terça-feira, 12 de agosto de 2008

Olimpíada: cantora falsificada

A China usou cantora falsa em festa de abertura (Olimpíadas de Pequim 2008). O Diretor musical do espetáculo disse que a garota que cantou fez playback porque a verdadeira cantora não era bonita. (Terra)
O que isso tem a ver com Reputação?
Com o avanço da tecnologia e a velocidade com que a informação e a comunicação fluem atualmente ampliou-se a exposição das empresas, dos produtos e das pessoas em nível mundial. Por este motivo, todos estão mais vulneráveis aos olhos do público. Tanto no que se refere à divulgação de informações sobre determinada empresa ou produto, quanto no alcance geográfico destas informações.
A reputação representa a percepção que o público tem da organização, suas atitudes favoráveis em relação a ela e os atributos positivos associados a ela (1). Esta reputação é formada por todos os contatos e relacionamentos que as empresas estabeleceram com seus diversos públicos no que se refere à qualidade dos produtos, cuidado com o meio ambiente, responsabilidade social, bom atendimento, respeito pelos empregados, etc. Tudo isto acompanhado por uma comunicação integrada (Relações Públicas, Propaganda, Marketing, Assessoria de Imprensa, etc.) e planejada estrategicamente. Segundo Philip Lesly em seu livro Fundamentos de Relações Públicas e da Comunicação, a proeminência de um nome é encarada como sinal de sucesso, já que a reputação num negócio raramente pode ser obtida sem verdadeiras realizações (2). Portanto, é necessário que as empresas busquem construir uma boa reputação e não meçam esforços para preservá-la e protegê-la. (Aberje)

Nenhum comentário: