terça-feira, 26 de agosto de 2008

Jorge Cajazeira lança livro: Gestão de Idéias para Inovação Contínua

Apostar nas idéias propostas pelos funcionários tem sido um investimento com retorno garantido na Suzano Papel e Celulose. Para cada real investido nos programas que visam a inovação, há um retorno de 28 reais por ano aos cofres da empresa. Um dos que zelam por esse resultado no dia-a-dia é o gerente corporativo de competitividade, Jorge Cajazeira. Foi ele o idealizador do Click, um programa que estimula as pessoas a implementar inovações criativas nas várias etapas de produção. As idéias, inscritas via intranet, são então avaliadas por um comitê. Se aprovadas, seus criadores recebem inicialmente 100 reais. Depois da implementação, elas podem gerar dividendos de 10% do retorno líquido, até o limite de 20 000 reais. "Não dá para ter um programa de idéias eficiente e empreendedores internos se você não premiar as pessoas", diz Cajazeira. Como motor do empreendedorismo, ele estimula os funcionários a ficar antenados ao que acontece no mercado externo. "Um de nossos lançamentos de maior sucesso foi o papel reciclado", afirma. "A idéia surgiu quando percebemos que havia no mundo uma grande discussão sobre a preservação do meio ambiente." Cajazeira também acredita que promover a diversidade é essencial e faz isso na própria equipe. Entre os dez funcionários que trabalham com ele, há um administrador de empresas, um engenheiro de produção, um engenheiro florestal, um economista e uma pedagoga. "A diversidade faz com que a discussão dos problemas seja mais rica", afirma. (O melhor caminho para Inovar)

Nenhum comentário: