sábado, 30 de agosto de 2008

Copa Nextel de Stock Car 2008

A prova - Corrida do Milhão, será realizada amanhã dia 31 de agosto, no Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá e promete ser uma das mais disputadas etapas da competição. A Corrida do Milhão tem como objetivo chamar atenção de todo o país para a modalidade. A cidade do Rio de Janeiro é palco da iniciativa da copa Nextel de Stock Car 2008, e este ano, a disputa na Cidade Maravilhosa vai render um milhão de dólares ao seu vencedor. Nizan Guanaes, presidente do grupo ABC e também sócio da Vicar - realizadora da Stock Car - não pôde comparecer em razão de um compromisso em Salvador.

Revelando os Brasis, Ano II na Bahia

Se quizer conhecer mais acesse www.revelandoosbrasis.com.br

Paper Aeroplane: Angus & Julia Stone (como um avião de papel)

VEJA 40 ANOS: "O Brasil que queremos ser"

Acontece nesta terça-feira, dia 2, o seminário "O Brasil que queremos ser". A partir das 9h30, palestrantes convidados discutirão temas como educação, meio ambiente e megacidades. O encontro marca os 40 anos de VEJA. A transmissão ao vivo, do início ao fim do encontro. http://www.veja40anos.com.br/ Envie suas perguntas. Todas serão respondidas durante ou após o evento.

Cacau Show

"A Cacau Show atende um nicho não servido pela Kopenhagen, que são as classes B e C", diz Filomena Garcia, sócia-diretora do Grupo Cherto, especialista em franquias. "A classe C, em especial, compra nas ruas, e é por isso que a maior parte das lojas da Cacau Show não está em shopping centers." A faixa de preços também favorece um público mais amplo. "Grosso modo, os preços da Cacau Show são metade ou um terço dos da Kopenhagen", compara Getulio Ursulino Netto, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). A história de sucesso de Alexandre da Costa e de sua empresa é contada no livro "O Cacau É Show", que vai ser vendido na rede de lojas. Com a ambição característica dos realizadores, Costa pensa o tempo todo naquilo – crescer, crescer, e crescer. Até 2010, projeta ter 1 000 lojas e triplicar o lucro. "Quero ser O Boticário, as Havaianas, estar em todo lugar", sonha. Para isso, trabalha onze horas por dia. E se entope de – o que mais poderia ser? – chocolate. (Veja)

Suspense do pré-sal no fim

Desde sexta-feira está no gabinete de Edison Lobão todo o material debatido nas reuniões da comissão interministerial que discutiu como explorar as áreas do pré-sal. Caberá ao Ministério de Minas e Energia dar a redação final das alternativas, que serão levadas em duas semanas para Lula bater o martelo. (Veja)

A convite de José Serra

Depois de seis anos, Júnia Nogueira de Sá deixa a diretoria de Assuntos Corporativos e Imprensa da Volkswagen para assumir a coordenação de toda a comunicação do governo de São Paulo. (Veja)

Mais de 400 mil baianos farão o Enem

Mais de 400 mil estudantes baianos devem fazer, neste domingo (31), a prova do Exame do ensino médio (Enem). Este ano, a Bahia alcançou o terceiro lugar em número de inscritos, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. A média de inscritos na Bahia aumentou 17,5%, sendo o maior crescimento em todo país. A média nacional ficou em 10,9%. (Tribuna da Bahia)

EDUCAÇÃO: Aprovado projeto que institui eleições diretas para diretores de escolas públicas

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta quarta-feira (27), em decisão terminativa, substitutivo da senadora Fátima Cleide (PT-RO) ao Projeto de Lei do Senado 344/07, da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que determina que os diretores das escolas públicas de educação básica de todo o país deverão ser escolhidos por meio de eleições diretas. Emenda do senador Romeu Tuma (PTB-SP) aceita pela relatora exclui da eleição direta os diretores aprovados em concursos especificos para a função. De acordo com a proposta, aprovada em turno suplementar, os diretores terão mandato de até dois anos, com direito a uma reeleição. Ainda segundo o texto aprovado, eles serão escolhidos dentre profissionais de educação, com participação da comunidade escolar constituída por professores, funcionários, estudantes e seus responsáveis. Os candidatos deverão receber, antes da eleição, cursos de capacitação em gestão educacional. Por unanimidade, a comissão aprovou ainda projeto da senadora Serys Shessarenko (PT-MT) para inscrever o nome de Ana Maria de Jesus Ribeiro, conhecida como Anita Garibaldi, no Livro dos Heróis da Pátria. (Agência Senado)

Na 4a. edição o BlogDay pede indicação a blogueiros

Organizadores do dia internacional do Blog, comemorado no domingo, 31, orientam a listagem de cinco blogs interessantes em posts escritos em diversas línguas. (M&M)
Como funciona o BlogDay: Durante o dia 31 de Agosto, bloggers de todo o mundo farão um post recomendando a visita a novos blogs, de preferência, blogs de cultura, pontos de vista ou atitude diferentes do seu próprio Blog. Nesse dia, os leitores de blogs poderão navegar e descobrir blogs desconhecidos, celebrando a descoberta de novas pessoas e novos bloggers. É simples: Liste cinco novos Blogs que você ache interessantes e notifique por email esses cinco bloggers que foram recomendados por você no BlogDay 2008. Para saber mais visite o site http://www.blogday.org/ e comemore!

EcoD: Prêmio ECO 2008

Novo RG (RIG) de plástico com chip a partir de 2009

O governo brasileiro determinou a nova identidade (RG) que valerá a partir do ano que vêm. O novo RG virá com todas as informações pessoais, como CPF e o título de eleitor, seu maior diferencial será a inclusão de um chip onde as informações poderão ser lidas digitalmente. A proposta do governo se baseia em evitar fraudes como por exemplo não permitir que uma pessoa possa tirar um novo documento de identidade em outro Estado. A meta do governo é que em 9 anos todos tenham a nova carteira de identidade.

Um mundo Absolut

Na sexta-feira, 29 de agosto de 2008, a Absolut, marca de bebidas alcoólicas mais icônica do mundo, patrocinará a primeira exposição de arte solo institucional de Helmut Lang, "Alles Gleich Schwer", com uma festa de pré-estréia VIP no renomado kestnergesellschaft de Hanover, onde a exposição irá ocorrer até 2 de novembro. A exposição marca a primeira de duas grandes fases de atividades para esta nova colaboração, parte do programa contínuo Visionaries (Visionários) da Absolut "IN AN ABSOLUT WORLD" (EM UM MUNDO ABSOLUT). A segunda fase verá a exposição movendo para o mundo virtual, à medida que a Absolut lança uma experiência viral online da "Alles Gleich Schwer" de Helmut Lang, permitindo que a visão do artista seja acessível para todos. Este novo veículo radical para ver e vivenciar a arte será apresentado exclusivamente no http://ABSOLUT.COM/HELMUTLANG de 30 de setembro a 31 de dezembro. (PR Newswire Brasil)

Caymmi amou apenas Stella

Stella e Caymmi são prova de que as pessoas podem viver um grande amor. No caso deles, nem a morte os separou. O marido morreu de desgosto porque a mulher tinha entrado em coma e ela morreu dias depois. Em sua obra musical ele cantava o amor pelas mulheres em prosa e verso - por todas as mulheres. Amou Stella eternamente!

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Petrobras vai perfurar o pré-sal

Está prevista para o próximo dia 2 de setembro a primeira extração de petróleo da camada pré-sal na costa brasileira, em águas rasas. A ação será realizada pela Petrobras na bacia do Espírito Santo. O evento foi confirmado por parlamentares da base aliada do governo após reunião no Congresso com o secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia (MME), José Lima Neto, e representantes da estatal. (Coluna do jornalista Claudio Humberto)

Inscrições no Enem superam a meta prevista pela coordenação

O número de inscritos no Exame Nacional do ensino médio, Enem 2008, teve inscrição recorde. Foram 4.004.715 de inscritos em todo o Brasil. Só o Piauí teve 60.029 inscritos, superando a meta prevista pela Coordenação do Exame no Estado. De acordo com a coordenadora do Enem no Piauí, Socorro Rodrigues, o número de inscritos para a prova vem crescendo a cada ano. (Diário do Povo, PI)

Serra & o combate ao Fumo

O governador José Serra enviou à Assembléia projeto de lei que bane o cigarro dos ambientes coletivos fechados, públicos ou privados. Se a lei passar, em todo o Estado só será permitido fumar ao ar livre ou em casa. (Migalhas)

Senado Federal

Novas vagas são aprovadas em votação durante a madrugada. Com seis projetos de lei, foram criados 1.138 cargos em cinco tribunais do país. (Migalhas)

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Tendências e Debates: "É hora de repensar, sob o crivo da ética, a publicidade destinada às crianças. Essa é uma causa de todos nós"

O mundo pede discrição, especialmente na mercantilização da infância e da juventude. Seria tão bom que cada vez mais os personagens da moda entendessem isso. Nada de muita afetação que transforma o métier em consumo mais do que tudo. A vida se confunde. Leia o artigo da Milú Villela - "Publicidade não deve poder tudo" no site www.alana.org.br O Instituto Alana é presidido pela Ana Lucia Villela, Formada em Pedagogia, com mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

SUB é o ponto da moda praia de luxo em Sampa

Be a Volunteer!
Ana Maria Valente e Karla Sarquis na SUB do Shopping Cidade Jardim
Karla Sarquis pilotou lançamento de verão na sua loja multimarcas de moda praia de luxo, SUB, no shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Nas araras pode-se encontrar peças novíssimas de marcas como ViX, Jo de Mer, Adriana Degreas, Cecilia Echenique, Fernanda Niemeyer, Martha Medeiros, Paola Robba e Super Suite Seventy Seven. Chic mesmo! Rolou Chandon Brut Rosé, H2O e os chocoltes trufados preto e branco. O charme da loja é incrível e você encontra bonés inspiradores - Be a Volunteer!

Ralph Lauren como parceiro. Será?

Fiquei sabendo que o Grupo Fasano e a incorporadora JHSF estão se juntando em mais um projeto com selo de requinte e qualidade que só eles têm. Desta vez, será um empreendimento que une condomínio de luxo e hotel em Punta del Este, no Uruguai. Ouvi falar no Ralph Lauren como parceiro. Será?

Olavo Setubal engrandeceu o Brasil

Dr. Olavo Setubal era filho do escritor e poeta Paulo Setubal e de Francisca de Souza Aranha Setubal. Ele foi um homem que engrandeceu o Brasil com seu trabalho e seus exemplos. Ontem à noite fui ao Centro Empresarial do Itaú, no Jabaquara prestar homenagem. Falei pessoalmente com Maria Alice, sua filha, em nome da nossa família, que tinha com ele laços históricos de amizade e deixei um abraço de solidariedade para Alfredo e Rose, seu filho e nora, e para a Milú Villela, sua sobrinha. O espaço resevado para a família estava tomado pelos filhos e netos. No Centro Empresarial se fizeram filas enormes para que as pessoas pudessem se despedir do empresário e assinar o livro de visitas. Cerca de 3.500 pessoas haviam passado pelo local para homenageá-lo, entre uma enormidade de coroas de flores. Por conta da grande movimentação de empresários, autoridades e políticos que foram ao velório, o tráfego de helicópteros no entorno do prédio ficou intenso. Entre os presentes estavam o presidente do Bradesco, Márcio Cypriano; o presidente do Unibanco, Pedro Moreira Salles; o ex-governador de São Paulo e ex-assessor de Setubal, Claudio Lembo; o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; a ex-prefeita Marta Suplicy; e o prefeito Gilberto Kassab e a secretária de educação Maria Helena Guimarães Castro, Luiz Lara, Roberto Teixeira da Costa. Enviaram condolências o ex-presidente José Sarney e o governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves. Olavo Setubal deixa a mulher Daisy, sete filhos e 19 netos.

O chefe da EIA diz que preço do petróleo 'pode' cair para menos de US$ 100

O preço do barril de petróleo bruto "pode" cair para menos de US$ 100 nos 18 próximos meses por causa da decrescente demanda internacional e do aumento da produção de petróleo. A afirmação foi feita na terça-feira pelo chefe da Energy Information Administration (EIA -- Administração de Informações de Energia dos Estados Unidos), Guy Caruso. Ele fez o comentário a repórteres durante o Platts Energy Podium em Washington. "Acho que [o preço] pode cair para menos de US$ 100 por barril por causa da decrescente demanda global e do aumento da produção nos EUA, Brasil, Canadá e países da OPEP como Arábia Saudita e Angola", disse Caruso. Caruso declarou que "o risco maior é de aumento" e que não estava fazendo uma previsão oficial em nome da EIA. Contudo, ele acrescentou que um cenário de preços em queda tem agora "mais perto de 50% de chances" de se concretizar se a capacidade internacional de produção sobressalente continuar crescendo dos atuais 1,5 milhão de barris por dia para 3 a 4 milhões de barris enquanto a demanda de petróleo se ameniza. (PR Newswire Brasil)

Olavo Egydio Setubal

Foi com grande pesar que a Área de Relações com Investidores do Banco Itaú Holding Financeira S.A comunicou o falecimento do presidente do Conselho de Administração da Itaúsa e do Itaú, Olavo Egydio Setubal, nesta quarta-feira, às 8h15, aos 85 anos, de insuficiência cardíaca. O velório, realizado no Centro Empresarial Itaúsa - Praça Alfredo Egydio de Souza Aranha, 100 - Jabaquara, das 16 horas do dia 27 às 10 horas da manhã do dia 28 de agosto. O corpo será cremado em cerimônia privativa para os familiares. Em função do falecimento de Dr. Olavo está cancelada a reunião Apimec da Itaúsa e do Banco Itaú Holding Financeira agendada para a próxima segunda-feira (01/09) no espaço Rosa Rosarum, em São Paulo. Oportunamente comunicaremos nova data. No campo empresarial, em 1947, fundou, com Renato Refinetti, a companhia Artefactos de Metal Deca Ltda. Na década de 50, a convite de seu tio, Alfredo Egydio de Souza Aranha, Dr. Olavo ingressa no Banco Federal de Crédito, instituição que reestruturou e transformou - ao lado de Alfredo Egydio e Eudoro Villela - em base para a formação do Banco Itaú Holding Financeira, um dos principais conglomerados financeiros da América Latina. Em 2001, assumiu a presidência do Conselho de Administração da Itaúsa e, em 2003, do Banco Itaú Holding Financeira, onde foi atuante até os últimos dias de sua vida. Também exercia a presidência de honra do Instituto Itaú Cultural. Na vida pública, ocupou cargos de destaque. Foi membro do Conselho Monetário Nacional em 1974, esteve à frente da prefeitura da cidade de São Paulo entre 1975 e 1979 e ocupou o cargo de chanceler no Ministério das Relações Exteriores de 1985 a 1986. Perde-se o grande líder, mas ficam sua inspiração, seus ensinamentos, valores e lições que, sem dúvida, direcionam todos nós a continuar sua obra. (PR Newswire Brasil)

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

EcoD: Vale lança "Prêmio Brasileiro Imortal"

A Vale lança o "Prêmio Brasileiro Imortal", por meio do qual escolherá seis brasileiros que batizarão com seus nomes novas espécies botânicas da Mata Atlântica, descobertas na Reserva Natural Vale, em Linhares, no Espírito Santo. A companhia iniciou no domingo, 24, uma campanha nacional assinada pela Africa para escolher tais personalidades via voto popular pela internet. A peça está sendo veiculada em jornais das principais capitais e nas regiões onde a mineradora atua, além de sites e revistas especializadas. (M&M)

Os premiados TOP de Marketing da ADVB São Paulo

A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil de São Paulo premia 14 empresas com o Top de Marketing deste ano: Banco Volkswagen; Brasil Veículos Companhia de Seguros; Camarinha Editora Comunicação e Design.; Companhia de Seguros Aliança do Brasil; Fiat; Masb Desenvolvimento Imobiliário; Nestlé; Nissan; Pado; Petrobras; Scânia Administradora de Consórcios; Unimed-Rio e Vita Derm. Os casos foram escolhidos por Agostinho Turbian (FENADVB), Alex Periscinoto (SPGA), Antoninho Rossini (Target), Carlos Faccina (São Paulo Business School), Edson Vaz Musa (Caloi) e Ronald Carvalho (ADVB).

A Ministra Dilma & o Deputado José Aníbal

O projeto que altera a Lei Geral das Agências Reguladoras, em tramitação na Câmara desde 2004, reuniu na última sexta-feira, no Palácio do Planalto, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP). O tucano quer ajudar o governo a aprovar o projeto. Se der, ainda neste ano. Já a ministra mostrou disposição de negociar inclusive temas polêmicos como a autonomia. Essa foi a primeira conversa institucional entre a ministra da Casa Civil e o líder do PSDB. Dilma e Aníbal são amigos desde os 17 anos. Estiveram no exílio e conversam com alguma regularidade. O deputado é o primeiro líder do PSDB, nos últimos anos, que não assenta praça na candidatura de José Serra a presidente, enquanto Dilma, por outro lado, é a eventual candidata do PT à sucessão do presidente Lula. "Se for possível avançar nessa área, vamos fazê-lo, por que não?", questiona o líder do PSDB, que tomou a iniciativa de pedir a audiência à ministra. "Se nós não tivermos agências que inspirem confiança, e tenham realmente a autonomia necessária para decidir fazendo uma triangulação entre os interesses do Estado, dos investidores e dos consumidores, projetos que podem sair pelas PPPs não sairão do papel, de jeito nenhum". (Valor)

Morre o empresário Olavo Setúbal, do Itaú

Faleceu na manhã desta quarta-feira (27), aos 85 anos, o empresário Olavo Egydio Setúbal. A informação foi confirmada pelo hospital Sírio Libanês, onde o presidente do Conselho de Administração do Banco Itaú estava internado por problemas no coração. Olavo Setúbal também foi prefeito da capital paulista de 1975 a 1979, e Ministro de Relações Exteriores entre 1985 e 1986. Entre 1974 e 1975, foi também membro do Conselho Monetário Nacional. (G1)
***
O velório será realizado no Centro Empresarial Itaúsa, no Jabaquara, a partir das 16h de hoje e das 10h de quinta-feira. O corpo será cremado amanhã, em cerimônia privativa para os familiares. (Folha)

Congresso Nacional de Voluntários e Instituições de Apoio a Crianças e ao Adolescente com Câncer - CONVOCC 2008

Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Petrolina está entre as 25 melhores cidades do Brasil para empreender. Um levantamento realizado pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, publicada no mês de agosto, mostrou que municípios de pequeno e médio portes crescem bem mais que as grandes metrópoles e reúnem boas oportunidades para montar um negócio. "Para minha surpresa e vaidade, Pernambuco teve como destaque o Vale do São Francisco, cujo pólo empreendedor é Petrolina", observou o deputado Geraldo Coelho (PTB). O levantamento também mostrou que o Centro-Oeste, o Norte e o Nordeste apresentam índices de crescimento consistentes de produção e de renda e que regiões antes sem expectativa de desenvolvimento começaram a ser exploradas, a exemplo do Nordeste. Petrolina conta com 105 estabelecimentos de saúde, 11 instituições financeiras e 38 cursos universitários. O aeroporto local é equipado com câmaras frigoríficas, a fim de diminuir perdas nas exportações, e o maior avião cargueiro do mundo, comportando 120 toneladas em mercadoria, aterrissa na cidade sertaneja. "A localidade é bem servida de rodovias, com acesso fácil a BR's, e conta com um porto fluvial. Ainda abriga museus, cinemas, shopping, teatro, um forte turismo ecológico pelas ilhas fluviais do Rio São Francisco e tem 280 mil habitantes", informou. (Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios)

Conferência Internacional de Excelência em Gestão

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Ogilvy & Inovação

Em tese, o modelo de negócios das agências brasileiras - que contempla mídia e criação no mesmo teto - traz vantagens no sentido de propiciar uma melhor utilização dos meios. No entanto, como o departamento em questão é um dos principais geradores de receita da empresa, faltam oportunidades de perseguir formatos inovadores que não sejam necessariamente rentáveis. Para conciliar teoria e prática, a Ogilvy & Mather Brasil resolveu lançar uma unidade de mídia voltada a essas inovações, chamada de área de projetos e conteúdo. "A primeira coisa que decidimos foi não definir uma meta de geração financeira. A área nasce com o objetivo de trazer resultados para o cliente por meio da utilização criativa da mídia", afirma o presidente da Ogilvy & Mather Brasil, Fernando Musa. Ele considera que, com a nova divisão, a agência ganha um diferencial competitivo. A criação dessa área especial faz parte do movimento "Being More David", inspirado nos ensinamentos do fundador da agência, e é resultado de uma série de investimentos, inclusive a contratação de novos profissionais. (M&M)

Pauta Andi: Apenas 3% das comarcas do País possuem vara da infância e da juventude

Nos 18 anos do Estatuto, levantamento da ABMP revela fragilidades do Sistema de Justiça especializada CNJ estuda publicar resolução para criar parâmetros de criação de varas e equipes interdisciplinares No ano em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) comemora sua simbólica chegada à "maioridade", a ABMP divulga uma pesquisa que revela a falta de prioridade dada ao Sistema de Justiça da Infância e da Juventude. O levantamento revela que apenas 92 comarcas possuem varas da infância - o que corresponde a 3,4% das 2.643 comarcas de todo o País. Também foi constatada uma enorme disparidade entre as regiões: enquanto no Norte existe um juiz especializado para 279 mil habitantes, no Sudeste essa relação é de um juiz para 503 mil habitantes. (De Olho na Educação)

Correio NOVO

A Rede Bahia realizou este mês (21), o lançamento de seu novo Correio da Bahia: o jornal passa a se chamar simplesmente Correio*. Com novo formato, nova diagramação e novo projeto gráfico, o maior grupo de mídia do Nordeste anuncia um investimento de R$ 15 milhões para rejuvenescer seu jornal e olhar para um novo mercado. "Nossa estratégia é aproveitar os novos leitores", conta Luis Alberto Albuquerque, diretor executivo do periódico. As mudanças levam a assinatura da Inovationn, consultoria espanhola que tem entre seus clientes os jornais La Nación, Liberatión e O Globo. (M&M)

Jorge Cajazeira lança livro: Gestão de Idéias para Inovação Contínua

Apostar nas idéias propostas pelos funcionários tem sido um investimento com retorno garantido na Suzano Papel e Celulose. Para cada real investido nos programas que visam a inovação, há um retorno de 28 reais por ano aos cofres da empresa. Um dos que zelam por esse resultado no dia-a-dia é o gerente corporativo de competitividade, Jorge Cajazeira. Foi ele o idealizador do Click, um programa que estimula as pessoas a implementar inovações criativas nas várias etapas de produção. As idéias, inscritas via intranet, são então avaliadas por um comitê. Se aprovadas, seus criadores recebem inicialmente 100 reais. Depois da implementação, elas podem gerar dividendos de 10% do retorno líquido, até o limite de 20 000 reais. "Não dá para ter um programa de idéias eficiente e empreendedores internos se você não premiar as pessoas", diz Cajazeira. Como motor do empreendedorismo, ele estimula os funcionários a ficar antenados ao que acontece no mercado externo. "Um de nossos lançamentos de maior sucesso foi o papel reciclado", afirma. "A idéia surgiu quando percebemos que havia no mundo uma grande discussão sobre a preservação do meio ambiente." Cajazeira também acredita que promover a diversidade é essencial e faz isso na própria equipe. Entre os dez funcionários que trabalham com ele, há um administrador de empresas, um engenheiro de produção, um engenheiro florestal, um economista e uma pedagoga. "A diversidade faz com que a discussão dos problemas seja mais rica", afirma. (O melhor caminho para Inovar)

Freio de arrumação

A ordem é do presidente Lula: os ministros estão proibidos de falar sobre a eventual criação de estatal para explorar o petróleo do pré-sal. Só depois de receber as recomendações da comissão interministerial sobre pré-sal, daqui a um mês, Lula admitirá ministros falando do tema. (Claudio Humberto)

Continuum Itaú Cultural: a família

A edição de setembro da Continuum Itaú Cultural, com o título "Os meus, os seus, os nossos", traz como tema a família: sua influência sobre o trabalho criativo e sua constante presença em obras de ficção são alguns dos assuntos abordados. Agora, é a sua vez de participar. A ação Outros Retratos recebe, de 25 de agosto a 21 de setembro, fotografias que representem o que é família. As melhores imagens serão publicadas na versão online da revista e a foto mais criativa estará na edição impressa de outubro. O autor do melhor trabalho também ganha um exemplar do livro Itaú Contemporâneo - Arte no Brasil, 1981-2006. O convite é voltado a todos - fotógrafos ou não. Envie seu trabalho para participecontinuum@itaucultural.org.br e, em caso de dúvida, escreva para continuum@itaucultural.org.br. Confira o regulamento no site

Normas, Limites & Argumento

A PF vai adequar nos próximos 15 dias ao seu Manual de Procedimentos a súmula vinculante editada pelo STF que prevê punições para o uso indevido de algemas.
***
O ministro do STF Cezar Peluso concedeu liminar ao Banco Opportunity para suspender o envio de informações, referentes à Operação Chacal da PF, de posse da 5ª Vara Criminal Federal em São Paulo, para a CPI dos Grampos.
***
Empresas de telefonia vão usar argumentos relacionados à quebra de sigilo para tentar reverter a decisão da Anatel de implementar, a partir de 1º de setembro, a regra denominada de portabilidade. O argumento de parte das operadoras é de que quando há uma decisão da Justiça para grampear um determinado número, as companhias têm que manter em sigilo a informação. Com a nova regra, se o cliente pedir para mudar de operadora, elas não poderão avisar à nova companhia de que aquele cliente está grampeado, pois incorreriam no crime de quebra de sigilo. Sem essa informação, a empresa que irá receber o novo cliente não poderá dar continuidade à interceptação. (Migalhas)

Voto secreto

O presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, anunciou a proibição do uso de celulares nas cabines de votação.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

EDUCAÇÃO: estudo aponta desperdício de recursos dos royalties

A riqueza gerada pelo petróleo não tem contribuído para catapultar os gastos em saúde, Educação, gestão ambiental ou investimentos. As prefeituras que mais recebem compensações financeiras pela exploração de petróleo e gás aplicam, nessas áreas, valores semelhantes a municípios que não recebem royalties. (O Estado de São Paulo)

COOPERFORTE / Passaporte do Futuro


Só se fala nisso: ItaúBrasil em comemoração aos 50 anos da Bossa Nova

O Show de Roberto Carlos e Caetano Veloso no Rio... Caetano chora nos bastidores do show. Hoje é em Sampa. Com ingressos esgotados, Roberto e Caetano sobem juntos ao palco do Auditório Ibirapuera para homenagear Tom Jobim.

MACHADO DE ASSIS on-line

Nomes da crítica machadiana no Brasil, como Roberto Schwarz e Alberto Costa e Silva, além de pesquisadores internacionais, como Abel Barros Baptista (Universidade Nova de Lisboa), se reúnem para o "Simpósio Internacional Caminhos Cruzados: Machado de Assis pela Crítica Mundial", que começa hoje. O evento vai até 29 de agosto no auditório do Masp (av. Paulista, 1.578; grátis). As incrições devem ser feitas em www.machadodeassis.unesp.br/simposio. Haverá também transmissão ao vivo pela internet: www.faac.unesp.br/webtv. (Folha)

JORNALISMO CIDADÃO

"A separação rígida entre os que fazem as notícias e os que recebem as informações desaparece no mundo virtual. Os profissionais da comunicação têm agora milhares de aliados na tarefa de apurar fatos, conhecer novidades, reunir e comentar informações. Qualquer um pode fazer notícia." Ana Carmen Foschini & Roberto Romano Taddei

Sumida do Blog

Andei sumida do blog... tudo me incomoda... que chatice! Como hoje não é sábado... Vamos ver se agora vai! rs