sábado, 16 de agosto de 2008

Projeto "No ar: Todos Pela Educação - Eleições 2008"

O projeto está dividido em três frentes:
1. Campanha de comunicação de massa de TV, mídia impressa e internet. Cada uma das emissoras de TV parceiras indicou quatro comunicadores da sua grade, que gravaram filmes de 15 segundos cada, com mensagens sobre a importância da Educação de qualidade para a melhoria da vida dos brasileiros e, portanto, sua relevância nas eleições municipais. Além das propagandas de TV, a agência voluntária do movimento DM9DDB, pertencente ao Grupo ABC, produziu anúncios para a mídia impressa (jornais e revistas) e para a internet cuja veiculação é apoiada, respectivamente, pela ANJ e IAB.
2. Conteúdo para rádio. O Rádio é o veículo amigo dos brasileiros, com enorme abrangência, capaz de chegar a todos os cantos do Brasil e conversar ao pé do ouvido com os mais diferentes públicos. Vivemos em um país continental, permeado pelas mais diversas realidades, e só o Rádio é capaz de dialogar diretamente com cada uma delas. Com esse entendimento, o Todos Pela Educação, em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), desenvolveu um projeto protagonizado pelo Rádio, que começa com as eleições municipais e continua por no mínimo 12 meses. Foi criada uma central de relacionamento para os radialistas para troca de experiências, informações estatísticas e sugestões de conteúdos. Para estimular essa rede, serão enviados mensalmente kits para 5.000 rádios de todo o Brasil. Nesse primeiro envio, os radialistas terão acesso à depoimentos de Wagner Moura, Camila Pitanga, Britto Jr. e Gabriela Duarte, entrevistas conduzidas pelo jornalista Gilberto Dimenstein, com Daiane dos Santos, Ziraldo, Maurício de Souza e Seu Jorge, dicas do que cobrar dos candidatos, uma música sobre o tema Educação e Eleições, vinhetas de Hora Certa e Previsão do Tempo e o Boletim Rádios Pela Infância do Unicef.3. Mobilização editorial. Para aprofundar o debate, é preciso que os meios de comunicação coloquem o tema Educação de qualidade em destaque na pauta da cobertura das eleições 2008. Para isso, o Todos Pela Educação está organizado para dar subsídios aos jornalistas, por meio de quatro ações principais. No site do Todos Pela Educação (www.todospelaeducacao.org.br), na seção Comunicação, os jornalistas encontram sugestões de pauta, clipagem do que saiu sobre Educação nos principais jornais do País, além de todas as peças da campanha, disponíveis para download. Também no site, na seção De Olho na Educação (ou pelo site www.deolhonaeducacao.org.br) os internautas têm acesso às principais informações sobre a Educação brasileira, com os resultados de indicadores nos estados, municípios e escolas. Há, ainda, uma seção de recomendações, com dicas de como cada um pode fazer a sua parte.
Dados da Educação Brasileira:
. Menos de 5% dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental está plenamente alfabetizado. Ou seja, a grande maioria não consegue entender um texto simples.
. Apenas 2 em cada 10 alunos da 8ª série do Ensino Fundamental aprenderam o conteúdo adequado de Língua Portuguesa e somente 1 o de Matemática.
. 62% dos jovens brasileiros de 19 anos não conseguiu concluir o Ensino Médio.
. Repetência, evasão, falta de qualidade são problemas que afetam diariamente o futuro dos alunos e de todo o País.
. O Brasil investe em seus alunos da Educação Básica a metade do que investe o México, oito vezes menos que a Finlândia e dez vezes menos que os EUA. (De Olho na Educação)

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