domingo, 23 de novembro de 2008

A propósito das buscas que enfrentamos: "Vicky Cristina Barcelona"

Ainda em São Paulo, fui com Rogério assistir o novo filme de Woody Allen, que estreou no Brasil na semana passada: "Vicky Cristina Barcelona", trata dos entraves da vida amorosa de duas americanas que viajam de férias à Barcelona. Lá conhecem Juan Antonio que encarna o ideal romântico do artista sofrido e sensual que se torna objeto de desejo de Vicky (Rebecca Hal) e Cristina (Scarlett Johansson). De maneira leve, mas, não superficial – o cineasta trata das buscas que enfrentamos no decorrer da nossa vida, nossas insatisfações, frustrações, desejos e realizações, com uma leve “tomada” de humor.
Gostei do filme, mas me impôs uma reflexão melancólica: pra que tanta paixão, sentimentos tão fortes se isto não é capaz de promover transformações?
Apenas se apaixonar por se apaixonar?
A verdade, é que as amigas Vicky e Cristina voltam para os USA procurando o que buscavam encontrar para sua vida, da mesma forma que antes de Barcelona.
A impressão que fica é que o amor e a paixão não nos fazem necessariamente felizes. Viver relações menos "atraentes" e menos fatais, talvez nos dê a impressão de que alcançamos a felicidade... Faz sentido, ou não?

Nenhum comentário: