sábado, 21 de junho de 2008

Luiz Felipe D'Ávila & Centro de Liderança Pública

Luiz Felipe D’Ávila, que é cientista político de formação, e passou um ano em Boston, na Kennedy School de Harvard, em 2006/2007, estudando gestão pública, teve uma boa idéia para ajudar a formar homens que possam mudar o Brasil. Criou o Centro de Liderança Pública, CLP, que vai preparar prefeitos recém eleitos para serem bons administradores. O foco é gestão pública. Em novembro, ele ministra curso no Ibmec para 40 prefeitos escolhidos a dedo. “Tenho olheiros em todos os partidos, que pregam a gestão pública,que vão me indicar nomes que tenham possibilidades de absorver os ensinamentos. Gente com vocação mas sem informação. Pelo tom das campanhas já dá para saber. Estamos focando municípios médios, entre 200 mil e 1 milhão de habitantes. Megacidades são caóticas. Preferimos universos onde os bons exemplos possam ser replicados”. Uma semana de imersão, 12 horas de aula por dia. “Estes prefeitos serão convidados. O CLP é uma ONG, mas seu custo é bancado pela iniciativa privada, sem nada de dinheiro público. Para o próximo ano, pretendo desmembrar os assuntos dependendo do interesse, para atender demandas customizadas, e com equipes contratadas por assunto. O Andréa Matarazzo, por exemplo, ficou interessado num curso só para subprefeitos. Os governantes serão sempre convidados. Os técnicos pagarão inscrição”, explica D’Ávila. O primeiro produto do CLP foi no fim de março, quando organizou um seminário sobre Aquecimento Global: dilema político e econômico, e para isso trouxe Patrick Michaels e Bjorn Lomborg. Suas apresentações podem ser lidas no site do Centro, em www.centrodeliderancapublica.com.br. E para 2009, em março ou abril, o assunto em debate será Fome e Energia. (Cesar Giobbi)

Atitude EcoD: olha só o que você pode fazer sem gastar $

Dicas rápidas:
Recicle seu lixo; Compre produtos feitos de papel reciclado; Plante uma árvore; Procure e apóie os produtores locais; Compre produtos orgânicos sempre que possível; Evite produtos com muita embalagem; Na hora das compras leve sua sacola de pano; More perto do trabalho - tente trabalhar em casa; Voe menos; Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas; Limpe ou troque os filtros de seu aquecedor e ar condicionado com frequência - consute o manual do fabricante; Prefira eletrodomésticos de baixo consumo de energia - verifique os selos específicos; Use menos água quente; Use o varal ao invés da secadora sempre que possível; Desligue os aparelhos quando não estiver usando; Não desperdice água. (Viva Green)

Sex and the City, em Sampa!

Finalmente fui com minhas amigas, Ana Maria e Consuelo, assistir o filme Sex and the City. O objetivo do seriado sempre foi mostrar a vida das mulheres independentes do século XX e XXI. Mulheres que pensam, que tem opiniões, e tomam atitudes. Na verdade seus pensamentos, suas opiniões e atitudes diferem entre si, o que mostra a diversidade cultural entre elas. Além do fato de viverem em NY e terem o mesmo padrão de vida, são 4 mulheres bastante diferentes - e por isso mesmo acabamos nos identificando com uma ou outra, ou com um pouco de cada uma elas. Este é o principal elo - o fato das quatro manterem a amizade em alta apesar das diferenças. A Samantha é mais livre, Charlotte é sonhadora, Miranda é independente e Carrie - que é escritora, tem um pouco das características de cada uma das três. Pra mim, o que Sex and the City aborda de forma marcante, é a forte relação de amizade, a busca pelo amor e o respeito entre as mulheres. Tem muito a ver com a minha realidade e 80% da realidade das minhas amigas. O filme vale super a pena como forma de entretenimento. Quem estiver buscando uma aula de sociologia baseada no comportamento feminino no século 20, tem que buscar outra opção. Valeu meninas!

sexta-feira, 20 de junho de 2008

EcoD: Consciência da sustentabilidade começa no topo da organização

Para que não se torne apenas um discurso de marketing, a sustentabilidade deve ser uma bandeira defendida pelos altos escalões corporativos. Essa foi uma das conclusões da II Mostra de Responsabilidade Socioambiental da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), realizada ontem pela manhã, na sede da entidade, na capital paulista. Conforme a diretora do comitê de responsabilidade socioambiental da Fiesp, Eliane Belfort, para que a prática da sustentabilidade seja algo real e funcional nas corporações, a iniciativa precisa partir da cúpula. "É importante que estas ações se iniciem nos dirigentes das empresas e que eles se mobilizem para passar esses valores aos colaboradores", afirma Eliane. A mostra contou com a participação de executivos ligados a grandes corporações, como os presidentes da Eletrobrás, Miguel Colasuono, da Carbocloro, Mario Antonio Carneiro Cilento, da Leo Madeiras, Hélio Seibel, e da Drywash, Lito Rodrigues. O objetivo do evento era firmar o compromisso da indústria com a causa socioambiental. "Esperamos que outras empresas se sintam estimuladas e que isso gere uma concorrência do bem, para ver quem faz melhor", disse o presidente da Fiesp, Paulo Skaff. (Gazeta Mercantil)

Minas Gerais é o 6º estado a aderir formalmente ao Todos Pela Educação. Os outros 5: São Paulo, Alagoas, Maranhão, Distrito Federal, Rio Grande do Sul

Com a adesão, governo de Minas Gerais e Todos Pela Educação pretendem trabalhar com foco na co-responsabilidade de todos na Educação. Além disso, o Todos Pela Educação irá atuar no acompanhamento da Educação no estado, por meio do portal De Olho na Educação (www.deolhonaeducacao.org.br), que apresenta os principais resultados e indicadores de cada estado, município e escola brasileiros. A solenidade de assinatura aconteceu no Minascentro, durante o IV Congresso Estadual de Alfabetização, que reuniu 3 mil professores e representantes das superintendências regionais de ensino do estado. Participaram do evento o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, a secretária de Educação, Vanessa Guimarães Pinto, a coordenadora da Comissão de Articulação do Todos Pela Educação, Milú Villela, o presidente-executivo do movimento, Mozart Ramos, e a ex-atleta e integrante do movimento Atletas da Cidadania e do Todos Pela Educação, Ana Moser.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Luiz Lara participa do lançamento de livro Trade Marketing

Na próxima sexta-feira, 20/06, Luiz Lara, CEO da Lew’LaraTBWA, autografa o livro Trade Marketing – Conceitos e Aplicações, do qual é um dos autores, em evento que será realizado no salão nobre da Fundação Getúlio Vargas.O capítulo “Como conversar com dois clientes tão diferentes”, baseado em palestras ministradas pelo publicitário ao longo de sua carreira, trata de uma visão holística sobre o mercado, agregando os ensinamentos acadêmicos à prática diária da profissão.O livro possui outros autores como os professores da FGV, Marcos Cobra, Antônio Cosenza e Pérsio Talarico e executivos renomados como Westermann Geraldes, vice-presidente da Nestlé, Adriana Muratore, vice-presidente da Unilever, Ana Sponton, Brand Manager da Pepsico e Edison Tamascia, presidente da Federação Brasileira de Farmácias. (AdNews)

Forró da TUDO no "Dia do Mídia"

A Agência Tudo (Grupo ABC) promove no dia 23 de junho um forró do Yahoo Brasil no Club Vegas, em São Paulo, para profissionais de mídia e criativos de agências de publicidade e internet, em homenagem ao "Dia do Mídia". A festa terá trio sertanejo, quitutes, quentão e vinho quente. (M&M)

Rumos Itaú Cultural Educação, Cultura e Arte 2008-2010

imagem: Cia de Foto
Não perca as últimas semanas de inscrições para o Rumos Educação, Cultura e Arte 2008-2010! Até 7 de julho podem ser enviados projetos de educação não-formal, que busquem estimular a formação do cidadão e a participação social. Entre os prêmios oferecidos, estão R$ 10 mil, viagens para conhecer outros projetos e participação em publicações editadas pelo Instituto. Clique aqui para mais informações.

Atletas pela Cidadania & Lei do Aprendiz

As empresas seguem a legislação em vigor no que diz respeito à contratação de jovens de 16 a 24 anos? Onde encontrar aprendizes qualificados? Quais são as organizações formadoras de aprendizes? Existe uma fiscalização efetiva nas empresas que não cumprem a lei? Para responder a essas perguntas a ONG Atletas pela Cidadania, o GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas eo Instituto Ethos de Responsabilidade Social convidam entidades públicas, organizações não governamentais, empresas e fundações para discutir os principais problemas da Lei do Aprendiz (10.097/2000). O Seminário Lei do Aprendiz no Brasil: Oportunidade para os jovens e o desenvolvimento do Brasil será realizado nos dias 1 e 2 de julho, no SESC Vila Mariana, em São Paulo. Na abertura do seminário, representantes da Organização Internacional doTrabalho e Banco Mundial debaterão sobre o Trabalho Decente e os impactos de uma Juventude em Risco. Eles serão recepcionados por Raí de Oliveira, diretor da Atletas pela Cidadania, Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos, Fernando Rossetti, presidente (secretário geral) do GIFE, e Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC São Paulo.
Inscrições gratuitas - www. atletaspelacidadania.org.br

São João da Bahia

Se você quer ficar por dentro das notícias do São João, fique ligado no Bahia Notícias. O site faz a cobertura do São João de Salvador e interior do Estado. Transmitirá, ao vivo, também, junto de assessores de comunicação do estado, o São João do Pelourinho, Cachoeira e demais cidades. Além disso, estará nas melhores festas fechadas a exemplo do Forró do Bosque e Piu Piu, sem perder o dia-a-dia das cidades e os acontecimentos nacionais.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Marketing olfativo: Air Berger

“Já foi comprovado que 35% da memorização vêm do olfato e apenas 5% da visão”, diz Marcelo Ginzberg, diretor da Air Berger no país, referindo-se aos resultados da pesquisa feita pela Universidade Rockefeller, de Nova York (EUA), em 1999. (Blog Estratégia Empresarial)

Acesso à Educação Infantil agora é lei

Nova medida determina que crianças de 4 a 6 anos de idade tenham direito a vaga em escolas próximas às suas residências. Na última segunda-feira, 16/06, foi publicada a lei 11.700, a nova medida determina que a partir de 2009 todas as crianças de 4 a 6 seis anos terão direito a vaga em escolas de Educação Infantil ou Fundamental próximas às suas residências. A ação pode ser considerada como um avanço no sistema educacional do País, pois diversos estudos apontam que, quanto mais cedo os alunos ingressam na escola, melhor é o desempenho nas séries subseqüentes. (De Olho na Educação)

Polenguinho Light Fibras e Cálcio na MODA

O Polenguinho Light Fibras e Cálcio invade o universo da moda do São Paulo Fashion Week com campanha assinada pela Famiglia. Os anúncios serão publicados diariamente no jornal da São Paulo Fashion Week entre 17 e 23 de junho e mostram o queijinho integrado a diversos momentos e cenários da moda, além de destacar os benefícios dessa versão do produto. Uma das peças informa que o Polenguinho é patrocinador da estilista Simone Nunes. (M&M)

Grupo ABC lança agência de comercialização de eventos

O Grupo ABC, controlado por Nizan Guanaes, prepara-se para lançar uma nova agência. A Magia terá foco na comercialização dos eventos proprietários que estão sob os cuidados da NIdeas, outra empresa da holding, voltada para o desenvolvimento de conteúdo. A primeira diretora contratada pela Magia é Maria Lúcia Cucci, que deixou a vice-presidência de mídia da Publicis Brasil em abril de 2007, depois de mais de 15 anos trabalhando com a família Salles nas diversas nomenclaturas que a agência usou desde 1992. "Acabou meu ano sabático", confirma ela, que está participando do Festival Internacional de Publicidade de Cannes. A nova empresa do Grupo ABC já surge com os desafios de atuar na StockCar 2008, que em agosto terá uma corrida especial com prêmio de US$ 1 milhão; no Rio Summer Festival, evento de moda praia que reunirá 12 marcas em novembro no Frote de Copacabana e no Hotel Fasano; e o carnaval baiano de 2009. "Queremos aumentar o envolvimento das marcas com os eventos, para que os anunciantes e os veículos tirem o melhor proveito possível do patrocínio", adianta Maria Lúcia. (M&M)

BARACK OBAMA

A Universidade Zumbi dos Palmares está tentando agendar uma videoconferência de Barack Obama, candidato à Presidência dos EUA, com seus alunos e professores. A instituição também quer coletar 10 mil assinaturas em favor do político. "Queremos marcar o momento histórico de ter um negro concorrendo a esse cargo", diz José Vicente, da ONG Afrobrás e reitor da Unipalmares. (Mônica Bergamo)

InBev vai ao Congresso dos EUA buscar apoio

O presidente-executivo da InBev, o brasileiro Carlos Brito, esteve ontem no Congresso americano para defender a negociação com a Anheuser-Busch, a maior fabricante de cerveja dos EUA. Ele esteve reunido com a senadora democrata Claire McCaskill, do Missouri, sede da Anheuser-Busch.Após o encontro, Brito disse que a oferta de cerca US$ 46 bilhões é um "preço justo" e sinalizou que não deve aumentar a proposta. Ele afirmou que pretende transformar a Budweiser, principal produto da Anheuser-Busch, em uma marca global.Já a senadora falou ser contra o negócio e disse que fará "tudo ao seu alcance para impedi-lo". (Folha)

Centro de Estudos de Comunicação com o Mercado da Fundação Getulio Vargas

No últmo dia 6 de junho, o Centro de Estudos de Comunicação com o Mercado da Fundação Getulio Vargas, a BrandAnalytics/MillwardBrown e a revista ISTOÉ DINHEIRO realizaram o Seminário Brands Builders – Como Construir e Valorizar uma Marca de Sucesso. No evento, foi entregue o prêmio A Marca Mais Valiosa do Brasil e contou com apresentações de Joanna Seddon, Vice-Presidente Executiva Global da MillwardBrown, e de Sergio Amado, presidente da Ogilvy do Brasil. (FGV)

Seminário de Megatendências: Adeus Bola de Cristal

Auditório da Fundação Getulio Vargas - Av. 9 de Julho, 2029, térreo - Bela Vista. São Paulo - SP. O seminário vai desenvolver o reconhecimento das Megatendências para provocar insights que conduzam ao pensamento estratégico e à inovação.
Megatendências: Visão de futuro para planejar estratégias no presente- Berenice Ring, professora do MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Mercados da FGV.
Sustentabilidade como parte da estratégia de negócios- Franklin L. Feder, Presidente da Alcoa América Latina e Caribe ministra uma palestra sobre sustentabilidade como parte da estratégia de negócios.
Tendências comportamentais: muito além do consumidor- Paulo Roberto Al-Assal, Diretor Geral da Voltage.
Gestão no caos- Ricardo Guimarães, Presidente da Thymus Branding.Hora: das 8h às 12hSite:
www.fgv.br/cenpro Telefone: (11) 3281-3661

terça-feira, 17 de junho de 2008

Inspiração Audrey Hepburn

Eu soube que o desfile da Fafá de Oliveira no Terraço Daslu foi o maior sucesso! A inspiração veio da atriz Audrey Hepburn... e um dos vestidos, com uma estampa azul floral linda, foi influência de um quadro que a própria Audrey pintou do seu jardim. O mais legal é que a renda desse vestido foi revertida para a Unicef. Bacanérrimo!

PODER: Nizan Guanaes

A revista PODER, de Joyce Pascowitch, vem com capa e conteúdo de Nizan Guanaes. De sua casa, em São Paulo, Nizan fala de negócios, do filho Antônio, do futuro e diz que é movido a desafios. Na entrevista exclusiva assinada por Joyce e Mauricio Stycer, o presidente do Grupo ABC diz que sonha em deixar sua marca como um dos grandes empreendedores brasileiros. “Eu sou uma pessoa que gosta de empreender. Eu gosto de fazer. Se fosse por dinheiro, eu pegava o grupo em que estou, vendia e não ia fazer mais nada" revela Nizan. Conta ainda que tem grande devoção por Santo Antônio e que acredita no Brasil: “Vamos fazer um Brasil melhor”. Para isso Nizan tem receita própria: “Trabalho, trabalho, trabalho, trabalho, trabalho, trabalho, trabalho, trabalho. Cabala, cabala, cabala, cabala... Reze, reze, trabalhe... Disciplina”.

A Vida Boa de Saint Tropez

Quem manda notícia de Saint Tropez é Magali e Joca Góes. Estão curtindo a companhia dos anfitriões Bel e Bob Fogedoire. Na foto Magali e Bel.

Bahia tem baixo índice no Ideb

A quatro meses das eleições, a Prefeitura de Salvador acelera a inauguração das escolas da rede municipal de ensino. Na última semana, três tiveram as reformas concluídas, com atrasos que variam de três a cinco meses. Por conta do atraso, quase 500 alunos seguem sem aula em duas das cinco escolas visitadas nesta segunda-feira, 16, por A TARDE. Há uma semana, o número de alunos sem aula era maior, de aproximadamente 1,7 mil estudantes, já que a Escola Manoel Lisboa, em Itapuã, com 1,2 mil alunos, estava em reformas. As aulas voltaram ao normal na última quarta-feira.
Um estudo divulgado ontem pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) indica que a qualidade do ensino público na Bahia melhorou. A mais recente versão do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) avaliou escolas públicas no ano de 2007 e atualiza o primeiro índice do Ideb, de 2005.
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O mais curioso é que, embora tenha avançado, o desempenho da Bahia é inferior à média nacional, à da Região Nordeste e à de 19 outras unidades federativas. (A Tarde)

Cobertura de Cannes 2008

Na estréia do Festival de Cannes, agências brasileiras ganham prêmios inéditos em campanhas na área de promoções. Dois dos troféus do Brasil ficaram com a agência Bullet pelo trabalho para a marca Kibon. Foi uma ação de estímulo às vendas, batizada de “iPod no palito”.
Outra ação vencedora foi desenvolvida para o Instituto Ecológico Ipê, pela agência Fabra Quintero. Um simples adesivo, com efeito visual de impacto, sensibilizou os jurados. Trata-se de um ninho de aves em um tronco de árvore. A peça pode ser colada em qualquer móvel e provocar questionamentos sobre o uso da madeira. (O Estado de São Paulo)

Conexão Bahia 21 & Direto da Fonte

“Rodrigo Santoro, nunca”, brada Maria Helena Montenegro de Carvalho, cunhada e sobrinha de Casemiro Montenegro, que terá sua vida transformada em filme por João Batista de Andrade. E justifica: “Com todo respeito ao ator, ele não tem nada a ver com meu tio”.
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Grande grupo industrial indiano está buscando terras no Brasil. Em vista, mais de 2 milhões de hectares agricultáveis na Bahia, em Goiás e no Tocantins.
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O governador da Bahia, aliás, mostrou que voa alto. Além do avião que quer comprar para o governo, está pensando em convidar Barack Obama para uma visita a Salvador.
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(Sonia Racy)

Aniversários da semana na minha agenda

Na foto, Rui Vinhas Pereira.
Dia 16: Licia Fabio e Rui Vinhas Pereira, 17:Lucila Lins, 18:Elzinha de Oliveira, Maria Helena Mazzei Pereira, 19:Armando Peixoto, 21:Emerson Sales, e dia 22:Brenda Lins. Desejo a todos saúde e muuuuitas felicidades.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

60 anos do Estado de Israel

Vista aérea da costa de Tel Aviv: 60 anos de fundação deve impulsionar visitas de turistas brasileiros a Israel.

A procura por Israel como destino de viagem entre os brasileiros vem crescendo nos últimos anos, principalmente entre os turistas que querem conhecer os locais sagrados do país. Em 2007, 21 mil brasileiros viajaram para o país, um aumento de 32% em relação a 2006. Com os 60 anos da fundação de Israel, a expectativa é de um aumento ainda maior, ultrapassando os 40%. Motivado pelo grande potencial do turismo brasileiro em Israel, o Ministério do Turismo de Israel abriu um escritório no Brasil --que mais tarde representará toda a América do Sul-- para promover ações de divulgação dos destinos turísticos israelenses em todo o país.

Pesquisa da Abril: 'Movimento Feminino'

A partir de uma amostra de quase duas mil pessoas, residentes em sete estados brasileiros, a pesquisa teve o objetivo de traçar um cenário atualizado dos objetivos, frustrações e pensamentos das mulheres contemporâneas pertencentes às classes sociais A, B e C, com idades entre 18 e 49 anos. De acordo com os números obtidos, as mulheres contemporâneas estariam vivenciando uma espécie de retrocesso, na qual a preocupação com a família e o lar ganha uma importância maior na consideração dos ideais e projetos de vida femininos. "A mulher está ampliando os seus conceitos de independência e de realização. Para elas, assim como a plena estabilidade profissional, já figuram importantes a satisfação pessoal e espiritual e a valorização das relações sociais", aponta o presidente executivo do Ibope, Nélson Marangone. Ele também diz que, em todas as classes analisadas, as mulheres mostram-se mais dispostas a novidades, menos preconceituosas e mais propensas a atender seus anseios momentâneos do que delimitar projetos em longo prazo. (M&M)

Porta-copo EcoD da Schincariol

Olha só que bacana os porta-copos que a estilista Érika Ikesili, criou para a Schincariol... É na São Paulo Fashion Week que ela apresenta seu desfile dia 23 no Pavilhão da Bienal. Os três modelos exclusivos de porta-copo fazem parte de uma ação especial de reciclagem de plásticos. A cada duas garrafas de água mineral Schincariol depositadas no reciclador instalado na SPFW, o visitante ganhará um porta-copos. Muito lindo!!! (Onne)

Conexão Bahia 21 & Mineração

As descobertas recentes de jazidas transformaram João Carlos Cavalcanti, JC, numa figura mais conhecida no mundo financeiro. O banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, foi atraído pela relativa fama do geólogo. Desde o fim do ano passado são sócios na GME4. Os dois baianos querem transformar a empresa em uma das grandes empresas de prospecção e exploração mineral em até dez anos. Eles contrataram o banco Credit Suisse para preparar a oferta inicial de ações (IPO), programada para o fim deste ano. (O Estado de São Paulo)

BABY-ART book in Japan

Da Dinamarca recebo notícias de Anna Marie Holm, artista plástica e arte-educadora que, em novembro de 2007, esteve novamente em São Paulo quando publicou o seu segundo livro "Baby-art – Os Primeiros Passos com a Arte", Ed. Moderna/MAM. Formada em história da arte, desenho, teoria da educação e psicologia, Anna Marie desenvolveu a obra a partir de atividades que realizou com crianças no último ano a fim de estimular os diferentes sentidos nos primeiros anos de vida. “Meu trabalho é baseado na intuição das crianças, que conhecem o mundo por meio do toque e do sentimento”, afirma a dinamarquesa, que diz não ter pretensão de formar artistas.
Agora ela me conta que voltou do Japão onde seu trabalho teve grande repercussão. Ficou impressionada com o número de brasileiros que encontrou por lá. "There are many japanese/brasilian people in Japan. A person who can both understand portuguese and Japanese language..... a dream??? Everything is open....!"
Tornamos-nos amigas, por intermédio de Milú Villela, quando Anna Marie veio ao Brasil pela primeira vez e fui sua anfitriã na Bahia. Foi uma temporada de muitas descobertas e convívio caloroso onde a família se fez presente. Fiquei muito feliz em receber suas notícias!

EcoD: Cartão Ipiranga Carbono Zero

O estilo de vida está mudando e muitas pessoas querem assumir a responsabilidade ambiental pelos seus hábitos. Assim como reciclam lixo e poupam água, elas querem um combustível limpo. Muitos clientes estão dispostos a pagar mais por produtos responsáveis ambientalmente. Com o Cartão Ipiranga Carbono Zero, é possível fazer sua parte sem precisar pagar mais. O combustível custa o mesmo preço e a anuidade do cartão é zero, por toda a vida. As propostas para solicitação do cartão estão disponíveis na rede de postos e por meio da Internet (www.ipiranga.com.br)

Bolsa Eco Friendly

O Trendwatching, empresa que aponta tendências de consumo e novos negócios em mais de 50 países, trouxe no briefing deste mês oito macrotendências verdes para 2008. São produtos e serviços amigáveis ao meio ambiente, que vão desde bolsas com painel solar acoplado para carregar seu iPod a carros que usam fontes renováveis de energia. O relatório sugere: “quando você desenhar sua linha de eco-produtos para 2008 ou 2009, não copie o que já está fora do mundo não-ecológico, mas seja verdadeiro, original, e sim, icônico. Não importa se é um carro, um edifício ou garrafas de detergente.” (Kiminda)

Marca da RIO Summer

Esta é a logomarca do Rio Summer, evento de moda promovido por Nizan Guanaes, do grupo ABC, que acontece no Rio entre 5 e 8 de novembro. A criação é do designer Claudio Novaes. (Kiminda)

Rio Summer em novembro

O Forte de Copacabana é o cenário onde vai acontecer a Rio Summer, em novembro. Cerca de vinte marcas desfilarão no Forte e os desfiles serão transmitidos por telões espalhados pela orla. Shows no Hotel Fasano completam a agenda de eventos com cara de verão para o pessoal da moda. O Rio de Janeiro foi o local escolhido para sediar o evento, pois “é um lugar de gente bonita, sensual, com um lifestyle que ninguém tem”, diz o seu criador o publicitário Nizan Guanaes. O ambicioso projeto conta com a participação da esposa do empresário e diretora de importados da Daslu, Donata Meirelles. Ela é responsável pela seleção das vinte marcas que desfilarão. Até mesmo uma private beach para os convidados internacionais, com show de Caetano Veloso será montada em Ipanema. Cris Barros, Cia Marítima, Osklen já estão no line up.

domingo, 15 de junho de 2008

BRAND

De acordo com Peter Knapp, design eficiente é aquele capaz de gerar diferenciação relevante. Por relevante entenda-se a capacidade de fazer a vida de alguém melhor, e não apenas tornar um produto mais bonito. É possível reconhecer quando nos vemos diante de uma marca ou produto que desperta reação - o bom design você ama ou odeia, nunca fica indiferente. Junte-se relevância, diferenciação, foco, insight, criatividade e coragem e temos as condições para desenvolver marcas e produtos cujo design desperta desejo. (Patricia Marinho)

Festival de Cannes

Em Cannes, o termo da moda esse ano pode ser ‘consumer activism’ - um indivíduo que diante do posicionamento das marcas protesta, participa e se engaja, usando as oportunidades de manifestação que a internet oferece. (Blue Bus)

Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, do MEC e da Fundação Itaú Social, que visa estimular a leitura, recebeu 202.280 inscrições de professores de todo o País.

PAZ na Cidade do Rock

Depois de Lisboa, Madri. Embora o Rock in Rio espanhol só comece no fim de junho, as turbinas já começam a esquentar. No último fim de semana, mais de duas mil pessoas se reuniram na Cidade do Rock em uma ação conjunta para formar a palavra PAZ. (Sonia Racy)

Problemas de sono ou casamento infeliz

Embora não esteja claro o que vêm primeiro – se os problemas de sono ou um casamento infeliz – os autores de um estudo apresentado, neste mês, no congresso SLEEP 2008, sugerem que “se você tem uma sensação de apoio, alguém que lhe desanuvie no fim do dia, você estará menos estressada e mais capaz de cair no sono”. E uma união infeliz pode ser um importante causa de estresse, que atrapalha o sono. (UOL)

Festival de Cannes: Agências testam novo modelo de propaganda

No ano passado, a vencedora de Cannes foi a Campanha pela Real Beleza, na qual, pela internet, Dove convidava consumidores a se manifestarem contra o uso de imagens manipuladas e da beleza perfeita explorada por empresas de cosméticos. O resultado foram milhares de respostas de consumidores e também de internautas, inclusive o site da Campanha contra a Vida Real. Nele, um rapaz bonito é enfeado, e a manifestação dos consumidores é clara: "Ninguém quer ver gente feia nas propagandas"."Em apenas dois anos, houve uma evolução tremenda na comunicação das empresas", afirma Ezequiel Triviño, sócio da agência americana Wikreate.
Na 55ª edição do festival de Cannes, que começa hoje no balneário francês, não apenas essa mudança da comunicação empresarial deverá se acentuar como também a premiação deverá refletir a tendência. "Cada vez mais, a propaganda deixa de contar apenas uma história num filme de 30 segundos e envolve a comunicação em várias vertentes", diz Triviño. O Google faturou US$ 16,6 bilhões em 2007 com publicidade, enquanto o grupo Omnicom, o maior entre todos, teve receita de US$ 12,7 bilhões. WPP e Interpublic, outros dois grandes da área, faturaram US$ 12,4 bilhões e US$ 6,6 bilhões respectivamente."Quem olha os links patrocinados do Google lembra a comunicação da idade da pedra", diz Triviño. "Mas eles superaram as agências em menos de dez anos porque desintermediaram a comunicação, dando ferramentas de controle ao consumidor." (Folha)

Brito desempenha papel central na InBev

A InBev inicia orgulhosamente sua linhagem no ano de 1366, em terras que hoje são parte da Bélgica. Mas ainda que o grupo cervejeiro mantenha sua sede naquele país, é uma equipe executiva sob comando brasileiro que dá as ordens. A equipe inclui o presidente-executivo Carlos Brito. Ele assumiu o posto em 2005, um ano depois que a InBev foi estabelecida, após uma fusão entre a belga Interbrew e a AmBev, o maior grupo cervejeiro da América Latina. Brito, 48, começou a trabalhar para a brasileira AmBev há 20 anos e subiu ao comando da empresa antes de se transferir à InBev, na chefia das operações norte-americanas do grupo. O incansável executivo projeta uma imagem informal: ele é conhecido simplesmente como "Brito". Brito descarta a sugestão de que ele e seus colegas dominariam uma nova combinação entre a InBev e a Anheuser, dizendo que aproveitariam o talento dos executivos de ambas as empresas. Mas o histórico dos brasileiros sugere que é improvável que participam de qualquer empreendimento sobre o qual não possam exercer controle operacional. (Folha)

Governo prepara mudanças na mineração

O governo quer propor um novo marco regulatório no setor de mineração e aumentar os impostos sobre a exploração de minerais no Brasil. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o objetivo é obter mais investimentos e dar ao país maior acesso às riquezas geradas pela mineração. A mudança também visa aproveitar a alta dos preços das commodities minerais no mercado internacional. Segundo o ministro, o novo marco regulatório que o governo pretende criar terá dois objetivos: aumentar os investimentos no setor, principalmente na busca de novas jazidas, e garantir que o país tenha maior acesso à riqueza gerada pela mineração, ou seja, fazer com que as empresas contribuam mais pela exploração de reservas. A previsão atual é que sejam investidos no setor de mineração US$ 32 bilhões nos próximos cinco anos, fora petróleo e gás."A tributação média no setor de mineração, exceto petróleo e gás, é de 14%. Já a Petrobras paga 65%. Essa situação não pode prosseguir. O país tem de participar dessa riqueza no setor mineral", diz Lobão, lembrando que o preço do minério de ferro subiu num único ano mais de 65%. (Folha)