quarta-feira, 2 de abril de 2008

Centros de Voluntariado compartilham experiências em Encontro Nacional

Acontece, entre os dias 2 e 4 de abril, em Salvador-BA, o Encontro Nacional de Centros de Voluntariado do Brasil. O evento é realizado paralelamente ao 5º Congresso GIFE sobre Investimento Social Privado e 12 Centros de Voluntariado espalhados pelo Brasil se mobilizaram para participar do Encontro e assim trocar experiências, projetos e articular de forma mais efetiva a rede de Centros de Voluntariado.
“O Centro de Voluntariado tem versatilidade porque promove uma mobilização que perpassa todas as áreas e segmentos sociais. Consegue falar com todos os públicos, articulando os mais diferentes interesses em prol da transformação social. Assim, é muito importante saber como esses centros pensam o voluntariado, como o articulam, que soluções e dificuldades enfrentam, para que possamos impactar a sociedade brasileira de uma forma mais ativa”, afirma Fernanda Rocha dos Santos, coordenadora do Centro de Ação Voluntária de Curitiba.
Este é o segundo ano que o Encontro Nacional de Centros de Voluntariado acontece em paralelo ao Congresso GIFE. A primeira vez foi em 2006, em Curitiba-PR. Fernanda Rocha dos Santos, comenta a parceria “É uma parceria fundamental porque proporciona uma reflexão para os Centros de Voluntariado e um trânsito entre os associados do GIFE, além de fortalecer o movimento de Centros de Voluntariado brasileiro”, explica Fernanda.
O Encontro Nacional tem o apoio financeiro da Fundação Itaú Social, que enviou um recurso a ser distribuído entre 12 Centros de Voluntariado, contribuindo para o pagamento das despesas de viagem e hospedagem. Já estão confirmados para o Encontro Nacional, os seguintes Centros de Voluntariado:
Rio Voluntário, do Rio de Janeiro;
Centro de Voluntariado de São Paulo;
Instituto Faça Parte São Paulo;
Instituto Faça Parte Bahia;
Centro de Voluntariado de Florianópolis, Santa Catarina;
Centro de Voluntariado de Cascavel, no Paraná;
Centro de Voluntariado de São Luis, Maranhão;
Centro de Voluntariado de Natal, Rio Grande do Norte;
Centro de Voluntariado de Santa Cruz do Sul, do Rio Grande do Sul;
Centro de Voluntariado de Guarujá, em São Paulo;
Centro de Voluntariado de Cruzeiro, em São Paulo;
Centro de Ação Voluntária de Curitiba;
O Encontro Nacional de Centros de Voluntariado acontecerá dentro do 5º Congresso GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) de Investimento Social Privado.

Nenhum comentário: