quinta-feira, 20 de novembro de 2008

2009 - O ano da limpeza no mercado de trabalho

Li o artigo do Marcelo Peruzzo que é CEO do IP2 Outsourcing e professor da FGV Management nos cursos de Gestão Empresarial e aproveito para compartilhar alguns pontos abordados por ele:
"O bom profissional não deve se preocupar com a crise, pois há pouco risco de recessão no Brasil. Mas a diminuição da demanda é certa em todos os segmentos. Isso basta para tirar do mercado profissionais incompetentes. No ajuste inevitável no quadro de funcionários, as empresas, que agora precisam dar lucro com base na gestão inteligente de custos e na produtividade – e não no processo especulativo –, naturalmente abrirão mão das “peças” dispensáveis. Quando estudamos as forças e fraquezas de um profissional, estudamos suas competências, para que assim possamos identificar seu valor no mercado. Quanto mais competências, mais vantagens competitivas essa pessoa terá e maior será sua empregabilidade. Toda crise traz grandes oportunidades. A atual está trazendo uma chance gigantesca, que é a de reconhecer os profissionais mais competentes, aqueles que fazem a diferença e geram resultados. (...)
Algumas dicas para 2009:
Mapeie suas competências e verifique se elas estão alinhadas com as necessidades das empresas.
Pense várias vezes antes de pedir demissão ou abrir uma empresa em um ambiente de demanda em declínio.
Invista urgentemente em sua formação, seja com um curso de graduação ou especialização (incluídos aí mestrados e doutorados), de idioma, etc. O mercado está cada vez mais seletivo. Formação de primeira qualidade tem peso na contratação e manutenção de funcionários.
Pare de agir apenas operacionalmente e comece a pensar como líder. Nenhuma empresa gosta de funcionário cumpridor de tabela e horário. É apreciado quem faz a diferença.
Ajuste bem o que você fala com o que faz. Fingir-se cheio de boas intenções e por trás das cortinas se revelar um tirano é um comportamento que exige cuidado. Em meio à escassez de oportunidades, é fácil, fácil desmascarar os hipócritas.
Elabore um plano de ação estratégico para sua vida pessoal e profissional, para dar rumo a essas esferas em espaços de tempo determinados (curto, médio e longo prazo).
Ações impensadas e guiadas apenas pela emoção podem ser lastimáveis. Portanto, a principal dica é ter muita calma, paciência, pertinência, planejamento, atitude e ação." (PR Newswire Brasil)

Nenhum comentário: