sábado, 29 de março de 2008

Nota de Dona Ruth Cardoso

Nota distribuída entre os jornalistas em 28/03/2008

Recebi, com indignação, a tentativa de exploração de gastos de representação como se fossem pessoais, sigilosos, não autorizados ou não aprovados. O exercício de atividades oficiais e protocolares, em geral em compromissos externos, compreende despesas de locomoção, hospedagens, recepções a visitantes estrangeiros e outros itens de representação. Nesses casos, são autorizadas as despesas próprias do exercício da função.
A menção pontual de determinados gastos, sem a devida explicação de contexto, datas, finalidade e principalmente a quem coube a autorização, pode dar margem a especulações e até exploração política.
Nunca o dinheiro público foi utilizado em benefício próprio. Mais do que isso, nunca tais gastos foram sigilosos. As despesas eram abertas e todas essas contas já foram aprovadas pelos órgãos competentes.
Entendo ser necessária a abertura das informações sobre todos os gastos de representação, para que estas questões sejam esclarecidas de forma transparente e contextualizadas.
Ruth Cardoso
(Gilda Portugal Gouveia)

Festa Bacana!

No jantar dançante que Flávia e Frank Geyer Abubakir fizeram para homenagear Priscila e José Antonio Fichtner tinha uma galera de bacanas: Magali e Joca Goes, Isabela e Fabio Souto, Eliane e Eugenio Carvalho, Cristiana e Luciano Matias, Gilda e José Olimpio, Renata e Gabriel Correa, Larissa e Nilinho Coelho, Manoel Lagoeiro, Andrea e Jorge Goldstein, Marcelo Odebrecht, ACM Neto, Gilka Maria, Maria e Heleninha Barreto de Araújo (mãe e avó de Flavia), Gustavo Costa Lino, Emilia e Betinho Simões, David Bastos, Roberta e Gustavo Mazzei. Elaine e Sergio Foguel fizeram um rasante...
O Apê do casal está lindo e eles deixaram pouquíssima luz para aproveitar a bela vista que têm. Cada uma mais deslumbrante que a outra. Do lado direito, o fundo da Bahia de Todos os Santos; em frente a Ilha de Itaparica; e do lado esquerdo o Yatch Clube e a praia do Porto da Barra.
O serviço estava especial e a festa bombou! No final, Flavinha ofereceu aos convidados um CD com a "trilha sonora". Olha só uma amostra de quem esteve por lá.

Manuela e Fernandinho Coelho.

Munga Santos com Verena e Rogerinho Carvalho.

Pat e Toninho Andrade.

O homenageado José Antonio Fichtner e o sócio.

Priscila Matias e Flavinha.

Inteligência, Cultura e Refinamento: Valores da Bahia

Marilú Garcia e Zeca Bruzzi.

3 gerações da boa linhagem dos Viana: Guilherme, Luiz e Lia.

Campeões de audiência: Roberto Santos e Edivaldo Boaventura.

Verônica Pedreira entre os primos Luciana e Luca Cavalcanti.

A solenidade do centenário de Luiz Viana Filho ontem no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, foi presidida pelo Professor e ex-governador da Bahia, Roberto Santos. Falaram o próprio Roberto Santos, Edivaldo Boaventura, Murilo Melo Filho, jornalista e imortal representando a Academia Brasileira de Letras, e em seguida o emocionado discurso do filho, Luiz Viana Neto, representando a família, reunida nas suas várias gerações. Um momento solene e tocante. Finalmente e não menos importante falou o governador Jaques Wagner. Todos muito aplaudidos. Na composição da mesa estavam ainda o ex-governador Paulo Souto e o ex-governador Waldir Pires.
Luíz Viana Filho, ficou órfão aos 12 anos e nem por isso deixou de perseguir os princípios e valores que seu pai lhe ensinou. Tornou-se intelectual com vasta obra publicada, biógrafo de grandes figuras da história, político dos mais destacados da República, foi deputado federal várias vezes, ministro de Estado, governador da Bahia, sendor por dois mandatos, um homem tranquilo, fino no trato, humor refinado, ancorado numa vasta culura que o levou às Academia Brasileira de Letras e Academia de Letras da Bahia. Quando foi lembrada pela fidalguia e companheirismo durante mais de 60 anos, Tia Juju foi muito aplaudida. O Salão ficou refleto de amigos, familiares e autoridades.
***
Hoje é o dia do aniversário de Salvador...
Precisamos estabeler referências para a Educação Pública se de fato quizermos contribuir para reduzir as desigualdades na nossa cidade!

sexta-feira, 28 de março de 2008

Fim de Semana de Festas na Bahia

Hoje todos os caminhos levam ao Palácio da Reitoria da UFBA, tendo o Prof. Roberto Santos como anfitrião, designado pelo Reitor Naomar Almeida Filho. O evento será o ponto alto da celebração do centenário de Luiz Viana Filho.
Amanhã é sábado - e tem mais. Quem recebe na sua casa da Pedra da Marca é Luiz Viana Neto e Solange, os amigos que vem de longe e de perto e a família em peso. Só festeja centenário que tem motivos pra festejar!

***

Muita gente chegando de São Paulo, Rio, Ilhéus, Brasília, Recife e de Lisboa para o casamento de Rodrigo Mascarenhas da Silva e Fernanda. Também pudera os pais dele - Celinha e Bel - são amigos de um montão de gente bacana que vem prestigiar a "boda" e porque sabem que a festa é certeza do aconchego e alegria de que nos cerca os anfitriões.
Dizem que vai ser o casamento do ano!

Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis é EcoD

Antonio Matias, do Banco Itaú, anuncia hoje a criação do Prêmio Itaú de Finanças Sustentáveis. Durante debate sobre sustentabilidade, no Itaú Cultural. (O Estado de São Paulo)

Pela EDUCAÇÃO

O Congresso Nacional deve receber do governo federal um projeto de Lei que propõe que os recursos destinados ao Sistema S passem a ser empregados na educação profissionalizante gratuita de alunos de escolas públicas e de pessoas que recebem o seguro-desemprego. A legislação que criou o sistema há cerca de 60 anos, têm problemas, segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad. Entre eles, a elitização do público alvo e a concentração de cursos de curta duração, inexistência de critérios para o atendimento, a falta de gratuidade.

ACM Neto lança pré-candidatura a prefeito de Salvador

O evento – até agora o único feito este ano por um partido para anunciar uma pré-candidatura ao Palácio Thomé de Souza – aconteceu à tarde no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), com a presença de cerca de 600 pessoas, e também serviu para comemorar o primeiro aniversário da sigla.
“Hoje, somos a capital do faz-de-conta. Porque sabemos que o poder público não governa, que a cidade não tem comando, que uma aliança política onde repartiram a prefeitura em vários feudos resultou em ineficiência, incompetência e sofrimento para a maioria da população”, ressaltou o pré-candidato.
“Vamos transformar Salvador numa metrópole moderna, uma cidade-modelo de crescimento para a América Latina. Uma cidade aberta, que conversa e negocia com todo mundo. Queremos atrair investimentos internacionais, gerar mais empregos para nossa população”. Esta é a proposta de ACM Neto. (Correio da Bahia)

Festejos do Centenário de Luiz Viana Filho

Ontem o Senado Federal realizou sessão especial em homenagem ao centenário de nascimento do senador Luiz Viana Filho (1908-1990), patrono da biblioteca da Casa, que exerceu a presidência do Senado de 1979 a 1981.
A solenidade – uma iniciativa do primeiro-secretário do Senado, Efraim Morais (DEM-PB), apoiada por diversos senadores, entre eles os baianos Antonio Carlos Junior (DEM) e César Borges (PR) – foi aberta pelo presidente da Casa, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), e contou com a presença da diretora da biblioteca, Simone Bastos Vieira, e dos netos do homenageado, Luiz Viana Neto, Henrique Viana e Alberto Pinho Queiroz Filho.

Hoje, às 19h, a Reitoria da Universidade Federal da Bahia - UFBA abre suas portas e homenageia, o centenário de Luiz Viana Filho.
Em 1967, Luiz Viana Filho foi nomeado governador da Bahia, cargo exercido até 1971. Nesse período, reforçou relações com suas bases políticas no interior do Estado, sobretudo na região do São Francisco. O vianismo se manteve bem plantado no interior.
“O período de governo dele foi dos mais produtivos ao longo das últimas décadas”, classifica o ex-governador Roberto Santos (PSDB). “Dinâmico. Excelente executivo”, e cita o empenho dele no enfrentamento de resistências para obter do presidente Garrastazu Médici o sinal verde para implantação do Pólo Petroquímico de Camaçari. “As resistências à vinda do pólo para a Bahia eram imensas”, conta. “Ele as enfrentou e assegurou a implantação do projeto industrial”.
Entre suas múltiplas atividades, Viana Filho conquistou reconhecimento nacional com a publicação, entre outras biografias, de A vida de Rui Barbosa, em 1941. Atuou no campo das letras como autor de trabalhos históricos, dentre os quais O negro na Bahia, Editora José Olympio, 1946, que se tornou um clássico sobre a integração do negro trazido para o Brasil. Escreveu também O governo Castello Branco, história, editado em 1975.

Pedro Abecassis

Pedro Moraes Abecassis esteve na Bahia para tratar de interesses da LUXUS, sua empresa que cuida de negócios imobiliários. Fez ponte aérea Salvador-Lisboa. Vapt-Vupt. Nem teve tempo para visitar os filhos Frederico e Felipe que moram no Rio onde estudam Publicidade e Marketing. Vai voltar!

quinta-feira, 27 de março de 2008

Beleza: Carla Bruni rouba a cena em Windsor


Bastou ela desembarcar de Dior da cabeça aos pés, em sua primeira visita oficial a Londres, para que o look completo - mantô, bolsa, luvas, sapato e chapéu - se esgotasse na loja da marca da Sloane Street. (O Estado de São Paulo)

Advogados com futuro promissor!


Victor Tanuri Gordilho e Gustavo Vasques de Carvalho (Foto)
Ontem saiu o resultado do exame da OAB-Bahia e isso é mais um motivo para Gustavo Vasques festejar sua formatura em Direito. Ele e Victor Tanuri Gordilho foram colegas durante todo o curso e hoje participam da missa solene que será celebrada às 20 horas no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora - Salesiano, em Nazaré. Os dois tem um futuro promissor!



“Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros 2008"

A Rede de Informação Tecnológica Latino Americana (RITLA), o Instituto Sangari, o Ministério da Saúde e o Ministério da Justiça lançam o “Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros 2008”.O estudo elaborado por Julio Jacobo Waiselfisz, Diretor de Pesquisas do Instituto Sangari, analisa a mortalidade causada por homicídios em geral, com foco especial nos homicídios juvenis, por acidentes de transporte e por armas de fogo.Trata-se da segunda publicação sobre o assunto que analisa a evolução das taxas de óbitos nos 5564 municípios do Brasil, ocorridos entre 2004 e 2006. O trabalho fornece subsídios estatísticos para um diagnóstico local e focalizado da realidade da violência letal. (FCCV)

Ação Voluntária no Brasil

“A década de 90 abriu as portas para um novo milênio e para a possibilidade de pensar outra forma para a ação voluntária no Brasil. A sociedade brasileira viu o crescimento da luta ecológica, da defesa dos direitos dos consumidores e a discussão de políticas públicas para as áreas de saúde, educação, habitação e creches encontrando-se aberta à participação cidadã”. Anísia Cravo Villas Boas Sukadolnik, Diretora de Relações Institucionais do Centro de Voluntariado de São Paulo, fala com a experiência de quem nasceu para organizar as ações que voluntariamente cidadãos e cidadãs faziam. “Isto levou a sociedade civil a organizar-se de maneira eficiente e refletir sobre que tipo de sociedade queria construir no século XXI”, explica.

Ciro Coelho promove discussão sobre “SEGURANÇA CIDADÔ

Em boa hora, Ciro Coelho que é Deputado Estadual em Pernambuco promove a palestra “SEGURANÇA CIDADÔ com HUGO ACERO que foi secretário de segurança cidadã de Bogotá.
O evento acontece no dia 28 de março, às 19:30h, no Auditório do SENAI, à Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, em Petrolina.
Hugo Acero é Colombiano, ex-secretário de segurança cidadã e convivência de Bogotá por 9 anos, onde coordenou um arrojado programa de combate à violência urbana, que transformou a cidade.
Atualmente ele é consultor da ONU/PNUD para o tema seguridade, além de prestar assessoria aos governos municipais de Guayaquil no Equador, Cidade do México no México, Santiago no Chile, Medellín na Colômbia entre outros, aonde vem obtendo resultados extraordinários. (Duca)

Flavia e Frank Geyer Abubakir convidam para Jantar dançante

Flavia e Frank Geyer Abubakir convidam para jantar dançante, amanhã dia 28 de março na cobertura do Mansão Costa Pinto. É uma maneira elegante e alto astral de receber os amigos - Priscila e José Antonio Fichtner que é sócio de uma das mais badaladas bancas de advogados do eixo Rio-São Paulo. A Andrade & Fichtner trabalha como uma boutique na área de contencioso jurídico, é como Fichtner define o escritório.

Brastemp e Finish: EcoD

"Gaste Menos Água"
A Finish e a Brastemp se uniram para lançar uma campanha em prol do uso consciente da água e da adoção de um hábito de consumo sustentável. O movimento "Gaste Menos Água", visa conscientizar a população em relação a atitudes que contribuem para a economia de água e, para isso, durante os meses de março e abril diversas ações serão realizadas pelas marcas, incluindo veiculação de anúncios em mídia impressa, online, spots e ações em pontos-de-venda. Além disso, os consumidores que freqüentarem as lojas da rede Wall-Mart, Supercenter, Bompreço, Mercadorama, Nacional e Big poderão ganhar prêmios ao responderem à pergunta: "Qual sua dica criativa e diferente para economizar a água do planeta?". (M&M)

quarta-feira, 26 de março de 2008

Torcida

Se Andrea Matarazzo se desincompatibilizar - e deixar o cargo de secretário-geral das Subprefeituras - é pra disputar as eleições de outubro. Um monte de gente torce por ele. E o Blog também.

Business: Bovespa e BM&F anunciam integração das atividades

Em um IPO (Initial Public Offering) histórico, a Bovespa abriu o seu capital em 26 de outubro de 2007 na maior oferta já realizada desde a reabertura dos mercados em 2004. A captação chegou a R$ 6,62 bilhões. Pouco tempo depois, em 30 de novembro do ano passado, a BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros) também ofertou papéis, arrecadando, no total, R$ 5,98 bilhões. A participação das pessoas físicas, motivadas pelavalorização de 52% na estréia da Bovespa, chegou a 253.707 investidores.
Com a operação, o Brasil se firma como o principal mercado financeiro da América Latina e constitui uma das maiores bolsas de valores e futuros do mundo, preparando-se para conviver com o cenário de consolidação do setor em escala global. (UOL)

Veja quais são os Centro de Voluntariado que participam do Encontro em Salvador

Rio Voluntário, do Rio de Janeiro;
Centro de Voluntariado de São Paulo;

Instituto Faça Parte São Paulo;
Instituto Faça Parte Bahia;
Centro de Voluntariado de Florianópolis, Santa Catarina;

Centro de Voluntariado de Cascavel, no Paraná;
Centro de Voluntariado de São Luis, Maranhão;

Centro de Voluntariado de Natal, Rio Grande do Norte;
Centro de Voluntariado de Santa Cruz do Sul, do Rio Grande do Sul;

Centro de Voluntariado de Guarujá, em São Paulo;
Centro de Voluntariado de Cruzeiro, em São Paulo;
Centro de Ação Voluntária de Curitiba.


O Encontro Nacional de Centros de Voluntariado acontecerá dentro do 5º Congresso GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) de Investimento Social Privado.

Quando?
De 2 a 4 de abril
Onde? Salvador-BA
Informações:
http://www.congresso2008gife.org.br

TUNGA: abertura dia 27 de março na Galeria Paulo Darzé

terça-feira, 25 de março de 2008

Os amigos de Olivia convidam

Na Minha Agenda

Hoje é aniversário de Carlos Fernando Mathias de Souza (Brasília), Lidia Coelho Amaral (Frankfurt) e Olívia Santana (Salvador). O Blog parabeniza a todos e deseja Saúde e muuuitas alegrias!

Encontro Nacional dos Centros de Voluntariado em Salvador

Os 12 Centros de Voluntariado do Brasil compartilham experiências em Encontro Nacional que acontece em Salvador, 2 a 4 de abril.
O evento é realizado paralelamente ao 5º Congresso GIFE sobre Investimento Social Privado e 12 Centros de Voluntariado espalhados pelo Brasil se mobilizaram para participar do Encontro e assim trocar experiências, projetos e articular de forma mais efetiva a rede de Centros de Voluntariado.
“Ao longo da história da rede de Centros podemos apontar alguns parceiros importantes. Entre eles está o Centro de Voluntariado de São Paulo, que promoveu os dois primeiros encontros nacionais, o GIFE que apoiou o encontro de 2006 em Curitiba e agora, novamente recebe os Centros dentro do Congresso, e a Fundação Itaú, que está apoiando financeiramente a ida de 12 Centros ao congresso. No entanto, é preciso mais que isso. É preciso uma parceria permanente que dê suporte à rede que tem um potencial grande de articulação e impacto na sociedade”, justifica Fernanda Rocha dos Santos, do centro de Curitiba e organizadora do evento.

Dia Global do Voluntariado Jovem 2008

Sebastian, um dos garotos propagandas mais famosos do país, grava mais uma campanha nacional de TV, mas desta vez o objetivo é mobilizar a juventude brasileira para o voluntariado. A partir do dia 25 de março, a nova campanha de TV estará disponível em formato digital no site www.diaglobal.org.br e será distribuída para veiculação na mídia voluntária de todo o Brasil.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Seminário de Benchmarking da ABGC: Gestão para Inovação

Informações com Madalena ou Dalila
71 3343-1393 ou no site: www.fieb.org.br/abgc

Domingo de Páscoa

O RODEIO foi o restaurante escolhido para o almoço do Domingo de Páscoa de Sergio Amado e Regina que estavam com os filhos. Esta semana ele vai à China a negócios.

Sucessão de Salvador

Segundo informação veiculada no site de Samuel Celestino (que é fera em política), a Dataqualy foi contratada para mensurar a marcha da sucessão municipal de Salvador e apresentou a seguinte pontuação:
Raimundo Varela, 21%;
ACM Neto, 19%;
Antônio Imbassahy, 17%;
João Henrique, 10%;
Lídice da Mata, 8%;
Pelegrino, Edvaldo Brito, 2% e Olívia Santana, 1%.
João Henrique, segundo a pesquisa, dispara na rejeição, aparecendo com 43%; Lídice da Mata, com 27%; ACM Neto, com 25%; Nelson Pelegrino, 24%; Raimundo Varela, com 21% e Antônio Imbassahy, com 20%. O DEM gastou em torno de R$70 mil nas duas pesquisas. Foram entrevistados 1200 eleitores e a margem de erro é de 2%. É este o cenário.

"Salvador: cidade que adoro", SEAL

O show do cantor inglês SEAL acontece em São Paulo nos dias 26 e 27 de março no HSBC Brasil (ex-Tom Brasil). Nos dois dias livres que terá no Brasil, Seal quer voltar aos seus lugares preferidos. "Búzios é incrível". Da última vez que ele esteve no Brasil veio a Salvador - "cidade que adoro" e de onde eram seus avós. Veio aqui conhecer Dorival Caymmi porque adora sua música! (Estado de São Paulo)

Dica

"Trabalhe mentalmente com a certeza de que é melhor errar por decidir, do que cometer o erro de se entregar à indecisão."

Conexão Bahia & JHSF

Em São Paulo só se fala no novo Shopping Cidade Jardim que vai ser inaugurado em maio. É um empreendimento da JHSF que tem padrão de qualidade reconhecido.

Soube que o empreendimento deles com a Euluz na Bahia está de vento em popa. A Euluz é um grupo com grande tradição em empreendimentos imobiliários em Salvador, cedará terreno que totaliza 340 mil m² para o desenvolvimento de um shopping center, no qual a JHSF terá participação de 55% e a Euluz 45%. No mesmo terreno também será realizada a incorporação de até 29 torres residenciais que terão 100% de participação da JHSF. (SkyScraperLife)

Páscoa em Sampa

A Páscoa em Sampa pode ser um programinha bem gostoso pra curtir a Oscar Freire (o nome da rua é homenagem ao baiano - expoente da Medicina Legal), os restaurantes (Santo Grão e o entra-e-sai do Emiliano, La Pasta Gialla, do chef Sergio Arno, o Árabe, o Caroline Bistrô, a Enoteca Acqua Santa), os antiquários, as lojas e o movimento de gente bonita e charmosa! Reservar um tempo de qualidade para visitar a Feirinha de Antiguidades do Bexiga (é tipo uma praia pros paulistas) e encontrar "aquele" detalhe para a decoração. Gustavo Jansen, que tem extremo bom gosto sabe tudo no pedaço. Como Jasper Johns que usa o cinza para rearticular a maioria das séries ou imagens que ele cria originalmente em cor, Gustavo usa a mesma "tecnologia" com o preto e branco. " Assim consigo criar melhor".
Olha só que curioso - a False Start é a obra mais cara de um pintor vivo - Jasper Johns. Foi adquirida por U$ 80 milhões. Ele é conhecido por suas bandeiras e mapas coloridos.

Férias em Saint-Barthélemy

"O lugar é lindo, o mar, azul, fiquei impressionada", foi o comentário de Ivete Sangalo sobre suas férias no Caribe com o namorado Felipe Simão, durante a festa de casamento de Fernando Torquatto e Marina Morena, no MAM do Rio. (RG Vogue)

Aniversários na Minha Agenda

Dia 20 de Março os beijinhos são para Anna Maria Maciel e Cristiana Mathias.
Dia 21 de Março os abraços são todos para o "mestre" Mario Kertesz.
Dia 22 de Março beijinhos e abraço para Ana Coelho, Isabel Souto e Naomar Almeida Filho.
Dia 23 de Março Gercino Coelho e Omar Britto.