terça-feira, 1 de abril de 2008

Centros de Voluntariado: Missão básica

A missão básica de um Centro de Voluntariado é mobilizar pessoas e recursos para encontrar soluções criativas para problemas comunitários.
Em uma frase: transformar necessidades sociais em oportunidades de ação voluntária.

Um Centro de Voluntariado se define pelas ações de promoção e fortalecimento do voluntariado que realiza.
Estas ações são tão diversas quanto as necessidades a que respondem e a criatividade de quem as organiza. Invariavelmente, os CVs atuam com indivíduos que desejam doar seu tempo e talento à transformação social e com instituições que busquem organizar de maneira adequada o trabalho dos voluntários, potencializando os resultados.
O objetivo específico de um centro é articular a oferta e a demanda de trabalho voluntário, organizando as oportunidades de ação voluntária e estabelecendo um elo entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda.
Além disso, é importante estimular as pessoas que desejam tornar-se voluntárias, fornecendo-lhes informações sobre direitos, deveres, legislação e outras dúvidas. Um centro também capacita voluntários e instituições, identifica e divulga experiências bem sucedidas de trabalho voluntário e incentiva pessoas e instituições a desenvolverem, por iniciativa própria, ações voluntárias.

Nenhum comentário: