domingo, 8 de junho de 2008

AMIZADE

Esta semana, quando eu estava na cerimônia do Prêmio Luis Eduardo Magalhães, o meu Blackberry vibrou dentro da bolsa. Discretamente dei uma olhada no display, e vi que era uma ligação do Rio de Janeiro. Fiz de conta que ia pegar alguma coisa no chão e atendi. Era um querido amigo (ele é francês) de quem gosto muito. Perguntou se eu podia falar, e eu lhe disse que estava numa reunião... Ele então, me perguntou em quanto tempo ele podia ligar novamente. Falei: "em 1 hora". Pontualmente, ele ligou novamente. Falou que precisava me ver. Por um instante pensei que ele talvez não estivesse bem e perguntei: “Philippe, tá tudo bem com você? Você está precisando de mim? Estarei em São Paulo na próxima semana e passo no Rio pra lhe ver.” E naquele sotaque francês que adoro ouvir, ele me disse: "claro minha querida, está tudo bem sim... apenas estou com saudades de você e quero lhe ver. Venha com Rogério e com os seus filhos. Estou com saudade. Agora, que a minha casa está finalizada e eu gostaria que vocês viessem passar uns dias comigo, em Rio...”.
Estou guardando isso como um tesouro. Compartilho aqui, e espero poder contar ao Pedro, bom amigo dele, quando estiver em São Paulo na próxima 3a. feira. Da última vez que o vi, não tive chance de comprimentá-lo, e sei que Philippe lhe dedica grande respeito e afeição.
Fiquei pensando muito sobre tudo isso e comentei durante todo o final de semana. A gente precisa usar o nosso tempo para estar mais perto das pessoas que amamos, perguntar como elas estão e se interessar mais por elas, sem esperar nada em troca. Perceber mais intensamente aqueles que estão à nossa volta e aqueles que passam por nossa vida. Evitar sermos tão críticos com nossos problemas e nos preocuparmos apenas com eles.
Como diz Rubem Alves: "Um amigo é uma pessoa com quem se tem prazer em compartilhar idéias de forma tranqüila e mansa. Não é preciso estar de acordo. O rosto do meu amigo não é igual ao meu rosto. E essa diferença me dá alegria. Se convivemos bem com nossos rostos diferentes, porque haveríamos de querer que nossas idéias fossem iguais? Experimentar a diferença de idéias mansamente é uma das evidências da amizade. Assim, se você deseja saber se uma pessoa é sua amiga, pergunte-se: Temos prazer e gastamos tempo compartilhando idéias? Acho que os casais – namorados ou casados de papel passado – deveriam se propor esse teste. Não existe amor que sobreviva só de sentimentos, sem a conversa mansa."
A manifestação de amizade parece ter sua origem fora do tempo, na eternidade. Um amigo é alguém com quem ficamos desde sempre. É como uma árvore torta que nos oferece uma boa sombra. Pode até ser útil eventualmente, mas não é isso que o torna um amigo. Na sua presença sabemos que não estamos a sós e isto nos traz uma grande alegria. Philippe, em breve, estaremos com você em Rio! rsrs! Um beijo, amigo...

Nenhum comentário: