sábado, 5 de abril de 2008

O Jantar Cultural do GIFE


Cenário e clima mais baiano não podia ser: o Forte Santo Antônio Além do Carmo. Sua construção é da segunda metade do século XVII, sobre o baluarte que melhor resistência ofereceu contra os holandeses na invasão de 1638, e serviu de prisão a importantes figuras da vida política nacional no século XVIII. Sofreu muitas modificações a partir do século XIX. Embora nunca tenha participado de uma guerra, se destaca por ocupar um lugar estratégico para defesa da cidade colonial. O forte já serviu como Casa de Detenção e abrigou o Centro de Cultura Popular.
Nosso anfitrião, Mauricio Medeiros da Fundação Odebrecht nos levou a conhecer o topo do Forte e desfrutar a linda vista para o Porto de Salvador. Ele nos contou que a Fundação ODB, seguindo um dos seus critérios de trabalhar em áreas rurais, vai dar início às obras de Restauro do Complexo Fortificado do Morro de São Paulo, que também é uma construção do Século XVII.
O Jantar Cultural foi pilotado por Milton Martinelli que serviu delicioso cardápio, além de doces baianos. Teve um belo show do bloco Ilê Ayê. O deslocamento do hotel para a cidade Baixa foi uma boa oportunidade de passeio para os participantes do Congresso pois, tiveram que cruzar a cidade a partir do Rio Vermelho.
O batuque do Ilê contagiou a todos, e até Dra. Ruth balançou... Foto1: Visão geral do ambiente do Jantar Cultural; Foto2: Anisia Cravo Sukadolnik do Centro de Voluntariado de São Paulo, Maria Lúcia Meirelles Reis do Compromisso Todos Pela Educação, Maria Souza Aranha Meirelles do Grupo Rede e Maurício Medeiros da Fundação Odebrecht.

Nenhum comentário: