sábado, 31 de maio de 2008

Velho Amigo, Boa Causa

Regina Moraes e toda a diretoria do Projeto Velho Amigo recebem, neste domingo, amigos e famosos para a 2ª Edição da Feijoada Beneficente que terá a animação da banda Inimigos da HP e da Escola de Samba Vai-Vai no Espaço Contemporâneo-Morumbi (av. Morumbi, 8.076, tel. 3071-4040. R$ 180). O menu ficará por conta do badalado banqueteiro Toninho Mariuti. Toda a renda arrecadada com o evento será revertida para a entidade que hoje assiste oito casas de longa permanência no estado de São Paulo. Em sua história e com seus eventos o Projeto Velho Amigo já atendeu mais de 2400 idosos carentes dando-lhes condições dignas de sobrevivência. (Conexão SP)

Novo shopping de São Paulo

Com 120 lojas, muitas de marcas conhecidas só pela classe AAA, acostumada a compras no exterior, será inaugurado às 10h o Shopping Cidade Jardim, na marginal Pinheiros (zona oeste de São Paulo).
Seis grifes estréiam lojas próprias no país: Sony Style, Furla, Hermès, Longchamp, Rolex e Montblanc. Outras 24 aparecem pela primeira vez em um shopping, como a academia Reebok, que ocupará sozinha um dos cinco andares. Na lista de superlativos está também o Spa Cidade Jardim, que será o maior da América Latina. Os poucos nomes conhecidos do público médio dos outros shoppings surgem com apostos como boutique, concept e luxo. A Casa do Pão de Queijo, por exemplo, montou um quiosque de luxo, onde o único café disponível é o Premium da marca italiana Illy.
Zeco Auriemo, presidente do grupo JHSF, dono do empreendimento, diz não ter se concentrado apenas no luxo. "A nossa preocupação é qualidade", diz. (Folha)

EcoD

A AmBev vai anunciar, nos próximos dias, durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, investimentos da ordem de R$ 11,5 milhões em ações de preservação ambiental. (Folha)

Revista da Metrópole, 1 ano

No próximo dia 3, no Restaurante Amado, Chico e Mário Kertész vão receber seus convidados entre autoridades, publicitários, jornalistas, colaboradores e admiradores da revista. O Publisher, Mário Kertész, conta que a celebração de um ano da Revista traz muita alegria para a Metrópole. “Somos um veículo inovador em Salvador e conseguimos passar pelo primeiro ano realizando um trabalho que considero de qualidade. (Michel Telles)

Responsabilidade social é 'Investimento Social'

No jantar de abertura da 12ª International Conference on Corporate Reputation, Brand, Identity and Competitiveness, organizada pelo Reputation Institute nesta quinta-feira, 30, em Pequim, Prakash Seit, presidente do Sthi International Center for Corporate e professor universitário do Baruch College (US), entrou para o RI Hall of Fame como ganhador do prêmio "Excelence in the Field of Reputation, Scholarship". Em seu discurso de agradecimento, Prakash falou sobre Reputação e Responsabilidade Social: "Cidadania é um dos fatores que dirigem a sociedade". Tratou Responsabilidade Social como 'Investimento Social', no qual a empresa devolve para a sociedade parte de seus lucros como participação e não como doação. E esta participação é devolvida, por exemplo, em forma de investimento em educação e saúde. Segundo ele, de acordo com metodologias recentes de medição da reputação, produtos e serviços correspondem somente 18% na avaliação do consumidor e que fatores como cidadania e governança vêm crescendo gradativamente nos últimos anos como pontos que pesam cada vez mais na avaliação que os indivíduos fazem em relação à reputação das empresas.
Parte do artigo de Luna Gutierres sócia e vice-presidente de atendimento e planejamento da R.EPENSE, publicado no site M&M.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Estátua de Zumbi dos Palmares

Hoje às 10 horas tem inauguração da Estátua de Zumbi dos Palmares na Praça da Sé, Centro Histórico - Salvador. Presenças confirmadas de Comunidades Quilombola, Entidades Negras, Baianas, Terreiros de Candomblé, Mestres de Capoeira, Blocos Afros e de Afoxés. O projeto de autoria de Lazaro Duarte é uma realização do Grêmio Cultural e Carnavalesco a Mulherada e organizado pela Comissão Gestora.

As empresas contam história. Renato Martins faz 50 anos de Odebrecht



Foi bonita a homenagem que a Organização Odebrecht prestou a Renato Martins pelos 50 anos de trabalho e dedicação.
Era este o cenário: final dos anos 50 e início dos anos 60 e começava o perído de ouro da Sudene, com as indústrias de São Paulo e do Sul se instalando no Nordeste. Foi assim que a Odebrecht se preparou para adaptar essas indústrias ao contexto nordestino - Renato era o líder deste processo.
Esta história se materializou na exibição de um documentário que serviu para nos levar pelo túnel do tempo - família, formação acadêmica, e trabalho - sua trajetória na Odebrecht, enquanto Fidel Castro assumia o poder em Cuba.
Dr. Roberto Campos falou em nome de todos e fez questão de contar uma história que reflete o caráter de Renato Martins de uma forma muito transparente. Em 31 de março de 1964, em plena Revolução Militar, os dois enfrentaram uma situação de emergência, em relação ao encaminhamento de questões jurídicas face a um grande contrato em Pernambuco. O companheirismo, a solidariedade e o apoio pessoal de Renato foram decisivos. É assim que as empresas contam sua história. Ele agradeceu a Norma, ao filho Renatinho, à família, aos amigos, colegas de trabalho e fez questão de se dirigir especialmente aos "mestres de obra". Aos líderes da ODBRECHT falou de aprendizado, conviência, diálogo por valores, e da arte em servir. Pioneirismo empreendedor e coragem com responsabilidade. Sustentabilidade querendo fazer o que é certo para ser uma organização global. Percebí, que nesta ordem ele se dirigiu ao Dr. Norberto, Emílio e Marcelo.
Renato não jogou a toalha como Fidel, continua na ativa.

Dior cancela a veiculação de peças publicitárias estreladas por Sharon Stone

A Christian Dior cancelou a veiculação de filmes com a estrela Sharon Stone na China após ela ter sugerido em entrevista na semana passada, no tapete vermelho do Festival de Cinema de Cannes, que o terremoto de Sichuan seria um "carma" pelo tratamento dado ao Tibet. Além disso, a marca soltou um comunicado da atriz pedindo desculpas pelas declarações. "Diante das minhas palavras e atos impróprios durante a entrevista, eu estou me sentindo profundamente arrependida e triste por ter machucado o povo chinês. Eu pretendo agora fazer parte dos trabalhos de resgate do terremento e darei o máximo de mim para auxiliar a população da China que foi afetada", afirmou.Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China disse que recebeu as desculpas de Sharon Stone. "Espero que como uma atriz, ela possa contribuir para que haja confiança mútua, entendimento e amizade entre os dois povos", falou. A mídia chinesa ficou furiosa. O veículo oficial Xinhua News Agency disse hoje que Sharon é "inimiga pública de toda a humanidade".Ao ser abordada por repórter no tapete vermelho do Festival de Cinema de Cannes, Sharon disse: "não estou feliz com a maneira que os chineses tratam os tibetanos. Não acho que ninguém deve ficar abaixo de outro. E acho que este terremoto e todas as coisas que têm acontecido, quem sabe, não podem ser um carma. Quando você não é legal, fatos ruins podem acontecer com você, não?". (M&M com Associated Press)

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Reputação Corporativa

Teve início nesta segunda-feira, 26, em Pequim, na China, a 12ª International Conference on Corporate Reputation, Brand, Identity and Competitiveness, organizada pelo Reputation Institute, que aborda o tema "Reputação Corporativa", por sua vez, definido como a somatória das percepções que todos os stakeholders têm a respeito da empresa, ou o juízo de valor que estes fazem da corporação, e seu impacto na performance das empresas.
O tema "reputação corporativa" já é estudado desde 1997, mas agora começa a entrar na pauta de discussão de um número maior de empresas de todo o mundo, como reflexo direto, por exemplo, da proliferação da informação e das mídias, da transparência na condução dos negócios exigida pelos acionistas e pelo público, e em razão do aumento da importância da responsabilidade social.
Para avaliar a reputação corporativa, a metodologia de análise própria do Reputation Institute é formada por sete dimensões: Produtos e Serviços; Desempenho; Liderança; Governança Corporativa; Ambiente de Trabalho e Cidadania, incluindo a Responsabilidade Ambiental e Inovação.
Serão cinco dias de conferência, sendo dois de visitação (study tour) em empresas chinesas e três dias de palestras e discussões de cases.
Participarão da conferência, aproximadamente, 120 executivos - número abaixo do esperado em função de problemas como o visto chinês - vindos de países como EUA, Canada, Italia, Franca, Africa do Sul e Brasil, entre outros. Do Brasil, estão presentes Fundação Dom Cabral, CEMIG, Petrobras e R.epense Comunicação.
Além de executivos de gestão de grandes empresas, há grande participação de professores e pesquisadores de todos esses países.
O primeiro dia começou com a visita ao CITIC Bank Chines por uma delegação de 30 participantes. Durante a visita, os chineses apresentaram de forma aberta e gentil a área física da instituição, dando detalhes específicos sobre as áreas de Marketing e Informação. Na seqüência, falaram sobre a parceria com o espanhol BBVA que tem por objetivo principal, para o CITIC, prover a melhor solução financeira integrada aos clientes. Já para o BBVA, a estrategia é estar presente na China. Segundo seus gestores, a cooperação entre os bancos proporcionará uma melhora na capacidade do CITIC no sentido de prover serviços para clientes multinacionais.
O Reputation Institute é pioneiro e líder global na área de gestão de reputação corporativa e conecta uma rede global de profissionais e acadêmicos dedicados a desenvolver e disseminar o conhecimento nessa área. Hoje, o RI atua em mais de 20 países, com escritórios próprios em 7 deles, entre eles o Brasil (Belo Horizonte), neste país sob o comando de Ana Luísa Almeida.
*Luna Gutierres é sócia e vice-presidente de atendimento e planejamento da R.EPENSE. (M&M)

Os maiores leitores

O diagnóstico da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada hoje pelo Instituto Pró-Livro, indica que o maior índice de leitura no Brasil é registrado entre os jovens e as crianças. Enquanto a média nacional é de 4,7 livros ano/habitante, entre a população de 5 a 10 anos, o índice sobe para 6,9. O público de 11 a 13 anos chega a ler 8,6 livros por ano, enquanto de 14 a 17 anos, o número é de 6,6. As mulheres também saem na frente: elas lêem 5,3 livros por ano, enquanto o índice entre eles é de 4,1. O alto índice de leitura entre os jovens está ligado à fase escolar. (Folhapress)

KLA Advogados

Amanhã, o Escritório KLA ADVOGADOS comemora, no Terraço Itália, em São Paulo, aniversário de seis anos de fundação. (Folha)

STF: deu empate no julgamento das céluas tronco

Decisão sobre constitucionalidade das pesquisas com células-tronco deve ser tomada hoje, a favor do uso de embriões. Autor do pedido de vista, Menezes Direito votou pela constitucionalidade parcial das pesquisas; seguido pelos ministros Ricardo Lewandowski, Eros Grau e Cezar Peluso, que também propuseram limitações às pesquisas. O ministro Joaquim Barbosa, ao defender a liberação das pesquisas, afirmou que o debate era histórico por reafirmar a separação entre Estado e Igreja. "A lei respeita três primados fundamentais da República: laicidade, respeito à liberdade individual e liberdade de expressão da atividade intelectual e científica", disse.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

"Mestre Josaphat – um militante da democracia"

No dia 29 de maio, 5a. feira Eduardo Almeida lança o livro ”Mestre Josaphat – um militante da democracia”. O lançamento no Museu Carlos Costa Pinto, na Vitória, às 18h30 tem o apoio e patrocínio da pela Academia Baiana de Letras, Academia de Letras Jurídicas e Escola Livre de Direito Josaphat Marinho.

Na minha agenda os aniversários da semana

Na foto Ivete com a irmã Cyntia Sangalo
Mozart Neves Ramos dia 26, Margaret Fialho, Nilo Coelho Filho e Ivete Sangalo dia 27, e Antonio Andrade Junior dia 30. Gente, desejo Muuuita Saúde e $orte pra vocês!

Honoris causa da UFBA para Madame Mitterrand

Madame Mitterrand foi indicada para receber o título de Dr. Honoris causa da Universidade Federal da Bahia, e pretende fortalecer laços com a Universidade através do Programa UFBA Ecológica, inicialmente pela discussão de índices de desenvolvimento humano e da construção de um programa entitulado "Reconsiderar a Riqueza" nos moldes do que foi construído na França. No evento de 2a. feira, dia 2 de junho, será assinado um convênio entre a Fundação France Libertés e a UFBA, tendo por objetivo a cooperação técnico-científica e cultural.

terça-feira, 27 de maio de 2008

TODOS PELA EDUCAÇÃO visita a vereadora Olivia Santana

Na visita que fizemos à vereadora Olívia Santana conversamos sobre as metas e indicadores de Educação da Cidade de Salvador e sobre a mobilização com os candidatos que vão disputar as eleições municipais.
Para alcançar a Educação que o Brasil precisa, foram definidas 5 Metas específicas, simples, compreensíveis e focadas em resultados mensuráveis, que devem ser atingidas até 7 de setembro de 2022:
Meta 1. Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola.
Meta 2. Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos.
Meta 3. Todo aluno com aprendizado adequado a sua série.
Meta 4. Todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos.
Meta 5. Investimento em Educação ampliado e bem gerido.
As Metas, comunicadas constantemente, servirão como direcionamento para que todos os brasileiros acompanhem e cobrem melhorias na Educação.

A concepção do UFBA Ecológica

O programa UFBA Ecológica foi concebido pelo Professor Emerson Sales, quando eu trabalhava na equipe de Ordep Serra na Pró Reitoria de Extensão da UFBA.
Está estruturado em dois projetos: o UFBA Consciente e o Século 21.
O 1º estimulará, inicialmente no âmbito da própria universidade, a racionalização do uso de recursos naturais e insumos em geral, disseminando o conceito de consumo consciente e as técnicas de produção mais limpa, e também incentivará todos os projetos e atividades relacionadas com o tema sustentabilidade ambiental.
O 2º projeto, chamado de Século 21 - exatamente porque este é o século decisivo para a humanidade - realizará ações explicitamente de alcance extra muros da UFBA, tais como: (i) promoção de cursos ou seminários, locais ou regionais, que visem à formação de uma visão crítica das questões ambientais atuais, sua urgência, e que disseminem o conhecimento das técnicas da Produção Mais Limpa e de temas como o Desenvolvimento Sustentável, Ecologia Industrial, Etnoecologia, Consumo Consciente, Economia Solidária, e outros temas pertinentes; (ii) exibição de filmes ou documentários que abordem a relação do homem com seu meio ambiente; (iii) publicação de relatórios, trabalhos ou livros que resultaram da ação direta ou indireta do programa, e (iv) promoção de eventos nacionais e internacionais, para debater e divulgar estas grandes questões da atualidade.

UFBA ECO tem presença confirmada de Danielle Mitterrand

O Programa de Extensão UFBA Ecológica, existe desde 2007 e congrega mais de 200 alunos, professores e funcionários. Será lançado oficialmente na segunda feira, dia 02/06, às 10:00h, no Auditório da FIEB. O evento com a Fundação France Libertés consolida a parceira no programa.
Entre os convidados, a Sra. Danielle Mitterrand, presidente da Fundação France Libertés; André Abreu, representante da Fundação para a América Latina; Eduardo Athayde, diretor do WWI no Brasil; o Reitor Naomar Monteiro de Almeida Filho, da UFBA; Ordep Serra, Pró-Reitor de Extensão da UFBA; representantes de organizações da sociedade civil, empresas privadas e empresas públicas. São membros do programa UFBA ECO: Isaac Edington, do EcoDesenvolvimento; Ines Carvalho, da Roma In.Terconex e Livia Paes Barreto, que além de psicóloga e educadora, é consulesa-geral do Brasil em Lisboa. (Prof. Emerson Sales)

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Agenda de HOJE do Todos Pela Educação

A 1ª visita do Todos Pela Educação - Bahia é à Vereadora Olivia Santana, hoje, dia 26 de maio, às 18:30h na Rua Chile, no prédio do Bradesco, salas 803/804.

Todos Pela Educação em Salvador

O Todos Pela Educação é um compromisso da sociedade civil, educadores, iniciativa privada e órgãos do Governo que, por meio da mobilização, articulação e comunicação, trabalha pela garantia do direito a uma Educação de qualidade para todos os brasileiros.
Na Bahia, contamos com o Prof. Edivaldo Boaventura, Prof. Jorge Portugal, Geraldo Machado, Ney Campello, Marta Castro, Isaac Edington, Reitor Naomar Almeida Filho, Renato Simões, Paulo Manso Cabral, e estamos articulando uma mobilização focada nos candidatos que vão disputar as eleições municipais de Salvador e suas respectivas equipes técnicas da área de Educação.
Inicialmente, definimos uma agenda de visitas individuais aos candidatos, aos quais entregaremos um "KIT" do TODOS pela Educação com as informações sobre as metas a serem alcançadas, sugestões de políticas, casos de sucesso, etc.
Nosso objetivo é que as diretrizes do movimento nacional TODOS PELA EDUCAÇÃO e os princípios norteadores da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), organização à qual nossa cidade encontra-se filiada, venham à baila durante a campanha eleitoral, projetando e qualificando o discurso, convocando também a sociedade para acompanhar e conhecer as propostas, além, de oferecer às equipes de trabalho de cada candidato, a oportunidade de assimilar a filosofia do programa para que esses temas ganhem um espaço de prioridade nas discussões.
A outra articulação é uma medida complementar com a finalidade de reunir as equipes técnicas de todos os candidatos numa palestra feita por Mozart Neves, Presidente Executivo do Todos Pela Educação, no dia 6 de junho, das 17:30 às 20h na Fundação Odebrecht.

Dica de grande utilidade

Para quem vive no mundo do trabalho e da escola e está sempre às voltas com canetas e tintas para assinar, conferir, escrever e criar a Dica de Alba Miele é de grande utilidade:
Para retirar manchas de canetas, o ideal é esfreguar a superficie com aguarrás e deixar por alguns minutos. Depois lave normalmente e deixe secar.

Comece a descobrir o ano da França no Brasil

Do meu amigo Alexis de Vaulx da Tok&Stok recebo convite para participar do almoço Ano da FRANÇA no BRASIL.
O evento, acontece em São Paulo, no dia 30 de maio de 2008 às 12h30 e conta com a presença do comissariado francês e brasileiro:
Yves SAINT-GEOURS
Presidente do comissariado Francês do Ano da França no Brasil
Anne LOUYOT
Comissária geral do Ano da França no Brasil
Danilo Santos de MIRANDA
Presidente do comissariado Brasileiro do Ano da França no Brasil
E do cônsul da França em São Paulo
Jean-Marc GRAVIER

De 21 de abril a 15 de novembro de 2009 será marcado pelo ano da França no Brasil.

Em 2005 a França homenageou o Brasil com mais de 300 eventos. Uma operação de porte que reforçou os laços históricos existentes entre os dois países. Além da expressão da cultura brasileira, os aspectos econômicos e sociais tiveram grande ênfase.
Em 2009 é a vez do Brasil receber a França com inúmeras manifestações.
Comece a descobrir o ano da França no Brasil.

90 anos de Nelson Mandela

Nizan já confirmou presença na festa dos 90 anos de Nelson Mandela, no Hide Park, em Londres. A platéia vai estar repleta de gente bacana que se prepara para a celebração, que será em junho e conta com shows de U2, Queen, Paul McCartney, Keane, Annie Lennox, Rolling Stones, Robbie Williams e do rapper Eminem.

Nizan ganha mais um

Nizan Guanaes na foto com Ana Maria Valente
Nizan Guanaes, sócio majoritário do Grupo ABC e presidente da Africa, recebeu o Prêmio Empreendedor do Ano, concedido pela empresa de consultoria Ernst & Young, quando concorreu com 50 executivos e venceu na categoria Master, considerada a principal. Agora, Nizan vai representar o Brasil na premiação mundial, que acontece em Monte Carlo, Mônaco, no finalzinho de maio.

Pinheiro é o candidato do PT

O Deputado Walter Pinheiro foi declarado oficialmente o candidato do PT à Prefeitura de Salvador. Ao chegar na sede do PT, local da comemoração com a militância, Walter Pinheiro foi recepcionado com um "Parabéns pra você". Ele se disse emocionado e ressaltou que, apesar da felicidade, essa é a hora de construir um novo projeto político para a capital baiana. (Samuel Celestino)

domingo, 25 de maio de 2008

Avisa Lá & GERDAU

O Instituto Razão Social, em parceria com Instituto Avisa Lá e Grupo Gerdau, criou o portal Além das Letras. Vão investir em cursos online sobre alfabetização para professores e coordenadores pedagógicos. (Estado de São Paulo)

Conexão Bahia

O escritório baiano Sete43 Arquitetura ganhou o prêmio de melhor obra de espaço urbano, com o projeto Praça Turca, em Juazeiro, na Bahia. Na 6ª Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo, que aconteceu em Lisboa, Portugal. (Sonia Racy)

Entre Amigos

A Fundação Pierre Verger e a Odebrecht convidam para o lançamento do primeiro livro da série Entre Amigos.
CARYBÉ & VERGER - Gente da Bahia
No lançamento haverá exposição de obras de Carybé e Verger e roda de capoeira do grupo de crianças do Espaço Cultural da Fundação Pierre Verger com a participação de convidados.
Dia 29 de maio às 19 horas no Forte de Santo Antônio - Praça Santo Antônio Além do Carmo, s/n.

Brasil Globalizado

Dois grandes amigos economistas, um de banco privado (Bradesco), Octavio de Barros, outro de banco público (BNDES), Fabio Giambiagi -ambos viciados em pensar o Brasil no longo prazo-, decidiram organizar o livro "Brasil Globalizado", que reúne não só artigos seus mas também de estudiosos de diferentes correntes (Affonso Celso Pastore, Luciano Coutinho, Fernando Henrique Cardoso, Claudio Haddad, Armando Castelar, Regis Bonelli, Marcos Jank, Paulo Levy etc.). O prefácio é de Henrique Meirelles, a orelha, de Roger Agnelli, e a contracapa, de Jorge Gerdau. O livro pensa a inserção do Brasil no mundo e aprofunda o tema da abertura da economia brasileira daqui para frente. O lançamento é amanhã, às 19h, na livraria Cultura do Conjunto Nacional (SP), e quinta, no mesmo horário, na Argumento (RJ). (Folha)

Olha só que delícia

Uma casa de sanduiches italianos é uma das novidades gastronômicas de Campos do Jordão para a temporada de inverno. Abre neste feriado e tem tudo para ser a sensação da temporada. Está localizada num dos pontos turísticos de Campos do Jordão, a Pedra do Baú. No cardápio, pizzas e sanduíches são os destaques. Huuummm, delícia! (Onne)

RENATO MARTINS

Os integrantes da ODEBRECHT convidam para a confraternização em homenagem a RENATO MARTINS que está completando 50 anos de trabalho e dedicação à organização. Dia 27 de maio às 19 horas, no Ed. ODEBRECHT, Avenida Luis Viana, 2841, Paralela - Salvador, Bahia. Com certeza um montão de amigos vão abraça-lo!