apresentam elevado nível de atividade

O Brasil é um dos países com maior utilização de blogs e sites de comunidades, que compõem a chamada web 2.0 - um conjunto de plataformas de colaboração coletiva que está mudando a maneira como as pessoas interagem com marcas, produtos e informações. “O processo de aparecimento de ‘formadores de opinião’ na internet não é necessariamente similar ao que se verifica na comunicação de massa, e exige trabalharmos com variáveis diferentes das normalmente empregadas pelo marketing tradicional”, destaca Marcelo Coutinho, diretor de análise de mercado do IBOPE Inteligência. Segundo ele, não é possível quantificar a influência de um blog ou comunidade somente pela sua audiência: “precisamos levar em conta a ‘autoridade’ de cada blogueiro ou participante de comunidade, bem como o nível de atividade que um comentário ou post provoca, incluindo reações favoráveis ou desfavoráveis”. (Ibope)

ISO 26000, PETROBRAS & ABNT: Workshop Regional de Responsabilidade Social

Continuando o processo de ampliação do envolvimento dos diversos setores da sociedade brasileira na construção da ISO 26000, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a Petrobrás realizam em parceria com ISO DEVCO um evento regional na América do Sul com o objetivo de discutir o estágio atual da futura norma internacional de Responsabilidade Social e suas implicações para países desta região.
.
Isaac Edington Diretor Presidente do ICON, Martin Neureiter Chairman Centre for Corporate Citizenship da Áustria e Jorge Cajazeira Presidente Mundial da ISO 26000 participam do Workshop INTERNACIONAL de Revisão do conteúdo da ISO de Responsabilidade Social. O evento acontece no Hotel Glória – Rio de Janeiro, entre 3 e 4 de Julho.

Bernardo Gradin é indicado novo Presidente da Braskem

A Braskem inicia novo ciclo de desenvolvimento empresarial com a indicação de Bernardo Gradin para a sua presidência em substituição a José Carlos Grubisich, que liderou a empresa nos últimos sete anos. A escolha de Gradin para a presidência da companhia se insere na perspectiva da sucessão planejada de lideranças na Organização Odebrecht, acionista controlador da Braskem. Bernardo Gradin participou de todo o processo de criação e formulação estratégica da Braskem, onde desempenhou importantes funções executivas como vice-presidente da Unidade de Vinílicos e da Unidade de Insumos Básicos. Formado em engenharia civil com MBA pela Wharton Business School, o novo presidente está na Odebrecht desde 1987, recentemente como líder da Odebrecht Investimentos e Infra-estrutura – OII. Grubisich deixa a liderança da Braskem para assumir a presidência da ETH Bioenergia S.A., empresa que consolida os investimentos da Odebrecht no negócio Açúcar e Álcool, uma área com grandes oportunidades de crescimento através de novas capacidades de produção e participação ativa no processo de consolidação do setor. Veja comunicado completo no site de RI da Companhia: www.braskem.com.br/ri

EcoD: Rosana Jatobá estréia série no GNT

“Você sabia que o jatobá é uma das árvores que mais seqüestram gás carbônico do ar?, graceja a jornalista baiana Rosana Jatobá. “Tenho que fazer jus ao meu sobrenome”. Sem medo de encarar o rótulo de “ecochata”, ela conta que o tema virou paixão em sua vida. "Inspirada no documentário do Al Gore, resolvi estudar o assunto com mais afinco. Freqüentei um curso na USP sobre crise climática e um no Banco Real sobre sustentabilidade”. Tudo isso rendeu o primeiro fruto: a série "Um mundo pra chamar de seu", que estréia amanhã, às 21h30, no canal GNT. Idealizado por Rosana, o programa defenderá a idéia de que cada um precisa fazer a sua parte.

Ela é de Paz: "É maravilhoso estar com eles, vê-los, senti-los”, disse Ingrid Betancourt

Rodrigo Arangua/France Presse. Na foto com sua mãe Yolanda e o marido Juan Carlos, ao chegar a Bogotá depois do resgate. (Folha)

Dia D pela educação em Minas Gerais

Todos os professores e diretores das 3,9 mil escolas estaduais pararam ontem para planejar metas de melhoria na aprendizagem, tendo como base os resultados das provas aplicadas em MG. Professores e diretores das 3.920 Escolas estaduais de Minas Gerais deixaram de lado, ontem, o quadro-negro e o giz para marcar lugar nas carteiras dos alunos. Reunidos, eles tiveram acesso aos resultados detalhados das duas principais avaliações feitas anualmente pela Secretaria de Estado da Educação (SEE). De posse do desempenho de cada um dos 3,7 milhões de estudantes nas provas de matemática e português, eles traçaram metas de ensino e planejaram intervenções para melhorias da aprendizagem. O Dia D mobilizou os educadores durante os três turnos e, para a análise dos boletins, as aulas foram suspensas. Tabelas e gráficos traduziram para os professores e diretores os resultados dos programas de avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) e do Ciclo Básico de alfabetização (Proalfa). O Proeb testa o conhecimento de língua portuguesa e matemática dos alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do nível médio. Já o Proalfa mede a capacidade de ler e escrever dos estudantes matriculados no 3º ano do ensino fundamental nas Escolas estaduais e municipais. Ontem, durante as atividades do Dia D, os educadores puderam comparar o desempenho individual dos seus alunos com o resultado médio das demais Escolas e de toda a rede pública do estado. No sábado, será a vez de os pais dos estudantes irem à Escola para conhecer de perto os boletins de avaliação e dar sugestões para o plano pedagógico das unidades. Na primeira edição do Dia D, no ano passado, a Secretaria de Educação definiu as três principais metas para os próximos anos: garantir que toda criança saiba ler e escrever até 8 anos de idade, elevar os índices de aprendizagem e reduzir as diferenças regionais. (De Olho na Educação)

Arte de Maui Reple em Amsterdam

De Amsterdam recebo notícias do Maui Reple. A sua Fundação Mercurius faz comunicação por meio da arte, e tem como objetivo apoiar organizações sem fins lucrativos. (BIO Revalidatie - Arnhem - NL / Clinic Clowns - NL / Missão Católica – Sul da Índia / Fundação CUSCO - Peru / Fundação EZAKA - Madagascar / Fazenda Modelo - Rio de Janeiro - Brazilie) / Soham-baba Mission (India) / Zusters Augustinessen van Sint Monica (Amsterdam) / Cancer Centrum van Dr. B. Pinedo in het VU-Medisch Centrum - (Amsterdam) / Caritas Loveira SP Brasil). Se quizer saber mais acesse http://www.gaiagallery.nl

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Escassez de mão-de-obra qualificada ameaça crescimento do Brasil, escreve o The New York Times

A falta de mão-de-obra qualificada é um fator que ameaça o crescimento do Brasil, destaca o jornal norte-americano The New York Times desta quarta-feira. A resportagem "Procuram-se trabalhadores qualificados para a economia em crescimento no Brasil" lembra a projeção de crescimento proposta pelo governo Lula de 5% daqui até 2010, e entre 3% e 4% ao ano na década seguinte. Um estudo feito pela Confederação Nacional da Indústria apontou que mais da metade das 1.715 empresas industriais pesquisadas não conseguiam encontrar os trabalhadores qualificados que precisavam.Isso tem feito com que empresas invistam no ramo de educação e treinamento para seus funcionários.Na questão da educação, o jornal diz que o "sistema educacional do Brasil está em desarranjo". "Nos testes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico de desempenho acadêmico, realizados a cada três anos entre jovens de 15 anos de 57 países, os estudantes brasileiros ficaram na quarta pior colocação em ciências e na terceira pior em matemática", destaca o NYT. (Uol)

Sobe a conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira um reajuste médio de 8,12% na conta de luz dos consumidores da Eletropaulo, que atende parte do Estado São Paulo, incluindo a capital.A associação que reúne consumidores industriais criticou o fato de parte do aumento ter sido ocasionada por desvio de energia elétrica para a Argentina. As novas tarifas entrarão em vigor na próxima sexta-feira, dia 4. A Eletropaulo atende 5,7 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo.O aumento médio é de 8,12%, mas as tarifas variam conforme a classe de consumo. O consumidor residencial, que usa energia de baixa tensão, por exemplo, vai pagar 8,63% a mais. Os usuários de alta tensão, que são as indústrias, terão reajuste médio de 7,12%. (Uol)

terça-feira, 1 de julho de 2008

Homenagem ao Ministro Fernando Haddad

Milú Villela, Heloísa Coelho, Ines Carvalho e Maria Meirelles
Mozart Ramos Neves, Secretária de Educação de São Paulo Maria Helena Castro, Ministro Fernando Haddad e sua esposa Ana Estela e Milú Villela
No dia 19 de junho, Milú Villela recebeu os membros fundadores do Compromisso Todos Pela Educação, para um jantar em sua residência, quando prestou homenagem ao ministro Fernando Haddad. Na oportunidade, o Ministro dissertou sobre o desempenho e desafios da educação brasileira. Após o jantar, foi agraciado com uma placa que traduzia os cumprimentos dos membros do Compromisso Todos pela Educação, "pela determinação e compromisso com a educação brasileira". O gesto traduz singela retribuição à sua essencial liderança em prol de uma educação de qualidade para todos. Fernando Haddad agradeceu a todos, em especial a Milú que dispõe de seu tempo e sua energia em favor da educação brasileira, e hoje sua casa é conhecida com a Embaixada da Educação.

Conexão Bahia 21 & Bahia Mineração

"Todos os públicos com quem estivermos envolvidos e a gestão de possíveis impactos de nossas atividades serão tratados a partir do compromisso firmado na nossa missão, pois somos também responsáveis pela busca do desenvolvimento sustentável local." Este é o tom do diálogo que Amaury Pekelman imprime com competência na Bahia Mineração Ltda onde lidera a área de Communication & Sustainable Development Manager.

100 anos de Guimarães Rosa. De Pai pra Vilma

-Vilminha, vou te dar uma dica de escrita.
Sabe o que é mais importante na hora de escrever um conto? É o começo.
-Por quê, papai?
-Para a pessoa se interessar e ler inteirinho. Agora, me descreva o que você está vendo.
-Uma moça alegre e bondosa, papai.
-Nada disso, Vilminha. É uma moça de vestido amarelo. Se ela é alegre e bondosa, você vai falar depois. Na primeira vez que você descreve alguém num conto, diga só o que você vê. Entendeu, Vilminha?
xxx
-Vilminha, tenho mais uma dica para você. Sabe qual é a outra coisa mais importante num conto?
-O quê, papai? -É o fim. Para que a pessoa tenha vontade ler o próximo. (Folha)

EcoD: Caloi lança Projeto Carbon Free

A Caloi aproveita o potencial ecológico de seus produtos para lançar o Projeto Carbon Free na segunda-feira, 30. A ação quer incentivar consumidores a utilizarem alternativas limpas de transporte. Para isso, entram no mercado camisetas e uma bicicleta com design especial, que será comercializada em três cores (vermelho, verde e cinza). Além disso, uma instalação cultural marcará o lançamento das novidades, mostrando que a famosa magrela é uma opção inteligente e correta. Os produtos devem ficar disponíveis no site da Caloi e em lojas Osklen por cerca de quatro meses. (M&M)

Organizadores do Festival de Cannes avaliam inclusão da área de Relações Públicas e de mais prêmios técnicos

O presidente do evento, Philip Thomas, ouviu reivindicações para lançamentos de novas áreas no ano que vem - o que incharia ainda mais o calendário atual, de dez competições. Despertou sua atenção o interesse das agências de relações públicas, apesar das especificidades que envolveriam a apresentação de cases da disciplina. As decisões somente serão tomadas após consultas às grandes redes internacionais de agências e aos jurados de 2008, que irão avaliar o primeiro ano do Design Lions e a polêmica inclusão dos filmes criados para a internet na área-mãe do Festival, o Film Lions. (M&M)

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Agenda China

Na próxima 5a. Feira, na sede da CNI, será apresentada a Agenda China. O documento, define as atividades até 2010 para fortalecer relações econômicas entre Brasil e China. Presenças confirmadas dos ministros Miguel Jorge (Desenvolvimento), Celso Amorim (Relações Exteriores), Reinhold Stephanes (Agricultura), Ernesto Heinzelmann, presidente do Conselho Empresarial Brasil-China, e Armando Monteiro Neto (CNI). (Folha)

domingo, 29 de junho de 2008

Fabio Barbosa

“Para tudo na vida, não deve existir “on” e “off”. Temos que estar “on” o tempo todo. Se falo que acredito em respeito, em combate à corrupção e em não poluir o meio ambiente, não posso sair da empresa e maltratar o porteiro, corromper fiscais ou mudar pontos da minha carta de motorista para a de outra pessoa ou jogar lixo na rua”. (Ideia Socioambiental)

Carlos Brito, está perto de se tornar um dos executivos brasileiros mais poderosos do planeta

Carlos Brito tornou-se o protagonista de uma negociação que pode mudar radicalmente o mercado global de bebidas e de produtos de consumo de massa. No dia 11 de junho, a InBev fez uma oferta pública para comprar a americana Anheuser-Busch — um negócio de mais de 47 bilhões de dólares. Caso a oferta seja aceita e o negócio se concretize, seu resultado criará a quarta maior companhia de consumo do mundo em valor econômico, atrás apenas de Procter&Gamble, Nestlé e Coca-Cola. Cabe a Brito, de 48 anos de idade, a tarefa de convencer os acionistas da Anheuser-Busch a vender uma companhia ícone do capitalismo americano, o governo dos Estados Unidos a não barrar a investida belga e a população da cidade de St. Louis, onde fica a sede da cervejaria, de que uma possível aquisição não vai significar fechamento de fábricas e demissão em massa. Diante disso, Brito, um homem das finanças e da operação, teve de se transformar numa espécie de relações-públicas — uma missão aparentemente difícil para alguém que habitualmente se recusa a dar entrevistas e que construiu sua carreira quase no anonimato. (Exame)

O governador Eduardo Campos e o diretor executivo da CSN, Enéas Diniz Garcia, anunciam usina em Pernambuco

Dia 26 de junho, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) anunciou, no Palácio do Campo das Princesas, a instalação de uma usina siderúrgica em Pernambuco. Segundo informações, o investimento de US$ 6 bilhões processará 3,5 milhões de toneladas de minério de ferro/ano. Pesou na sua decisão, dentre outros fatores, a infra-estrutura de Suape, a localização geográfica e, principalmente, o boom econômico que o Estado vive hoje. É certo que o governador Eduardo Campos deve ter oferecido outras vantagens, que acabaram sendo marcantes na tomada de posição de Benjamin Steinbruch. Durante entrevista coletiva que marcou o anúncio, Eduardo Campos destacou o empenho do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, e do senador Sérgio Guerra, que tiveram importante papel nas negociações com a Companhia. (Governo de Pernambuco)

Flor do Reggae pra sentir Salvador!!!

Ivete Sangalo e Carlinhos Brown levam o clima de Salvador para o Rock in Rio Madri

Sem deixar o ritmo cair uma só vez, Ivete Sangalo levou o público ao delírio quando cantarolou alguns versos de 'Corazón Partío', hit do espanhol Alejandro Sanz, e, já no fim da apresentação, percorreu o palco de um lado para o outro com bandeiras do Brasil e da Espanha.

Acostumado ao carinho dos espanhóis, o baiano subiu e desceu do palco várias vezes. Com uma bandeira do Brasil e vestindo a camisa da seleção espanhola de futebol, classificada para a final da Eurocopa, o cantor fez toda a Cidade do Rock pular ao ritmo de seus tambores. (O Estado de São Paulo)

Turma de PR da Aberje & Syracuse

“Já houve um tempo em que a propaganda era a alma do negócio. Hoje, a alma do negócio é a reputação porque não basta ser conhecido. É preciso ser respeitado, admirado, para conquistar a confiança dos outros.” (Do livro: A reputação na velocidade do pensamento, de Mário Rosa)

Incra participou do processo, e Onça Puma não será interrompido

"Não existe a hipótese de uma empresa como a Companhia Vale do Rio Doce agir à margem da lei. Essa hipótese não existe. No nosso entendimento, nós fizemos a coisa correta com base nos processos e dentro da lei", diz Fernando Thompson, porta-voz da Vale. (Folha)

Nestor Duarte assume a Presidência do PSDB na Bahia

“Com a campanha para a Prefeitura de Salvador, Imbassahy vai ter que se dedicar demais, e eu vou ajudar na coordenação da capital. Vai ser um período de muito trabalho e muita abdicação familiar. Mas eu sou um político, amo o que faço e farei com prazer”. Nestor Duarte, quando assumiu interinamente o cargo de presidente estadual do PSDB na Bahia. (Samuel Celestino)

Setor Portuário

O Presidente Lula deve assinar nas próximas semanas decreto estabelecendo condições para contratação de projetos junto à iniciativa privada para construção e operação de terminais portuários por meio de concorrência pública. (Migalhas)