segunda-feira, 31 de março de 2008

Centros de Voluntariado no Brasil em números

Existem hoje, no Brasil, cerca de 70 Centros de Voluntariado, mobilizando uma grande parcela da sociedade.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 7% de toda a população brasileira desenvolvem algum tipo de trabalho voluntário e não-remunerado em ajuda a instituição religiosa, beneficente ou de cooperativismo. Os números foram obtidos a partir dos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios PNAD de 2006.
Os Centros de Voluntariado concentram-se, principalmente nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e estão na maior parte das capitais. Nas cidades em que atuam, os Centros de Voluntariado destacam-se por atuarem como parceiros estratégicos na união entre cidadãos e cidadãs, instituições sociais das mais diferentes áreas e empresas. “O Centro de Voluntariado tem versatilidade porque promove uma mobilização que perpassa todas as áreas e segmentos sociais. Consegue falar com todos os públicos, articulando os mais diferentes interesses em prol da transformação social”, afirma Fernanda Rocha dos Santos, coordenadora do Centro de Ação Voluntária de Curitiba.
É ela que está coordenando o 2º Encontro de Centros de Voluntariado dentro do 5º Congresso do GIFE que acontece em SALVADOR de 2 a 4 de abril no PESTANA.

Nenhum comentário: