sábado, 28 de junho de 2008

Ayaan Hirsi Ali, a guerreira muçulmana

Ayaan Hirsi Ali, a guerreira muçulmana jurada de morte porque “transgrediu” os dogmas do Islã, chega a Salvador na terça-feira para conferência do Fronteiras Braskem do Pensamento, e faz palestra às 20h, no Teatro Castro Alves. Nasceu em Mogadíscio, na Somália. O pai acreditava na educação das mulheres (até certo ponto) e as protegia da mutilação genital. Quando Ayaan tinha 5 anos, a avó organizou a sua circuncisão. Aos 22 anos, o pai ofereceu a sua mão em casamento a um Canadiano que Ayaan nunca tinha visto antes. Quando foi para a Alemanha - para obter um visto - pegou um ônibus para a Holanda e pediu asilo político: fugiu de um casamento combinado. Mudou o seu ano de nascimento, passou a utilizar o apelido do avô. Usa sapatos de salto alto Channel, tem as unhas dos pés incrivelmente pintadas: "Uma das discordâncias que mantenho com as feministas europeias deve-se ao fato de acharem que emancipação e descuido com a aparência são sinônimos. Obrigaram-me a vestir umas calças horrorosas ou um véu que é exatamente a mesma coisa. Obrigam-me a esconder-me". Tem agora 38 anos, e passa a vida viajando e promovendo o seu livro "Infiel – A história de uma mulher que desafiou o Islã". (Vogue)

O estilo poderoso de Michelle Obama

Uma amiga de Michelle Obama deixou escapar que as duas foram assistir a Sex and the City "no primeiro dia". Não é coincidência que as roupas de Michelle tenham um arzinho de Sarah Jessica Parker, além das evidentes referências a Jacqueline Kennedy, ícone supremo de elegância. A mistura ficou patente no vestido de seda roxa (900 dólares, assinatura de Maria Pinto, estilista amiga de Chicago), complementado com colar de pérolas de bijuteria e cinto preto (Azzedine Alaïa), usado quando Obama se consolidou como o candidato democrata. Michelle tem um tremendo senso de estilo, mas evidentemente recebe ajuda profissional para se vestir como o que almeja ser: primeira-dama. (VEJA)

50 anos da Copa do Mundo de 1958

Pelé conversa com o presidente Lula durante cerimônia, no dia 26 de junho, em Brasília, que marcou os 50 anos que o Brasil venceu a Copa do Mundo de 1958. (MSN)

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Recursos do pré-sal: "Poderia ser em educação, por exemplo", diz Dilma Rousseff

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, defendeu nessa sexta-feira uma mudança na fórmula de pagamento de royalties do petróleo que será produzido a partir da chamada camada do pré-sal. Segundo ela, os padrões atuais de pagamento não se aplicariam ao pré-sal. "Não queremos tirar royalties de ninguém, mas queremos discutir os recursos do pré-sal. A ambição do país tem de ser maior. Não pode ser uma distribuição tradicional porque mudou-se de patamar", disse a ministra, durante palestra em evento promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Dilma destacou que o governo deveria usar os novos recursos provenientes do pré-sal para investimentos sociais. "Poderia ser em educação, por exemplo, como já acontece na Noruega", disse ela, endossando idéia já manifestada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (MSN)

Em TV e revistas, alimentos não saudáveis são maioria

Uma pesquisa do Ministério da Saúde, apresentada nesta quinta-feira, 26, no auditório da sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília, apontou que mais de 70% de peças publicitárias veiculadas em revistas e canais de televisão são de alimentos não saudáveis. A coordenadora geral da política de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Ana Beatriz Vasconcellos, diz que os órgãos competentes pretendem realizar campanhas de alimentação adequadas para executar uma mudança nos hábitos da população, na intenção de reduzir o consumo desses mantimentos. Entretanto, a meta principal é efetuar revisões de todas as políticas legislativas que estão no Congresso Nacional, relacionadas a esse tipo de propaganda. Informação da Agência Brasil e do Ministério da Saúde.

Organizações Globo analisa compra do Estadão

Rumores sobre a venda pipocaram na mídia nesta quinta-feira, 26; Editora Abril também aparece como outra possível compradora, ao lado da Sempre Editora, de Minas Gerais. (M&M)

Brasil fica entre os piores do ensino na América Latina

A metade dos alunos da 3a. série do ensino fundamental do Brasil não demonstra o conhecimento esperado em leitura e em matemática. Na 6a. série, há avanços em leitura e a metade dos estudantes está dentro da meta. Em matemática a situação continua ruim. (A Gazeta ES)

Blog amplia acesso de internautas à Comissão de Educação

"O blog é um canal que se abre para a participação popular." A Comissão de Educação e Cultura lançou, nesta terça-feira (24), o primeiro blog institucional do Congresso. A ferramenta virtual vai ser usada em audiências públicas para que a sociedade participe mais ativamente dos trabalhos desenvolvidos pelo colegiado. O internauta vai poder acompanhar, comentar, sugerir ou criticar as iniciativas dos parlamentares. Além disso, o blog poderá ser uma importante fonte de pautas para jornalistas. O blog pode ser acessado no endereço http://www.camara.gov.br/blogeducacaocultura. (De Olho na Educação)

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Relações Governamentais é área mais promissora da Comunicação Empresarial

O encontro de abertura contará com a participação do Prof. Luis Raul Matos, Diretor da Graduate School of Political Management, George Washington University, a instituição mais reconhecida em Relações Governamentais do Estados Unidos. Na ocasião será lançado o Programa Internacional em Relações Governamentais, primeiro no País, uma parceria da George Washington University com a ABERJE e Jedi Group. É para esse novo momento do lobby e das relações governamentais no País que as empresas devem estar atentas. A profissionalização da área dentro das corporações se faz absolutamente necessária e a ABERJE está investindo nesta que pode ser a peça que faltava na gestão sustentável: o lobby responsável”, conclui Leandro Machado, coordenador do Comitê e gerente de Relações Governamentais da Natura Cosméticos. O Diretor-Geral da ABERJE, Prof. Dr. Paulo Nassar (ECA/USP), destaca que “a área de Relações Governamentais, além de ser estratégica para as empresas, é em termos de carreira profissional, o segmento do mercado de trabalho mais promissor. Os profissionais de Relações Governamentais trabalham no âmbito das direções organizacionais e tem os melhores salários da área”. (ABERJE)

Ogilvy tem R$ 200 milhões para dobrar de tamanho

Cerca de R$ 200 milhões estão no caixa da Ogilvy Brasil para bancar três novas aquisições nos próximos 12 meses. A expectativa da agência - que pertence ao inglês WPP, um dos maiores conglomerados de publicidade do mundo - é ultrapassar a Alemanha e se tornar, até 2013, a quarta maior operação da Ogilvy. Hoje, o Brasil ocupa a quinta posição, atrás dos Estados Unidos, Inglaterra, China e Alemanha, em uma lista de 122 países onde a Ogilvy tem operações. "Vamos dobrar de tamanho nos próximos cinco anos, com novos clientes e via aquisições", afirma o presidente da Ogilvy no país, Sérgio Amado. Dois dos negócios conduzidos por Amado devem ser concluídos ainda este ano: uma agência de propaganda tradicional e outra de relações públicas. "Por mais que as mídias estejam se diversificando, os meios tradicionais - TV, rádio, jornal e revista - continuam crescendo e reforçam a aposta em uma nova operação", afirma o executivo. A terceira oportunidade de aquisição avaliada pela Ogilvy está no marketing digital. "Já estávamos negociando a compra de uma empresa na área, a F.Biz, mas demoramos muito e a compra não saiu", diz Amado. (Valor)

Dra Ruth por Caetano Veloso

LEMBRANÇAS 1
Caetano Veloso ficou "abalado" com a notícia da morte de Ruth Cardoso. E, de Moscou, mandou a seguinte mensagem à empresária Paula Lavigne: "Adoro a família e nunca esqueço o modo civilizado e amável com que ela me recebeu no [Palácio da] Alvorada mostrando, com conhecimento, as obras de arte do acervo. É figura histórica importante. Trouxe um tom de civilidade moderna (e dignidade de postura) ao lugar de primeira-dama".

LEMBRANÇAS 2
E Caetano continua: "Sem falar na Comunidade Solidária e nas sementes do Bolsa Escola, que deu no Bolsa Família. Dê um beijo em Bia, Júlia, Pedro e Paulo Henrique. E diga que mando um abraço para FHC". (Mônica Bergamo)

Ruth Cardoso: uma mulher admirável

Folheando os jornais de hoje, me detive no artigo de Eliane Cantanhêde e gostei muito do que ela diz de Dra Ruth Cardoso. Transcrevo aquí apenas uma frase, que a meu sentir, reflete a sua personalidade.
"O poder corrompe e deforma, mas Ruth Cardoso entrou e saiu dele com a mesma cara, o mesmo trajar, a mesma discrição e o mesmo respeito por ela própria." (Folha)

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Bayer investirá 255 milhões

A Bayer planeja investimentos de aproximadamente 100 milhões de euros (255 milhões de reais) em suas instalações no Brasil até o fim de 2009, segundo declarações do presidente mundial da empresa, Werner Wenning, na coletiva de imprensa em comemoração ao aniversário de 50 anos do Parque Industrial da Bayer em Belford Roxo, no Rio de Janeiro. “O Brasil é nosso maior mercado na América Latina. Queremos ampliar nossa posição nesse mercado em crescimento”, afirmou Wenning. O faturamento da Bayer alcançou 3,2 bilhões de euros na América Latina em 2007. O Brasil foi responsável por cerca de 1,2 bilhão de euros (3,3 bilhões de reais) deste total, ou seja, mais de um terço. Para a Bayer, o Brasil está entre os dez maiores mercados em vendas em todo o mundo. (Portal Fator Brasil)

Ogilvy Brasil está em fase adiantada de negociação de compra da F.biz

A Ogilvy Brasil está em fase adiantada de negociação de compra da agência interativa paulistana F.biz, comandada atualmente pelos sócios-diretores Paulo Loeb, Marcelo Castelo, Pedro Reiss e Marcello Hummel. Além deles, ainda mantém outros sócios investidores, como Rogério Silberberg, criador da comunidade interativa Fulano.com, projeto que deu origem à agência. Entre os clientes da agência figuram nomes como Unilever (Seda, OMO e Kibon), J&J (Sundown), Nestlé (Crunch), Pepsico (Toddy, Elma Chips e Cheetos), Laboratórios Aché e ESPN Brasil. (SEMBrasil)

Instituto Voluntários em Ação de Santa Catarina

No dia 15 de julho, o Voluntários em Ação comemora 10 anos do IVA e o lançamento do Portal www.voluntariosonline.org.br O evento será realizado das 14:30 as 19:00 horas, no Auditório Antonieta de Barros da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, centro de Florianópolis e contará com palestras do presidente nacional do Comitê para Democratização da Informática – CDI, Sr. Rodrigo Baggio, da Coordenadora de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO, Sra. Marlova Noleto e da Coordenadora Geral do Instituto Comunitário Grande Florianópolis - ICOM, Sra. Lúcia Dellagnelo. Além dessas palestras, o evento contará com uma cerimônia de entrega de Diplomas “Amigos do IVA” a todas as organizações parceiras que durante esses 10 anos garantiram nossa sustentabilidade e foram parceiras na realização de várias atividades. No final será servido coquetel para de confraternização. Você não precisa esperar até o dia 15 de julho para se informar sobre as novidades. Acesse o site e conheça o Portal Voluntários On Line do IVA - www.voluntariosemacao.org.br Além de um moderno instrumento de comunicação entre os voluntários de todo o mundo, no novo portal, você encontrará disponível a possibilidade de fazer sua atividade voluntária sem sair de casa. Esta nova oportunidade é chancelada pela UNVolunteers, programa de voluntariado das Nações Unidas que poderá ser acessado através desse Portal. (IVA)

ADVB Emirados Árabes tem representação em DUBAI

Ângela Baldino, ex-presidente da ADVB RS, Vice-Presidente da FENADVB até recentemente, ocupava os cargos de Secretária de Turismo do Município de Porto Alegre e Presidente da Associação dos Secretários Municipais de Turismo do Brasil. Foi eleita Presidente da ADVB Emirados Árabes, com sede em Dubai. Assim, a ADVB Emirados Árabes em DUBAI é a quarta posição internacional, ao lado das ADVB em Portugal (Lisboa), USA (Miami) e Japão (Nagoya). Na foto, Victoriano Garrido, Pres ADVB Bahia, Isaac Edington, Fatima Frazão e Angela Baldino.

6º Congresso Brasileiro de Direito Internacional

Com o desencadeamento do processo de globalização, dinamizaram-se as inter-relações humanas e multiplicaram-se aquelas situações em que o indivíduo, as empresas e os Estados passaram a se envolver em relações jurídicas de caráter internacional, através de comércio, da internet, e da implementação no plano interno de normas oriundas de acordos internacionais. Nesta sexta edição, o tema para a qual devem se voltar as pesquisas e os artigos é o desafio do desenvolvimento de novas perspectivas e teses para o Direito Internacional no Brasil. Nesse sentido os cursos de graduação e de pós-graduação podem em muito contribuir para essa iniciativa, ao mesmo tempo em que o pensamento, as idéias dos pesquisadores serão valorizadas e incentivadas no sentido de se buscar melhores caminhos para a interpretação da norma internacional no Brasil.
O 6º Congresso Brasileiro de Direito Internacional, tem como tema central o desafio da construção de novas perspectivas e teses para o Direito Internacional no Brasil. Acesse e garanta sua vaga. http://www.direitointernacional.org

Seminário discute ensino médio no Brasil

O Observatório da Educação da Ação Educativa, em parceria com a Fundação AVINA, realizou nos dias 23 e 24 de junho seminário sobre os desafios do ensino médio no Brasil. O evento foi transmitido pela internet ao vivo, a partir do site da Ação Educativa. Acesse: http://www.avina.net

Ruth Cardoso é o exemplo de mulher para o Brasil

Dra Ruth vai ficar na lembrança dos brasileiros como o modelo de primeira-dama, pois antes disso ela era antropóloga, acadêmica, educadora, uma mulher de ação, com luz própria e muito querida nos meios intelectuais brasileiros, discreta e disciplinada, foi uma grande mulher! Autônoma e independente. Concebeu e presidiu o programa Comunidade Solidária que promoveu inclusão social tendo como base oferecer um ofício às famílias carentes. Mudou o panorama da área social no Brasil. Seu maior legado: Solidariedade & Voluntariado. Como mulher de FHC, estava sempre com o presidente Fernando Henrique quando a sua condição de Primeira Dama exigia. Vai entrar para a história como um exemplo de mulher para o Brasil.

Velório de Dra Ruth

O velório ocorrerá nesta quarta-feira, a partir das 10h, na Sala São Paulo, na região central da cidade. Já o enterro será na quinta-feira, às 11h, no Cemitério da Consolação, de acordo com o ex-ministro da Justiça, José Gregory, que visitou a família da ex-primeira-dama. Ruth Cardoso, de 77 anos, morreu nesta terça-feira às 20h40, no apartamento da família, no bairro de Higienópolis, em São Paulo, vítima de enfarte fulminante. (MSN)

Adeus a Ruth Cardoso


Esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a Dra. Ruth esteve internada desde a quinta-feira no Hospital Sírio Libanês e na manhã de segunda-feira foi para o hospital da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) onde passou por um cateterismo e teve alta à noite. Ela sofria de angina e vinha sentindo dores no peito. A avaliação médica foi de que ela não necessitava passar por uma cirurgia. Durante a permanência de Fernando Henrique no Palácio do Planalto, Ruth Cardoso presidiu o programa Comunidade Solidária, com o objetivo de unir governo, sociedade civil, universidades e empresas na tentativa de melhorar as condições de vida nas áreas mais pobres do país. "Dona Ruth é uma espécie de consciência de todos nós... tinha conosco ampla autoridade. Vai nos fazer falta é uma perda irreparável", disse o senador Sérgio Guerra (PE). (MSN)

terça-feira, 24 de junho de 2008

Forró da Boa

Para homenagear as festas de São João, a Antarctica desenvolveu uma ação que vai vestir a Central do Brasil e as estações e trens do metrô do Rio de Janeiro com materiais promocionais do "Circuito Forró da Boa", criado pela Almap BBDO.A marca patrocina uma série de festas juninas no Rio de Janeiro e Fortaleza, como o arraial da PUC e do Maracanã. Além das peças, a marca criou o site "Forró da Boa", onde o público poderá conferir as festas apoiadas pela marca. (M&M)

Royalties para financiar a Educação

O governo está se preparando para um briga de gente grande numa área que é hoje a preocupação máxima em todo o planeta - a petrolífera. Na esteira da descoberta dos mega-campos na Bacia de Santos, armam-se alterações profundas nas leis do setor, aprovadas quando da quebra do monopólio da Petrobrás.
O ataque será em três frentes:
1. Alterar as regras para os novos contratos de concessões. Como disse o presidente da Petrobrás, José Sergio Gabrielli, em entrevista ao diário inglês Financial Times, "O Brasil precisa mudar as leis que regem o setor de petróleo para lidar com seu futuro de grande produtor e arrecadar mais receita para o Estado". Em princípio, os grupos que já estão por aqui fazendo prospecção dizem aceitar as mudanças. Veremos como será quando sairmos da teoria para a prática.
2. Mudar o sistema de distribuição dos royalties pagos às prefeituras, hoje dirigidos apenas às regiões produtoras. A idéia é beneficiar também os não-produtores diretos. As prefeituras e os Estados que ganham sozinhos hoje já estão chiando.
3. Criar um fundo especial, com recursos dos royalties para financiar a educação. No caixa federal. Estados e municípios vão gritar também neste ponto. Outros setores sociais, como a saúde, reivindicarão sua fatia. (Migalhas)

Sentenças

Sai hoje o primeiro Quadro de Produtividade dos Juízes Brasileiros, inventado pelo Conselho Nacional de Justiça. Isto mesmo. Os juízes foram avaliados pelo número de audiências, de sentenças e outras cositas más. Ouvidas, participaram 6.102 das 9.047 varas de primeiro grau de todo o País. Ou seja, 67% do total. (Sonia Racy)

O 1º blog institucional do Congresso Nacional

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara, lançou, ontem, em pleno São João, às 14h30, no Plenário 10, o primeiro blog institucional do Congresso Nacional. A iniciativa do presidente João Matos se baseia em proporcionar um canal direto entre a sociedade e as atividades dos parlamentares que integram à Comissão. “Estamos nos antecipando no q ue vem por aí com a era digital”, comemora João Matos. (Tribuna da Bahia)

João Gilberto: primeiro show dos 50 anos da Bossa Nova

João Gilberto desafiou o tempo e o vento em sua primeira apresentação do ano em que a bossa nova completa seu cinqüentenário. Aos 77 anos, completados no último dia 10, o baiano de Juazeiro tocou duas dezenas de versões clássicas do gênero que ajudou a inventar em apresentação para 2.000 pessoas, que lotavam a sala principal do Carnegie Hall, em Nova York, no domingo. A noite de quase duas horas e duas dezenas de músicas não foi livre de momentos de tensão. Por três vezes, João reclamou do "vento". "Desculpe falar uma coisa, tem um ventinho aqui na minha cabeça, me faz um pouco afônico", disse, depois de cantar a italiana "Estate". Voltaria após "Wave": "Please, esse ventinho". A tensão na platéia era evidente. Mas, na terceira vez em que reclamou do ar-condicionado, após o bolero "Eclipse de Luna", o fato já tinha entrando para o folclore. "Olha o meu ventinho outra vez, please", cantarolou. A platéia riu, aliviada. O vento estava domado, e a noite, salva. (Folha)
***
É de 2 milhões de reais o cachê que João Gilberto receberá pelas quatro apresentações (no Rio de Janeiro, em São Paulo e Salvador) que comemorarão os cinqüenta anos da bossa nova. (VEJA)

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Olha pro céu, meu amor. Feliz São João!

Luiz Gonzaga e José Fernandes

Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha pra aquele balão multicor
Como no céu vai sumindo
Foi numa noite igual a esta
Que tu me deste o coração
O céu estava assim em festa
Porque era noite de São João
Havia balões no ar
Xote, baião no salão
E no terreiro, o teu olhar
Que incendiou
Meu coração

Arte genial: Gente da Bahia

A Fundação Pierre Verger e a Odebrecht vão lançar, quinta-feira, no MAM, o livro Carybé & Verger - Gente da Bahia.

Acervo inédito de Caymmi

O Que É Que a Baiana Tem?, canção que Carmen Miranda tornou célebre em Banana da Terra, filme de João de Barro de 1938, assim como outros 10 mil documentos textuais, entre agendas pessoais de 1965 a 1997, partituras manuscritas, reportagens, vídeos caseiros e milhares de fotos do baiano Dorival Caymmi, estão sendo organizados em um acervo especial, por iniciativa do músico Paulo Jobim, filho de Tom. Ano passado o programa Natura Musical aprovou o projeto e foram catalogados apenas 2 mil desses 10 mil documentos do acervo, tendo 500 deles 'escaneados' até agora. A previsão é de que tudo fique pronto em agosto de 2009. O novo edital do Natura Musical está com inscrições abertas até 4 de agosto. Mais informações acesse www.natura.net/patrocínio. (O Estado de São Paulo)

Diálogos Itaú de Sustentabilidade


Jantar em homenagem a Geraldo Alckmin

Dr. Miguel Ignatios, Presidente da ADVB SP e o Prof. Agostinho Turbian, Presidente da FENADVB, convidam para o jantar que será oferecido pelo empresário Ricardo Santos Neto e Senhora, hoje, dia 23 de junho, às 20 horas, ao seu convidado especial Dr. Geraldo Alckmin.

Feliz São João!!!

Olha pro céu - Luiz Gonzaga e José Fernandes

Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha pra aquele balão multicor
Como no céu vai sumindo
Foi numa noite igual a esta
Que tu me deste o coração
O céu estava assim em festa
Porque era noite de São João
Havia balões no ar
Xote, baião no salão
E no terreiro, o teu olhar
Que incendiou
Meu coração

domingo, 22 de junho de 2008

Desejo aos leitores do Blog um ótimo início de semana


A reprodução da clássica WW2 British, poster da propaganda Keep Calm and Carry On é um best seller. Aproveito e deixo aos leitores do Blog desejando um excelente início de semana!

Ruth Cardoso é internada em São Paulo

A ex-primeira-dama Ruth Cardoso, esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, está internada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A assessoria de imprensa do hospital confirma a internação, mas, a pedido da família, nenhuma informação foi divulgada. (MSN)

O hábito paulista de tomar café da manhã

Em Sampa, os paulistas tem o hábito de tomar café da manhã na padaria. Parece que é uma forma de convivência social de bairro que há uma geração havia sido esquecida pela cidade de São Paulo. Este hábito tão tradicional, tem sua versão mais simples no característico "pão na chapa" com pingado no balcão da padaria da esquina, popularmente conhecida como “a padoca”. Além de tudo, a cidade reúne uma variedade enorme de tipos de padarias. Tem as comandadas por franceses, italianos, monges beneditinos e até uma padaria oriental. Entre estas há ainda as padarias 24 horas, com destaque para a Galeria dos Pães, nos Jardins. A nossa é a Oficina dos Pães que fica na Alameda Casa Branca, nos Jardins. Hoje a atriz Mylla Christie foi vista por lá com o namorado, o empresário Tutu Sartori. O amor do paulistano pelas padocas levou-as à ampliação de seus serviços e por algum tempo ficou difícil encontrar padarias dedicadas prioritariamente ao pão. Até o padeiro mais conhecido da cidade, o francês Olivier Anquier, tem seus pães nas lojas do Pão de Açúcar, onde você também pode tomar o café da manhã!

VidaBoa: NY se prepara para uma grande mudança: nada de gordura trans

Digamos que você possa escolher entre dois biscoitos. Um feito com manteiga e o outro com óleo vegetal parcialmente hidrogenado. Ambos têm a mesma quantidade de calorias de gordura. Qual deles você prefere? Se você escolheu o biscoito de manteiga, pode continuar comendo. Mas aquele feito com OVPH, como é conhecido no ramo, será proibido a partir de 1º de julho, quando entrará em vigor a etapa final da proibição do uso de gorduras trans artificiais (que não existem na natureza) em comidas de restaurante, determinada pelo departamento de saúde da cidade de Nova York. Se quizer saber mais acesse: http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes

"Note" chegou a ser considerada para o shortlist de Titanium

Apesar de não ter conseguido incluir nenhum case entre os finalistas da área de Titanium and Integrated Lions, o Brasil chegou próximo disso, segundo o representante do País no júri, Sérgio Valente, presidente da DM9DDB. O case brasileiro melhor avaliado foi "Note", da Centoeseis para a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). "Trata-se de uma idéia simples e encantadora que chegou a ser considerada para o shortlist", elogia Valente. O projeto integra o esforço da Osesp para ampliar seus canais de comunicação com o público. A peça principal é uma banqueta em forma de nota musical, disponível nas cores vermelha, branca e preta e comercializada nas lojas Tok&Stok, em um espaço tematizado, por cerca de R$ 500 a unidade. Toda a renda é revertida para os programas educacionais da Fundação Osesp. (M&M)

EDUCAÇÃO: O estudo da McKinsey, por Roberto Teixeira da Costa

O estudo levanta quatro lições que poderiam ser consideradas para a melhoria da educação no Brasil.
1. A qualidade de um sistema educacional não pode ser maior que a qualidade dos seus professores. Uma das principais características comuns aos países com os melhores resultados na educação é a qualidade dos professores, e a qualidade se dá à medida que a profissão é valorizada. Nesses países, ser professor é grande meta dos universitários, fazendo com que o processo de seleção para a educação básica seja extremamente concorrido e selecione os profissionais mais preparados. Na Coréia, por exemplo, os universitários que conseguem vaga para a educação básica estão entre os 5% com melhor desempenho na universidade. Na Finlândia, são parte dos 10% em melhores notas e, em Cingapura, dos 30%.
2. A única maneira de melhorar os resultados é melhorar a instrução. O estudo mostra que a melhora na qualidade dos professores pode ter um impacto substancial nos resultados dos alunos em um curto período de tempo. Sistemas escolares excelentes atraem pessoas excelentes para os cursos.
3. Alto desempenho significa que todas as crianças devem ser bem- sucedidas. Os sistemas de alto desempenho pagam bons salários e não deixam que nenhum aluno fique sem aprender. A Coréia é um grande caso de sucesso, segundo os pesquisadores, os melhores professores coreanos são direcionados para as escolas com os maiores problemas e esse desafio é visto como forma de reconhecimento da capacidade desse professor.
4. Toda escola precisa de um grande dirigente. Além de bons professores, os sistemas de alto desempenho recrutam e formam excelentes diretores de escola. Cingapura é um bom exemplo. Ouvindo tudo isso, fica a pergunta: será que, no caso brasileiro, teremos condições de alçar um salto qualitativo na educação?
Os resultados apresentados na última semana pelo Ministério da Educação, com a divulgação do Ideb 2007 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), mostram que ainda há um longo caminho pela frente, mas que os bons resultados estão começando a aparecer. O país conseguiu não só superar as metas estabelecidas para 2007 mas também alcançar as metas de 2009.
Os bons resultados são fruto do alinhamento que vem ocorrendo no país, ao colocarmos o foco do trabalho no aprendizado do aluno, realizando avaliações e traçando planos de ação estruturados. E de um fator que vem ganhando força: a conscientização, por parte dos diferentes segmentos da sociedade, de que temos que juntar esforços para buscar resultados, crença absoluta do movimento Todos pela Educação.(Folha de SP, 20/6)