sábado, 9 de agosto de 2008

Exposição Ópera das Pedras no SESC Santo André

O SESC - Serviço Social do Comércio convida para a abertura da Exposição "ÓPERA DAS PEDRAS - PRIMEIRAS VOZES". Criação e Maestria: Denise Milan, Música: Marco Antonio Guimarães e Cenografia: Ary Perez
Dia 14 de agosto de 2008, 5a. feira às 20h - Visitação de 15/Agosto a 28/Setembro
Rua Tamarutaca, nº 302, Santo André - SP

Emoção Art.ficial 4.0 no Itaú Cultural

Eduardo Saron e Marcelo Araújo.
O Núcleo de Educação do Itaú Cultural oferece atendimento educativo na bienal de arte e tecnologia Emoção Art.ficial 4.0. Grande parte das obras é interativa: ao mesmo tempo em que ensinam conceitos relacionados à tecnologia e à ciência, entretem públicos de todas as idades. Profissionais de arte-educação e cultura também podem conhecer as propostas da exposição em um encontro com os idealizadores do evento, Marcos Cuzziol e Guilherme Kujawski, no dia 9 de agosto. Veja como participar aqui.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Fórum de Inovação Bahia

Venha participar do 1º Encontro do Fórum de Inovação (FIBA), uma ocasião dedicada à discussão da prática e capacidade de inovar regional e nacionalmente. Durante o encontro acontece também o lançamento do FIBA, cujo objetivo principal é reunir os vários grupos de interesse da Bahia e criar um novo espaço de pesquisa e reflexão sobre Inovação e Organizações Inovadoras.
Dia 14/08 - Aquecimento (Quinta-feira)
Escola de Administração da UFBA, 3º andar, sala 20
14h30 – 18h00 – Aquecimento para o Workshop
Estruturando a Inovação na Pequena e Média Empresa Equipe da BRAIN – Brasil Inovação
Moderador: Eduardo Fausto (EAUFBA)
Inscreva-se no aquecimento.
Dia 15/08 - workshop (Sexta-Feira)
Escola de Administração da UFBA, 1º andar, auditório
08h00 – Recepção
08h30 – Abertura
Reginaldo Souza (Diretor da EAUFBA), Ildes Ferreira (Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia – SECTI), Marcos Augusto Vasconcellos (Fórum de Inovação FGV EAESP), Claudio Cardoso (FIBA e NPGA EAUFBA)
09h15 – Inovação na Bahia Armando Costa Neto (FIEB), Antonio Alberto Lopes (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação UFBA), Cristina Quintella (NIT UFBA), Horácio Hastenreiter (Tecnovia), Moderador: José Adeodato Neto (ABGC)
10h45 – Coffee Break
11h00 – O Estímulo à Inovação Reinaldo Ferraz (MCT), Helena Almeida (BNDES), Dora Leal (FAPESB), Camilo Teles (Bahia Angels), Moderador: Rogério Quintella (NPGA EAUFBA)
12h30 – Intervalo para almoço
14h00 – Organizações Inovadoras Marcelo Lyra (Braskem), Celso Duarte (Ford), Jorge Cajazeira (Suzano Papel e Celulose), Paulo Valladares (Petrobras), Moderador: Silvana Santos Pereira Aguiar (Fórum de Inovação FGV EAESP)
16h00 – Coffee break
16h30 – O Desafio da Inovação Fernanda Neves (Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais), Tânia Fisher (CIAGS/NPGA/EAUFBA), Moysés Simantob (Fórum de Inovação FGV EAESP), Naomar de Almeida Filho (Reitor da UFBA), Moderador: José Pinho (NPGA)
Encerramento

Rio Summer 2008

Foi no Bar Jobi, no Leblon, onde a boemia se encontra há 50 anos, que o baiano Nizan Guanaes fez o lançamento do Rio Summer 2008. Tudo a ver; a tradição e a carioquice com o evento de moda. Entre outras novidades, NG apresentou Carlos Pazzeto, que é o "cara" que vai fazer toda a cenografia do Rio Summer 2008. (Lu Lacerda)

Indra Nooyi quer tirar férias na Bahia

A indiana Indra Nooyi, 52, presidente mundial da Pepsico e uma das mulheres mais poderosas do planeta, impressionou um grupo de empresários e executivos que compareceram na quarta em jantar na casa do empresário João Doria, em São Paulo. Indra contou que teve de começar a vencer desafios muito cedo. Apaixonada por música, fez parte de uma banda de rock na juventude, o que não foi visto com bons olhos pela família. A mãe exigiu que ela se casasse aos 18, exceto se ela fosse a primeira da turma na escola. Queria a filha primeira-ministra, e não cantora de rock. Indra mergulhou nos estudos e tirou as melhores notas. Só se casou aos 25 e teve duas filhas. Indra deixou o Brasil ontem em direção à Argentina, mas disse que pretende voltar para o país para tirar férias na Bahia, que ela não conhece. (Folha)

Freio no consumo

Segundo a Pesquisa de Consumo Doméstico da Fecomércio-RJ, quem ganha até oito salários mínimos deixou de comprar bens duráveis. Por outro lado, os consumidores de maior renda estão comprando mais imóveis e mais veículos. (...) "Os consumidores de renda mais alta aproveitaram os prazos mais longos de financiamentos e priorizaram bens como imóveis e veículos", diz o especialista da Fecomércio-RJ. De acordo com a pesquisa, no mês passado, 26,8% dos consumidores nessa faixa de renda planejavam a compra de um imóvel nos próximos seis meses -o percentual era de 24,1% em julho de 2007. (Folha)

EcoD: Votorantim Cimentos

Walter Schalka, presidente da Votorantim Cimentos, anuncia investimento de R$ 1,7 bilhões na produção de cimento. Com a medida, crescerá o uso de pneus descartados como combustível nos fornos. A iniciativa será apresentada na 2ª Mostra Sistema Fiesp de Responsabilidade Socioambiental, em SP, nos dias 13 e 15. (Folha)

Simulando

A Caixa Econômica registrou no seu site 4,4 milhões de simulações de financiamento habitacional em julho. Criada em julho, a ferramenta simula as prestações a partir do preço do imóvel. (Folha)

Abertura das Olimpíadas de Pequim

Um Brasil com mania de grandeza desfila hoje no Ninho de Pássaro, em Pequim, na festa de abertura da 29ª edição dos Jogos Olímpicos. A cerimônia terá início às 9h (de Brasília), noite na China. Na 70ª posição do ranking do Índice de Desenvolvimento Humano e na 38ª do quadro de medalhas de todos os tempos, o Brasil que está na China, entretanto, carrega traços de nação potente fora e dentro das arenas de competição. Resultado direto de uma aproximação nunca vista entre o governo federal e o esporte. Nunca se gastou tanto dinheiro. Nunca se cobrou tanto. E nunca se sonhou tão alto. (Folha)

Projeto de Inviolabilidade do Escritório de Advocacia

O presidente da República em exercício, José Alencar, decidiu vetar na quinta-feira (7/8), três parágrafos do Projeto de Lei 36/06 que regulamenta a inviolabilidade dos escritórios de advocacia. O restante do texto, que será publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União, foi sancionado e mantém o conteúdo principal do projeto aprovado pelo Congresso Nacional. Foram vetados os parágrafos 5º, 8º e 9º. Na prática, mesmo com mandado de busca e apreensão, o escritório do advogado não pode ser objeto de ação policial, a não ser que o investigado em questão seja o próprio advogado. A sanção e os vetos atendem à recomendação feita pelo Ministério da Justiça. O parágrafo 5º disciplinava quais os instrumentos de trabalho usados no exercício da advocacia, como computadores, arquivos, telefones, entre outros. O 8º determinava que, em caso de quebra da inviolabilidade, a perda da prerrogativa não poderia atingir outros advogados do mesmo escritório. O parágrafo 9º previa que caberia à OAB promover desagravo público ao advogado ofendido no exercício da profissão. (Última Instância)

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

A maioria das escolas ficou congelada no tempo desde o século XIX.

"As escolas de hoje aplicam conceitos idênticos aos dos colégios do século XIX. Elas se baseiam na divisão do conhecimento por áreas estanques e no treinamento dos alunos para a execução de tarefas repetitivas". Andreas Schleicher, físico alemão que comanda os rankings de educação da OCDE. (Veja)

Pegadinha do Mução & Vida real


Graças à nova secretária da Receita Federal Lina Vieira, o Mução que é seu filho Rodrigo, ganhou as páginas da revista Veja. A Pegadinha do Mução, é uma febre em 25 capitais do país, e ele tem público cativo em uma das emissoras de rádio da capital do estado mais nordestino do Brasil – São Paulo. Eu conheço seu programa, porque meu filho Rogério Joaquim de Carvalho Neto, é seu fã, e o ouve todos os dias para ajudar a passar o tempo enquanto volta pra casa enfrentando o caos do trânsito da cidade. Na verdade, Rogério se diverte muito com os trotes, pois, identifica personagens da vida real apresentados pelo Mução!

Dia do Magistrado no 18º EMAT

O 18º Encontro Anual de Magistrados do Trabalho da 5ª Região (EMAT), será realizado entre os dias 7 e 9 de agosto, no Bahia Othon Palace, em Ondina, e terá como tema "Ganhei! E agora? (A Execução Eficaz como Dever da Jurisdição). A cerimônia de abertura está programada para as 19h da quinta-feira, dia 7, ocasião em que será lançada a oitava edição da revista Vistos etc. e também a entrega da Medalha do Mérito do Judiciário do Trabalho. O Ministro do TST Pedro Paulo Teixeira Manus será o palestrante da Conferência de Abertura e discorrerá sobre o tema "Recursos nos Tribunais Superiores e os Efeitos na Fase Executória. Na sexta-feira, dia 8, os painéis temáticos. Entre estes: "Os Deveres e Poderes do Juiz na Execução Provisória", com o juiz e professor Edilton Meireles e o juiz Wolney de Macedo Cordeiro, titular da 5ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-PB). (Site Amatra5)

Festa para lançar ferry Ivete Sangalo

A cantora Ivete Sangalo confirmou presença na festa de lançamento do ferry que leva seu nome, dia 19, em Salvador. Trata-se do primeiro navio do mundo para o transporte de passageiros e automóveis construído em alumínio naval e com tecnologia bicombustível (dual fuel). A novidade será apresentada à indústria naval, hoje à noite, no Rio de Janeiro, com um coquetel no interior da embarcação. Amanhã, será realizado um passeio pela Baía de Guanabara, a partir das 10h. Construída no Estaleiro TWB, em Navegantes, Santa Catarina, o ferry-boat Ivete Sangalo vai operar na travessia de 11km, entre Salvador e a Ilha de Itaparica. Orçado em R$35 milhões, foi construído com apoio do Fundo da Marinha Mercante e do Banco do Nordeste. A embarcação tem capacidade para transportar mais de 600 pessoas por viagem e 76 veículos, fazendo a travessia da Baía de Todos os Santos em cerca de 25 minutos. (Correio da Bahia)

Nova geração Odebrecht prepara visão 2020

O empresário Marcelo Bahia Odebrecht comandou no dia 5 de agosto, sua primeira reunião como presidente do conselho de administração da petroquímica, depois de ter seu nome indicado no fim do mês passado. A posse do herdeiro de Emílio Odebrecht (pai) e Norberto Odebrecht (avô e fundador do grupo) no conselho ocorre um mês depois de Bernardo Gradin, outro acionista da Odebrecht, assumir a presidência executiva da Braskem. Gradin entrou no lugar do executivo José Carlos Grubisich, que passou para a presidência da ETH Bioenergia, a empresa de açúcar e álcool do grupo. Com as mudanças de cadeiras, a Odebrecht planeja deflagrar a última etapa do seu plano de sucessão. O projeto do grupo, um dos maiores do país, tendo faturado R$ 31 bilhões em 2007, culminará com a ida de Marcelo para a presidência executiva da holding Odebrecht S/A. "Esse processo deve ser concluído brevemente", disse o atual presidente executivo do grupo, Pedro Novis, sem precisar data. Mas a expectativa é que Marcelo assuma a nova função até o fim deste ano ou início de 2009, acumulando a presidência do conselho da petroquímica. Marcelo Odebrecht, que completa 40 anos no ano que vem, já ocupa desde o fim de 2001 o cargo de presidente da área de engenharia e construção. (Valor)

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Lula na Argentina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva transformou sua palestra ontem para empresários brasileiros e argentinos num entusiasmado comício a favor do Mercosul e da América do Sul, a ponto de acenar com uma futura moeda comum. Após lembrar que Brasil e Argentina estão prestes a adotar suas respectivas moedas, no lugar do dólar, para parte das transações comerciais, Lula disse que o esquema "pode ser o germe de uma futura integração monetária". O entusiasmo foi tamanho que enveredou por caminhos místicos. Lula chegou a ver "um sinal de Deus" na geografia sul-americana: "Deus nos fez grudados. Mesmo que quiséssemos nos separar, não pode", disse, para receber ao final aplausos fortíssimos de uma platéia que lotou o salão do hotel Sheraton mas aplaudiu só educadamente sua colega argentina, Cristina Kirchner. (Larissa Mathias)

Veracel Gastrô

Cerca de 500 estudantes da rede pública de ensino do município de Belmonte (BA) participaram no último domingo (27/7) do 1º Circuito Brasileiro de Cultura e Gastronomia, que este ano tem como tema “A chegada da Família Real ao Brasil – 200 anos e nem tudo foi descoberto”. Com o apoio da Veracel, uma joint venture da Aracruz com a Stora Enso, eles degustaram a maior moqueca do mundo, que foi preparada em uma panela gigante de barro, confeccionada especialmente para a ocasião. Na panela, com 1,40 metro de largura e meio metro de altura, foram cozidos 65 quilos de peixe. O evento foi realizado entre 18/7 e 2/8.

Cereja do Rio Summer

Valentino confirmou presença no Rio Summer, semana de moda organizada pelo publicitário Nizan Guanaes e marcada para novembro. (Folha)

Coca-Cola: "Felicidade Deliciosa" em Pequim

A Coca-Cola lança uma garrafa PET de 600 ml comemorativa aos Jogos Olímpicos de Pequim, que chega ao mercado a partir desta terça-feira, 5, exclusivamente em 12 lojas de conveniência Hungry Tiger Stop & Shop, dos postos Esso, no Rio de Janeiro e São Paulo. Iniciativas como essa ocorrem também em 150 países, sempre destacando os caracteres em mandarim. Exibindo grafismo 可口可乐, que corresponde à pronúncia fonética de Coca-Cola em mandarim, também significa "Felicidade Deliciosa" no principal idioma da China. A garrafa lançada no Brasil, traz rotulagem no formato full body sleeve, desenvolvido em material reciclável que cobre praticamente toda a embalagem. O rótulo traz ainda os anéis olímpicos, a data 08.08.08 que representa o início dos Jogos Olímpicos e outras imagens associadas ao patrocínio dos Jogos pela Coca-Cola. (M&M)

Indústria da comunicação chegará a US$ 924 bi nos EUA

Levantamento da New Veronis aponta que o mercado de comunicação nos Estados Unidos crescerá 5,4% em 2008, com mais força na comunicação institucional e redução na publicidade tradicional. O total de investimento no mercado de comunicação norte-americano aumentará em 5,4% em 2008, atingindo US$ 924 bilhões, com particular força no mercado de comunicação institucional, face à redução nos investimentos em publicidade tradicional. O estudo cita que fatores locais como a deterioração do mercado de consumo, a alta nos preços de combustíveis e o desemprego tem causado redução nos investimentos no setor de publicidade. Por outro lado, a comunicação institucional continua atraindo dinheiro. O setor, que contempla áreas como serviços de informação de negócios e mídia para treinamento e educação, terá alta de 8,5%, para US$ 245 bilhões em 2008. Segue em alta também o consumo de mídia para entretenimento, o que, na análise da VSS, ocorre como uma válvula de escape em tempos de estresse econômico. (M&M)

Prêmio de Reportagem Jovem Protagonista

Fruto de uma parceria entre o Instituto Faça Parte, Rede Record, Record News e o Instituto Ressoar, o Prêmio de Reportagem Jovem Protagonista vai divulgar os projetos de voluntariado educativo desenvolvido pelos alunos do ensino médio e das séries finais do ensino fundamental. Saiba mais acessando o site do Instituto Faça Parte – www.facaparte.org.br Podem participar do prêmio as escolas que receram o Selo Escola Solidária em qualquer uma das edições dos anos de 2003, 2005 e 2007. Na primeira fase serão selecionados projetos de voluntariado educativo entre as escolas que se inscreverem. Na segunda, as escolas escolhidas deverão produzir uma reportagem audiovisual sobre o seu projeto. As escolas que tiverem seus projetos selecionados na primeira fase deverão produzir uma reportagem audiovisual sobre seu projeto. As incrições começam em 1º de agosto e seguem até o dia 31. Fique atento e acompanhe pelo hotsite do projeto no endereço www.facaparte.org.br/premio

Visionários - Audiovisual na América Latina

Cena de "O Páteo", feito por Glauber Rocha em 1958 está na programação do dia 6 às 20h
O Itaú Cultural apresenta a mostra Visionários - Audiovisual na América Latina, com a produção de cinema e vídeo experimentais dos países da América Central, do México, do Caribe e da América do Sul. As 73 obras que integram a programação foram organizadas pelos curadores Arlindo Machado, Elias Levin Rojo, Jorge La Ferla, Marta Lucía Vélez e Roberto Moreira S. Cruz. Conheça os filmes e vídeos selecionados, leia textos produzidos pelos curadores e confira a programação no hotsite do evento.

APOIO

Na primeira sessão plenária do STF após o recesso parlamentar de julho, o ministro Celso de Mello fez uma espécie de desagravo a Gilmar Mendes, que recebeu duras críticas em meio à Operação Satiagraha. "Eventos notórios, que foram largamente divulgados no mês de julho pelos meios de comunicação social, levam, ainda que isso seja desnecessário, a reafirmar, publicamente o meu respeito pela forma digna e idônea com que Vossa Excelência, agindo com segura determinação, preservou a autoridade desta Suprema Corte". (Migalhas)
.
Lógica do medo -
Durante debate promovido pelo Estado (jornal O Estado de São Paulo), o presidente do STF Gilmar Mendes foi claro ao defender o Estado de Direito no Brasil. Frisou que ser a favor de marcos de direito "não significa defesa da corrupção". Foi aplaudidíssimo. E quando é que o cidadão tem certeza de que vive, sem medo, em um Estado de Direito? "Quando a campainha da casa toca de manhã e você tem certeza de que é o leiteiro... não a polícia." (Sonia Racy)

terça-feira, 5 de agosto de 2008

CSN comunica ao Mercado

A CSN, empresa que integra atividades de siderurgia, mineração, infra-estrutura e cimento, vem informar que sua fábrica de cimentos encontra-se em fase final de montagem, devendo começar a operar no início do próximo ano, com produção inicial estimada de 1 milhão de toneladas de cimento de alta qualidade. A matéria-prima para a produção do cimento será a escória resultante da produção de aço gerada na operação dos alto-fornos da Usina Presidente Vargas da CSN. A estimativa é que a capacidade de produção atinja 2,3 milhões de toneladas anuais a partir do ano 2010. (PR Newswire Brasil)

Gestão & Negócios

Nos últimos 50 anos muita coisa mudou. A globalização e a tecnologia da informação trouxeram fortes impactos ao cenário de negócios. Mesmo com todas as novas ferramentas, os gestores de empresas continuam cometendo os mesmos erros. É esta a principal constatação do consultor Geraldo Leal de Moraes, da MCA Consult. Confira os principais erros e veja algumas dicas no site www.mcaconsult.com.br

Roberta Simões em "Aguarraz pros Íntimos"

Sábado dia 2 de agosto, o Portela Café ficou lotadinho. A galera foi curtir o show da Banda Aguarraz que tem Roberta Simões como cantora. O barzinho fica na Rua Itabuna, 304, na Praça Cruz Aguiar, Rio Vermelho. Quem perdeu vai ter que esperar o próximo show. Roberta foi convidada pela banda EME XXI, formada pelas cantoras Carla Visi, Cátia Guima e Márcia Short, e vai se apresentar no Pelourinho no próximo dia 7 de Agosto - 5a. feira. A foto é de Paula Meyer.

Ogilvy conquista conta das semanais da Abril

A Ogilvy conquistou a conta do núcleo Semanais da Editora Abril, que inclui as revistas AnaMaria, Viva, Sou+Eu, Tititi e Minha Novela, além do portal M de Mulher. A agência realizou uma apresentação sobre a relação do sucesso dos títulos com o crescimento da classe C no Brasil para diretores da Abril, incluindo seu presidente Roberto Civita."Um dos nossos desafios é mostrar para o mercado de comunicação todo o potencial dessas revistas, voltadas para uma classe que não pára de crescer e de se destacar como grande consumidora", diz o presidente do Grupo Ogilvy, Sérgio Amado. O diretor do Núcleo Semanais da Abril, Kaíke Nanne, considerou oportuna a proposta da Ogilvy. "A agência propôs uma estratégia totalmente alinhada ao nosso negócio, com possibilidades de ampliação da cadeia de distribuição atual e de criação de parcerias com potenciais clientes para cada vez mais aproximar nossos títulos do seu público, diz o executivo. A Ogilvy já atendia outros dois títulos da Abril: Exame e Saúde. (M&M)

Câmara dos Deputados discute, hoje, Lei de Responsabilidade Educacional

Seminário visa garantir a qualidade da Educação, estabelecendo metas para a área vinculando a aplicação de verbas aos resultados. Propor os princípios e fundamentos de uma Lei de Responsabilidade Educacional é o objetivo do Seminário Internacional Ética e Responsabilidade na Educação: Compromisso e Resultados, que será realizado nesta terça-feira, dia 5 de agosto, das 9h às 13h30, no auditório da TV Câmara, na Câmara dos Deputados. A iniciativa resultará em uma declaração de princípios para subsidiar o aperfeiçoamento e a aprovação de uma futura lei de Responsabilidade Educacional, que defenderá a qualidade da Educação e estabelecerá metas para o setor vinculando a aplicação de verbas aos resultados. (De Olho na Educação)

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

VidaBoadaBahia: Quinta do Lago - história e empreendedores (3)

A Votorantim - foi a responsável pela execução do projeto da Usina Hidrelétrica Pedra do Cavalo, localizada no trecho do rio Paraguaçu, entre os municípios de Governador Mangabeira e Cachoeira.
O Lago de Pedra do Cavalo é utilizado pela comunidade para competições náuticas e para pescarias, o município é o 4º produtor baiano de laranja e o quinto de fumo em folha. Entre as datas comemorativas do município, destaque para a festa em homenagem ao nascimento de Castro Alves, comemorado no dia 14 de março.
O nome do lugar, originou-se da Fazenda Cabaceiras, que era de propriedade da família de Antônio Frederico Castro Alves, o poeta dos escravos e do nosso Romantismo. A cidade de Cabaceiras do Paraguaçu está situada a 160 km de Salvador. Sua população é de 15.547 habitantes e o município possui 214 km².
Depois da caminhada e tanta história, quando voltamos à Quinta do Lago Bel nos esperava no curral para mostrar o seu Rebanho OLOKUM formado por caprinos da raça Santa Inês.
A surpresa desta etapa da mini-temporada foi que Virgilio Amorim tornou-se o mais novo criador e levou na bagagem para a Fazenda Primavera dois exemplares da raça.

Geddel indica Benito Gama para a SUDENE

O presidente Lula assinou, na tarde de hoje, a nomeação do ex-deputado e ex-secretário Benito Gama para ocupar a Diretoria Administrativa e Financeira da Sudene, que fica em Recife. Ele foi indicado pelo Ministro Geddel Vieira Lima.

Quem avisa amigo é...

Cuidado ao falar ao telefone, seus segredos deixaram de ser sigilosos. Escuta - As operadoras de telefonia declararam guerra à CPI dos Grampos na Câmara e entraram no STF para não ter de entregar os dados de seus clientes que foram alvo de escutas telefônicas em 2007. (Migalhas)

VidaBoadaBahia: Quinta do Lago - história, amigos e lazer (2)

Nos conheçemos na adolescência. A amizade foi construída no meio da família entre nossos pais, tios e primos. Foi assim, que durante a juventude, os irmãos Bel e Lula Silva estavam sempre presentes no mesmo ambiente que nós. Estudávamos no Colégio Maristas; Bel era colega de Fernando meu primo, e Lula colega de Clementino. Naquela época, nós, primos da família Coelho - éramos como irmãos, e sempre que havia uma celebração familiar, juntávamos nossos grupos de amigos para celebrar em Salvador ou Petrolina.
A casa da Quinta do Lago é repleta de referências portuguesas e entre azulejos, porcelana, livros e boa conversa organizamos nossos dias. Ficamos hospedados na suíte nº 1 e pudemos sentir na pele os cuidados que Celinha dispensou à nossa temporada. Cama, lençol, sabonete e toalha de banho como nos Relais & Châteaux!
Logo cedo, era servido o mingau de tapioca, iguaria deliciosa temperada com uma pitada de canela. Depois o café da manhã... i-men-so como é tradicional nas famílias nordestinas. Depois é que saíamos para o “cooper”- ponto de encontro na Praça Célia Silva, segundo Bel nos contou, a placa é uma brincadeira do amigo Ewerton Visco.
Durante a caminhada pelo campo, foi muito gostoso exercitar um conjunto de saberes próprios da vida rural, e neste momento foram aflorando conhecimentos sobre botânica, agricultura, geografia, história, poesia, etc. Olha que lindo o pé de bouganville.
Boa parte de nós desconhece não apenas nossa história, mas também os elementos e os lugares que fizeram parte dela. Foi assim que no 1º dia que saímos para fazer o “cooper” Celinha nos levou a conhecer a casa do nosso maior poeta: Castro Alves – o poeta dos escravos. Uma construção que fica dentro do Parque Histórico Castro Alves na pequena cidade de Cabaceiras do Paraguaçu.

VidaBoadaBahia: Quinta do Lago - amigos, gastronomia, histórias e lazer (1)

O fim de semana com amigos foi recheado de gastronomia, histórias e lazer. Ancorada na beira do lago da Barragem de Pedra do Cavalo, município de Cabaceiras do Paraguaçu, está a Quinta do Lago, propriedade dos nossos amigos e anfitriões Celinha e Bel Silva. Chegamos à fazenda quando já caía a noite. Só tivemos tempo de nos recuperar da viagem e começaram os “trabalhos”: papos, drinks e comilança.
Bel Silva e Celinha com Henrique Zuppardo em volta da mesa de jantar. Os anfitriões nos receberam com cardápio refinado: Carneiro à moda da casa – eles são criadores da raça Santa Inês – Rebanho Olokum; Bacalhau à portuguesa – receita que Celinha aprendeu em Lisboa quando morou por lá; e Peixe de forno – receita da sogra Neide Silva.
Mesa posta com todos os detalhes que a anfitriã adora! Na foto: Consuelo Zuppardo, Silvinha e Virgilinho Amorim, Guga Valente e Ana Maria, e Rogerio Joaquim de Carvalho Jr. Gente, vocês não sabem o que foi... Nesses tempos em que as comidas pecam por excesso de sabores misturados, foi muito bom apreciar uma comida que tem sabor e tempero particulares. Manjar dos deuses, ainda é pouco! A pimenta, não era colírio e deu até para os paulistas – Henrique e Consuelo - arriscarem. Guga Valente trouxe o vinho tinto para acompanhar: Cartuxa Reserva.
Na sobremesa aproveitamos para comemorar o niver de Ana Maria de Carvalho Valente. Encomendei um lindo bolo feito por Ivana Calumby, e fizemos uma brincadeira: “VidaBoa, graças à Guga!"Aproveitamos pra cantar "parabéns pra você" pra Naná, que ao lado de Guga, festeja toda feliz!

Tributarista toma posse na ACRJ a convite de Olavo Monteiro de Carvalho

O especialista em Direito Tributário Condorcet Pereira de Rezende assumiu na sexta-feira, dia 1 de Agosto, a presidência do Conselho Empresarial de Assuntos Jurídicos e Tributários da Associação Comercial do Rio de Janeiro, a convite do presidente da instituição, Olavo Monteiro de Carvalho. Rezende assume o cargo antes ocupado pelo advogado Eduardo Lessa Bastos.

XVIII Congresso das Santas Casas

Os preparativos do XVIII Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos estão a todo vapor. Com o término do processo licitatório através de concorrência pública, o Hotel Nacional foi selecionado para abrigar o evento que acontece de 19 a 21 de agosto, em Brasília. O tema central deste ano será "Saúde e a Constituição: 20 anos em Reflexão". Informações no site www.cmb.org.br

Casa Branca do Engenho Velho

Casa Branca do Engenho Velho, Sociedade São Jorge do Engenho Velho ou Ilê Axé Iyá Nassô Oká é considerada a primeira casa de candomblé aberta em Salvador. Constituído de uma área aproximada de 6.800 m², com as edificações, árvores e principais objetos sagrados. É o primeiro Monumento Negro considerado Patrimônio Histórico do Brasil desde o dia 31 de maio de 1984. O Tombamento Terreiro Casa Branca, foi realizado em 14 de Agosto de 1986 pelo IPHAN. "O Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho é um TEMPLO RELIGIOSO e um monumento de Salvador. É dever da Prefeitura preservá-lo e não ameaçá-lo", diz Ordep Serra.

Voltei!

Depois de um fim de semana longe de computador e lap top volto a me conectar com vocês no cyberspace!