sábado, 25 de outubro de 2008

Comes & Bebes by Dona Coelha

Bolo de Laranja
.
Ingredientes:
3 xícaras de açucar
3 colheres de sopa de manteiga
3 ovos inteiros
3 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 colher de chá de fermento em pó
suco de 3 laranjas
Modo de fazer:
Na batedeira, bata o açucar com a manteiga até esbranquiçar. Acrescente os ovos, a farinha, o fermento e o suco de laranja, alternando, até obter uma massa fofa. Pode sobrar um pouco de suco. Unte uma forma para bolo e leve ao forno quente por +/- 20 minutos, ou até que um palito enfiado saia limpo. Retire e, com o bolo ainda quente, pincele com o suco de laranja e coloque num potinho a calda que sobrou. Espere esfriar e sirva. É uma delícia!
* a receita é de Jandira - colhida no livro de receitas "Terra e Mar" de Nicia Maria Dantas.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Ministro Geddel condecora o Presidente Lula

Na manhã de hoje, num ato discreto no gabinete da presidência, o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), acompanhado do Cel. Guimarães, Secretário Nacional da Defesa Civil, concedeu a Medalha da Defesa Civil Nacional ao presidente Lula. A honraria é reservada às personalidades que tenham prestado relevantes serviços ao país. Não se tem notícia se Geddel e Lula trataram sobre a sucessão municipal em Salvador, onde PT e PMDB travam batalha homérica. Mas, se o assunto foi discutido ficou restrito ao campo íntimo, bem longe da curiosidade alheia. (Bahia Notícias)

Preços de imóveis também vão desacelerar, dizem especialistas

Os economistas costumam dizer que em momentos de muitas incertezas a melhor decisão é não tomar nenhuma decisão. A julgar por um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o conselho foi bem recebido por grande parte dos consumidores. O levantamento mostra que 34% dos entrevistados em setembro optaram ao menos por adiar seus planos de aquisição de bens duráveis, como veículos ou imóveis. O posicionamento reflete a insegurança gerada pela crise financeira e deve ajudar a colocar um freio no forte movimento de valorização de casas e apartamentos verificado nos últimos anos, afirmam os especialistas. (...) "Além disso, as instituições estão mais rigorosas na concessão de crédito", ressalta Mirisola. Em São Paulo, os números já apontam desaquecimento na demanda. Um estudo realizado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP) junto a 1.538 imobiliárias de 37 cidades do estado mostra que as vendas de imóveis caíram 8,55% em agosto. Na capital e no litoral o recuo foi mais acentuado: 19,18% e 34,94%, respectivamente. Se por um lado o mercado imobiliário sofre com o encarecimento do crédito, por outro, ganha com a volatilidade da Bolsa. No segmento de imóveis comerciais, geralmente preferido pelos investidores por proporcionar retornos mais atraentes, não houve e não deve haver queda na demanda, afirma o diretor de Vendas da consultoria Jones Lang LaSalle, André Rosa. "Existem pouquíssimos imóveis comerciais à venda e em alguns casos há até investidores aguardando oportunidades", diz. (Portal Exame)

Grafite real

Hoje, a rainha Rania, da Jordânia, desenha, com artistas do bairro, em muro na Vila Madalena. Depois de visitar a Cidade Escola Aprendiz, de Gilberto Dimenstein, conhecerá também - ciceroneada por Milú Villela e Daniel Feffer - a Associação Comunitária Despertar. (Direto da Fonte)

Uma vida brasileira, por Fernando Dourado

Marco Maciel critica centralização do processo de desenvolvimento brasileiro

O senador Marco Maciel (DEM-PE) afirmou em Plenário, na sexta-feira (17), que as desigualdades sociais do Brasil devem-se à centralização do processo de desenvolvimento, especialmente na Região Sudeste. Maciel defendeu a adoção de políticas voltadas especificamente para cada região brasileira, que contemplem suas peculiaridades e sejam compatibilizadas em um plano nacional de desenvolvimento homogêneo de todas as regiões. O senador enfatizou que, por ser uma federação, o Brasil deve ter políticas descentralizadas que garantam o crescimento econômico de todos os estados. Maciel apelou aos senadores para que tragam o tema à discussão da Casa. Ele sugeriu a elaboração de projetos de lei complementar destinados a regulamentar o art. 23 da Constituição, que exige a fixação de normas "para a cooperação entre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional". (Agência Senado)

Como será em 2009?

Uma pesquisa exclusiva de EXAME com 268 empresas mostra como seus principais executivos enxergam a economia brasileira no próximo ano. E como estão se preparando para um 2009 marcado pelos reflexos da crise financeira mundial. (...)
Vitor Mallmann, presidente da petroquímica Quattor, deu ordem para que o caixa fosse gerido com muita cautela. Despesas, só as essenciais. Para dar exemplo, determinou que a troca dos sete carros da diretoria, que ocorreria agora e consumiria 1 milhão de reais entre valor do veículo, blindagem e impostos, fosse suspensa por tempo indeterminado. "Não é momento para fazer esse tipo de despesa", afirma Mallmann. Em muitas empresas, além da lupa sobre os custos, foi tomada a medida de segurar os planos de investimento e esperar mais algumas semanas até refazer o planejamento orçamentário do ano que vem. De um modo geral, a mensagem emitida pelo mundo corporativo brasileiro é de cautela. A hora é de fazer ajustes, repensar planos e se preparar para um período bem mais conturbado do que todos imaginavam. E de se fortalecer para aproveitar as oportunidades que sempre surgem em momentos de crise.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Bienvenue

José Serra assinou decreto criando grupo de trabalho para tocar, no Estado, o Ano da França no Brasil. Com as secretarias de Relações Institucionais e da Casa Civil, no comando. (Direto da Fonte)

Governo autoriza BB e Caixa a comprar bancos e empresas

O governo editou medida provisória permitindo que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal comprem bancos e empresas em dificuldades. A providência vem na esteira do que já fizeram os principais países contra a crise internacional. BB e CEF poderão adquirir, sem licitação, bancos e quaisquer empresas financeiras ligadas a eles. (Folha)

Legislação Voluntariado e Terceiro Setor

Curso: Aspectos jurídicos do terceiro setor e do voluntariado” *
Data: 28 de outubro - terça-feira
Horário: das 13h30 às 17h30
Local: Avenida Paulista, 1.294 - 19º andar.
* Participação especial da Dra. Flavia Regina de Souza Oliveira da Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados.
Agendamento com Juliana
Telefone (11) 3266-5477 ou
E-mail: areatecnica@voluntariado.org.br

Investimentos e Planejamento do setor elétrico no País

O ministro Edison Lobão, de Minas e Energia, vai a São Paulo no próximo dia 6 de novembro para abrir o Seminário “Energia em Ação”, que discutirá a evolução de oferta e demanda, a expansão como oportunidade de negócio, a atratividade das energias renováveis e a nova Eletrobrás, entre outros pontos dentro de painéis abordando mercado consumidor, planejamento, tecnologia e visão geral das fontes de energia no Brasil. Também são presenças confirmadas José Antonio Muniz Lopes, presidente da Eletrobrás; Lázaro de Mello Brandão, presidente do Conselho Diretor do Bradesco; representantes de entidades ligadas ao setor como Ricardo Lima, da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (ABRACE); Marcos Jank, presidente da Única; Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); o professor Nivalde de Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o presidente da BM&F Bovespa, Gilberto Mifano. Evento é organizado pela Virtual Comunicação e terá o jornalista Nelson Tucci como mediador.
Serviço:
Data: 06 de Novembro de 2008
Horário: das 9h30 às 18 h
Local: Hotel Renaissance, São Paulo (PR Newswire Brasil)

Marque na sua Agenda

Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana denuncia mais uma campanha às autoridades

O Instituto Alana, pelo seu Projeto Criança e Consumo, denuncia mais uma campanha às autoridades. Dessa vez o réu é a Dr. Oetker, que lançou, em setembro, a campanha "Zoobremesas" - clique aqui para ler sobre a ação. Segundo o Instituto, que denunciou a empresa ao Procon de São Paulo por "adotar estratégia de comunicação mercadológica dirigida a crianças", a campanha "estimula o consumo excessivo de alimentos pouco nutritivos e fazer publicidade clandestina em sites de relacionamento, como o Orkut". Na promoção, com a compra de cinco produtos da empresa mais uma quantia de R$ 7,99, o consumidor ganha uma mochila animal. Isabella Henriques, coordenadora geral do Projeto Criança e Consumo e responsável pela denúncia, alega que "as crianças passam a consumir os produtos da Dr. Oetker não por necessidade ou qualidade dos alimentos, mas porque querem os objetos ofertados pela promoção. Isso tem sido recorrente nas estratégias de marketing das indústrias que fabricam produtos direcionados ao público infantil". Procurada, a Dr. Oetker informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que "a empresa não recebeu notificação alguma do Procon quanto ao assunto". (M&M)

2º turno em Salvador: Instituto Datafolha revelou vantagem do candidato à reeleição, João Henrique (PMDB)

O Instituto Datafolha revelou esta quarta-feira (22) a mais nova pesquisa sobre a corrida ao Palácio Thomé de Sousa, no segundo turno, e indica vantagem do candidato à reeleição, João Henrique (PMDB). De acordo com o estudo, o atual prefeito tem 50% das intenções de votos, contra 40% de Walter Pinheiro (PT). Os votos brancos e nulos somam 7% e 3% dos entrevistados não souberam opinar. No levantamento dos votos válidos, que não considera brancos, nulos e indecisos, JH tem 56% e o prefeiturável petista crava 44%. A pesquisa ouviu 972 eleitores entre estas terça (21) e quarta-feira (22) e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o número 41132/2008. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. (Bahia Notícias)

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Itaú: 105 milhões de dólares para patrocinar seleção

O Itaú é o novo patrocinador da seleção brasileira. O contrato com a CBF foi assinado e pelo acordo, o Itaú pagará 15 milhões de dólares anuais - um total de 105 milhões de dólares nos sete anos do contrato. O banco terá direito a estampar sua logomarca no ombro da camisa da seleção. O contrato do Itaú vale até 2015, depois, do fim da Copa do Mundo de 2014. (Radar On-Line Veja)

Consumo no Rio Summer

Sem alarde, há cerca de um ano Oskar Mestavaht, da Osklen, foi contratado pela Grendene para conceituar e desenvolver a nova sandália Ipanema - que briga por um espaço no mercado dominado pela Havaianas. O lançamento está marcado para o dia 5 de novembro, durante o Rio Summer. (Radar On-Line Veja)

Programa Trilha: Juventude Baiana no Caminho do Trabalho

Só hoje recebí o convite do Governador Jaques Wagner para o lançamento do Pacto pela Juventude na Bahia. Junto com o secretário nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Beto Cury, o governador assinou o termo de adesão ao Pacto em cerimônia realizada ontem na Escola Parque. O ato simboliza o compromisso do governo do estado com as políticas públicas de juventude. Na ocasião, o governador assinou também o decreto que cria o Conselho Estadual de Juventude e anunciou o Programa Trilha, voltado para a inserção de jovens no mercado de trabalho. De parabéns estão também as redes sociais de protagonismo juvenil, especialmente Daniel Miranda, que há muitos anos vem construindo este marco a partir de trabalho coordenado pela Fundação Luis Eduardo Magalhães - a Agenda Jovem!

Nos 60 anos da SBPC Lula diz: "Vamos sofrer menos que os outros países caso haja uma recessão"

Depois de reiteradas afirmações de que o governo federal não diminuirá o ritmo de investimentos no país com a crise financeira internacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que não quer "vender ilusão" e assumiu que poderá haver contingenciamento de recursos nos ministérios. No dia seguinte à reunião com o ministro da Fazenda, o presidente do Banco Central e dirigentes da Caixa Econômica Federal, BNDES e Banco do Brasil, Lula mostrou-se otimista, mas não deixou de ponderar que o país pode sofrer reflexos da crise. "Não posso assumir um compromisso com vocês de que se houver uma crise econômica que abale o Brasil que a gente vai manter todo o dinheiro de todos os ministérios, igual como está...", disse o presidente. "Até porque se a União arrecadar menos, vai ter menos dinheiro para todo mundo", discursou ontem, ao participar da cerimônia de comemoração aos 60 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em São Paulo.
Os comentários sobre a crise ocuparam um terço do discurso de quase meia hora de Lula. Aos pesquisadores, em sua maioria vinculados a universidades e fundações públicas, ele disse que pretende deixar como legado a "mudança no padrão de relacionamento do governo com a sociedade". Ao lado do ministro da Educação, Fernando Haddad, o presidente criticou greves de professores e disse que isso prejudica a imagem dos servidores públicos e fortalece a do governador. "Sempre discordei de greve de professor na área de ensino fundamental. Eu achava que aquela greve de 80 dias, de 90 dias era um desastre. Do ponto de vista político - já que você não estava lidando com produto, mas com ser humano -, o desgaste pior para um governador não é quando você pára", discursou. "O desgaste maior é você dar aula e o aluno levar carta para o pai dizendo 'que estou trabalhando muito e não estou ganhando o suficiente'. Na hora em que pára, o governador ganha a parada." (Valor Online)

Feriado de Novembro: Ponta dos Ganchos, Kiaroa ou Txai

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Ensaio sobre a cegueira, apelo idealista

No domingo do 1º turno das eleições municipais, fui ao Shopping Cidade Jardim com meu filho assistir ao filme “Ensaio sobre a cegueira”. Tenho a impressão de que é um filme que não vai ter um grande número de fãs. Mas, uma boa quantidade de admiradores engajados. É o tipo de filme "de apelo idealista", e trata dos efeitos da crescente globalização e degradação da sociedade durante uma epidemia de cegueira que assola uma cidade. Podemos entender a “cegueira” como a forma de enfrentamento aos desastres naturais; o "furacão Katrina, a fome da Somália, e os excessos na Guerra do Iraque". O filme denuncia também um universo sórdido de manipulação da miséria e da precariedade da sociedade contemporânea. É um drama com imagens majestosas e alucinantes de falência urbana. No fundo, tem uma linha de horror, mas sua abordagem torna-se mais leve pelo espírito e gentileza que o Fernando Meirelles usa para conduzir a história. Valeu!

Consenso de Washington : parte II. O caso do Brasil

Os países mais desenvolvidos do mundo estão montando programas de gastos públicos com o objetivo de aumentar a taxa de crescimento neste momento em que o investimento privado está em queda. Em tese, o Brasil deveria fazer o mesmo, mas é bom lembrar duas coisas :
(1) O orçamento brasileiro já é gordo, mas para gastos correntes;
(2) a taxa de crescimento embutida no orçamento é acima de 4% e muito provavelmente será menor.
Ou seja, as despesas estão superestimadas. Assim, o espaço fiscal do Brasil é pequeno para se fazer gastos públicos. Não é por outra razão que Lula e Mantega não param de dizer que o crescimento brasileiro será mantido. Não é apenas "administração de expectativas". Ambos desejam manter o nível dos gastos públicos.
Para anotar
Alguns setores do governo não estão muito felizes com os grandes bancos. Os acusam de má de vontade e de quererem ganhar com a crise à custa de outros setores da economia. (Migalhas)

"Jorge Amado quis e soube ser a voz, o sentido e a alegria do Brasil"

“Durante muitos anos Jorge Amado quis e soube ser a voz, o sentido e a alegria do Brasil.” O escritor português José Saramago escreve sobre Jorge Amado em seu blog Caderno de Saramago. Outros textos abordam temas como a existência de Deus, esperanças e utopias. (Plug Cultura)

Piora na educação fora do debate no 2º turno

A piora da qualidade do ensino público é um assunto que passa batido nas campanhas eleitorais de municípios que tiveram queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação (MEC). O Ideb piorou em sete cidades onde os eleitores voltarão às urnas no próximo domingo, no segundo turno: São Paulo, Belo Horizonte, Contagem (MG), Juiz de Fora (MG), Montes Claros (MG), Canoas (RS) e Pelotas (RS). Mas a propaganda e até os programas de governo dos candidatos praticamente ignoram o problema. - Para o eleitor médio, a discussão sobre a qualidade da Educação é muito árida. Pelo menos 90% da população brasileira ainda não conhecem esse indicador - diz o cientista político e professor da Universidade de Brasília (UnB) Ricardo Caldas. (...) O Ideb foi criado no ano passado para orientar o PAC da Educação. Ele considera conhecimentos de português e matemática, além das taxas de aprovação. O índice serve de base para as metas de melhoria do ensino até 2021, quando o MEC espera que o Brasil atinja o nível de países desenvolvidos. Será calculado a cada dois anos. O ministro Fernando Haddad admite que vai demorar para o novo indicador virar arma de campanha, mas entende que a questão da qualidade ganhou espaço nestas eleições. - Não tínhamos a expectativa de que fosse ser usado tão rapidamente. Mas o assunto ficou presente na cabeça dos candidatos - disse Haddad, por meio de sua assessoria. (O Globo - RJ)

BAZAR em Salvador

Este é o BAZAR de Cândida Sepúlveda que acontece nos dias 7 e 8 de novembro, das 10 às 20h, na rua Clementino Fraga, nº 33 Ondina, Salvador. Lá você vai encontrar acessórios de papel com pérola e porta guardanapos, louça pintada a mão, decoupage, desorizadores de ambiente, acessórios com feltro e kits diversos para homens, mulheres, crianças, cozinha, banheiro, etc. Vale a pena dar uma passada para comprar "unas cositas"!

4ª. Conferência Internacional de Comunicação Empresarial

Dia 30 de outubro a ABERJE traz para a 4ª. Conferência Internacional de Comunicação Empresarial, em São Paulo, Tony Spaeth, um dos maiores experts em Gestão de Marca e Branding. O programa ainda oferece um debate sobre a transversalidade do tema com profissionais das agências Gad Branding & Design, Cauduro Associados e Ana Couto Branding e Design e casos de Comunicação Interna e Comunicação Digital de empresas como ArcellorMittal Brasil, Brasil Telecom, Petrobras e TAM Linhas Aéreas. Se quizer saber mais acesse o site www.aberje.com.br

China tem a menor expansão em 5 anos

A desaceleração da economia chinesa agora é oficial: o PIB cresceu 9% entre julho e setembro. É a pior performance em cinco anos.No primeiro trimestre do ano, o PIB cresceu 10,6%; no segundo, 10,1%. Economistas dizem que no quarto trimestre, o número deve ser menor. Nos últimos cinco anos, a China foi responsável por um quarto do crescimento mundial -um terço, no ano passado, quando seu PIB cresceu 11,9%. Mesmo com o crescimento menor, a China deve se tornar a terceira maior economia do mundo no final deste ano, ultrapassando a Alemanha, e ficando atrás apenas de EUA e Japão.
***
Na semana passada, o Partido Comunista aprovou uma reforma rural, que permitirá aos camponeses arrendarem suas terras. Atualmente eles não podem negociar a pequena parcela a que cada família tem direito em concessões de 30 anos. Com a nova lei, a concessão pula para 70 anos e eles poderão alugar ou trocar as terras. A medida visa aumentar o poder de consumo dos camponeses, 55% da população, que vivem da agricultura de subsistência. A renda média no campo é de 345 yuans (R$ 105) por mês. A aposta do governo é que eles formarão uma nova classe de consumidores, que absorverá a produção que o mercado exportador vai perder em breve. Há temores, porém, que a lei faça camponeses alugarem suas terras por uma ninharia e que engrossem favelas na periferia das grandes cidades. (Folha)

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Dólar volta a subir e encerra pregão em R$ 2,125

O dólar comercial fechou em alta de 0,43% nesta segunda-feira, cotado a R$ 2,125 na venda, em sessão esvaziada pela cautela dos investidores frente ao primeiro leilão de empréstimo em moeda norte-americana do Banco Central para o comércio exterior. A primeira operação será encerrada às 17h desta segunda-feira, no valor de US$ 2 bilhões, que virão das reservas internacionais que o país possui. (UOL)

Ulhôa Canto, Rezende e Guerra Advogados

O escritório Ulhôa Canto, Rezende e Guerra Advogados assessorou a CSN na venda de 40% da subsidiária Namisa para um consórcio que incluindo as empresas Nippon Steel Corp e Itochu Corp. (Migalhas)

Um beijo carinhoso, Mãe!

Hoje é o dia do aniversário de minha Mãe - Livia Clea Viana Coelho - na foto com Nestor e Verônica minha irmã que foi passar com ela em Petrolina. Minha Mãe me ensinou a gostar de poesia, com ela conheci, aprendi e declamei os poemas de Castro Alves, Coelho Neto, Manuel Bandeira, Carlos Drummond, Olavo Bilac, Fernando Pessoa...
Minha homenagem, no dia do seu aniversário é a poesia de Coelho Neto que tantas vezes na minha infância foi por mim declamada nas festas de família:
Ser mãe é desdobrar fibra por fibra o coração!
Ser mãe é ter no alheio lábio que suga, o pedestal do seio, onde a vida, onde o amor, cantando, vibra.
Ser mãe é ser um anjo que se libra sobre um berço dormindo!
É ser anseio, é ser temeridade, é ser receio, é ser força que os males equilibra!
Todo o bem que a mãe goza é bem do filho, espelho em que se mira afortunada,
Luz que lhe põe nos olhos novo brilho!
Ser mãe é andar chorando num sorriso!
Ser mãe é ter um mundo e não ter nada!
Ser mãe é padecer num paraíso!
Um beijo carinhoso, Mãe!

José Joaquim Calmon de Passos

A Bahia lamenta a morte do professor, José Joaquim Calmon de Passos, aos 89 anos. Foi um baiano que honrou a Bahia e dignificou a advocacia. Sua trajetória brilhante e reconhecida nacionalmente deixa um legado que o coloca ao lado de outros grandes juristas do século XX, a exemplo de Josaphat Marinho, Milton Tavares, Orlando Gomes e tantos outros.

Fantasias da Grande Rio - Carnaval 2009

"Sustentabilidade: O que é, Por que Adotar e Como comunicar"

A sustentabilidade entrou definitivamente na agenda das corporações e hoje é um dos temas estratégicos mais importantes, pois gera valor econômico para os negócios e causa grande impacto na reputação, na imagem e na marca da organização, além de representar novos desafios. Pensando nestas questões a ABERJE oferece dia 24 de outubro o curso "Sustentabilidade: O que é, Por que Adotar e Como comunicar", com o instrutor Ricardo Voltolini, colunista do Jornal Gazeta Mercantil e Coordenador do Comitê de Sustentabilidade da ABERJE.


Por falar em família...

Alessandra, Benjamin, Victoria e Carolina Steinbruch em foto de Paulo Otero, por Glamurama

domingo, 19 de outubro de 2008

Com a família

Neste domingo quem almoçava com a família no restaurante Bargaço, em Salvador, era o Ministro Geddel Vieira Lima. Não perdia tempo "cabalando" votos pela a reeleição do prefeito João Henrique e do vice Edvaldo Brito. Sem perder o foco, trabalhando, trabalhando.

"Famílias, Amo Vocês", Luc Ferry

A VEJA desta semana traz a entrevista do filósofo francês Luc Ferry, de 57 anos. Ele está alinhado com o chamado humanismo secular, corrente da filosofia que propõe o uso da razão crítica em vez da fé, na busca de respostas para os assuntos que mais intrigam a humanidade, como o amor, a morte e a procura da felicidade. Ele foi ministro da Educação da França de 2002 a 2004, e mentor da polêmica lei que baniu o uso de véu pelas estudantes muçulmanas nas escolas públicas francesas. O filósofo francês que se tornou best-seller ao expor suas idéias de forma simples diz que os filhos tomaram o lugar da fé e das ideologias na vida espiritual do homem moderno. No seu novo livro, "Famílias, Amo Vocês", argumenta que a família substituiu a religião como entidade sagrada no mundo moderno. A família é a única entidade realmente sagrada na sociedade moderna, aquela pela qual todos nós, ocidentais, aceitaríamos morrer, se preciso. Os únicos seres pelos quais arriscaríamos a vida no mundo de hoje são aqueles próximos de nós: a família, os amigos e, em um número bem menor, pessoas mais distantes que nos causam grande comoção. No século XX, o ser humano virou sagrado. Vale a pena conferir na VEJA.

Mundo pequeno, pequeno mundo...rs!

Estou em São Paulo em temporada de curso e, aproveitei para emendar umas férias curtindo os filhotes e revisão médica. Daí que fui à Caixa Econômica Federal fazer uns pagamentos e lá fui atendida pela gerente Emilia Cappi. Simpática e eficiente, fomos nos identificando enquanto ela tomava providências. Meu filho Rogério (na foto com Emilia) me disse baixinho: “Mãe, pela maneira como ela fala, aposto com você que ela é advogada ou pelo menos formada em Direito”. Quando Emília voltou falei pra ela: você é advogada? Ela disse que sim, que havia estudado na FAAP. “No alvo!”, Rogerio Neto me falou. Daí em diante o clima ficou familiar e ela me contou que sua mãe é baiana de Jacobina, cidade do interior da Bahia. Emilia é filha de Luiz Trabuco, presidente do Bradesco de Seguros e Previdência que é amigo de Antonio Brito, meu amigo Britinho. E olha só que coisa interessante, foi por intermédio de Britinho que eu conheci o pai da Emília, ano passado no Congresso das Santas Casas de Misericórdia em Brasilia. Mundo pequeno, pequeno mundo... rs!

Tempo tempo tempo tempo, Compositor de destinos

EcoD

O veterano Boni descobriu um novo filão. Está vendendo (e bem), no mercado internacional de TV, uma série de reportagens que tem o aquecimento global como tema. (Sonia Racy)

Valeu a Lula o prêmio Don Quixote

Procuram-se 30 mil professores de espanhol. É o que o Brasil vai precisar para cumprir plano traçado com a Espanha. Foi ele, mais que tudo, que valeu a Lula o prêmio Don Quixote, que repartiu com Carlos Fuentes. Merecendo ironia no El País: "Assim, se Deus é brasileiro, como ele diz, quem sabe dentro de alguns anos ele estará falando espanhol." (Direto da Fonte)

A história de uma menina de 15 anos

A história da menina de 15 anos, que foi baleada após ficar cem horas refém do ex-namorado em Santo André, e teve morte cerebral chocou o Brasil. Polícia diz que negociação foi longa porque rapaz queria matar a refém e cometer suicídio . A mãe, Cristina, precisou ser atendida por psicólogos do hospital ontem de manhã. Ela ficou ao lado da filha durante a noite, de acordo com a médica Rosa Maria Pinto Aguiar. "Falou com a filha o tempo todo: "A mamãe te ama. Eu espero que você...'", contou a médica. Emocionada, Rosa Maria interrompeu a frase quando percebeu que começaria a chorar. (Folha)