sábado, 14 de junho de 2008

Jamelão será velado na quadra da Mangueira

Nascido em 12 de maio de 1913, Jamelão é um dos mais importantes integrantes da Velha Guarda da Mangueira e intérprete de sucessos como "Exaltação à Mangueira" (Enéas Brites / Aluisio da Costa), "Esses Moços", "Ela Disse-me Assim" (ambas de Lupicínio Rodrigues), entre muitos outros sucessos. O cantor, compositor e intérprete da Mangueira José Clementino Bispo dos Santos, o Jamelão, morreu por volta das 4 horas da madrugada deste sábado (14), aos 95 anos. Segundo a assessoria de imprensa da escola de samba, o intérprete faleceu na Casa de Saúde Pinheiro Machado, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, onde estava internado desde a quinta, dia 12. Deixa esposa, filha e dois netos. (G1)

Taxas do petróleo que será retirado do fundo do mar já provoca briga entre ministérios, governos e municípios

O petróleo da chamada “camada pré-sal” ainda nem começou a ser extraído e a cada dia esquenta a disputa pela bilionária arrecadação de taxas governamentais que a nova província petrolífera vai representar. Já existem projetos de criação de, pelo menos, cinco fundos para serem alimentados com recursos desses campos. As apostas são de uma gorda arrecadação, que pode superar os US$ 10 bilhões anuais, calculados a partir das projeções mais otimistas para o campo de Tupi, com produção de 1 milhão de barris por dia. (O Estado de São Paulo)

Ogilvy

A Ogilvy & Mather Brasil passa a ser uma das três agências que atendem a conta de publicidade da Claro. A operadora contratou a OgilvyOne para ser sua agência de marketing de relacionamento direto. (Folha)

No Rio Summer em Novembro

Anna Wintour, fonte de inspiração para o livro transformado em filme - O Diabo Veste Prada, editora-chefe da edição americana da revista Vogue, é uma das convidadas internacionais do publicitário Nizan Guanaes para o Rio Summer, evento de moda que ele organiza em novembro, no Rio. Na foto ela está com a filha Bee Schaffer.

Eldorado e a repercussão na Câmara dos Deputados sobre a aprovação da nova CPMF

Para participar clique no link:

Educação no Itaú Cultural

A segunda edição do Rumos Educação, Cultura e Arte recebe inscrições de projetos até o dia 7 de julho. O programa - que seleciona iniciativas no campo da educação não-formal, no contexto das organizações sociais e culturais - visita em junho seis cidades brasileiras (Recife, Aracaju, Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre e Pelotas), onde promove palestras, debates, aulas-espetáculos e sessões de contação de histórias. Na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, o Núcleo de Educação do Instituto oferece visitas monitoradas e sessões de manipulação do acervo de moedas do Itaú Numismática - Museu Herculano Pires.

Gestão da Escola, dos Indivíduos aos Grupos e seus Cotidianos

Silvia Fonseca e Jorge Tadeu Coelho, Diretor Administrativo do Colégio Miró, oferecem o Curso "Gestão da Escola, dos Indivíduos aos Grupos e seus Cotidianos" com objetivo de oferecer um referencial teórico e vivencial que sirva de base para a compreensão e atuação crítica do funcionamento de uma escola. Informações pelo telefone: (71) 3247-3022.

GESTÃO SUSTENTÁVEL. PLANTE ESSA IDÉIA.

A Sustentabilidade não é mais um tema do futuro. É um tema que já está sendo discutido hoje, no presente e que chama a todos, governos, empresas e organizações de todo o mundo para debatê-lo de forma socialmente responsável. Sua empresa não pode ficar de fora da 9ª edição, o Congresso Internacional da Qualidade para Competitividade. O que há de mais moderno sobre o tema da Sustentabilidade, as melhores práticas nacionais e internacionais e tudo o que você precisa para colocar sua empresa na trilha do futuro – agora! Simultaneamente ao 9º Congresso Internacional, na noite do dia 01 de julho, ocorrerá a solenidade do Prêmio Qualidade RS - 13º Edição, um reconhecimento anual que prestamos às organizações que se destacam na busca pela melhoria contínua do seu sistema de gestão. www.portalqualidade.com/pgqp

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Ruth Rocha na Revista Língua Portuguesa

A autora do clássico Marcelo, Marmelo, Martelo conta como funciona o seu método de produção e critica a atual geração de escritores de livros infantis. (UOL)

Se essa rua, se essa rua...

Até o fim de julho começará a 2a. fase da reforma da Rua Oscar Freire, entre as Ruas Padre João Manuel e Ministro Rocha Azevedo, com o aterramento da fiação elétrica, remoção de postes e o plantio de ipês. Vai ficar ainda mais bonita!

Aniversário de Fernando Pessoa, 120 anos

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrarum oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo…
(eu também!!!)
Slogan criado por FERNANDO PESSOA para a Coca Cola:
'Primeiro estranha-se, depois entranha-se'

Todos saem ganhando

Foi manchete de papel, ontem, com detalhes do encontro de August Busch IV, presidente da cervejaria, com os "bilionários brasileiros da cerveja Jorge Paulo Lehmann e Marcel Telles", uma semana e meia atrás. Na manchete do site, depois, deu longamente os argumentos do presidente da InBev, Carlos Brito. O brasileiro diz que todos saem ganhando, financeiramente, "inclusive St. Louis". (Folha)

Linda


O mito Dior em documentário

CHRISTIAN DIOR - O HOMEM POR TRÁS DO MITO, estréia hoje, às 20h30, no Eurochannel (o canal não forneceu a classificação indicativa). É um programa apropriado para o momento em que o mundo da moda se despede de Yves Saint Laurent, que, por sua vez, lá estava, no ateliê da avenida Montaigne no dia da morte de Dior. (Folha)

Hoje é Dia de Santo Antônio

Santo Antônio é o Santo mais popular do Brasil e, também, é conhecido por ser o Padroeiro dos pobres, Santo casamenteiro, sempre sendo invocado para se achar objetos perdidos. Esta imagem é do Blog do Jorge Pontual. Ele conta que em torno da cena do milagre, Goya pintou, em vez da Lisboa medieval, a Madri do seu tempo, com majas e majos, jovens que trocam olhares namoradores, e uma série de tipos populares.

Daterra é melhor café sustentável do Brasil

Luis Norberto Pascoal me contou que a Daterra, do seu grupo DPaschoal, acaba de receber o prêmio de melhor café sustentável do Brasil, no Cupping for Quality. Uma competição da Rainforest Alliance, importante ONG internacional certificadora de produção sustentável. Ficou entre os três melhores do mundo, só perdendo para Panamá e Honduras. Parabéns! Adroro Café!

QUATTOR é uma das 20 maiores empresas petroquímicas do País

A MPM, criou o nome, a identidade visual e a estratégia de comunicação 360º para o lançamento da empresa petroquímica Quattor, que nasce como uma das 20 maiores do País e oitava no ranking do Rio de Janeiro, com previsão de faturamento de R$ 9 bilhões em 2009. O evento de lançamento da nova companhia também ocorre nesta quarta-feira, 12, com transmissão via satélite para as fábricas da empresa diretamente do Museu de Arte Moderna (MAM) no Rio de Janeiro. O nome "Quattor", criado pela agência MPM, é inspirado na alquimia, remete aos quatro elementos da natureza e traduz o que a nova companhia quer representar: a combinação dos elementos para a formação de uma nova e vitoriosa empresa. A Quattor reúne nove unidades de produção (petroquímicos básicos, intermediários e resinas) nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. (M&M)

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Estadão pode ser vendido

Um assunto que ganha várias versões nos bastidores da mídia é a possibilidade de venda do jornal O Estado de S. Paulo. Fontes dizem que a proposta mais forte é a de um grupo de investidores liderado por Daniel Dantas. Também haveria ofertas de grupos de funcionários do próprio jornal, sem falar no interesse do grupo Abril. (Propmark)

"Dona Coelha" arruma a mesa do Fondue

Meu filho me telefonou querendo saber como ele arruma a mesa para servir um Fondue de Queijo logo mais. Convidou a namorada e mais um dos primos com a namorada, para celebrar o Dia dos Namorados. Esse visual é bacaninha para compor o ambiente e selar um romântico encontro ou até mesmo um divertido papo com os amigos. Espero que ele goste e saiba adaptar.
Não deve ter mais de 4 pessoas para cada aparelho de fondue (Réchaud), para que cada um possa alcançar a panela sem problemas. Deixe tudo preparado antes, os ingredientes picados, os utensílios separados e vai ver que esse é um programa imperdível. Os clássicos são de queijo, carne e chocolate, pra realçar use molhos originais. No Fondue de queijo não se usa molho...

Fondue no Dia dos Namorados

Primeiro vamos a algumas regrinhas que não devem ser esquecidas no fondue de queijo: O alho , em geral, não é aproveitado depois de esfregado na panela. Variar os tipos de queijo não é nada incomum, temos preferencias pessoais e isso é livre. Só coloque o fondue no Réchaud depois da mesa estar posta, os pães cortados, e as pessoas sentadas, pois o fondue de queijo engrossa rapidamente. Para prorrogar um pouco o tempo, cada pedaço de pão quando for mergulhado deve alcançar o fundo da panela e mexer o fondue. Acompanhe com vinho branco, uns preferem gelado, outros em temperatura ambiente e tem que não se esquecem do chá quente durante ou depois pois ajuda a derreter o queijo ingerido. Se o fondue desandar, se talhar ao fogo, coloque algumas gotas de limão e bata fortemente para ligá-la de novo. Ingredientes:

1 dente de alho, 1 1/2 copo de vinho branco seco, 300 g de queijo tipo Emmenthal, 300 g de queijo tipo Gruyère, 1 colher (sopa) de maizena, 3 colheres (sopa) de kirsh-destilado de cereja, Pimenta branca em pó, Noz moscada ralada, Opcional-1colher (chá) de casca de limão ralada, Pão tipo italiano ou francês.

Preparo:
Corte o alho ao meio e só passe as partes cortadas no fundo e laterais da panela do réchaud.
Rale grosseiramente os queijos ou corte-os em lâminas.
Desmanche a maizena no kirsh e reserve.
Aqueça o vinho em fogo brando, vá juntando os queijos e mexendo sem parar, com colher de pau, formando um 8 no fundo da panela.
Quando estiver bem homogêneo e começar a borbulhar, junte a maizena dissolvida e deixe mais uns 2 minutos.
Junte noz moscada ralada e pimenta branca.
Coloque imediatamente no réchaud. (Tvtem)

Pense nisso...

Se há um grande tema relacionado ao trabalho no final da década atual, este seria o emprego ético. Ou, ao menos, trabalhar de maneira a não encher os bolsos de uma empresa cujos valores podem não refletir os seus. O problema é: como combinar o idealismo com um salário digno? As pessoas estão buscando encontrar significado naquilo que fazem. Não se trata apenas do emprego, mas da vida como um todo. Além disso, optar pela ética também pode fazer avançar a sua carreira.

EcoD: ONDA ECOLÓGICA

A moda das sacolas retornáveis parece ter realmente vingado. Só no Pão de Açúcar, foram vendidas 90 mil "eco bags" nos primeiros seis meses do ano. Uma média de 500 bolsas por dia. Na Louis Vuitton, onde o acessório de ráfia sai por R$ 7.450, o volume total foi de mais de 30 bolsas só neste ano.

Apesar de ter comemorado os números do Ideb, ministro da Educação, Fernando Haddad, diz que resultado é pior do que regular

Quando se analisa cada Estado, dez não conseguiram atingir suas metas: Rio Grande do Sul, Piauí, Pernambuco, Rio, Alagoas, Goiás, Amapá, Pará, Espírito Santo e Sergipe. Nos três primeiros, o índice ficou estável. Nos últimos, piorou. (Folha)

Menção honrosa em sustentabilidade

A Aracruz recebeu menção honrosa na categoria Melhor Sustentabilidade Socioambiental no Prêmio IR Magazine Brazil Awards. Os nomes das empresas e profissionais que mais se destacaram surgiram em pesquisa independente conduzida pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a convite da IR Magazine, a partir de consulta a uma amostra de analistas e investidores. O evento de premiação ocorreu no dia 2/6, em São Paulo (SP). O prêmio é uma realização do Ibri (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e da Revista RI.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Ensinando os professores

Depois de selecionar pessoal de boa qualidade, a tentação é a de trancá-los nas classes e deixar que eduquem. Por motivos compreensíveis, os professores raramente recebem muito treinamento nas salas de aula em que lecionam (enquanto os médicos, em contraste, treinam muito nos hospitais). Mas os países de maior sucesso no ramo podem fazer muito para superar essa dificuldade.Cingapura provê cem horas de treinamento aos seus professores a cada ano e aponta professores veteranos para supervisionar o desenvolvimento profissional em cada escola. No Japão e na Finlândia, grupos de professores visitam as classes de colegas e planejam aulas juntos. Na Finlândia, professores têm uma tarde de folga semanal com esse objetivo. Em Boston, cidade cujo sistema educacional demonstra um dos melhores ritmos de progresso nos EUA, os cronogramas de aulas são organizados de forma a permitir que os professores das mesmas disciplinas tenham períodos de folga coincidentes, para que possam planejar juntos. Isso ajuda a difundir as melhores idéias.Como apontou um educador, “quando um professor norte-americano brilhante se aposenta, quase todos os planos de aula e práticas que ele desenvolveu também são aposentados. Quando um professor japonês se aposenta, deixa um legado”.Por fim, os países de maior sucesso são singulares não só no que tange às pessoas que contratam para que as coisas saiam bem mas também com relação àquilo que fazem quando as coisas vão mal.Nos últimos anos, quase todos os países começaram a dedicar mais atenção aos processos de avaliação, a mais comum maneira de verificar se os padrões estão em queda. A pesquisa da McKinsey é neutra quanto à utilidade do método, apontando que, embora Boston teste todos os alunos anualmente, a Finlândia em larga medida abriu mão de exames nacionais.De maneira semelhante, escolas na Nova Zelândia e na Inglaterra são testadas a cada três ou quatro anos, e os resultados são divulgados em público, enquanto a Finlândia, líder mundial na educação, não tem processo formal de revisão e mantém sigilo sobre os resultados de suas auditorias informais.Mas existe um padrão quanto ao que os países fazem quando os alunos e as escolas começam a falhar. Os países de melhor desempenho não hesitam em intervir, e o mais cedo possível. A Finlândia dispõe de mais professores de educação especial encarregados de ensinar os alunos retardatários do que qualquer outro país -em certas escolas, chega a ser um professor em cada sete. A cada dado ano, um terço dos alunos recebe educação suplementar em sessões individuais. Cingapura oferece aulas adicionais aos 20% de alunos com desempenho mais fraco, e existe a expectativa de que os professores fiquem na escola depois das aulas -ocasionalmente por horas- a fim de ajudar os alunos. Nada disso é muito complexo. Mas são práticas que contrariam algumas das suposições silenciosas da política educacional. Quando professores, dirigentes de escolas ou até pais são convidados a se expressar sobre a questão, muitas vezes dizem que é impossível obter os melhores professores sem pagar salários altos; que os professores de Cingapura, digamos, têm status elevado devido aos valores confucianos; ou que os estudantes asiáticos são bem comportados e atentos por motivos culturais. As conclusões da McKinsey parecem mais otimistas: obter bons professores depende de como você os seleciona e treina; lecionar pode se tornar uma carreira para os melhores formandos mesmo que não sejam oferecidos salários milionários; e, com as políticas corretas, as escolas e os alunos não estão condenados ao atraso. Tradução de Paulo Migliacci

Falta de dinheiro

A predisposição contra os mais capazes surge em parte pela falta de dinheiro (os governos temem que não terão verba para contratá-los) e em parte porque outros objetivos interferem. Quase todos os países ricos vêm tentando reduzir os tamanhos de suas turmas escolares, nos últimos anos. Mas, se não houver outras variações, turmas menores querem dizer mais professores a serem contratados com a mesma verba, o que reduz o salário médio e o status profissional da categoria.Isso pode explicar o paradoxo de que, depois da educação básica, parece haver pouca ou nenhuma correlação entre o tamanho das turmas e as realizações educacionais.A McKinsey argumenta que os sistemas de educação que apresentam melhor desempenho mesmo assim conseguem atrair os melhores profissionais. Na Finlândia, todos os novos professores precisam ter mestrado. A Coréia do Sul contrata professores de ensino básico entre os 5% de formandos com melhor desempenho, Cingapura e Hong Kong entre os 30% de melhor desempenho.E esses países o fazem de maneira surpreendente. Seria possível imaginar que as escolas oferecem o máximo de dinheiro possível para tentar atrair um grande quadro de interessados em formação educacional, o que permitiria selecionar os melhores dentre eles.Mas não é assim, segundo a McKinsey. Se o dinheiro fosse tão importante, então os países com os melhores salários para os professores -Alemanha, Espanha e Suíça- teriam presumivelmente sistemas de ensino posicionados entre os melhores. E isso não procede. Na prática, os países com melhor desempenho pagam salários não superiores à média.E eles tampouco tentam atrair um grande quadro de interessados para selecionar entre eles os mais bem sucedidos. Quase que o contrário. Cingapura avalia os candidatos rigorosamente antes de admiti-los aos cursos de formação de professores e aceita apenas o número de candidatos suficiente para cobrir as vagas nos quadros da educação.A Finlândia também limita a oferta de cursos de treinamento de professores à demanda. Em ambos os países, o ensino é uma profissão de status elevado (porque é altamente competitiva), e os fundos destinados a cada professor em treinamento são generosos (porque o número deles é baixo). A Coréia do Sul demonstra como os dois sistemas produzem resultados diferentes.Seus professores de ensino básico têm de obter um diploma de graduação em uma de apenas 12 universidades. A admissão requer notas altas; o número de vagas é racionado de acordo com o número de postos de ensino em aberto. Em contraste, os professores de escolas secundárias podem obter seus diplomas em qualquer uma das 350 faculdades do país, e os critérios de seleção são mais frouxos. Isso gera um enorme excedente de professores secundários recentemente qualificados -cerca de 11 por vaga, de acordo com as mais recentes estatísticas. Como resultado, o ensino secundário é uma profissão com menos status na Coréia do Sul, onde todo mundo prefere trabalhar no ensino básico. A lição parece ser a de que a admissão aos sistemas de treinamento de professores precisa ser difícil, e não fácil.

Outro olhar

Agora, uma organização que vem de fora do setor de educação -a consultoria McKinsey, que assessora empresas e governos- decidiu que audaciosamente iria ao lugar que raros educadores ousaram visitar e faria recomendações estratégicas com base nas constatações do Pisa.Segundo a empresa (em “How the world’s best performing schools systems come out on top” [como os melhores sistemas escolares do mundo chegam ao topo]), as escolas precisam fazer três coisas: obter os melhores professores, extrair o máximo deles e intervir quando os alunos começam a ficar para trás. Isso talvez não pareça exatamente uma recomendação “sem precedentes” (a definição usada por Andreas Schleicher, diretor de pesquisa educacional da OCDE, para a abordagem da McKinsey): as escolas com certeza já devem agir dessa maneira. Mas a verdade é que não o fazem. Se essas idéias fossem realmente levadas a sério, seria possível mudar a educação radicalmente.O primeiro passo é contratar os melhores. Não resta dúvida de que, como declarou um funcionário do governo sul-coreano, “a qualidade de um sistema educacional não pode superar a qualidade de seus professores”.Estudos feitos no Tennessee e em Dallas mostraram que, se alunos de capacitação média forem entregues a professores que estão entre os 20% mais competentes de sua profissão, terminam se posicionando entre os 10% de estudantes com melhor desempenho; caso os professores que os ensinam venham dos 20% menos competentes, os alunos terminam entre os 10% de pior desempenho.A qualidade dos professores exerce a maior influência sobre o desempenho dos alunos.Mas a maioria dos sistemas escolares não se esforça demais para selecionar os melhores. A Nova Comissão sobre a Capacitação da Força de Trabalho dos Estados Unidos, uma organização sem fins lucrativos, diz que as escolas norte-americanas tipicamente recrutam professores que estão no terço mais baixo de desempenho, entre os formandos das universidades.A cidade de Washington recentemente contratou como diretora-geral de suas escolas públicas uma integrante da organização Teach for America, que identifica os melhores formandos e os contrata para lecionar por dois anos. Tanto a indicação da diretora quanto a organização que ela representa geraram grande controvérsia.

As escolas precisam obter os melhores professores, extrair o máximo dos docentes e intervir quando os alunos começam a ficar para trás.

O artigo abaixo saiu na revista The Economist e foi reproduzido ontem no jornal Folha de São Paulo. É muito interessante pois, é quase um resumo da palestra da consultora da McKinsey&Company Mona Mourshed.
O governo britânico, diz Sir Michael Barber, antigo assessor do ex-primeiro ministro Tony Blair, mudou quase todos os aspectos da política educacional na Inglaterra e no País de Gales, e em muitos casos mais de uma vez. “As verbas das escolas, a gestão, os padrões curriculares, os sistemas de avaliação, o papel dos governos local e nacional, o alcance e a natureza das agências nacionais, a política de admissão escolar” -pode escolher: tudo isso foi mudado, e em certos casos posteriormente devolvido à forma original. A única coisa que não mudou foram os resultados. De acordo com a Fundação Nacional de Pesquisa Educacional britânica, não houve (até recentemente) melhora mensurável nos padrões de alfabetização e de domínio da matemática nas escolas básicas -e isso ao longo dos últimos 50 anos.A Inglaterra e o País de Gales não estão sozinhos. A Austrália quase triplicou seus gastos por aluno, de 1970 para cá. Nenhuma melhora. Nos Estados Unidos, os dispêndios quase dobraram depois de 1980, e os tamanhos das turmas são os menores de todos os tempos. Uma vez mais, resultado algum. Não importa o que se faça, aparentemente, os padrões se recusam a mudar. Parafraseando Woody Allen: quem não faz ensina; quem não consegue ensinar se torna diretor de escola. Certamente há quem deva imaginar por que tanto esforço. Nada parece fazer efeito. Mas é certo que algo deve funcionar. Existem grandes variações nos padrões educacionais dos países. Elas foram avaliadas e reavaliadas pelo Pisa (Programa de Avaliação Internacional de Estudantes), da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), e isso serviu para estabelecer, primeiro, que os países de desempenho mais forte se saem muito melhor do que os piores e, segundo, que os mesmos países lideram essas avaliações, a cada vez que são realizadas: Canadá, Finlândia, Japão, Cingapura, Coréia do Sul.Essas constatações provocam uma pergunta que deveria ser bastante frutífera: o que os países de maior sucesso têm em comum? Mas encontrar a resposta parece ser tarefa das mais complicadas. Não se trata de maior investimento: Cingapura gasta menos dinheiro por aluno do que a maioria dos demais países. Tampouco de períodos mais longos de estudo: os alunos finlandeses começam as aulas mais tarde, e estudam menos horas, do que os dos demais países ricos.

Como os Sistemas Escolares de Melhor Desempenho do Mundo Chegaram ao Topo

Maria de Salete Silva da UNICEF e Isaac Edington do ICON.

Priscila Cruz, Luis Norberto Paschoal, Ana Maria Diniz.

Isaac Edington, Mona Mourshed, Ines Carvalho, Nicola Calicchio, Luis Norberto Paschoal e Ricardo Henriques.

Braskem entre as 200 do mundo, diz o Reputation Institute

Após dois meses de concorrência, a W/Brasil foi escolhida como a nova agência de publicidade da Braskem, uma das maiores petroquímicas do País. A empresa é a 2ª maior empresa privada do Brasil e a 14ª maior empresa petroquímica do mundo. Além disso, em estudo feito pela Reputation Institute, empresa de pesquisa e consultoria, a petroquímica aparece, a partir deste mês, no ranking das 200 empresas mais respeitadas do mundo. O trabalho para a Braskem, que em 2007 teve faturamento de R$ 24 bilhões, começa ainda nesta semana. (Propmark)

Parabéns Suzane

Suzane Veloso deixa a direção de comunicação da DM9 e passa a diretora de comunicação do grupo ABC, de Nizan Guanaes, Guga Valente e socios. Ficará baseada no escritorio da holding, no 18o andar do predio na Faria Lima que abriga também a Africa, a Tudo e a N-Ideias. (Blue Bus)

Itaubrasil: o melhor do Brasil

A bossa nova completa 50 anos de criação. Por este motivo o ITAÚ fortalece seu posicionamento como banco preocupado com a cultura nacional lançando o Itaubrasil. O projeto consiste em uma plataforma anual que englobará artes cênicas, artes plásticas, esportes, cinema. Estréia com a realização de shows de bossa nova que ocorrerão no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de uma exposição que explorara o tema. 1º, haverá um show em conjunto entre o Roberto Carlos e o Caetano Veloso onde eles interpretarão bossas novas de grandes compositores como Vinicius de Morais e Tom Jobim. 2º, será realizada uma turnê do último remanescente da turma que criou um dos estilos musicais mais conhecidos do mundo, João Gilberto, que se apresentará em São Paulo, Rio de Janeiro. Na sua cidade natal, Salvador, ele se apresenta no dia 5 de setembro, no Teatro Castro Alves. "O desenvolvimento sustentável de uma nação não pode prescindir da valorização de sua cultura, do mesmo modo que a celebração dos 50 anos da bossa nova não pode prescindir da presença de João Gilberto", destaca Antonio Matias, vice-presidente do Banco, sobre o músico.

Experiência inovadora da certificação do Gabinete

A apresentação da experiência de certificação do Gabinete do Ministro Ricardo Lewandosky, bem como demonstração das possibilidades de implantação de ferramentas de qualidade e produtividade em Gabinetes de Ministros ou Desembargadores de Tribunais Brasileiros aconteceu no dia 30 de maio, no auditório da Escola de Administração Judiciária do Tribunal do Trabalho da 9ª Região, em Curitiba.

Dinâmicas e Eficientes

As meninas do " front" receptivo do CEIC. Simpáticas, dinâmicas e eficientes - Mariana e Simone.

ITAÚ: Certificação ISO 9001 nos cálculos de processos trabalhistas

O Marcos R. Carnielli da Área de Relações do Trabalho do ITAÚ informa a Certficação ISO 9001 nos cálculos de processos trabalhistas - Acordo, Execução e Impugnação. No final de 2007, o Itaú se tornou o único banco brasileiro a ter o processo de elaboração de cálculos de processos trabalhista certificados pela norma ISO, uma conquista que fortalece o compromisso com o respeito às leis e às instituições jurídicas. A conquista dessa certificação confirma o que há muito faz parte do dia-a-dia do banco Itaú: Transparência, Ética e Respeito à Legislação. (VP do TRT5)

Dia de Portugal

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, é o dia em que se assinala a morte de Luis Vaz de Camões a 10 de Junho de 1580 e é também o Dia Nacional de Portugal. Durante o regime autoritário do Estado Novo de 1933 até a Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974 era celebrado como o Dia da Raça; a raça Portuguesa. Para celebrar a data ontem, o consulado-geral e as instituições portuguesas na Bahia oferecem um coquetel a autoridades e amigos, no Hotel Pestana, em Salvador.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Evasão escolar e repetência

O MEC divulga nos próximos dias os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2007. As escolas públicas, que tiveram nota média de 3,8 em 2005, pularam para mais de 4 no ano passado -os resultados parciais já mostram que o índice deve ficar entre 4,2 e 4,3. O Ideb, que é o resultado do cruzamento de notas da Prova Brasil (aplicada em alunos da 4ª série ) e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica, para alunos da 8ª série) com indicadores de evasão escolar e repetência, foi puxado para cima por causa do Nordeste. A região, que concentrava 81% das mil piores escolas em 2005, teve resultado melhor em 2007. (Folha)

EcoD: DM9DDB cria o filme Money sobre sustentabilidade

Educação: encontro com Mona Mourshed

O Todos Pela Educação promove, nesta terça-feira, 10 de junho, um encontro com Mona Mourshed, PHD em desenvolvimento econômico pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). A pesquisadora se reúne com o Todos Pela Educação e neste pequeno encontro fará uma breve apresentação sobre suas pesquisas em Educação em países de diferentes regiões, seguida de um bate-papo. O encontro acontece na sede do movimento, em São Paulo. (De Olho na Educação)

Shopping Cidade Jardim tem Sarah Jessica Parker

MPM pela AFRICA

Uma semana depois de badalado lançamento, o shopping Cidade Jardim troca MPM pela Africa. A campanha traz a protagonista de Sex in the City, Sarah Jéssica Parker, e estreou com toda a badalação a que tinha direito. A MPM deixa de ser a parceira do Shopping Cidade Jardim para ser substituída pela Africa, também do Grupo ABC. Os anúncios já têm a assinatura da Africa. A MPM confirma que a partir de sexta-feira, 6, já não é mais a agência do Shopping Cidade Jardim. A explicação oficial, no entanto, seria de que a JHSF já tinha uma proximidade grande com a agência NIdéias, também do Grupo ABC, e que a sinergia entre a NIdéias e a África seria mais produtiva. (M&M)

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Porto Alegre é a Barcelona da América Latina

Na época das comemorações dos 100 anos da Gerdau, em 2001, seu presidente Jorge Gerdau Johannpeter disse que, como uma homenagem ao Estado do Rio Grande do Sul, queria contribuir para fazer com que Porto Alegre se transformasse numa Barcelona da América Latina. Mais um grande passo foi dado neste sentido com a inauguração do Museu Iberê Camargo, considerado hoje um dos melhores do Brasil. Seu projeto, arrojado e maravilhoso, de autoria do arquiteto português Alvaro Siza, ganhou o primeiro prêmio na Bienal de Arquitetura de Veneza. Com mais esta realização, Porto Alegre pode mesmo se considerar a nossa Barcelona.
Gente, isso não é o máximo!? (tô me lembrando da história do vôo dos gansos...)

domingo, 8 de junho de 2008

As lembranças vão levando a gente...

Meus pais: José Coelho e Livia Cléa Viana Coelho
Ontem, encontramos nossa amiga Janete Freitas que ciceroneava um casal de amigos – Pepe Esteve e Bea, que é mãe da Maya Haegler que é nossa amiga, de Karina Muricy e Luis Salles. Já recebemos Maya algumas vezes, no verão em Salvador. Sua família é da Bahia e ela cultiva essas raízes. A casa que fica junto da Igreja de Santo Antônio, há muitos anos foi da sua família – os suíços Kechller. Hoje é de Iêda e Gilberto Sá, e é o cartão postal mais bonito da Baía de Todos os Santos. Pois bem, o Pepe Esteve e Bia estão voltando do município de Luis Eduardo, antigo Mimoso do Oeste. Eles trouxeram 50 investidores de bancos estrangeiros para conhecer a região e seu potencial. Ficaram impressionados com essa nova fronteira agrícola da Bahia e disseram que é indescritível o que se vê por lá. Imagine que a maioria dos agricultores que estão fazendo a vida por lá, são gaúchos. Eles nos contaram que o curioso é que entre as músicas e danças típicas apresentadas na programação cultural para os convidados, o folclore gaúcho já se fez presente. A cidade ganhou uma nova praça, em homenagem à mãe de Pepe, Dona Amparo Esteve. Ah, meu Pai com certeza teria amado essa conversa sobre o mercado de algodão e eu só pude acompanhar e trocar algumas impressões por conta dos relatos de Zé Coelho (meu Pai). A certa altura o Sr. Pepe disse: “me deixa tirar uma foto de vocês, porque não quero esquecer.” Ele conhece Petrolina e Guanambi e conheceu meus primos e primas que trabalharam no negócio.
Das informações que trocamos, muita coisa eu sabia por que prestava atenção às coisas que Papai falava. Por muitos anos, a gente também acompanhava o mercado de algodão, via “telex”. Ele gostava de fazer as contas do frete da mercadoria antes do almoço, enquanto servia uma lata de sardinha portuguesa com pão fresquinho que trazia pra casa. Quando Mamãe se sentava à mesa ele dizia: “Cléa, meu bem, leia o telex”. E aí, ele pegava um papelzinho que tinha sempre no bolso da camisa branca (ele trabalhava de paletó e gravata, usava terno branco de tecido SS 120) e fazia os cálculos do FRETE... Frete ferroviário! Nessa época, o escoamento da produção do Vale do São Francisco, entre Petrolina e Juazeiro, era feito pelos vagões da Leste Brasileiro. Durante muitos anos minha família comercializou o algodão. Inicialmente os fardos de algodão eram beneficiados e pesados para venda. Depois passou a fabricar óleo do caroço de algodão – o famoso Óleo Caiano, de grande valor nutricional para nossa alimentação. Finalmente o grupo industrial construiu 2 fábricas que produziam fio de algodão e tecido de pano de vela – uma em Petrolina e a outra no KM 7 da Transamazônica. Esta, foi um grande desafio! Viajamos muito com nosso Pai, de carro e de avião, por todo o Brasil. Ele ia a trabalho e nos levava nas férias escolares para conhecer o Vale do Itajaí - Blumenau e Joinvile, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Curitiba, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, etc. Ele adorava viajar levando a gente e tinha o maior orgulho de nos apresentar aos amigos, clientes e fornecedores. Papai era um homem muito alegre e todo esse convívio era recheado de ensinamento e música. Assim fomos educados, para a vida e pelo trabalho.

AMIZADE

Esta semana, quando eu estava na cerimônia do Prêmio Luis Eduardo Magalhães, o meu Blackberry vibrou dentro da bolsa. Discretamente dei uma olhada no display, e vi que era uma ligação do Rio de Janeiro. Fiz de conta que ia pegar alguma coisa no chão e atendi. Era um querido amigo (ele é francês) de quem gosto muito. Perguntou se eu podia falar, e eu lhe disse que estava numa reunião... Ele então, me perguntou em quanto tempo ele podia ligar novamente. Falei: "em 1 hora". Pontualmente, ele ligou novamente. Falou que precisava me ver. Por um instante pensei que ele talvez não estivesse bem e perguntei: “Philippe, tá tudo bem com você? Você está precisando de mim? Estarei em São Paulo na próxima semana e passo no Rio pra lhe ver.” E naquele sotaque francês que adoro ouvir, ele me disse: "claro minha querida, está tudo bem sim... apenas estou com saudades de você e quero lhe ver. Venha com Rogério e com os seus filhos. Estou com saudade. Agora, que a minha casa está finalizada e eu gostaria que vocês viessem passar uns dias comigo, em Rio...”.
Estou guardando isso como um tesouro. Compartilho aqui, e espero poder contar ao Pedro, bom amigo dele, quando estiver em São Paulo na próxima 3a. feira. Da última vez que o vi, não tive chance de comprimentá-lo, e sei que Philippe lhe dedica grande respeito e afeição.
Fiquei pensando muito sobre tudo isso e comentei durante todo o final de semana. A gente precisa usar o nosso tempo para estar mais perto das pessoas que amamos, perguntar como elas estão e se interessar mais por elas, sem esperar nada em troca. Perceber mais intensamente aqueles que estão à nossa volta e aqueles que passam por nossa vida. Evitar sermos tão críticos com nossos problemas e nos preocuparmos apenas com eles.
Como diz Rubem Alves: "Um amigo é uma pessoa com quem se tem prazer em compartilhar idéias de forma tranqüila e mansa. Não é preciso estar de acordo. O rosto do meu amigo não é igual ao meu rosto. E essa diferença me dá alegria. Se convivemos bem com nossos rostos diferentes, porque haveríamos de querer que nossas idéias fossem iguais? Experimentar a diferença de idéias mansamente é uma das evidências da amizade. Assim, se você deseja saber se uma pessoa é sua amiga, pergunte-se: Temos prazer e gastamos tempo compartilhando idéias? Acho que os casais – namorados ou casados de papel passado – deveriam se propor esse teste. Não existe amor que sobreviva só de sentimentos, sem a conversa mansa."
A manifestação de amizade parece ter sua origem fora do tempo, na eternidade. Um amigo é alguém com quem ficamos desde sempre. É como uma árvore torta que nos oferece uma boa sombra. Pode até ser útil eventualmente, mas não é isso que o torna um amigo. Na sua presença sabemos que não estamos a sós e isto nos traz uma grande alegria. Philippe, em breve, estaremos com você em Rio! rsrs! Um beijo, amigo...