quinta-feira, 12 de junho de 2008

Fondue no Dia dos Namorados

Primeiro vamos a algumas regrinhas que não devem ser esquecidas no fondue de queijo: O alho , em geral, não é aproveitado depois de esfregado na panela. Variar os tipos de queijo não é nada incomum, temos preferencias pessoais e isso é livre. Só coloque o fondue no Réchaud depois da mesa estar posta, os pães cortados, e as pessoas sentadas, pois o fondue de queijo engrossa rapidamente. Para prorrogar um pouco o tempo, cada pedaço de pão quando for mergulhado deve alcançar o fundo da panela e mexer o fondue. Acompanhe com vinho branco, uns preferem gelado, outros em temperatura ambiente e tem que não se esquecem do chá quente durante ou depois pois ajuda a derreter o queijo ingerido. Se o fondue desandar, se talhar ao fogo, coloque algumas gotas de limão e bata fortemente para ligá-la de novo. Ingredientes:

1 dente de alho, 1 1/2 copo de vinho branco seco, 300 g de queijo tipo Emmenthal, 300 g de queijo tipo Gruyère, 1 colher (sopa) de maizena, 3 colheres (sopa) de kirsh-destilado de cereja, Pimenta branca em pó, Noz moscada ralada, Opcional-1colher (chá) de casca de limão ralada, Pão tipo italiano ou francês.

Preparo:
Corte o alho ao meio e só passe as partes cortadas no fundo e laterais da panela do réchaud.
Rale grosseiramente os queijos ou corte-os em lâminas.
Desmanche a maizena no kirsh e reserve.
Aqueça o vinho em fogo brando, vá juntando os queijos e mexendo sem parar, com colher de pau, formando um 8 no fundo da panela.
Quando estiver bem homogêneo e começar a borbulhar, junte a maizena dissolvida e deixe mais uns 2 minutos.
Junte noz moscada ralada e pimenta branca.
Coloque imediatamente no réchaud. (Tvtem)

Nenhum comentário: