sexta-feira, 22 de agosto de 2008

RBS Comunicações e Gávea Investimentos

A RBS Comunicações - que controla o Zero Hora e 21 emissoras de TV, entre outros veículos - estaria negociando a venda de cerca de 15% de seu capital à Gávea Investimentos. É o que informa a Agência Estado, que aponta ainda que a gestora de fundos de private equity e o grupo gaúcho teriam assinado um protocolo de intenções. Segundo a agência, o negócio está em fase de auditoria e o acordo pode sair até 30 de setembro. A Gávea tem entre seus sócios Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central. (M&M)

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Tensão pré-sal já preocupa investidores internacionais

O maior receio por parte de especialistas e da diretoria da Petrobras é que toda essa discussão em torno do pré-sal acabe assustando os investidores, e eles serão fundamentais para a exploração do petróleo na área do pré-sal. Para extrair o petróleo na área do pré-sal na bacia de Santos, será necessário um significativo volume de recursos, e a Petrobras sozinha não terá condições de arcar com essa massa de investimentos. (Folha)

Samuel Celestino toma posse na Academia de Letras da Bahia

Hoje às 19 horas, o jornalista Samuel Celestino assume, a cadeira 23 da Academia de Letras da Bahia, que pertenceu ao jornalista Jorge Calmon. Quem faz a saudação é acadêmico presidente da ALB, Edivaldo Boaventura. Tudo isso é fruto do reconhecimento da carreira vitoriosa trilhada por Samuel, que revolucionou e inovou no jornalismo baiano. Comentarista político do Jornal A TARDE e âncora do "Bahia Notícias", o jornalista tem leitores cativos na Bahia, no Brasil e mundo. Samuel é presidente da Associação Bahiana de Imprensa, ABI. Parabéns!

Conexão ABERJE - Derrick de Kerckhove. "Braiframes: tecnologia digital, conectividade e negocios".

Kerckhove dirige há mais de 20 anos o Programa McLuhan em Cultura e Tecnologia da Universidade de Toronto. Trabalhou durante a década de 1970 como aluno-assistente e co-autor de Marshall McLuhan. Aprofundou suas idéias e, a partir delas, desenvolveu outras teorias originais, como a antológica obra The Skin of Culture - considerada o Manifesto da Psicotecnologia – um novo ramo da psicologia que estuda a condição psicológica das pessoas que vivem sob a influência das transformações tecnológicas. O pensador pesquisa os novos caminhos do cruzamento da comunicação com tecnologia digital. E mais do que isso, seu trabalho tem aberto novas frentes para a compreensão do impacto da tecnologia sobre a sociedade mundial.

Sociedade civil em prol da educação

Para aproveitar o ensejo das eleições municipais que se aproximam, o movimento Todos Pela Educação (TPE) - entidade formada por diversos setores da sociedade cujo objetivo principal é consolidar no país o direito à educação de qualidade para todos -, se uniu a grandes grupos de mídia, comunicadores, entidades representativas e à sociedade civil para lançar a campanha "No ar, todos pela educação - Eleiçoes 2008".
O objetivo principal da comunicação é incluir na agenda dos candidatos a prefeito que incluam em suas pautas a questão da educação, bem como a conscientização do eleitorado em relação ao tema - que, segundo pesquisas do TPE, é o sétimo quesito na lista de prioridades do brasileiro. "As eleições municipais são um momento oportuno para se criar essa demanda por educação. Não se trata de um momento de filmes lindos, mas sim de uma mobilização poderosa", define Sérgio Valente, presidente da DM9DDB, agência que encabeçou a criação da campanha.
A campanha foi lançada no Museu de Arte Moderna de São Paulo na noite da última terça-feira, 19, com a apresentação de resultados do projeto - acesse o portal aqui - e a apresentação da nova comunicação, que conta com anuência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), comandado pelo ministro Carlos Ayres Britto, e da ANJ (Associação Nacional de Jornais), Abert (Associação brasileira das emissoras de rádio e televisão), GPR (Grupo dos Profissionais de Rádio), IAB (Interactive Advertising Bureau) e da ABTU (Associação Brasileira de TV Universitária). A entidade batalha, ainda, para que os comunicadores participantes - que vão de Ana Maria Braga, Ana Hickman e Luciano Huck a Raul Gil, Otávio Mesquita e Rodolfo Gamberini - incluam o conteúdo proposto pelo TPE em seus programas. (TPE)

Campanha No Ar: Todos Pela Educação

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Em Brasilia só se fala no pré-sal

O congresso deve aprovar nova estatal do petróleo. Empresa pode ser criada por projeto de lei ordinária com quórum mínimo. Outra opção é o envio de uma medida provisória ao Congresso, artifício já usado pelo governo petista para criar ao menos duas estatais. Ontem, o presidente Lula convidou os líderes dos partidos aliados ao governo para discutir o assunto pré-sal em reunião na primeira semana de setembro. E adiantou apenas que será necessário alterar a lei do petróleo para criar novas regras para a exploração no pré-sal. (Folha)

EDUCAÇÃO & Eleições municipais 2008

O município é responsável pela Educação Infantil (creche e pré-escola) e por boa parte do Ensino Fundamental. Está nas mãos dos novos prefeitos, que serão eleitos em outubro, a base da Educação de nossas crianças e jovens. E é por isso que as eleições municipais são tão importantes para a Educação brasileira. Falar de Educação, pensando apenas na esfera municipal, é falar de 25 milhões de crianças e jovens, matriculadas em mais de 134 mil escolas municipais espalhadas por todo o Brasil e atendidas por 1,1 milhões de professores. Diante da importância das eleições municipais para a Educação, o movimento Todos Pela Educação convida você a participar da Campanha "No ar, Todos Pela Educação - Eleições 2008", lançada ontem, dia 19 de agosto, às 19h no Museu de Arte Moderna - MAM, em São Paulo. A iniciativa conseguiu reunir veículos de comunicação de todo o Brasil para colocar a Educação de qualidade nos debates políticos e nas propostas dos candidatos, fazendo com que o tema ganhe destaque e seja acompanhado pela população na gestão municipal que se inicia em janeiro de 2009. Para ajudar na cobertura do tema, o Todos Pela Educação fez um levantamento de temas que devem ser considerados na hora de avaliar propostas para Educação dos candidatos a prefeito em 2008. Esses temas estão diretamente ligados ao objetivo que todos nós devemos perseguir: Educação de qualidade para todas as crianças e jovens, e serão a base para nossas sugestões de pauta durante o período eleitoral. Fique de olho nos temas: Aprendizagem, Educação Infantil, Alfabetização das crianças até os 8 anos, Gestão, Regime de colaboração entre União, estados e municípios, Universalização do acesso escolar, Valorização do professor, Infra-estrutura, Investimento, Participação da sociedade. (De Olho na Educação)

Odebrecht & Suzuki: na trilha de bons negócios

Banda Mina & os agitos de 6a. feira à noite

Quem agitou no show de Mariana Assis, 6a. feira passada, foi Antonio Brito. Estava a mil por hora e acompanhava o candidato a vice-prefeito Edvaldo Brito. O show de Mariana (sobrinha da Dra. Marileia Souza), foi prestigiado por Ivete Sangalo e Saulo que lançaram a nova vocalista da Banda Mina. O show bombou até as 3 horas da manhã!

XVIII Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

Ministro da Saúde José Gomes Temporão e Antonio Brito.
A palavra do Ministro Temporão.
Plenário lotado!
Antonio Ezequiel da Silva Ministro Desembragador do TRF da 1a. Região, José Gomes Temporão Ministro da Saúde , Dora Silvia Cunha Bueno e Ines Carvalho.

A abertura oficial do XVIII Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos reuniu mais de 500 pessoas, ontem à noite, no Clube do Exército, em Brasília. O Presidente da CMB Antonio Brito recebeu o Ministro da Saúde José Gomes Temporão e diversas autoridades que prestigiaram o evento. Representantes das Operadoras de Planos de Saúde e dirigentes de hospitais reuniram-se no primeiro dia de atividades, durante o Pré-Congresso, para discutir novas possibilidades para o segmento. O número de participantes superou a expectativa dos organizadores e proporcionou discussões acerca do mercado de planos de saúde no Brasil. O tema central do evento é a “Saúde e a Constituição: 20 anos em Reflexão”.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

NO AR: Todos Pela Educação – Eleições 2008. Veja o making off

Lançamento: Todos Pela Educação Eleições 2008

Para promover e destacar a Educação de qualidade nas Eleições 2008, o TODOS PELA EDUCAÇÃO fez uma ampla articulação com:
· o Tribunal Superior Eleitoral;
· as entidades de mídia, Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV), GPR (Grupo de Profissionais do Rádio), ANJ (Associação Nacional dos Jornais), IAB (Internet Advisors Bureau), ABTU (Associação Brasileira das TVs Universitárias);
· mais de 5.000 rádios;
· 6 emissoras de TV (Globo, Record, RedeTV, Cultura, SBT e Bandeirantes) e 24 comunicadores;
· radialistas, jornalistas, comunicadores, artistas;
O lançamento é em São Paulo, HOJE - 19 de agosto, no MAM, às 19h.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Johnson's(R) nomeia Debbie Phelps sua 'Mamãe Oficial dos Jogos Olímpicos'

"É uma maravilhosa honra ser nomeada a 'Mamãe Bebê JOHNSON'S(R) Oficial dos Jogos Olímpicos'", disse Debbie Phelps. "Quando olho para trás, uma das coisas mais difíceis que tive que fazer durante a criação de meu filho e de minhas duas filhas foi assegurar que eles estariam sempre bem sem que eu estivesse sempre ao seu lado enquanto cresciam. Como todas as mães, nós só queremos que nossos filhos sejam felizes, estejam em segurança e que se superem em tudo aquilo que apreciem mais. E, como mães, fazemos tudo para tornar isto possível". Este reconhecimento especial faz parte de uma campanha abrangente, que por sua vez é parte do patrocínio dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 de todas as companhias Johnson & Johnson's. Os anúncios celebram o relacionamento especial que os atletas têm com suas mães, fornecendo aos telespectadores uma olhadela improvisada do lado pessoal de suas vidas que eles raramente conhecem. Versões mais longas dos anúncios de TV estão disponíveis on-line no endereço www.baby.com/thanksmom (PR Newswire Brasil)

Ministro Horácio Pires: Direito de imagem é integrado a salário

O reconhecimento da natureza salarial do direito de imagem, no valor de aproximadamente R$ 12 mil, e o deferimento do pagamento da cláusula penal de R$ 1,2 milhão a um ex-jogador de futebol do Paraná Clube. Essa foi a decisão da Sexta Turma do TST, que reformou entendimento da Justiça do Trabalho do Paraná. Segundo o relator do recurso, ministro Horácio Senna Pires, "não há como se negar a natureza salarial do pagamento decorrente do contrato de cessão de uso de imagem celebrado entre as partes." O ministro Horácio, considerando precedentes, avalia que "seria inadmissível, sob pena de estímulo a fraudes de toda espécie, que as partes envolvidas em um contrato de trabalho pudessem celebrar contrato supostamente civil cujo objeto fosse idêntico ao do contrato de trabalho." Assim, o relator e a Turma concluíram que o direito de imagem integrava o salário do atleta contratado pelo clube. Para chegar a esse entendimento, o relator verificou a impossibilidade de aplicação das regras do direito de arena ao direito de imagem, por ser este personalíssimo. (Migalhas)

O que tanto nos decepciona?

O filósofo francês Gilles Lipovetsky, que já escreveu sobre luxo e consumo, diz que a política e as relações pessoais são as maiores frustrações da sociedade moderna. Na juventude, Gilles Lipovetsky militou num grupo pós-trotskista, mas nunca foi exatamente um comunista. Ele já escreveu sobre o luxo e virou consultor de grifes famosas, mas tampouco é um consumista. Redige seus livros à mão, em folhas de papel, nas mesas de hotéis, enquanto roda o mundo apresentando idéias tão acessíveis quanto polêmicas. Seu mais novo libelo se chama A sociedade da decepção (Ed. Manole, 104 págs. R$ 49), com lançamento marcado para segunda-feira 21, em São Paulo. Leia abaixo entrevista publicada na Revista Istoé desta semana.

ISTOÉ – O que é a sociedade da decepção?
Gilles Lipovetsky – A decepção é uma experiência humana universal desde sempre. Nas sociedades antigas, ela era restrita. Primeiro porque o desejo era mais limitado, existia uma cultura da resignação, resumida na expressão “é a vida”. E, depois, havia a religião, que limitava a decepção.
ISTOÉ – E quando ocorreu essa mudança?
Lipovetsky – A sociedade moderna fez explodir o sentimento da decepção. A democracia abriu o desejo das pessoas. Ela cria frustrações porque não suporta a desigualdade. E a era hipermoderna, que vivemos hoje, acelerou mais ainda a decepção, que agora está em todos os lugares, em todos os níveis sociais.
ISTOÉ – Primordialmente onde?
Lipovetsky – Na política, por exemplo. As pessoas, em todos os países, estão sempre decepcionadas com a política. Com a globalização, não há mais a esperança revolucionária. É a era do direito do homem, e este é sempre inferior ao desejo.
ISTOÉ – Quais outras fontes de decepção?
Lipovetsky – A escola. Antes ela tinha a virtude de permitir a ascensão social. Mas hoje temos jovens muito qualificados que trabalham em coisas que não correspondem a essa qualificação – e isso gera decepção.
ISTOÉ – Mas vive-se bem melhor do que no passado.
Lipovetsky – Vive-se globalmente melhor. As pessoas podem até se declarar felizes, mas isso não significa grande coisa. Há outros indicadores como a ansiedade no trabalho e com os filhos, taxas de suicídio e casos de depressão e dependência, que mostram como a sociedade de bem-estar é uma sociedade de frustrações.
ISTOÉ – De que maneira essas frustrações estão ligadas ao consumo?
Lipovetsky – Depois dos anos 60, desenvolveu- se a idéia de que o consumismo cria a decepção porque mostra o que você não vai ter. Ou que você seria forçosamente frustrado porque, quando tem uma coisa, já sonha com outra, como se isso levasse a pessoa a uma decepção permanente.
ISTOÉ – Por que isso não é verdade?
Lipovetsky – O consumo de bens materiais não é tão produtor de decepções. Os objetos têm um valor pela novidade. Não é porque você não tem um Jaguar que o seu carro modesto não o satisfaz. Você pode gostar da sua casa, sem que ela seja um castelo.
ISTOÉ – Então qual o consumo que leva à decepção?
Lipovetsky – O consumo cultural é o que decepciona. Veja, por exemplo, a televisão. Ela é feita para ser um espetáculo, mas se você fica zapeando é porque o espetáculo não o satisfaz. O zapping é uma permanente decepção.
ISTOÉ – E no campo das relações humanas?
Lipovetsky – A decepção mais forte, mais intensa, a mais cruel é a que você tem com outras pessoas. Então se engana quem culpa o consumo pela infelicidade. O que dá frustração é a individualização do mundo, é a relação com os outros e consigo mesmo.
ISTOÉ – Vivemos então um modelo fracassado?
Lipovetsky – Evito o pessimismo. A sociedade da decepção não é a da paralisia ou da depressão. As pessoas hoje têm mais iniciativa, existem mais associações, mais artistas. É uma sociedade que relança a vida, que permite um recomeço. Hoje podemos ter múltiplas vidas.
(Entrevista publicada na Revista Istoé 2007)

Só mesmo a mãe...

Phelps foi uma criança problemática, que sofria na escola com síndrome de desatenção. Só mesmo Debbie, a mãe de Phelps, que há 14 anos teve de fazê-lo tomar Ritalin para combater uma hiperatividade que provocava dificuldades de concentração. Isso fez com que ele tivesse de ouvir coisas das quais se lembra até hoje. As piscinas passaram a ser o seu refúgio, o único lugar onde era capaz de se concentrar num objetivo, e a evolução física que teve na adolescência ajudou-o a tornar-se um nadador de elite. "Me emocionei quando vi minha mãe (Debbie Phelps, que estava na arquibancada). Ela estava chorando, então comecei a chorar. Minha irmã (Whitney) também começou a chorar. Mas foi um fim-de-semana divertido, atingi todos os objetivos que queria". (O Globo)
Olhando bem para ele, a gente nem percebe que ele mede mais de um braço ao outro do que da cabeça aos pés (1,93m). É isso lhe permite transformar-se num tubarão quando entra na água.

Michael Phelps somou o 8º ouro em Pequim

Mais de duas horas depois, deu uma conferência de imprensa em que foi recebido com palmas pelas centenas de jornalistas presentes e em que se mostrou feliz. "Ganhar oito títulos olímpicos era algo que eu queria e estes momentos ficarão na minha memória para sempre. Os recordes foram feitos para serem batidos. O feito de Mark Spitz será para sempre extraordinário, mas eu quero ser apenas o Michael Phelps", referiu o norte-americano, que no total da semana de competições nadou 17 corridas e bateu sete recordes do mundo nas oito provas em que chegou ao ouro. "O oito é o número da sorte na China e, pelos vistos, também é o meu. Foi tudo perfeito. Agora estou ansioso por voltar a Baltimore e deitar-me na minha cama…", brincou. (Jornal de Notícias)

O traficante de livros de Recife

À primeira vista, o Bode, no bairro do Pina, Zona Sul de Recife, é uma comunidade ribeirinha como outra qualquer, onde boa parte da população vive do que dá o mangue, sobre o qual se erguem as palafitas. Lá vive muita gente sem perspectiva nem esperança, cercada por um cotidiano de drogas e violência. Lá também está fincada a Livroteca Guardiã, o único espaço de leitura da região, com um acervo de 500 livros destinados a crianças e adultos. A iniciativa não partiu de um representante do poder público, mas de Ricardo Gomes Ferraz, o Kcal Gomes, de 34 anos, morador da favela, um operador de som sem emprego fixo, ou um "traficante de livros", como se define. O amor aos livros, que Kcal faz questão de dividir com a comunidade, começou cedo, quando ainda era criança. Voltava da Escola a pé para casa porque gastava o dinheiro da passagem comprando livros em sebos. Foi assim que descobriu escritores como Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Augusto dos Anjos, Clarice Lispector e Machado de Assis. Foi lendo e guardando o que lia, que reuniu para montar sua biblioteca. E, para poder compartilhar esse conhecimento, transformou a palafita onde morava numa biblioteca, que recebe por dia uma média de 30 crianças e adolescentes do bairro. Alguns não sabem nem ler, mas já começam a se exercitar, pelo menos, no hábito de folhear os livros. (O Globo)

domingo, 17 de agosto de 2008

A W Brasil estreia no fim de semana a 2a fase da campanha criada para o TSE com o objetivo de conscientizar a população para as Eleições 2008

Os filmes giram em torno da idéia de que 4 anos (a duração de um mandato) demoram a passar, principalmente quando há algo errado. (Blue Bus)

Ideologia atrapalha a gestão: não existe gestão de direita ou de esquerda

Tomo emprestado o texto de Clemente Nobrega, pesquisador de gestão e estratégia que compartilho com vocês:
"No passado, fui muito influenciado pela idéia de que um Brasil melhor dependeria de um ideal épico a ser atingido; uma grande luta teria de ser travada. ”Operários do mundo, uni-vos!!”—aquela coisa. Hoje, já velhusco, rejeito isso totalmente. Aprendi, né? Aprendi que o que leva a resultados concretos no mundo real é radicalmente anti-ideologia. É pragmático. Os problemas do Brasil se resolvem com mais gestão e menos ideologia. Ideologia sempre corrompe porque nos impede de discernir os resultados verdadeiramente importantes. A “luta” fica mais importante do que o resultado que, supostamente, se deveria buscar."

As credenciais de ACM Neto

Na campanha para Prefeito de Salvador, ele vai atuar como apresentador dos programas, que serão gravados na rua. Logo no primeiro dia, Neto exibirá imagens do avô. O ex-governador Paulo Souto e o radialista Raimundo Varella também entram na estréia. (Folha)

Obama & Hillary

O candidato democrata Barack Obama já teria convidado a senadora Hillary Clinton para ser sua companheira de chapa, na disputa pela presidência dos Estados Unidos. A informação é do ex-presidente americano Bill Clinton, marido dela. (Claudio Humberto)

Centro de Voluntariado de São Paulo faz capacitação para HSBC

O CVSP realizou capacitação para 53 colaboradores do HSBC em seu Dia de Mobilização. Desde 2005, o Instituto HSBC Solidário realiza uma ação de mobilização convidando seus colaboradores para um dia especial, com o objetivo de mobilizá-los para a construção de um mundo melhor. O tema deste ano foi: "Brilhe por um mundo mais feliz". O encontro aconteceu simultaneamente em 13 cidades brasileiras e foi organizado pelo Centro de Ação Voluntária de Curitiba.

Hoje no Itaú Cultural

Entre os dias 14 e 17 deste mês, oito selecionados do Rumos Música fazem shows para gravação de DVD. Os shows gratuitos na sede do Itaú Cultural, sempre às 19h30, podem ser vistos também pela internet, em transmissões ao vivo. Um dos destaques é a fusão de sonoridades regionais e universais dos acreanos do Los Porongas e do grupo Sons do Cerrado, de Goiás. A irreverência fica por conta de Porcas Borboletas (foto), de Minas Gerais. Confira a programação abaixo ou clique aqui para mais informações.
quinta 14: Idson Ricart (CE) e Porcas Borboletas (MG)
sexta 15: Luis Felipe Gama e Ana Luiza (SP) e Izabel Padovani Trio (SP)
sábado 16: Sons do Cerrado (GO) e Rubi (GO)
domingo 17: Grupo Fato (PR) e Los Porongas (AC)
Sala Itaú Cultural 247 lugares [ingresso distribuído com meia hora de antecedência]
Itaú Cultural Avenida Paulista 149 - Paraíso informações 11 2168 1777

Resort, Safari, Yacht na Anna Flor

A Anna Flor fica no Shopping Itaigara, 3º piso e já está super colorida, no ritmo resort, safari ou yacht...Venha ver uma "preview", do que chega para o verão. O convite é da charmosa Carol Viana.

Abuso de autoridade

Em debate promovido pelo jornal "O Estado de S. Paulo", o ministro Gilmar Mendes sugeriu que se crie varas especializadas, na Justiça, para combater abusos de autoridade em investigações policiais. Gilmar Mendes criticou a exposição de presos na TV. "A algema é apenas uma metáfora", disse. No entender do ministro, "a exposição de presos viola a idéia da presunção de inocência, viola a idéia da dignidade da pessoa humana". (Migalhas)