sábado, 26 de julho de 2008

EcoD: "Salve o planeta"

A nova escolha da cantora Alanis Morrisette é o E 320 BlueTEC Mercedes-Benz. O modelo da montadora alemã faz uma ponta exclusiva no novo clipe de Alanis, Underneath, canção que lidera o álbum Flavors of Entanglement. Eleito o Carro Verde Mundial em 2007, o sedã aparece no filme, rodado em Los Angeles, sendo dirigido por uma mulher enquanto Alanis está em um ponto de ônibus com panfletos evocando: “Salve o planeta!”.

José Serra precisa conhecer os baianos na Bahia

Três pesquisas encomendadas pelo PSDB baiano revelam uma curiosidade sobre o governador paulista, José Serra. O tucano lidera as intenções de voto para presidente em 2010 no estado em todas elas, mas, em duas, os resultados por cidade variam de 6 a 11 pontos. O governador aparece pior nas aferições em que os eleitores foram submetidos ao nome Serra e se sai melhor quando aparece como José Serra. A diferença foi confirmada pela terceira pesquisa. Se for candidato, Serra usará também seu primeiro nome na campanha, ao contrário do que fez em 2002. (Veja)

Benjamin Steinbruch: aços longos

Em 2009, a CSN invadirá um mercado que, até agora, era cativo da Gerdau e da Votorantim. Até lá, estarão prontos para operar os equipamentos adquiridos na China pelo empresário Benjamin Steinbruch para produzir aços longos. A CSN entrará no mercado apta a produzir 620 000 toneladas por ano, cerca de 60% da capacidade de seus dois concorrentes. Um dos mercados cativos dos aços longos é a indústria automobilística. Steinbruch já fechou acordos de fornecimento com duas montadoras instaladas no país e com um cliente estrangeiro. (Veja)

Conexão Bahia: Petrobras Biocombustível

O Presidente Lula e José Sérgio Gabrielli da Petrobras, embarcam terça-feira para a cidade de Candeias, na Bahia, onde vão inaugurar a primeira usina de biodiesel da Petrobras. O evento marcará também o início da nova subsidiária da estatal que ficará responsável apenas pela área de biocombustíveis. Batizada de Petrobras Biocombustível – assim mesmo, no singular –, a nova empresa terá sede no Rio de Janeiro. (Veja)

Na minha agenda hoje é o niver de Ana Maria Carvalho Valente

Como não pudemos estar juntos desejamos muita saúde e felicidade junto a toda família!
Ana Maria cercada pelo marido Guga Valente e João (sentados), e Ricardo (de pé).

2 luas em agosto

Todo o Mundo está aguardando pra ver. No dia 27 de Agosto, aos 30 minutos após a meia noite, o Planeta Marte será o mais brilhante no início da noite. Parecerá tão grande quanto a Lua cheia. Este fenômeno acontecerá quando Marte ficar a 34.65 Milhões de milhas da Terra. Olhe para o céu, vai parecer que a Terra tem 2 luas. A próxima vez que ele ficará tão perto da Terra será em 2287. Partilhe com os seus amigos pois NINGUÉM VIVO HOJE voltará a vê-lo. (Alba Miele)

Consórcio Social da Juventude Rural – Aliança com Jovens

No dia 31 de julho de 2008 será lançada a II Edição do Consórcio Social da Juventude Rural – Aliança com Jovens, coordenado pelo Instituto Aliança em conjunto com outras 26 organizações da sociedade civil que têm experiência de trabalho com jovens de regiões interioranas de 07 estados da Região Nordeste do país. O Consórcio conta com o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego, através do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, através do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e do Governo da Bahia, através da Secretaria do Turismo. Este Consórcio visa realizar a qualificação profissional e a inserção sócio-produtiva de 3.000 jovens rurais, com idade entre 16 e 24 anos, integrantes de famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental ou médio. O evento de lançamento será realizado em Ilhéus, na Bahia, com a participação de 800 jovens e educadores das organizações que formam o Consórcio Aliança e de autoridades municipais, estaduais e federais. Quem convida é Solange Leite que é Coordenadora do Consórcio Aliança com Jovens.

Há 75 anos Irmã Dulce recebia seu hábito

Neste mês de agosto, Irmã Dulce completaria 75 anos de vida religiosa. O dia 13 de agosto de 1933 marcaria para sempre a história de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes. A partir dessa data, ela não mais usaria o nome de batismo, passando a ser conhecida simplesmente por Irmã Dulce, em homenagem à mãe, que perdera ainda pequenina. Irmã Dulce teve 58 anos de vida religiosa para operar transformações gigantescas e imprimir marcas indissolúveis à maneira de se fazer caridade. Suas mãos carinhosas foram muito além da oração: refletiram, num árduo e contínuo trabalho da assistência aos mais necessitados, o imenso amor ao próximo e o respeito aos mais nobres valores que a fé e a formação lhe conduziam à consciência. (ASCOM / OSID)

Sutil Violento na Argentina

imagem: Muerte por Algodón de Dulce, de Daniela Edburg
O abandono, o machismo, a fome, a beleza. A exposição Sutil Violento retrata, em 50 fotografias, a violência na América Latina - nas várias formas que o problema pode tomar. Com curadoria de Iatã Cannabrava e trabalhos de 16 artistas, a mostra visita Buenos Aires, na Argentina, em agosto. Confira mais informações no site http://www.itaucultural.org.br/ sábado 2 a domingo 31 agosto 2008
segunda a sexta 14h às 21h
sábado domingo feriado 10h às 21h
Centro Cultural Recoleta/Fundación Luz Austral
Junín 1930 - Buenos Aires - Argentina
informações 54 11 4803 1040
PS: ainda ontem eu conversava com minha amiga Milagros Matarazzo de Souza Lage que mora em Buenos Aires há 16 anos, e ela contava como está instável a situação do país especialmente depois que o Alberto Fernández, chefe de gabinete da presidente da Argentina Cristina Kirchner, pediu demissão na quarta-feira (23/JUL). Ele saiu menos de uma semana depois que o Senado derrubou o projeto de lei do governo que aumentava os impostos para as exportações. Fernández assumiu em 2003, quando o marido de Cristina, Nestor Kirchner, estava na presidência, e foi o homem forte das duas administrações. Ontem, lí nos jornais do Brasil que o Presidente Lula janta com Cristina Kirchner no domingo em Buenos Aires.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Que País é esse?

Integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram hoje a fazenda do banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, no Pará. A fazenda Maria Bonita está localizada em Eldorado dos Carajás, no sul do Estado. De acordo com o MST, cerca de 1.000 manifestantes participaram da invasão. Eles chegaram por volta das 5h desta sexta-feira ao local. A ocupação é um protesto contra a compra da área pela Agropecuária Santa Bárbara Xinguara, pertencente ao grupo Opportunity. (UOL)

Recife Melhor

Mendonça Filho convida os amigos e as familias pernambucanas para ocupar o coração do Recife no Marco Zero. Às 16 horas de HOJE com bandeiras, planfetagem e muita animação ele vai apresentar propostas e falar sobre o seu compromisso com o Centro da cidade. O candidato à Prefeitura de Recife pelo DEM, Mendonça Filho, lidera a pesquisa Datafolha divulgada na 5ª feira com 30% das intenções de voto.

Seminário de Ética e Transparência nas Empresas de Pequeno Porte

Rogerio Carvalho Jr, Isaac Edington e Paulo Manso Cabral
Paulo Manso Cabral, abriu ontem o Seminário de Ética e Transparência nas Empresas de Pequeno Porte, (SEBRAE e Instituto IRIS) destacando que, mais do que um tema, a Responsabilidade Social “é uma cultura transversal a ser incorporada em todos os projetos, entidades e empresas da Bahia”. Ele disse que considera a informalidade e a ilegalidade das corporações “como um câncer para o País, nociva para todos, inclusive o próprio empreendedor”. O evento aconteceu no Fiesta Bahia Hotel.

LIVING IN BAHIA


Monica Lima convida para o lançamento do Living in Bahia no dia 31 de julho às 19 horas no Palacete das Artes Rodin Bahia.

Trilhas

O economista Andre Urani lança, no dia 30, na Livraria Cultura, em São Paulo, o livro "Trilhas para o Rio: do Reconhecimento da Queda à Reinvenção do Futuro" (Campus-Elsevier, 248 págs., R$ 59). O autor, que foi secretário do Trabalho da capital fluminense, baseia-se na cidade para discutir os problemas das grandes metrópoles, as suas mazelas socioeconômicas e apresentar propostas para o país. (Folha)

D. Ruth Cardoso, por Fernando Dourado

Contava eu dezenove anos quando cheguei à casa onde morava em Cambridge e me deparei com uma cena insólita. Isso porque a família Hirst – minha anfitriã – estava engalanada. James envergava um smoking que bem poderia ter brotado das mãos de um alfaiate da Savile Row. Ela, a pequena Audrey, retocara as mechas grisalhas e, loquaz como nunca, sacudia sua verve dentro de um tomara-que-caia de paetês. Nas mãos de ambos, um copo de gim. Na vitrola, Sinatra. Nos olhos azulados dela, um brilho raro, quase lascivo. Na atitude dele, uma exuberância discreta, porém altiva. O que acontecera ao pacato casal de classe média britânico? Aniversário de casamento? Nada disso: a mãe de James falecera naquela manhã. Muito bem. Sei que a morte de entes queridos pode desencadear reações estapafúrdias. Uns choram, outros bebem e muitos até conciliam essas atitudes. Mas aquela comemoração era tão insólita quanto a explicação com me brindou Audrey para o esfuziante astral reinante: a sogra estava desenganada. Sim, confirmei. Logo sua morte fora um alívio e sair para dançar era uma forma de relaxar as tensões por que passara James, explicou-me com um sutil laivo de culpa. Aliás, não teríamos jantar em casa naquela noite. Pensando em mim, contudo, Audrey deixara salsichas com purê no forno. Era só esquentá-las, comer e ir estudar, recomendou maternalmernte. Poderia eu jurar que ficaria bem? Claro, Mrs. Hirst.
Lembro que ainda tartamudeei uns pêsames, louvei a atitude do casal face à fatalidade, recusei um drinque e já ia para o quarto quando me ocorreu perguntar pelo corpo da falecida. Como se falasse de uma vassoura extraviada, ela apontou o cômodo dos fundos da garagem onde a velhinha vivera ultimamente. O serviço funerário só a recolheria ao necrotério na manhã seguinte, sussurrou. Não havia urgência; afinal era inverno e o sepultamento só aconteceria em uma semana, quando os netos chegassem do Canadá e da Austrália para a cerimonia fechada. Em suma: o casal iria encher a cara e esperava que eu ficasse só em casa com um cadáver. Disfarcei o pânico, peguei a bicicleta e fui procurar abrigo no Red Cow, meu pub favorito, onde pensaria.
Foi nessa noite que pedi asilo aos amigos mais próximos, acorrendo à casa de Fernando Henrique Cardoso, cuja filha, Bia, eu conhecera na escola. Foi por essa ocasião - em que a excentricidade inglesa mostrou a que veio - que D. Ruth riu com gosto dos disparates que eu narrei com sofreguidão e assombro. Enquanto eu me contorcia para achar uma explicação "inteligente" à luz de meu humanismo de botequim, ela, a antropóloga de verdade, foi implacável: "Ora, Fernando, pra que complicar? Será que é mal do nome? A coisa é simples: eles agora vão dispor de mais um quarto para alugar para estudantes. É reforço no orçamento, é mais uma semana de férias em Ibiza todo ano. E só."
Há poucos meses atrás eu jantei com o ex-presidente em Telavive. Rememoramos com alegria aqueles anos em que Chico Buarque nos acalantava. Pensei até em recordar-lhe o insólito episódio da família Hirst, mas achei que os poucos comensais à nossa volta mereciam relatos mais sóbrios e ficamos no aprisco seguro dos atores vivos da política. Lembro que ele se referiu a um almoço recente que tivera com a esposa, os casais Bill Clinton e Larry Summers, este último o ex-reitor de Harvard. Falando sobre a familiaridade dos participantes com os dossiês mundiais, externou admiração por Hilary com fidalguia: "De todos nós, ela é mais preparada. Mais do que eu e o Bill. Tem horas que nem a Ruth é páreo para ela".
Hoje é quarta-feira, estou em Barcelona e o sol brilha sobre o mesmo Mediterrâneo diante do qual fomos tão felizes ainda no último outono. Abro a internet e me deparo com a notícia da morte de D. Ruth. Na foto da tela, sinto a dor lancinante do Presidente e a beleza do mar de repente me agride. Não era aqui que eu gostaria de estar agora. Era lá em São Paulo, onde vivo. A tela do computador fica embaçada, resisto à sensação de tontura momentânea e a admiração que não quer calar me impele a registrar este testemunho bisonho, porém comovido. Com o desaparecimento de D. Ruth se vai talvez o referencial civilizatório máximo que o Brasil tenha cravado em 508 anos de história.
Entrementes, força, Presidente. Por todos os motivos, não seria menor a falta que o Sr. nos faria.
Fernando Dourado é pernambucano, consultor de empresas em São Paulo e autor do livro "Viajante de Corpo e Alma – Crônicas de um Andarilho Global".

Na mosca

O vitorioso empresário Jorge Gerdau, bem-humorado, disse no MEC que “Sistema S” designa “empresários Sem empresas”. Na mosca. (Coluna de Claudio Humberto)

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Conheça os finalistas do Bahia Recall 2008

A Rede Bahia já definiu os finalistas que disputarão os troféus da edição 2008 do Prêmio Bahia Recall, cuja cerimônia de entrega está marcada para o próximo dia 25, em Salvador. Para essa edição, o grupo de mídia resolveu estender o prêmio, criando a categoria especial Bahia Recall Revelação, que contará com a participação de universitários da graduação de Publicidade e Propaganda, de 12 instituições de ensino da região. Confira a lista das agências finalistas no site http://www.portalibahia.com.br/bahiarecall

Ogilvy troca Shelly Lazarus por Miles Young

A presidente da Ogilvy & Mather Worldwide Shelly Lazarus está deixando o cargo após 11 anos na liderança da companhia. Ela permanece como Chairman, e será substituída no principal cargo executivo por Miles Young, que atualmente é Chairman da Ogilvy na Ásia. As mudanças de cargos ocorrem em 1º de janeiro de 2009. Lazarus é reconhecida como uma das principais lideranças femininas do mundo, considerando-se todas as áreas de negócios e não apenas a publicidade. Foi responsável pelo crescimento internacional da Ogilvy e ampliou investimentos em disciplinas "below-the-line", que hoje representam mais da metade das receitas da rede. Young teve experiência de 12 anos na Europa, e está na Ogilvy & Mather desde 1983. Historiador por formação, ele é precursor das atividades digitais da companhia. (M&M)

Ruth Cardoso: é isso que faz a diferença e nos dá uma lição definitiva

Creio que os milhares de pessoas que passaram pelo velório da Sala São Paulo para homenageá-la também acham que Ruth era uma mulher de confiança, no mais profundo sentido popular. E todos tinham em comum a admiração por essa mulher, antropóloga de formação e fundadora da Comunidade Solidária pela contingência de ter sido a primeira-dama deste país. Todo mundo em política pensa que a gente agrega fazendo concessões, distribuindo favores, nomeando, dando empréstimos, liberando verbas, dividindo as decisões que só nos pertencem e abrindo os cofres que só pertencem à sociedade inteira. Pois todo mundo se uniu em torno de Ruth Cardoso, em sua morte, exatamente porque ela representava o contrário disso. Todos queriam, ainda que por um momento fugaz, fazer parte desse espaço moral que ela representava com seus princípios. No fundo de cada homem há uma nostalgia da decência, e esse é o caminho mais adequado da composição política. Eis o sentido do luto por Ruth Cardoso. Para nós todos, Ruth foi a intelectual que não se pejava desse privilégio. Atuava na cozinha com esmero quando tinha o pretexto de reunir amigos e comensais. Dava à família o carinho que combina tanto com a compostura. Gostava de quadros bonitos e móveis com bom desenho, mas de nada que exalasse riqueza. Estas palavras são fragmentos do texto de JORGE DA CUNHA LIMA que está publicado na Folha de hoje - 24 de Julho de 2008.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Joca Góes & Frank Sinatra Jr

Joca Góes e Magali fogem uns dias do Rio de Janeiro pra curtir a Bahia. Chegam hoje e já estão com agenda bloqueada - no dia 29 de Julho assistem o show de Frank Sinatra Jr no TCA. Muitas histórias e lembranças da sua amizade com o "Blue Eyes" podem ser tema de crônica do seu novo livro.

Ogilvy lança campanha para DuPont Agrícola

A Ogilvy & Mather Brasil lança campanha para a DuPont Agrícola. A ação brinca com situações inusitadas para destacar a tecnologia dos produtos e divulga o fungicida DuPont Aproach Prima e o inseticida DuPont Lannate BR. A estratégia mantém o personagem Jaleco, um funcionário da Dupont que se tornou símbolo da parceria entre a marca e os agricultores. Só que desta vez, o produtor rural é levado para um laboratório fictício em que todos os tipos de testes são feitos para mostrar a ele os melhores benefícios e resultados. (M&M)

Conexão Direto da Fonte

Um pouquinho mais de luz na chamada caixa-preta do Judiciário. O Instituto Brasileiro de Administração do Sistema Judiciário acaba de finalizar um estudo para saber quão transparentes são os 56 tribunais federais e estaduais do País.Entre os pontos analisados pelo trabalho - que foi coordenado por Vladimir Passos de Freitas, professor da PUC do Paraná -, figuram a divulgação pela internet de estatísticas sobre o desempenho dos desembargadores, licitações e obras. E também de informações sobre processos contra autoridades que têm foro privilegiado.O campeão de transparência entre os 27 tribunais estaduais analisados foi o do Estado do Rio Grande do Sul. Seguido do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. O Sul também aparece na liderança do ranking de Tribunais Regionais Federais. Os que englobam o DF e o Rio ficaram na lanterninha. (Direto da Fonte)

Arquivado pedido de impeachment de Gilmar Mendes

Com base em parecer da Advogacia Geral do Senado, o presidente da Casa, Garibaldi Alves (PMDB-RN), mandou arquivar o pedido de impeachment do presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, feito pela CUT do Distrito Federal. (O Estado de São Paulo)

Juízes lançam lista de candidato ficha-suja

Dos 350 candidatos a prefeito e vice-prefeito nas 26 capitas brasileiras, 15 têm a "ficha suja", segundo os critérios da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros). A lista, divulgada ontem no site da entidade, inclui os nomes dos candidatos paulistanos Marta Suplicy (PT) e Paulo Maluf (PP). Para a elaboração do levantamento, os magistrados consideraram apenas processos penais públicos, ou seja, de iniciativa do Ministério Público, e ações de improbidade administrativa. A AMB espera complementar os dados com os nomes dos vereadores e dos prefeitos dos demais municípios brasileiros até o final de agosto. (Felipe Seligman da Folha)

Conexão Bahia: Educação nas Eleições Municipais

De olho no pleito do próximo mês de outubro, o projeto Educação nas Eleições Municipais, iniciativa do Todos Pela Educação levará para os maiores veículos de comunicação de todo o país a educação como pauta constante nos telejornais e em propagandas, fazendo com que o tema ganhe destaque na escolha do eleitor. A intenção é que a população cobre melhorias na educação pública ofertada, e a prefeitura é crucial já que é responsável pelas séries iniciais. Não podemos esquecer também que a pasta da educação soma 25% dos orçamentos municipais, então esse deve ser um tema de influência na hora de escolha os candidatos , explica Andrea Martini Pineda, do Todos Pela Educação, que apresentou o projeto ontem para representantes das ORM, entre eles o diretor de marketing da empresa, Guarany Júnior, e o chefe de reportagem de O LIBERAL, Mauro Neto. A partir do dia 19 de agosto até outubro, estarão no ar na TV Liberal, Rádio Liberal, Portal ORM e nas páginas de O LIBERAL uma campanha protagonizada por comunicadores como Luciano Huck Hebe, Datena, Ana Hickmann, Ana Maria Braga, Rolando Boldrin, etc. A criação é da DM9, agência voluntária que produziu o conteúdo de acordo com a legislação eleitoral. Não adianta o candidato dizer que vai ampliar matrícula ou prometer que irá melhorar o sistema de transporte escolar. Não é isso que define nem resulta em impacto na qualidade final e para formar esse senso crítico, a mídia é muito importante , diz Andréa. (O Liberal). O mesmo vamos fazer na Bahia!

Congresso Virtual Brasileiro de Administração

O V Convibra - Congresso Virtual Brasileiro de Administração será realizado de 5 a 7 de dezembro de 2008. Esperamos contar com sua participação. Para mais informações acesse nosso site www.convibra.com.br
Prazo para submissão de artigos o período é de 10 de julho até 22 de agosto de 2008. Quem convida é Alessandra Rinaldi, Secretária Geral do Convibra.

Arte e Cultura: O Mercado Editorial

A revista Continuum Itaú Cultural comemorou seu primeiro aniversário com o debate Arte e Cultura: O Mercado Editorial. Participaram Alcino Leite Neto, editor da revista eletrônica Trópico; João Gabriel de Lima, diretor de redação da Bravo!; José Castello, articulista dos jornais O Globo e Rascunho; e Ana de Fátima Sousa, gerente de Comunicação do Itaú Cultural. O evento foi aberto ao público e transmitido ao vivo pela internet na terça 22 julho 19h30.

O que significa Criminologia?

José Augusto Berbert de Castro

Morreu ontem, no Hospital Português onde estava internado, o jornalista José Augusto Berbert de Castro, cuja carreira foi toda pontuada em "A Tarde". Também cronista, Berbert foi uma figura singular e polêmica. Escreveu diversos livros, e se divertia (tem um livro a respeito) de ter sido excomungado pelo cardeal Augusto da Silva, nos anos 50/60. O Cardeal Da Silva tinha tamanho poder na Bahia que extrapolava da religião católica para invadir à política. Berbert, foi um nome marcante numa geração de brilhantes jornalistas de A Tarde e teve sua vida dedicada a familia, ao jornalismo e ao cinema. (Samuel Celestino)

terça-feira, 22 de julho de 2008

Maurício Magalhães fez um razante

Mauricio Magalhães fez um razante em Salvador... Veio para a reunião do EVA. Aproveitou pra visitar a Exposição de ACM no Instituto Feminino e fez uma participação especial no programa Roda Baiana de Jonga Cunha. Voltou correndo pra Sampa e retorna na próxima semana. Haja fôlego!

Desembargadora Nélia Neves receberá homenagem

Reunida extraordinariamente na sexta-feira dia 18/JUL a Assembléia Geral da AMATRA5 deliberou a outorga da Medalha do Mérito Judiciário para a desembargadora Nélia de Oliveira Neves, eleita com 92 votos pelos associados. Além dela, receberão a comenda durante a cerimônia de abertura do 18º EMAT, dia 7 de agosto, no Othon Palace Bahia, os juízes aposentados Nilton Silva, e Gorgônio José de Araújo Neto. "Estou muito feliz. Este é o reconhecimento dos colegas pelo trabalho que prestamos à coletividade. A medalha é de todos nós, é a medalha da magistratura", disse a magistrada, logo após ser aclamada. (Amatra5)

Hurley faz parceria com Bar Refaeli e personifica sua cultura de praia e juventude

A modelo Bar Refaeli está se juntando a Hurley como o rosto, a voz e o espírito da marca. A viajante de 23 anos nascida em Israel trará sua experiência, entusiasmo e carisma às iniciativas e eventos pelos quais ela e Hurley compartilham uma paixão, e também como estrela nas campanhas da Young Contemporary. Fotografada no Brasil por David Mushegain, as imagens da primeira campanha de Bar para as coleções de roupas e roupas de banho primavera 2009 Young Contemporary serão lançadas em outubro. (PR Newswire Brasil)

Ponto de vista: Operação Satyagraha

"Senhores, o artigo do juiz De Sanctis, publicado no O Estado de S. Paulo, de 17 de julho, é, sem mais qualquer ironia, um dos textos mais importantes dos últimos tempos e merece funda meditação; não pelo que diz e sim pelo que não diz, mas escancara (clique aqui). O editorial do matutino de 20 de julho aponta com muita razão o sestro autoritário do magistrado e o que chama de seu 'laivo de megalomania'. Analistas menos caridosos diriam 'traços de paranóia saltitante', mas ainda tão ou mais importante são as evidências da instrução deficiente do autor, exibidas naquele confrangedor ensaio. Com efeito, quem tem tal dificuldade com a sintaxe e com a linguagem na exposição de idéias, certamente também tem dificuldade de compreensão na leitura e no entendimento de proposições. Além de revelar a incultura e a personalidade delirante de seu autor, o artigo é pois um mudo mas eloqüente libelo à baixa qualidade de nosso ensino médio e de muitas faculdades de Direito, para não dizer que tacitamente reprova o processo de seleção de juízes federais. Por fim, o que dizer dos gritos de solidariedade que mereceu o plangente articulista de centenas de delegados e juízes ? Bem, se foram simples manifestações de um mal colocado e ilegal espírito de corporação, são muito graves. Se, além disto, significaram um endosso ao teor das peças acusatórias do delegado Protógenes e das decisões do senhor de Sanctis, constituem uma associação na ignorância e gravíssima ameaça ao Estado de Direito e ao Império da Lei. Em tudo e por tudo, esse episódio é o triste retrato da decadência cultural e moral do Brasil e de suas instituições. Sinceramente," Geraldo de F. Forbes - OAB 19.853 (Migalhas)

Agenda de FHC

O ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, embarca quarta-feira para o México. Tem compromisso com ex-chefes de Estado de seu tempo, como o espanhol Felipe Gonzales. O evento é patrocinado por Carlos Slim e FHC estará de volta a São Paulo no domingo dia 27/JUL. Semana passada ele recebeu o ex-secretário geral da ONU, Kofi Anam, que esteve em São Paulo por apenas um dia, e fez questão de ir visitar FHC em sua residência. (Onne)

Petrobras, Vale e siderúrgicas comandam alta do índice

Impulsionada pelas ações de empresas ligadas a commodities, a Bolsa de Valores de São Paulo fechou os negócios desta segunda-feira em alta, na contramão de Wall Street. Após duas sessões no vermelho, o Ibovespa subiu 1,31 por cento, para 60.771 pontos. O giro financeiro totalizou 6,1 bilhões de reais, contando com o reforço de 657,8 milhões do vencimento de opções. (UOL)

Na agenda do Governador Jaques Wagner

O governador Jaques Wagner assina na próxima quarta-feira (23), às 10h, ordens de serviço para início das obras de recuperação de grandes monumentos do Centro Antigo de Salvador, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Todas as obras foram licitadas e serão coordenadas pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), autarquia da secretaria estadual de Cultura (Secult).
A solenidade de assinatura acontece no Palácio da Aclamação, construção originária de 1894 e objeto de estudo para tombamento como patrimônio baiano pelo Ipac desde outubro do ano passado (2007), com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, além de dezenas de representantes da sociedade civil.

Antes da assinatura, o Governador e comitiva realizam vistoria às obras de prospecção do palácio, acompanhados por técnicos que explicarão detalhes de recentes descobertas de pinturas parietais, elementos ornamentais, originalmente dourados, entre outras riquezas patrimoniais do imóvel. (AGECOM)

Palacete dos Moraes & Palácio da Aclamação

Antigo Palacete dos Moraes, o Palácio da Aclamação foi residência oficial dos governadores, a partir de 1917 até a década de 1970. O prédio tem arquitetura do final do século XIX, passando por ampliações, reformas e restaurações posteriores para atender às funções exigidas. O salão nobre do palácio é decorado com painéis emoldurados, guirlandas, laços e medalhões, pintados por Presciliano Silva. Seu acervo é composto de mobiliários nos estilos D. José e Luís XV, porcelanas, cristais, bronzes, tapetes persas e franceses e telas de pintores famosos. Os salões de jantar, festas e reuniões, montados como no início do século passado, são um retrato fiel da época. Os quartos têm camas e guarda-roupas originais e dão à sensação de que o tempo ali não passou. A pequena capela, instalada no segundo andar do edifício, remete ao ar de devoção católica que imperava na antiga sociedade baiana. A vista para os jardins do Passeio Público e para a Baía de Todos os Santos é um convite especial para uma visita ao museu. A atração do espaço é a própria remontagem dos tempos áureos do Palacete. O imóvel está com tombamento provisório pelo IPAC/SECULT, cujo processo será submetido ao Conselho Estadual de Cultura (CEC).
PS: o Palacete Moraes era a casa da avó do meu sogro Rogerio Carvalho. De vez em quando ele conta as histórias de sua infância quando ia passar o domingo lá. Almoçava com a família e jogava fuebol com os primos e irmãos. Quando Nilo Coelho foi governador, Solange sua esposa realizou as primeiras obras de restauro do Palacete.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Bracelete 46664 de Mandela: conscientização sobre a infecção por HIV/Aids

A Montblanc e a Fundação Nelson Mandela lançaram bracelete 46664 como parte da campanha de conscientização sobre a infecção por HIV/Aids. O nome da campanha se refere ao número da cela do líder sul-africano quando esteve preso em Robben Island, 46664, e tornou-se um símbolo internacional na luta contra a epidemia do HIV. Cerca de 8 mil braceletes foram vendidas em todo o mundo e vários sul-africanos têm pré-agendadas seus pedidos. O lançamento do bracelete, feito de metais sul-africanos por artesãos infectados pelo vírus HIV, faz parte das ações que celebram o 90º aniversário de Mandela. (Onne)

TRT5 escolhe lista tríplice para vaga de desembargador

Hoje à tarde, durante sessão do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, foram escolhidos os nomes dos três advogados que concorrerão, em Brasília, à vaga de desembargador da instituição pelo quinto constitucional. São eles: Renato Mário Borges Simões (20 votos), Márcio Koch Gomes dos Santos (17) e Pedro Nizan Gurgel de Oliveira (17). A lista tríplice será encaminhada ao presidente da República, que vai escolher e nomear o novo desembargador da 5ª Região - Bahia.

Convite do Fórum Comunitário de Combate à Violência

Frente o agravamento da situação de violência em nossa cidade, é imprescindível que o FCCV se mobilize para desencadear ações que contribuam para o enfrentamento do problema. Assim sendo, convidamos a todos para a plenária que será realizada no auditório da Escola de Administração da UFBA (Av. Reitor Miguel Calmon, s/n - Vale do Canela), dia 31/07/08, das 16 às 18 h. Agradecemos o interesse e participação de todos. Atenciosamente, Heloniza Costa pelo grupo Gestor Fórum Comunitário de Combate à Violência

40 milhões de "escutados"

Em um cálculo rápido, fonte de uma empresa de telefonia concluiu que o universo de telefones "escutados", oficialmente, em 2007, foi de 40 milhões. No mínimo. Sem contar, claro, com a escuta extra-oficial que se sabe existente. Para se chegar a esse número, a conta é mais ou menos simples. No ano passado, as operadoras receberam 2 milhões de requisições de grampo judicial. "Como isso não é feito em um só número, mas em três, na média, são 6 milhões de telefones grampeados", numera a fonte. É fato, pelas estatísticas das operadoras, que cada uma dessas pessoas interage diariamente com pelo menos oito outras via telefone. Chegando-se assim, facilmente, a 48 milhões. "Um absurdo", pondera a fonte. E vai piorar. O executivo lembra que, em agosto, começa a funcionar o sistema de portabilidade de linha telefônica. Isto é, o usuário pode manter seu número e mudar de operadora. Portanto, para saber onde está "sediado" um certo telefone, a Justiça vai ter de consultar uma central nacional de localização. Com isso, entra mais um "boi na linha" no elenco da quebra de sigilo telefônico. Em tempos de clima policialesco, o Senado aprovou projeto de lei para que todos os oficiais de Justiça tenham diploma de Direito. A notícia é da coluna da Sonia Racy, Direto da Fonte.

Eco-friendly Carbon Free

Foi inaugurada na Vila Daslu a instalação do projeto eco-friendly Carbon Free. Iniciativa do Instituto E, criado pela Osklen, em parceria com a Caloi. O projeto, chamado R(e)volution, alerta sobre os problemas da emissão de gás carbônico na atmosfera, incentivando o uso da bicicleta e outros veículos não poluentes. Para a iniciativa, Oskar Metsavath e sua equipe de criação desenharam uma bike e uma série de camisetas que serão vendidas nas lojas da Osklen e no site da Caloi. (Ecotrendstips)

EcoD: Bill Clinton vem ao Brasil

Bill Clinton, vem ao Brasil em outubro falar sobre sustentabilidade em um encontro da Associação das Nações Unidas-Brasil, de Mario Garnero. (Folha)

Rodada Doha

Amorim diz lamentar mal-estar causado por comparar ação de países ricos a Goebbels. No sábado, às vésperas de reunião sobre Doha, chanceler disse que campanha de "desinformação" lembrava frase de ministro de Hitler. (Folha)

Blue Label King George 5º


Jonathan Driver, embaixador global de Johnnie Walker Blue Label, desembarca no Brasil para realizar uma degustação de Blue Label King George 5º, edição especial do uísque que será lançado no país, em agosto, com 50 unidades. A degustação será conduzida por Driver, amanhã, na Sala São Paulo. (Folha)

“Quero homenagear a minha mãe, dona Arlette, uma mulher admirável, que é o esteio da nossa família. Temos um imenso respeito por ela” discursou ACM Jr

“A imprensa e seus adversários sempre falam das falhas do meu avô, como se existisse um ser humano infalível. Ele tinha defeitos, mas também muitas qualidades. Uma delas era a forma como amava a Bahia, estado que defendia sempre com coragem”. ACM Neto.

Fazer política no Brasil com tantos escândalos se exige muita coragem. De todas as virtudes do senador (ACM), a coragem era a mais forte. Ela é essencial para a atividade de um político”. Senador Álvaro Dias (PSDB-PR).

“Ele era de uma coragem absurda e de um amor incomensurável pela Bahia e pelo povo baiano”. Gustavo Krause (DEM-PE).

Depois da missa, foi apresentado um documentário sobre a vida do senador Antonio Carlos Magalhães. Depoimentos de amigos, artistas como Ivete Sangalo, políticos como os senadores Marco Maciel (DEM-PE), Tasso Jeressati (PSDB-CE) e o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP. O ex-prefeito Mário Kértesz citou o bom humor como uma das características marcantes de ACM. O cantor Ricardo Chaves lembrou que a musicalidade do carnaval da Bahia ganhou o Brasil graças à ação do ex-governador, ex-prefeito e senador baiano. Presentes ao evento empresários como Norberto Odebrecht, Ruy Sampaio, Renato Martins, Luis Carlos Batista, Rogério Carvalho Jr, entre outros.
Após a apresentação do vídeo, o senador Antonio Carlos Júnior autografou o livro ACM – uma história de amor à Bahia e ao Brasil. Outra fila se fez em torno de ACM Neto. (Correio da Bahia)

domingo, 20 de julho de 2008

Aproveito o poema de Vinícius de Moraes para dedicar aos meus amigos

Amigos, de Vinícius de Moraes
Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles. A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor. Eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade. E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências ...A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar. Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos. Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure. E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários. De como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, trêmulamente construí, e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida. Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo! Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles. E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo. Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles. Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer ... Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos! A gente não faz amigos, reconhece-os.
Hoje, dia 20 de Julho, em quase todo o mundo, é comemorado o Dia do Amigo!

Conexão Bahia & Petrobras

Desde a semana passada, todos os pagamentos da Petrobras, que sempre foram feitos a partir do Rio de Janeiro, estão centralizados em Salvador. Em princípio, não é uma homenagem ao Senhor do Bonfim: a Petrobras diz que, assim, aumentará a produtividade e reduzirá custos. (Veja)

Álbum de casamento: FoToMix Final

Evaristo Bulhosa e Licia
Solange Coelho
Felipe e a avó Anamaria Coelho
Lidia Magalhães, Luciana Salles e Flávia Sampaio

São Paulo está mais cara que NY para classe média

Real forte, menor competição, carga tributária e juros tornam preços na capital paulista mais altos que em cidade americana. Os especialistas dizem que, com o avanço da globalização, as diferenças no custo de vida tendem a diminuir, pois as economias ficam parecidas. O processo de crescimento da renda do brasileiro também deve ter importantes conseqüências políticas, na opinião dos especialistas. Em todas as faixas de renda, segundo eles, as pessoas que passaram a viver uma situação um pouco mais confortável devem se mobilizar para defender as recentes conquistas, caso sintam que o país possa se desviar do caminho positivo em que entrou a partir da estabilização da moeda. (Folha)

Frank Sinatra Jr com Gal Costa, em Salvador

Apesar de ainda não ter fechado o repertório em definitivo, Frank Sinatra Jr promete clássicos como I get a kick out of you, Strangers in the night, Come fly with me, Luck be a lady, My funny valentine e (Theme from) New York, New York. Além disso, uma homenagem especial a Tom Jobim está no roteiro, com direito a canjas de Gal Costa (que vai cantar com Sinatra em Salvador). Sinatra Jr. diz estar animado ao cantar no Rio de Janeiro onde Sinatra pai fez o maior show de sua carreira, o hoje mítico concerto no Maracanã, em 1980, para 140 mil pessoas.
"– Anos depois, ele parecia ainda não acreditar que aquela noite tinha realmente acontecido. Dizia que o calor humano e a hospitalidade dos brasileiros o lembravam da Itália que ele conheceu quando jovem."
Foi um show histórico e nós não perdemos a oportunidade. Joca Góes é fã apaixonado de Frank Sinatra e Rogerio meu marido também... Foi assim que decidimos viajar para o Rio de Janeiro e assistir ao Show de Vôvô Frank no Rio Palace onde Frank Sinatra estava hospedado com sua mulher Barbara e toda a orquestra. Até hoje a gente sente a mesma emoção só de lembrar que estivemos com ele, conversamos e tiramos fotografias. INESQUECÍVEL!

“Você se lembra de mim? Eu nunca vi você tão só, oh, meu amor, oh, meu xodó, minha Bahia.”

A família de Antonio Carlos Magalhães convida para homenagem à sua memória, hoje, às 17h, no Instituto Feminino da Bahia, que tem início com uma missa celebrada por monsenhor Gaspar Sadock e pelo padre Luís Simões. Em seguida, os convidados assistirão a um vídeo mostrando a sua trajetória de vida e alguns amigos e familiares terão oportunidade para fazer pronunciamentos e homenagens. No final, a abertura da exposição "ACM do povo, da Bahia, do Brasil", que ficará aberta para visitação gratuita até o dia 25/Julho.