quinta-feira, 29 de maio de 2008

Reputação Corporativa

Teve início nesta segunda-feira, 26, em Pequim, na China, a 12ª International Conference on Corporate Reputation, Brand, Identity and Competitiveness, organizada pelo Reputation Institute, que aborda o tema "Reputação Corporativa", por sua vez, definido como a somatória das percepções que todos os stakeholders têm a respeito da empresa, ou o juízo de valor que estes fazem da corporação, e seu impacto na performance das empresas.
O tema "reputação corporativa" já é estudado desde 1997, mas agora começa a entrar na pauta de discussão de um número maior de empresas de todo o mundo, como reflexo direto, por exemplo, da proliferação da informação e das mídias, da transparência na condução dos negócios exigida pelos acionistas e pelo público, e em razão do aumento da importância da responsabilidade social.
Para avaliar a reputação corporativa, a metodologia de análise própria do Reputation Institute é formada por sete dimensões: Produtos e Serviços; Desempenho; Liderança; Governança Corporativa; Ambiente de Trabalho e Cidadania, incluindo a Responsabilidade Ambiental e Inovação.
Serão cinco dias de conferência, sendo dois de visitação (study tour) em empresas chinesas e três dias de palestras e discussões de cases.
Participarão da conferência, aproximadamente, 120 executivos - número abaixo do esperado em função de problemas como o visto chinês - vindos de países como EUA, Canada, Italia, Franca, Africa do Sul e Brasil, entre outros. Do Brasil, estão presentes Fundação Dom Cabral, CEMIG, Petrobras e R.epense Comunicação.
Além de executivos de gestão de grandes empresas, há grande participação de professores e pesquisadores de todos esses países.
O primeiro dia começou com a visita ao CITIC Bank Chines por uma delegação de 30 participantes. Durante a visita, os chineses apresentaram de forma aberta e gentil a área física da instituição, dando detalhes específicos sobre as áreas de Marketing e Informação. Na seqüência, falaram sobre a parceria com o espanhol BBVA que tem por objetivo principal, para o CITIC, prover a melhor solução financeira integrada aos clientes. Já para o BBVA, a estrategia é estar presente na China. Segundo seus gestores, a cooperação entre os bancos proporcionará uma melhora na capacidade do CITIC no sentido de prover serviços para clientes multinacionais.
O Reputation Institute é pioneiro e líder global na área de gestão de reputação corporativa e conecta uma rede global de profissionais e acadêmicos dedicados a desenvolver e disseminar o conhecimento nessa área. Hoje, o RI atua em mais de 20 países, com escritórios próprios em 7 deles, entre eles o Brasil (Belo Horizonte), neste país sob o comando de Ana Luísa Almeida.
*Luna Gutierres é sócia e vice-presidente de atendimento e planejamento da R.EPENSE. (M&M)

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