sábado, 29 de março de 2008

Inteligência, Cultura e Refinamento: Valores da Bahia

Marilú Garcia e Zeca Bruzzi.

3 gerações da boa linhagem dos Viana: Guilherme, Luiz e Lia.

Campeões de audiência: Roberto Santos e Edivaldo Boaventura.

Verônica Pedreira entre os primos Luciana e Luca Cavalcanti.

A solenidade do centenário de Luiz Viana Filho ontem no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, foi presidida pelo Professor e ex-governador da Bahia, Roberto Santos. Falaram o próprio Roberto Santos, Edivaldo Boaventura, Murilo Melo Filho, jornalista e imortal representando a Academia Brasileira de Letras, e em seguida o emocionado discurso do filho, Luiz Viana Neto, representando a família, reunida nas suas várias gerações. Um momento solene e tocante. Finalmente e não menos importante falou o governador Jaques Wagner. Todos muito aplaudidos. Na composição da mesa estavam ainda o ex-governador Paulo Souto e o ex-governador Waldir Pires.
Luíz Viana Filho, ficou órfão aos 12 anos e nem por isso deixou de perseguir os princípios e valores que seu pai lhe ensinou. Tornou-se intelectual com vasta obra publicada, biógrafo de grandes figuras da história, político dos mais destacados da República, foi deputado federal várias vezes, ministro de Estado, governador da Bahia, sendor por dois mandatos, um homem tranquilo, fino no trato, humor refinado, ancorado numa vasta culura que o levou às Academia Brasileira de Letras e Academia de Letras da Bahia. Quando foi lembrada pela fidalguia e companheirismo durante mais de 60 anos, Tia Juju foi muito aplaudida. O Salão ficou refleto de amigos, familiares e autoridades.
***
Hoje é o dia do aniversário de Salvador...
Precisamos estabeler referências para a Educação Pública se de fato quizermos contribuir para reduzir as desigualdades na nossa cidade!

Um comentário:

saitica disse...

Na década de sessenta fui empregado (escriturário) dos ilustres e amigos Luiz Viana Filho e Neto. Aprendí com eles a importância do estudo, educação e respeito ao próximo. Vivia nessa época meus 16 e 17 anos. Entrei no movimento estudantil,(colégio central da Bahia) fui preso, exilado e...
continuo acreditando que: lutar não significa ser vitorioso mas vitorioso é quem não deixa de lutar.
Parabéns pelo seu blog. Voltarei sempre. Visite
www.saitica.blogspot.com
daniel de andrade simões