Tomo emprestado de quem sabe o que faz e escreve, e “bebo” na fonte do Itaú Cultural. A “Beatriz Milhazes faz parte das exposições que caracterizam a Geração dos anos 80 - grupo de artistas que buscam retomar a pintura em contraposição à vertente conceitual dos anos 1970, e tem por característica a pesquisa de novas técnicas e materiais. Sua obra faz referências ao barroco, à obra de Tarsila do Amaral (1886-1973) e Burle Marx (1909-1994), à padrões ornamentais e à art deco, entre outras. Entre 1997 e 1998, é artista visitante em várias universidades dos Estados Unidos. A partir dos anos 1990, destaca-se em mostras internacionais nos Estados Unidos e Europa e integra acervos de museus como o MoMa, Guggenheim e Metropolitan em Nova York”.
sábado, 18 de outubro de 2008
Estação Pinacoteca: Beatriz Milhazes - pintora, gravadora, ilustradora, professora. Formada em comunicação social
Sábado em São Paulo: Circuito Arte Moderna e Contemporânea
60 anos do MAM traz Krajcberg à OCA
O Museu de Arte Moderna de São Paulo organizou a exposição de 60 anos do MAM e onde todos que visitam a OCA podem conhecer a história do museu por meio de documentos, imagens e obras do acervo selecionadas. A abertura aconteceu nesta quinta, dia 16 e Frans Krajcberg é o convidado especial. Hoje, a convite de Milú Villela fui visitar a exposição que está deslumbrante! A arte-ecologia de Krajcberg é a forma magistral que ele encontrou para denunciar as queimadas e lá a gente pode sentir uma vibração pacífica de protesto...
.
Frases que ficaram na história do MAM-SP:
“Faço aqui um apelo ao escritor Abrahão Ribeiro, providencialmente à frente do governo da cidade, para que nos dê um museu que nos falta e que transformaria, de fato, São Paulo na “capital artística do Brasil”. Apesar do que - repito – não creio que essa maravilha jamais se realize.” Luis Martins, 19 de abril de 1946
“O que eles de fato queriam não era museu nenhum e sim, apenas, um “depósito” municipal onde fosse guardada a enorme produção encalhada. Mas como ficava feio pedirem à prefeitura um depósito, pediram um museu...” Monteiro Lobato, 30 de abril de 1946
Comes & Bebes by Dona Coelha
Quibe ao Forno
Ingredientes:
1/2 kg de carne moída
1/2 xícara de chá de trigo
2 colheres de sopa de hortelã
1/2 xícara de cebola picada
3 colheres de sopa de salsinha
sal e alho a gosto
Preparo:
Deixar o trigo de molho por 1 hora. Espremer e juntar a carne e os demais ingredientes. Misture bem. Unte levemente uma assadeira com óleo PAM, coloque o quibe e marque com uma faca os quadrados (10 porções). Leve para assar.
(105 Calorias por porção)
Together
Bob Sinclar (Paris, 1967) é um DJ francês. É um dos DJ’s com maior popularidade na Europa. Bob Sinclar é um pseudônimo, um personagem criado por ele, pois seu nome verdadeiro é Christophe Le Friant. Em outubro de 2006 foi lançado seu single Rock this Party. Seu single mais tocado é World Hold On, que atingiu boas posições dentre os demais DJ’s do presente. Seus vídeo-clipes são bem elaborados, e quase todos levam sempre uma boa mensagem. Bob não tem vídeo-clipes com teor apelativo, em quase todos existem crianças cantando. (Last.fm)
Literatura do momento

Os parâmetros presidenciais da crise
Lula já estabeleceu : não quer ver o PIB crescendo menos de 4% em 2009 e 2010. Não quer também que os investimentos do PAC e os recursos para os programas sociais sejam atingidos por eventuais necessidades de ajustes no Orçamento. Estes são os limites que o BC terá de observar na calibração dos juros daqui para frente e que o ministério da Fazenda e o do Planejamento deverão se pautar. A imposição presidencial tem muito a ver com o desejo do governo de não jogar nas costas dos mais pobres os custos dos ajustes, assim como cobra dos países desenvolvidos não "socializarem" os prejuízos do que eles aprontaram. Mas também tem muito do jogo político-eleitoral de 2010. Avalia-se, corretamente, que o grande eleitor de 2010 chama-se "situação econômica" e não propriamente "Lula da Silva". (Migalhas)
Neto Costa "Perto da Esquina do Pecado"
Só hoje recebo notícias de minha amiga Angela Batista contando o sucesso do Show de Neto Costa, na apresentação (boa música e show inesquecível) que fez dia 16/out "PERTO DA ESQUINA DO PECADO" na Praça Tereza Batista, Pelourinho. Direção musical de Rudnei Monteiro e iluminação de Fernanda Paquelet.
João Henrique já embalou...

O Instituto Datafolha divulgou na noite desta sexta-feira (17) a mais nova pesquisa sobre o segundo turno para a prefeitura de Salvador. Diferentemente do que vem publicando o Ibope, os números são: nas intenções de votos, João Henrique aparece com 48% e Walter Pinheiro com 41%; já com relação aos votos válidos, João Henrique com 54% e Walter Pinheiro com 46%. (Bahia Notícias)
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Companhia Siderúrgica Nacional

Tema é lateral, lamenta Unicef

Investir em educação não garante reeleição
Os eleitores não reconheceram nas urnas a boa atuação dos prefeitos na maioria dos 37 municípios considerados exemplares em Educação no Brasil, segundo pesquisa feita pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Ministério da Educação e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Em 21 dessas cidades, o eleito foi o candidato que representava a oposição. A pesquisa "Redes de Aprendizagem - Boas Práticas de Municípios que Garantem o Direito de Aprender" foi feita no ano passado e destacou cidades no País onde a rede municipal de ensino público funcionava bem. Mas, nesse universo de 37 cidades, 21 não reconduziram os prefeitos ou seus candidatos para um novo mandato. Para selecionar o grupo de cidades, a pesquisa criou um Indicador de Efeito de Redes Municipais (IERM-Ideb). Para chegar a ele, foi feita uma combinação de informações sobre o desempenho dos alunos do ensino fundamental em exames de 2005, como a Prova Brasil, que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Redes de ensino municipal que tiveram nota igual ou maior que 4 foram selecionadas. A partir daí, o IERM levou em conta uma avaliação do perfil socioeconômico dos alunos, das famílias e dos municípios. O pior desempenho eleitoral dos melhores em Educação aconteceu no Centro-Oeste, onde havia oito dos municípios incluídos no estudo (cinco em Goiás e três em Mato Grosso). Em nenhum deles, o prefeito teve êxito na sucessão. A situação inverte-se nas regiões Norte e Nordeste: a continuidade acabou sendo garantida à maioria dos gestores que investiram esforços em Educação. No Nordeste, esse cenário envolveu capitais e cidades de menor porte. Lá foram reeleitos os prefeitos de Teresina (PI), Sobral (CE), Mortugaba (BA) e Presidente Dutra (BA). A exceção regional foi Alto Alegre do Pindaré (MA), onde a oposição venceu. (Estado de São Paulo)
Workshop Lógicas da Sensação versus Lógicas do Sentido

Sala Itaú Cultural - Instituto Itaú Cultural Avenida Paulista 149 - Paraíso
informações 11 2168 1777
Compra e venda

Em São Paulo, golpes baixos...

PS: Ontem quando fui almoçar com minha cunhada, passei de taxi em frente ao Estádio do Morumbi. Intuí que a situação estava tensa e imaginei que fosse uma manifestação mais dura para atingir o Palácio dos Bandeirantes, ou deixá-lo desconfortável (o Kassab está na frente). Pedi ao motorista pra ligar o rádio e saber o que estava acontecendo. Ele me disse que o rádio estava quebrado... A sorte é que passei pela “beirada” de tudo isso. Só percebi o perigo quando cheguei em casa e vi que havia se transformado numa praça de guerra.
Horário de Verão e Uso de Energia Eficiente

quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Ivete Sangalo: Viva, viva minha gente, eu vou ser mamãe

Da Coluna de Sebastião Nery
Aqui em Salvador está novamente assim. Só perguntando ao Senhor do Bomfim. O prefeito João Henrique, do PMDB (402 mil), e o deputado Walter Pinheiro, do PT (391 mil), chegaram ao segundo turno embolados.
Única certeza aqui: Lula não vai aparecer. No primeiro turno, ele teve duas péssimas experiências: em Natal e Petrolina. Fora Recife e Fortaleza, onde as vitórias do PT eram certas, apoiadas pelos governadores Eduardo Campos e Cid Gomes, Lula pensou que podia apoiar o PT em Natal e Petrolina porque também eram vitórias certas. E quebrou a cara. Em Natal, Lula, a governadora Wilma Faria, o prefeito Eduardo Alves, o presidente do Senado Garibaldi 'Mazarope', o líder do PMDB na Câmara Henrique Eduardo, uma salada de partidos, juntaram-se todos para tentar eleger a deputada federal Fátima Bezerra, do PT, e derrotar a bela jornalista e deputada estadual do PV, Micarla de Souza, apoiada apenas pelo senador José Agripino. Levaram uma surra de 193 mil votos a 140 mil.
Lula disse no palanque: 'Não basta ser jornalista para ganhar. É preciso ter honradez e carater' ('Folha'). Perdeu a compostura e a eleição.
Aqui perto da Bahia, do outro lado do São Francisco, em Petrolina, Lula também fez comício para o PT. Foi derrotado pelos Coelho (PMDB). (Blog do Magno Martins)
Lula disse no palanque: 'Não basta ser jornalista para ganhar. É preciso ter honradez e carater' ('Folha'). Perdeu a compostura e a eleição.
Aqui perto da Bahia, do outro lado do São Francisco, em Petrolina, Lula também fez comício para o PT. Foi derrotado pelos Coelho (PMDB). (Blog do Magno Martins)
Tropa de elite

Editorial da Folha: Audácia na educação
Análise de dados da Pnad pelo Ipea indica evolução lenta na escolaridade; ensino médio deveria passar a ser obrigatório.
Na era da economia do conhecimento, contudo, oito anos são insuficientes. A educação de nível secundário (11 anos de estudo, pelo menos) é encarada como o patamar mínimo para que a força de trabalho de uma economia a ponha em situação de competir no mercado internacional.Tal patamar, se mantido o ritmo presente de melhora, só deverá ser alcançado em 2033. É tempo demais.
Aperto no Orçamento da União em 2009

quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Mona Mourshed: Como os sistemas de melhor desempenho do MUNDO chegaram ao TOPO
Ontem fui assistir à palestra da Mona Mourshed no IBMEC. A iniciativa foi dos Empreendedores Amigos da Unesco, Todos Pela Educação, Fundação Victor Civita, IBMEC São Paulo, e UNESCO.
Na verdade Mona desmistifica alguns “mitos” sobre as ferramentas para implementar Educação de Qualidade. Fiz umas fotos e anotei alguns pontos da exposição da Mona no meu Blackberry, e compartilho com vocês:
Na verdade Mona desmistifica alguns “mitos” sobre as ferramentas para implementar Educação de Qualidade. Fiz umas fotos e anotei alguns pontos da exposição da Mona no meu Blackberry, e compartilho com vocês:
1. O impacto das diferenças sócio-econômicas nas habilidades das crianças já é significativa aos 4 anos de idade.
2. As variações de qualidade profissional superam totalmente qualquer efeito da alteração do tamanho das classes.
3. Alto desempenho significa que todas as crianças e cada uma delas devem ser bem sucedidas.
4. Toda escola precisa de um grande diretor e todo sistema de um grande gestor.
2. As variações de qualidade profissional superam totalmente qualquer efeito da alteração do tamanho das classes.
3. Alto desempenho significa que todas as crianças e cada uma delas devem ser bem sucedidas.
4. Toda escola precisa de um grande diretor e todo sistema de um grande gestor.
Joel Braga e Gisela são nº 1
Casa de Jorge Amado

Projeto prevê R$ 1 bi para formar professores no País
O Ministério da Educação (MEC) pretende usar R$ 1 bilhão para incentivar os Estados a elaborarem planos de formação de professores usando a capacidade de suas universidades estaduais, municipais e federais. Os projetos terão de ser aprovados pelo governo federal para receber a verba. A medida faz parte do Sistema Nacional Público de Formação de Profissionais do Magistério, a ser criado com o objetivo de suprir a falta de docentes na rede pública.Um decreto que regulamenta o novo programa será apresentado hoje e aberto à consulta pública. Estima-se que seriam necessários 100 mil professores a mais por ano para suprir a demanda no País."Nós sabemos que a formação de qualidade está nas universidades públicas. Queremos dar escala e formar cada vez mais professores", disse ao Estado o ministro da Educação, Fernando Haddad. A nova medida foi motivada pela constatação de que mais de 70% dos docentes aptos a lecionar no ensino básico se formam em universidades privadas. (Agência Estado - SP)
terça-feira, 14 de outubro de 2008
A propósito do: "é casado? tem filhos?"

Acontece, que ela que alega ter uma história comprometida com a defesa das mulheres, dos homossexuais e das minorias, esqueceu de um fato muito simples: a disputa do executivo paulistano pressupõe eleição de um candidato que tenha competências técnicas, e é claro, temos que considerar o “background” familiar, o que Kassab apresenta de forma exemplar.
Fica no ar:
Teriam sido os quase 18% de diferença na pesquisa eleitoral que fez a Marta perder o prumo? Ou a estratégia da campanha é apenas limitada?
Além do mais, responder que nada sabia sobre o conteúdo da publicidade que iria ao ar NÃO resolve o “imbróglio”. Ou ela imagina contar com este "expediente" para se desviar de eventuais falhas de programas de governo? Assim, só vai consolidar uma imagem e reputação inconsistente, que o eleitor não aceita mais!
Teriam sido os quase 18% de diferença na pesquisa eleitoral que fez a Marta perder o prumo? Ou a estratégia da campanha é apenas limitada?
Além do mais, responder que nada sabia sobre o conteúdo da publicidade que iria ao ar NÃO resolve o “imbróglio”. Ou ela imagina contar com este "expediente" para se desviar de eventuais falhas de programas de governo? Assim, só vai consolidar uma imagem e reputação inconsistente, que o eleitor não aceita mais!
Na Bahia DEM é maioria nas comissões da Assembleia Legislativa
Por 11 votos a 9, o Tribunal de Justiça determinou que o DEM tenha duas vagas nas comissões temáticas da Assembléia Legislativa. PP, PR e PMDB passam a ter, cada um, uma vaga. “Na prática, a decisão torna sem efeito qualquer iniciativa do governo no sentido de tentar cooptar deputados oposicionistas para recuperar a maioria nas comissões”, disse o líder da oposição, deputado Gildásio Penedo (DEM). “A decisão mostra a independência do Judiciário baiano que, de forma soberana, deu voz e vez à oposição e reafirmou, mais uma vez que os mandatos pertencem aos partidos e não aos parlamentares”, disse o democrata, que aguarda apenas a comunicação oficial à Assembléia para exigir a mudança na composição das comissões. (Bahia Notícias)
Hoje a VALE é uma das empresas mais capitalizadas do Brasil

BC: bala extra no colete
A volta antecipada de Henrique Meirelles para o Brasil, sábado à noite, gerou rumores pelos corredores do FMI durante o encontro em Washington. Seria para baixar os juros?Ontem pela manhã, descobriu-se o porquê. O Banco Central decidiu implementar programa de liberação integral dos recolhimentos compulsórios, efetuada de acordo com as necessidades de liquidez dos mercados. Valor total? R$ 100 bilhões. Muito? Nada disto. O BC ganhou muito mais que isso em bala "extra", depois da alta do dólar, em suas posições cambiais.E o que aconteceu até a hora do almoço? O dólar começou a cair, sem que o BC tivesse que intervir diretamente. Palmas para a autoridade monetária brasileira. (Sonia Racy)
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Krugman: "Uma coisa engraçada aconteceu comigo nesta manhã..."

Programa Internacional em Relações Governamentais
Em uma sociedade democrática, as empresas, assim como entidades ou movimentos sociais, têm o direito e também o dever de se empenhar na defesa de seus interesses. Quanto mais democrático o País, maior é a interação entre a sociedade e os poderes constituídos. Dessa forma, a atividade de lobby, mal-interpretada ao longo dos anos no Brasil, está na ordem do dia. Ainda sem regulamentação, deve ser vista como uma prática legítima e que deve ser exercida com total compromisso com a ética e a transparência. É para esse novo momento do lobby e das relações governamentais no País que as empresas devem estar atentas. Pensando nestas questões a ABERJE está lançando, em parceria com a The George Washington University, o Programa Internacional de Relações Governamentais, composto por 4 módulos distintos. Participe e saiba como a profissionalização da área dentro das corporações se faz absolutamente necessária. Invista nesta que pode ser a peça que faltava na gestão sustentável: o lobby responsável. Se quizer saber mais acesse www.aberje.com.br
Economista defende mudanças na organização do sistema educacional
Apesar de acreditar que o País ainda precisa ampliar os investimentos em Educação, Samuel Pessoa, no que se refere à qualidade, afirma que "o problema é mais complexo do que simples elevação de gasto público". Ampliação do investimento público em Educação e a organização do sistema educacional foi o tema da entrevista desta sexta-feira com Samuel Pessoa, economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). O professor acredita que a valorização da carreira docente passa necessariamente por mudanças na atual organização do sistema educacional. Ele defende a ampliação do investimento destinado à área e também a manutenção do pagamento dos funcionários aposentados pela secretaria de Educação. (Todos Pela Educação)
Crise: Europa começa hoje a estatizar bancos

Seu ponto de contato com o futuro: agora falta menos tempo ainda!

No dia 30 de outubro de 2008, acontecerá em São Paulo, a 4ª Conferência Internacional da ABERJE. No evento, serão abordados temas como: Branding, Comunicaçao Interna e Comunicação Digital. Tony Spaeth, professor da Harvard Business School e reconhecindo globalmente como autoridade em Branding, fará a palestra de abertura. Se quizer saber mais acesse o site da Aberje.
O que Van Gogh tem a ver com a comunicação empresarial

domingo, 12 de outubro de 2008
Embala pra lá, embala pra cá, Menininha do Gantois no Itaú Cultural
O programa de hoje à noite foi assistir o show da Banda AfroReggae, no Itaú Cultural, em São Paulo. O Ilê Aiyê, Z´África Brasil e Lirinha também se apresentaram no mesmo palco. O show faz parte do “Antídoto – Seminário Internacional de Ações Culturais em Zonas de Conflito”, evento em parceria entre o AfroReggae e o Itaú Cultural. Os shows e seminários serão transmitidos pela internet. A entrada é franca (retirada de ingressos meia hora antes dos shows). O Seminário acontece até o dia 23 de outubro no Itaú Cultural e traz, em sua 3ª edição, pensadores e atores sociais do Brasil, El Salvador, Burkina Faso, da República Democrática do Congo e da Índia. O Seminário sedia, também, a comemoração dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em uma ação conjunta com a Organização das Nações Unidas (ONU) e com o apoio da Fundação Rebook. A partir do dia 20, os pratos oferecidos pelo restaurante do Instituto Itaú Cultural, o Café Cultural, serão assinados pela Chef Chupetinha, a cozinheira mais famosa de Vigário Geral, que já foi entrevistada por diversos veículos como O Globo, Programa Mais Você (Ana Maria Braga) e Revista da Folha (Folha de São Paulo).
Z´África Brasil
Assinar:
Postagens (Atom)