sábado, 13 de setembro de 2008

Desde Zé Coelho, meu Pai: O dia em que seremos melhores...

Campanha Ficha Limpa

A Campanha Ficha Limpa, iniciativa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) lançada em abril deste ano, pretende levar ao Congresso Nacional o Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a Vida Pregressa dos Candidatos. O PL introduz novos critérios para permitir candidaturas de políticos, propondo alterações no texto da Lei Complementar nº 64/90, a chamada Lei de Inelegibilidades. O primeiro balanço oficial do MCCE indica que 114.302 cidadãos e cidadãs já assinaram o PL. O Movimento precisa de 1,3 milhão de assinaturas, o equivalente a 1% do eleitorado brasileiro, para poder enviar o projeto de lei ao Congresso. Com o objetivo de aproximar-se cada vez mais desse número, será realizada a 1ª Mobilização Nacional para coleta de assinaturas durante o mês de setembro, na qual serão instalados pontos de coleta em estados e municípios brasileiros. A 1° Mobilização Nacional, no Estado de São Paulo, conta também com o apoio da OAB-SP, Movimento dos Promotores Democráticos, PUC-SP, Associação para o Desenvolvimento da Intercomunicação - A.D.I., Movimento Voto Consciente e Policidadania, entre outras organizações. Cidadãos e entidades interessados em participar da Campanha podem auxiliar na coleta de assinaturas. O formulário, bem como o projeto de lei na íntegra e materiais de divulgação da campanha, estão disponíveis na página do MCCE: http://www.mcce.org.br/ - Sociedade não quer candidatos condenados em primeira instância. O primeiro balanço oficial do MCCE demonstra o engajamento da sociedade em barrar candidaturas de políticos em débito com a Justiça. Pesquisa divulgada pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros)/Vox Populi apontou que 88% dos brasileiros consultados não aceitam candidatos condenados em primeira instância. (PR Newswire Brasil)
O formulário, bem como o projeto de lei na íntegra e materiais de divulgação da Campanha, estão disponíveis na página do MCCE: http://www.mcce.org.br/ , ou no blog da Campanha Ficha Limpa em São Paulo: http://campanhafichalimpasp.blogspot.com/ Quem quiser assinar o formulário de adesão deve ter em mãos o número de seu título de eleitor.

Itaú apresenta benefícios para empresas

Alinhado com a campanha institucional, que traz o lápis como elemento principal e remete ao slogan "Itaú. A melhor relação custo-benefício", o novo filme do Banco Itaú, criado pela DM9DDB, apresenta o banco como a instituição que oferece os benefícios certos para o crescimento das empresas. Intitulado "Caneta de duas pontas", o comercial mostra o dono de um pequeno comércio segurando uma caneta com a tampa vermelha que diz: "Tem momentos que sua empresa pode estar assim". Em seguida ele vira a caneta, que aparece com a tampa azul, e completa: "Mas você quer que ela fique é assim. "O objetivo com a associação ao lápis utilizado na campanha institucional é falar diretamente com ao público representando, de um lado o Itaú, e de outro os clientes, ressaltando o equilíbrio entre as duas pontas. O filme traz a assinatura "Itaú. A melhor relação custo-benefício para sua empresa". (M&M)

Reveillon em Mar Grande!

Grupo ABC adia projeto Asia e Valente continua na DM9. Cliente inaugural seria a Azul, que acaba de entrar na carteira da DPZ.

O Grupo ABC resolveu adiar o projeto de implantar a Asia, que seria uma nova agência dentro da holding com a proposta de prestar atendimento exclusivo a poucos clientes. A abertura do negócio foi informada em 9 de maio durante almoço de comemoração dos 50 anos de Nizan Guanaes, sócio-fundador do ABC.Com essa reviravolta, ocorre outra mudança nos planos anunciados naquela ocasião. Antes, de acordo com o projeto, Sérgio Valente deixaria a DM9DDB, agência que preside atualmente, para se dedicar ao comando da Asia e da divisão A (de advertising) da holding, o que já fazia. Agora, ele permanece na presidência da DM9 e continua à frente da divisão A.A Asia chegou a ser anunciada como a agência da companhia aérea Azul. A empresa comunicou nesta sexta-feira, 12, que sua conta será atendida pela DPZ. (M&M)

Exposição "Um certo navio brasileiro" comemora 106 anos de nascimento de JK

No dia em que Brasília comemora o aniversário de 106 anos do nascimento do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, uma missa reuniu familiares, admiradores, pioneiros e autoridades na Praça do Cruzeiro, em frente ao Memorial JK. Com início pontualmente às 10h e rezada pelo arcebispo de Brasília, dom João Braz Aziz, a homenagem contou com a presença de cerca de 600 pessoas. A celebração aconteceu sob uma réplica da tenda montada para a missa inaugural de Brasília. O governador José Roberto Arruda anunciou que a réplica ficará exposta permanentemente no local. Depois da missa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou a exposição Um certo navio brasileiro. Com 20 painéis, a mostra conta a história da Plataforma P-34, contruída em 1959 e batizada como Navio Plataforma presidente Juscelino Kubitschek e que se tornou um dos símbolos do Plano de Metas do governo de JK. O navio está hoje no campo de Jubarte, na Bacia do Espírito Santo, onde começa a extração de petróleo na camada pré-sal. O presidente Lula disse, durante a cerimônia, que vai pegar um barril do primeiro petróleo extraído do pré-sal e mandar para o Memorial JK. Depois da inauguração, foi apresentada a maquete do Parque Ecológico Burle Marx. A previsão é de que o parque fique pronto em 2010. Serão duas etapas de construção e a primeira vai ser licitada em outubro. (Correio Braziliense)

Marco Maciel: Comissão de Educação analisa proposta que cria ‘residência pedagógica’. Objetivo é formar especialistas em educação

De autoria do senador Marco Maciel (DEM-PE), o projeto propõe alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96), criando a ‘residência educacional’, instituto que se assemelharia ao modelo adotado na formação de médicos. “O objetivo é formar especialistas em educação e criar, a exemplo da residência médica, a residência educacional, adaptada às circunstâncias da nossa educação”, explica Marco Maciel. Marco Maciel lembra que a formação de professores para atuar na educação básica, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental, quando se concentra o processo básico do ensino-aprendizagem da alfabetização, tem passado por intensa crise nos últimos anos; cita as elevadas taxas de reprovação na primeira série do ensino fundamental, como exemplo da natureza do problema a ser enfrentado; e esclarece que a residência educacional será uma etapa posterior à formação dos professores, com uma carga mínima de 800 horas de duração, período durante o qual o professor recém-formado receberá uma bolsa de estudos. A fim de não prejudicar os professores que já estão em sala de aula ou preparando-se para concluir os cursos de magistério e Pedagogia, Maciel explica ainda que a residência educacional somente será obrigatória após dois anos da entrada em vigor da nova lei. No entanto, findo esse prazo, segundo o senador, começará a ser exigido um certificado de aprovação na residência educacional para que o professor possa atuar nos dois anos iniciais do ensino fundamental. - Obviamente, garantem-se os direitos adquiridos aos atuais professores em exercício, embora um programa de residência, como atualização profissional, possa ser oferecido pelos sistemas de ensino aos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental - afirma Maciel. (Assessoria do Senador Marco Maciel)

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

EDUCAÇÃO: o cidadão não faz idéia

O Ibope ouviu 1.300 pessoas, em nove regiões metropolitanas, para identificar o nível de conhecimento da população sobre a educação no país. A pesquisa mostrou que 68% dos cidadãos não faz idéia do que as prefeituras estão fazendo -ou não- para o setor. E menos de 1% dos entrevistados disseram considerar as propostas para a educação determinantes para a escolha do novo prefeito. O levantamento foi encomendado pelo projeto Educar para Crescer e será apresentado na próxima segunda-feira. (Folha)

Antônio Brito assume vaga no Conselho Nacional de Saúde

Antonio Brito e Zilda Arns
Ontem, em evento realizado em Brasília, o presidente da Confederação das Santas Casas e Entidades Filantrópicas, Antônio Brito, assumiu vaga no Conselho Nacional de Saúde. O órgão é responsável pelo controle da política nacional executada pelo ministério da Saúde e é integrado por 48 membros do governo e sociedade civil.

Margareth Menezes convida

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Ponto 4 de Manuela Corrêa Ribeiro & Álvaro Coelho da Fonseca

Gente, vocês não tem idéia de como ficou gostoso o novo endereço de Manuela Corrêa Ribeiro na Vitória. O lugar tem tudo de bom, e David Bastos acertou em cheio no décor! Cores vibrantes misturadas com madeira de molição no piso, trouxe personalidade ao ambiente! Um "tonel" como mesinha de apoio, sutilmente informa que o pessoal está ligado no consumo consciente e uma cadeira toda feita com fragmento de "skate" abre uma deliciosa indicação de que a gente deve brincar com as ideias. Em breve, Manuela junto com Álvaro Coelho da Fonseca convidam para inauguração. Na foto, Iara Fernandez, Aline Lasza da Marcativa Comunicação e Manuela.

Amélia Garcez comemora o niver no Fasano do Rio!

Rsrs! Este ano, Amélia Garcez comemora a data do niver com Orlando no Rio de Janeiro. Lá, eles se encontram com a filha dela - a atriz Natália Garcez (na foto) - e jantam no Restaurante Fasano. No finde, o programa é assistir a peça "A noviça rebelde" que está em cartaz. Na próxima semana, de volta à Bahia, Amélia recebe um grupo pequeno para brindar... Ufa! Parabéns!

Votorantim mostra restaurações em tour virtual

A Centoeseis desenvolve uma ação comemorativa pelos 90 anos da Votorantim, como parte do projeto "30 Homenagens". A iniciativa visa incentivar a preservação do patrimônio público e envolve o restauro de 30 importantes monumentos históricos de São Paulo. A partir de agora, os usuários que visitarem o site http://www.trintahomenagens.com.br/, poderão realizar um tour virtual pela cidade e conhecer os monumentos que passam pela restauração. Um mapa 3D com as principais direções, avenidas e estações de metrô da cidade, pode-se percorrer São Paulo num ônibus e identificar cada uma das obras. Quando o internauta clica, abre-se uma janela que exibe a foto e informações como título, data de implantação, autor, tipologia, material utilizado e localização. Outra seção explica os detalhes do processo de restauro de cada monumento. As informações serão atualizadas constantemente. (M&M)

Copa do Mundo de 2014

Ricardo Teixeira reuniu-se ontem com a diretoria do Itaú, em São Paulo. Foi tratar de dois patrocínios. Um, para a Copa do Mundo de 2014. Outro, para a seleção brasileira. (Veja)

Martin Sorrel vem a São Paulo

Martin Sorrel, presidente do WPP, o maior grupo de propaganda do mundo, pousa em São Paulo no dia 18 de outubro. Ficará três dias na cidade. Aqui, entre outras, é dono da Ogilvy, Thompson, Y&R, Wunderman e Grey. (Veja)

SP poderá responder por dívida da Vasp

Estado tem 40% das ações da falida companhia e, para especialistas, poderá ser responsabilizado por dívidas na Justiça do Trabalho. A avaliação é que dificilmente Estado terá de responder pelo processo de falência; empresa aérea tem dívida avaliada em R$ 3,5 bilhões. (Folha)

O Brasil continua bombando

O IBGE divulgou ontem o PIB do segundo trimestre. Mais uma vez, os resultados foram animadores. Com o passar do tempo, vai ficando mais claro que o Brasil está finalmente conseguindo deixar para trás o quadro de estagnação ou crescimento medíocre que marcou a maior parte das décadas de 1980 e 1990 e o início da atual. No primeiro semestre, o PIB aumentou 6% em relação ao primeiro semestre de 2007. Desde o ano passado, vem ocorrendo uma aceleração gradual da economia. Todos os macrossetores estão crescendo de forma respeitável. A indústria cresceu 6,3% em relação ao primeiro semestre de 2007; a agropecuária, 5,2%; o setor de serviços, 5,3%. Se quizer ler o artigo na íntegra, acesse o site do jornal Folha de São Paulo (Paulo Nogueira Batista Jr)

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Horário de verão

O governo decidiu transformar em regra a adoção anual do horário de verão. No decreto publicado ontem no DOU, que define o período de vigência deste ano, o governo determinou que o horário de verão começará sempre no terceiro domingo do mês de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. O horário de verão vigorará nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. (Migalhas)

Fim do mundo, por Sonia Racy

A que ponto chegamos. Um ministro de um tribunal superior pediu ao assessor que providenciasse a troca do horário de um vôo. E ao receber telefonema do funcionário, avisando que havia "conseguido o negócio", entrou na paranóia. "Mas que negócio nada meu filho, diga claro, é a troca de vôo." Vai que amanhã... (Direto da Fonte)

Instituto Sou da Paz lança IV Prêmio Polícia Cidadã

O Instituto Sou da Paz lança a IV edição do Prêmio Polícia Cidadã. O Prêmio tem como objetivo reconhecer e valorizar boas práticas policiais que sejam eficazes na solução de um problema de segurança pública. Podem concorrer policiais militares, civis e técnico-científicos da cidade de São Paulo, Região Metropolitana, Baixada Santista, São José dos Campos e região, Campinas e região. As ações premiadas receberão R$ 6 mil ou bolsas de estudo integrais de formação em tecnólogo na Faculdade IBTA. O projeto vai atingir mais de 70 mil policiais em todo o Estado”, conta Denis Mizne, diretor executivo do Instituto Sou da Paz. "Além disso, vale ressaltar que o Prêmio Polícia Cidadã é a única iniciativa em que o trabalho policial é avaliado e reconhecido pela sociedade civil e não pela própria corporação", explica Denis. As inscrições para o IV Prêmio Polícia Cidadã podem ser feitas pelo site www.soudapaz.org/premiopolicia2008 até o dia 6 de outubro. (Sou da Paz)

O surgimento do Public Relations

Desde que o empresário Willian Henry Vanderbilt proferiu a frase: "O público que se dane" em 1882, a propósito de uma nova linha de trem desaprovada pela comunidade, a comunicação mudou muito. Ainda assim, há empresários que em pleno século XXI preferem manter sob sigilo suas informações mais relevantes, além, de terem enormes dificuldades para enfrentar os meios de comunicação social em momentos de crise ou de matérias críticas veiculadas pela mídia.

Campanha de 50 anos do Grupo Silvio Santos leva assinatura da Agência Tudo

A Agência TUDO, do Grupo ABC, já deu início às comemorações dos 50 anos do Grupo Silvio Santos. A conquista da conta foi por meio de concorrência, e é responsável por toda a comunicação da marca. O objetivo da nova campanha é mostrar o alcance e diversidade de atuação das empresas, reforçar o compromisso com o desenvolvimento do Brasil e compartilhar com público e colaboradores o sucesso dessa trajetória. "Através da análise do histórico de atuação das empresas do Grupo verificamos o quão próximo ele esteve em todos estes anos do seus diversos públicos e sempre associado a viabilização de realizações pessoais de seus consumidores. Daí surgiu o conceito "Pode sonhar que dá", que traduz um compromisso com o futuro, um convite de cada uma das empresas e produtos aos seus consumidores", afirma Marcelo Frazão, diretor de planejamento da Tudo. (Propmark)

Telefonica anuncia "Trio" com filme de Andrucha Waddington

Para anunciar o "Trio Telefônica" (Telefônica TV Digital, Speedy e Linhas), a DM9DDB desenvolveu uma ação que mostra aos clientes da Telefônica o quanto a marca traz de inovação e tecnologia para o segmento de telecomunicações. A idéia é demonstrar o quanto a empresa é antenada com as demandas cada vez maiores por convergência e possibilidades de acesso a conteúdo e relacionamento para os produtos de linhas, banda larga e TV por assinatura. Com o conceito "Com a Telefônica você pode muito mais do que imagina... De um jeito speedy você é capaz de tudo...", a ação conta com um filme - intitulado "Cenários" - que foi dirigido por Andrucha Waddington.(M&M)

Candidatos à prefeitura de São Paulo debatem propostas de Educação

Na manhã desta terça-feira, o Movimento Nossa São Paulo realizou no Sesc Consolação um debate sobre as propostas para a Educação dos candidatos à prefeitura da capital paulista. As discussões giraram em torno da construção do plano municipal de Educação e sobre o documento “14 Propostas para Promover a Qualidade da Educação na Cidade de São Paulo”, formulado pelo Grupo de Trabalho de Educação do Movimento. Estiveram presentes os candidatos Edmilson Costa (PCB), Ivan Valente (PSOL), Renato Reichmann (PMN) e Sônia Francine - Soninha - (PPS). Os candidatos Gilberto Kassab (DEM), Geraldo Alckmin (PSDB) e Marta Suplicy (PT) não compareceram, mas enviaram como seus representantes: Alexandre Schneider, secretário Municipal de Educação; Paulo Renato, ex-ministro da Educação; e Maria Aparecida Perez, ex-secretária municipal de Educação de São Paulo, respectivamente. A abertura do debate contou com a presença de Maria Alice Setúbal, presidente da Fundação Tide Setubal, diretora-presidente do Cenpec e sócia fundadora do movimento Todos Pela Educação, e Vera Masagão, secretária-executiva da ONG Ação Educativa. A mediação das discussões foi realizada pelo jornalista Florestan Fernandes Júnior. Segundo Maria Alice Setubal, “o Movimento Nossa São Paulo tem como objetivo principal construir forças políticas sociais e econômicas que se comprometam com metas de governo e com o acompanhamento das políticas públicas na cidade de São Paulo”. Já Vera Masagão comentou que a “principal estratégia é a construção de um plano municipal de Educação com ampla participação de todos os setores envolvidos”. Mais informações no site do Movimento Nossa São Paulo

terça-feira, 9 de setembro de 2008

O mundo já deu tantas voltas, por Mônica Bergamo

O mundo já deu tantas voltas nestes quase vinte anos que separam o seqüestro da festa dos Diniz que o dono do Pão de Açúcar não apenas convida Lula para ser uma das estrelas de seu jantar como lidera um grupo de empresários para um projeto pós-2010 em torno do presidente. De acordo com um interlocutor de Diniz, o grupo, do qual fariam parte também o empreiteiro Emílio Odebrecht, da Odebrecht, e Beto Sicupira, da InBev e amigo de Diniz, quer aproximar o presidente da gestão e do dia-a-dia das grandes empresas brasileiras depois que ele deixar o cargo.
"Esse grupo de empresários critica o hábito que os políticos brasileiros têm de deixar os cargos e fazer cursos nos EUA, ficando lá como bobos, sem nem entender direito inglês", diz o amigo de Diniz. Eles acreditariam que Lula, mesmo tendo dirigido o país por oito anos, ainda teria o que aprender com as empresas brasileiras, muitas delas hoje multinacionais. A coluna tenta conversar com Diniz sobre o "projeto Lula pós-2010". Ele sorri. A coluna insiste. E Diniz, sempre sorrindo: "Não posso comentar nada." (Coluna da Mônica Bergamo)

WORKSHOP - Além de Cannes


O Workshop Além de Cannes visa apresentar aos Profissionais e Estudantes de Comunicação as últimas tendências apontadas pelo maior festival do assunto no mundo e evento que mais dita tendências do planeta. Serão apresentados cases que ganharam destaque, resumo de Seminários, Workshops, Palestras e Mesas redondas, além da análise pessoal do facilitador sobre os assuntos abordados. Uma ótima oportunidade de fazer uma imersão e se atualizar sobre os rumos da comunicação no mundo. Inscrições: Através de depósito bancário mediante comprovação ou personalizadas: a Além da Propaganda vai até você no dia, horário e local combinados.Contato e informações: (71) 3368-2214inscricao@alemdapropaganda.com.br

Garantindo a Paz

Com duas MPs na semana passada, o governo encerrou o ciclo de aumentos salariais reais (e outras correções que significam também ganhos de proventos) beneficiando 1.400.000 servidores públicos ativos e inativos. Sem contar os ajustes para os militares. Os aumentos estão escalonados e vão, na sua maioria, até 2011. Com isso, Lula terá tranqüilidade no decisivo período de sua sucessão, numa categoria que tem grande preferência pelo PT e pela CUT. (Política & Economia NA REAL)

Opinião arriscada

O dólar norte-americano entrou num processo de valorização de longo prazo. Vai subir frente às principais moedas mundiais. Na verdade, não existem modelos teóricos confiáveis e eficientes que suportem esta opinião. Portanto, os investidores devem levar em conta esta deficiência de nosso parecer. Todavia, a correção dos problemas estruturais dos EUA passa necessariamente por uma relação mais saudável entre juros mais altos e emprego no longo prazo. O momento é de crise, mas os investidores estão olhando para esta possibilidade. Além de estarem comprando ativos baratos nos mercados norte-americanos. Eis a aposta: comprar dólares... (Coluna Política & Economia NA REAL, integrante do portal Migalhas, assinada por José Marcio Mendonça e Francisco Petros)

Obsoleto: amores e amigos

A ausência definitiva de quem está vivo, e bem, apenas levando outra existência na qual não cabemos, esta é a agulhada fria... Amores e amigos poderão desaparecer de nós sempre que nos tornarmos obsoletos em sua história de vida. Cecília Giannetti
* Obsoleto é tudo que está fora de uso, é algo rejeitado, ultrapassado, descartado, inútil diante dos padrões e da circunstância atual. É tecnologia antiga. É o que já foi substituído em sua função por algo mais ágil, acessível, bom, atraente, conciso, eficiente.

Benjamin Steinbruch: Felicidade, poesia, filosofia popular, pesquisa, auto-estima, confiança e crescimento econômico.

"Em plena Semana da Pátria, essa pesquisa (divulgada pela Fundação Getulio Vargas, feita em 132 países com base em dados do Gallup World Pool, mostrou que o índice de felicidade do brasileiro é maior do que a sua renda permitiria) desvendou uma transformação importante. Poucos anos atrás, a maioria dos brasileiros era totalmente descrente a respeito do futuro do país. Agora, não. Entre a população jovem, de 15 a 29 anos, o Brasil é o primeiro colocado em matéria de expectativa de felicidade, com nota de 9,29 numa escala de 1 a 10. Quem diria! Na década passada, cunhou-se um slogan com a idéia de que o melhor caminho para a felicidade do jovem brasileiro era o do aeroporto. Por que se deu essa reviravolta? A resposta tem muito a ver com a auto-estima. O crescimento econômico dos últimos anos não trouxe apenas emprego e renda. Trouxe também a sensação de segurança indispensável para que a população recupere sua confiança na pátria. Nada de excepcional ocorreu no país além da expansão do emprego e da renda. Nem mesmo essa expansão atingiu nível extraordinário. O tempo médio para conseguir um novo emprego em São Paulo, por exemplo, ainda é superior a 40 semanas, segundo a Fundação Seade e o Dieese. Estamos, portanto, longe do objetivo, mas no caminho certo." (Leia o artigo de Benjamin Steinbruch publicado no jornal Folha de São Paulo)

Homenagem a Olavo Setubal

Olavo Setubal, morto em agosto, será homenageado pela Fiesp pela sua contribuição à economia paulista. Setubal será o patrono do Sesi de Cotia, que será inaugurado por Paulo Skaf, na quinta. O Centro, que recebeu investimentos de mais de R$ 7 milhões, oferecerá mais de 15 horas diárias de serviços e programação de educação, esporte, lazer, saúde e cultura. (Folha)

Debate ADVB com Henrique Meirelles

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

MediaOn 2008 - 2º Seminário Internacional de Jornalismo Online

A segunda edição do MediaOn, seminário internacional de jornalismo online, acontece entre os dias 9 e 11 de setembro na Sala Itaú Cultural, em São Paulo. Os temas centrais são a expansão das redes sociais na internet e as coberturas na web das campanhas eleitorais norte-americana e brasileira.
O evento, promovido em parceria com o Terra e que conta com o apoio da CNN e da BBC Brasil, traz alguns dos mais renomados jornalistas, produtores de conteúdo e executivos de mídia do Brasil, dos Estados Unidos e da Europa, como Michael Rosenblum (EUA - NYT Television) e António Granado (Portugal - Universidade Nova de Lisboa). Como as vagas já estão esgotadas, convidamos você a assistir ao vivo à transmissão dos debates. Clique aqui para conferir a programação ou assista ao evento no site do Itaú Cultural.

Marco Maciel anuncia apoio à luta dos jornalistas

O senador Marco Maciel recebeu, na biblioteca de sua residência, no Recife, os presidentes do Sindicato dos Jornalistas (SinjoPE) e da Comissão de Ética da entidade, Ayrton Maciel e Isaltino Bezerra, quando declarou apoio à mobilização e disse ser a favor do desejo dos jornalistas de preservar a sua regulamentação profissional. Marco Maciel revelou, também, que se dispõe a declarar a sua posição em nota pública, na próxima semana, ao retornar a Brasília, formalizando o apoio aos jornalistas brasileiros. "Contem comigo", assinalou ao se despedir dos dirigentes do SinjoPE. A campanha em defesa do diploma prepara Ato Público no dia 17 de setembro, às 13h, na Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília. (Boletim Senador Marco Maciel)

"Nas Asas da Educação - A Trajetória da Embraer"

Uma das maiores autoridades brasileiras em aviação civil e comercial, Ozires Silva, foi ministro de Estado e Infra-Estrutura, presidente da Embraer, da Petrobrás e da Varig, agora lança o livro "Nas Asas da Educação - A Trajetória da Embraer". O lançamento que será realizado no Porto de Santos acontece no crepúsculo da tarde de 30 de setembro de 2008, a partir das 17:30 em Homenagem Especial ao Dia das Secretárias em Santos, no UNIMONTE Campos Vitório Lanza. Se quizer maiores informações sobre o evento acesso o site www.institutotalentos.com.br ou entre em contato com Patrícia Longhi pelo telefone 11- 9777-1617. Você não pode faltar!

Ministra Eliana Calmon no TSE

Os ministros Fernando Gonçalves e Eliana Calmon, do STJ, foram eleitos no dia 4 de setembro para ocupar as vagas de membro efetivo e substituto, respectivamente, no TSE, abertas com a posse do ministro Ari Pargendler como vice-presidente do STJ. (Migalhas)

Lei Seca, AmBev oferece 10% de desconto em corrida de táxi

A AmBev lançou nesta quinta-feira um convênio com empresas de táxi que dará descontos em corridas entre bares e a casa dos consumidores. O serviço funciona em São Paulo e Rio a partir desta quinta-feira e vale apenas para parte dos estabelecimentos que vendem chope Brahma. Inicialmente, o serviço vale para quem vai e/ou volta de 244 bares na capital paulista e 288 no Rio. As duas cidades são, respectivamente, a segunda e a primeira maiores consumidoras de chope per capita do país, de acordo com a AmBev. Segundo o gerente de responsabilidade social e comunicação da empresa, Alexandre Loures, a idéia é expandir o serviço para outras capitais do Sul e do Sudeste até o fim de 2008.A proposta da AmBev é que o consumidor calcule o custo da corrida no site da campanha e chame o táxi das cooperativas conveniadas no Rio e São Paulo (disponíveis no site). (UOL)

Reconhecimento do DIAP

A vereadora Olivia Santana e o Deputado Federal Sergio Carneiro.
Sérgio Carneiro acaba de ser mais uma vez escolhido pelo DIAP como um dos “cabeças” do Congresso Nacional. "É mais do que gratificante! É um reconhecimento do meu trabalho e da minha trajetória política. Eu sempre defendi que sou o deputado que eu gostaria de votar como eleitor. Espero que meus eleitores, minha cidade e o Estado da Bahia tenham orgulho de minha atuação e deste reconhecimento”.

Marketing Experience

Quem envia o convite é o Professor Agostinho Turbian que é presidente da FENADVB - Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Reserve sua agenda!

Vida Boa em Angra dos Reis

Magali e Joca Góes mandam notícias de Angra. Passaram o fim de semana na bela casa da Luiza e Sergio Veiga Brito, com filhos e netos. O programa não podia ser melhor: passeio de lancha com uma parada na praia do "Dentista". A foto é do 3º andar da casa dos anfitriões. Que Vida Boa, hein?

Beleza Americana em revista

Saiu neste sábado (6.set) a revista do jornal “The Wall Street Journal”. Chama-se " WSJ". Aparentemente, será mensal. Está linda e lotada de anúncios. Apartamentos em Nova York a partir de US$ 8,5 milhões. Uma maserati a partir de US$ 125,7 mil. E por aí vai. O designer Roland Mouret fez um vestido com páginas do “WSJ” para a modelo Diana Dondoe enfeitar a capa:
Polêmico, Mouret dá uma entrevista e proclama o fim “em breve” dos eventos de moda tal como existem hoje. A "WSJ." também tem Brasil. Na página 48, para falar sobre “festas, lugares e acontecimentos pelo mundo nesta estação”, 8 cidades foram escolhidas, inclusive “Sao Paolo”, assim mesmo, com a grafia errada. A dica é sobre a “instalação vazia” (The Void) de Ivo Mesquita na 28ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo. (Blog do Fernando Rodrigues)

domingo, 7 de setembro de 2008

VidaBoadaBahia: Lafayette

Gente, que delícia está o restaurante Lafayette na Bahia Marina. Acabo de voltar do almoço com a família. Gostoso demais! De brinde, a gente desfruta a vista divina pra Baía de Todos os Santos. As comidinhas estão demais! Adoro a gastronomia mediterrânea...

Minha homenagem ao dia 7 de setembro é trabalhar por uma lei para a educação.

Na educação, mesmo as melhores sementes não dão frutos da noite para o dia, muitas vezes é necessária toda uma geração para que um bom projeto educacional se converta em resultados concretos e perenes. Continuidade, portanto, é a palavra-chave nessa área. Infelizmente, essa é uma lição fundamental que o Brasil está aprendendo a duras penas, assistindo, por décadas, à sua educação pública sofrer os males da descontinuidade gerada por interesses políticos ou, muitas vezes, meramente eleitorais. A cada quatro anos, dirigentes municipais de educação, secretários estaduais e até mesmo ministros se acostumaram a começar seu trabalho do zero, seja porque o antecessor não se preocupou em deixar estruturadas as bases de um trabalho de longo prazo, seja porque eles próprios, interessados apenas em deixar a sua marca, pretendiam "reinventar a roda". (...) Felizmente, acreditamos, o Brasil já está maduro o suficiente para dar uma resposta a essa pergunta, por meio da discussão e aprovação de uma Lei de Responsabilidade Educacional. Um passo importante para que esse debate ocupe seu lugar nas prioridades do País foi dado no início de julho, quando ocorreu, em Brasília, o Seminário Internacional Ética e Responsabilidade na Educação: Compromisso e Resultados, realizado em parceria pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, a Unesco e o movimento Todos Pela Educação, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Educação (CNE). No Congresso Nacional já se discutem propostas para uma Lei de Responsabilidade Educacional e, recentemente, o MEC anunciou que até o final do ano apresentará o seu projeto, estabelecendo metas de conduta para os gestores de escolas públicas. (...) Essa discussão, entretanto, vai mais além da fixação dessas regras, como mostrou o seminário realizado em Brasília. É preciso que os conceitos de ética, qualidade e responsabilidade representem os pilares sobre os quais se apóie toda e qualquer ação que compõe o universo educacional em todas as instâncias de gestão. Como bem frisou o documento assinado pelos participantes do seminário, todo o processo de aprendizagem deve ser marcado pela ética e pela responsabilidade. (...) Por fim, vale ressaltar que, se o País vai cobrar mais objetivamente resultados concretos dos gestores públicos de educação, é essencial que a eles sejam fornecidas as ferramentas necessárias para perseguir os melhores resultados. O apoio técnico, por meio da consultoria do MEC, é um passo que vai nessa direção. Mas não conseguiremos dar o salto de qualidade que precisamos sem ampliar o montante de recursos destinados anualmente à educação. Hoje investimos cerca de nove vezes menos que os Estados Unidos, sete vezes menos que a União Européia e a metade do que investem vizinhos como a Argentina. O predomínio absoluto da ética é condição imprescindível para que o Brasil garanta a seus cidadãos a educação de qualidade a que eles têm direito, alcance as metas qualitativas que estão sendo estabelecidas e possa chegar ao bicentenário da Independência, em 2022, comemorando a verdadeira independência de todos os brasileiros, aquela que é assegurada pelo acesso universal e irrestrito às ferramentas que permitam o pleno desenvolvimento do potencial humano. Mozart Neves Ramos é presidente-executivo do movimento Todos Pela Educação . (O Estado de S. Paulo)

Frase da semana

"Contrariar os que estão no poder é a contrapartida quase inevitável do compromisso com a verdade da imprensa responsável. "Roberto Civita, presidente da Editora Abril e editor de VEJA

Não enche!


Me encara, de frente, Meu lado, meu jeito, O que eu herdei de minha gente, Eu nunca posso perder, A melodia do meu samba, Põe você no lugar, Me larga, não enche, Mando meu bando anunciar, O velho esquema desmorona, Desta vez prá valer, E eu lhe pergunto, Quem lhe deu tanto axé?

Eleição alavanca canais de notícia

Um fato novo nas eleições presidenciais norte-americanas, o sucesso das emissoras fechadas noticiosas -que pela primeira vez bateram as redes abertas na transmissão das convenções partidárias-, vem obrigando essas empresas a se posicionarem ou reposicionarem ideologicamente. Mais do que convicção política, o motivo é fatia de mercado. Hoje, segundo levantamento de agosto do The Pew Research Center for The People and The Press, 39% dos norte-americanos que assistem TV dizem se informar pelas emissoras noticiosas fechadas, ante 29% que o fazem pelas abertas. Essa diferença é a maior desde que a entidade passou a publicar a medição, em 2002. (Folha)

Pesquisa Vox Populi mostra NETO na liderança

Pesquisa Vox Populi divulgada neste sábado (6) mostra que Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM) se mantém na liderança na disputa pela Prefeitura de Salvador, com 30% das intenções de voto. A pesquisa, encomendada pelo jornal "A Tarde", está publicada na edição deste domingo (7), que começou a circular neste sábado em todo o Estado. Realizada entre os dias 30 e 31 de agosto, a pesquisa ouviu 800 leitores e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. No caso da disputa entre o ACM Neto e o ex-prefeito Antonio Imbassahy, o democrata teria 41%, ante 37% do tucano. Neto também venceria a disputa com João Henrique 45% contra 35%. Na disputa com Walter Pinheiro, ACM Neto também ganharia _50% contra 28%. Entre Imbassahy e João Henrique, o tucano teria 46%, ante 33% do prefeito. Finalmente, Imbassahy venceria o segundo turno contra Walter Pinheiro de acordo com o Vox Populi 47% contra 29%. 10% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder e 8% não votariam em nenhum dos candidatos ou votariam em branco. (UOL)