domingo, 5 de outubro de 2008

“União por Pernambuco em Petrolina”

A grande lição desta eleição em Petrolina foi a concepção de uma aliança política municipal construída localmente. Isto aproximou o diálogo, legitimou e fortaleceu o papel das lideranças - vinculou a comunidade aos propósitos comuns.
A vitória na eleição para a Prefeitura de Petrolina tem nome e sobrenome: Osvaldo Coelho. O ex-deputado federal do DEM foi o principal articulador da candidatura de Lóssio. Depois de costurado um acordo familiar, Osvaldo foi negociar com o senador Jarbas Vasconcelos o ingresso de Lóssio no PMDB, e em seguida construiu uma ponte para a antiga “União por Pernambuco em Petrolina” e conquistou o PSDB.
Pra completar, contou com um elemento importantíssimo: o candidato Gonzaga Patriota subestimou não só os adversários (Osvaldo Coelho e Julio Lóssio) como também os aliados locais (o secretário de Desenvolvimento Econômico Fernando Bezerra Coelho e o prefeito Odacy Amorim).

Agora precisamos compreender o papel de cada um para contribuir na busca de objetivos e convergência de propósitos. Na semana passada enviei e-mail para um amigo, com o título de post do Noblat: Petrolina - Coelhos unidos jamais serão vencidos - sobre a posição de Fernando diante das eleições municipais de Petrolina e ele respondeu dizendo o seguinte:

"esse titulo, vocês deveriam levar adiante como lema de vida! seriam imbatíveis em tudo..."

Estou querendo acreditar nisso. Mas, de que adianta perceber que o panorama é favorável se não sabemos onde juntos queremos chegar? Sem atitude e ação, certamente estaremos apenas diante das idéias.
Um dia, conversando com minha irmã Lívia eu dizia que gostaria de trabalhar de maneira mais estratégica e ela me disse: "que estratégica que nada Ines, tudo é operacional... a gente é que TEM que fazer". Então é isso, a ação é a engrenagem que faz o mundo girar. Quando a atitude (intenção) muda, obriga o comportamento (ação) a mudar também.
Finalmente, graças também ao Gonzaga Patriota, nós da Família Coelho temos que enxergar tudo isso como uma oportunidade para assumir o papel que nos cabe, e fazer o que nossos pais nos ensinaram - muitíssimo bem. Estamos juntos. Papai ia gostar de ver isso. Ele acreditava que nenhum de nós sozinho era melhor que a soma de TODOS nós – unidos!

Acabo de falar com meu irmão Ciro Coelho, Deputado Estadual por Pernambuco e nem tive chance de falar com tio Osvaldo para parabenizar. A casa de Vovó Zefinha estava em festa novamente. Eram tantos amigos, família, correligionários e veículos de comunicação que não tive chance de falar com ele. Deixo aqui o meu abraço.
Pra festejar a vitória, a Banda Versão Bacana de TH Costa faz a festa no Bodódromo de Petrolina. Vai rolar a festa!

Nenhum comentário: