segunda-feira, 5 de maio de 2008

Carteira de Trabalho informatizada nas comemorações do Dia do Trabalho

De acordo com o governo, os trabalhadores não pagarão nada pela nova documentação. A previsão é que o novo modelo seja implantado gradativamente com o final do estoque dos antigos, que continuam válidos em todo o país. A expectativa é emitir aproximadamente quatro milhões de novos documentos por ano.
A partir de agosto, a novidade estará disponível nos 26 estados e no Distrito Federal. A expectativa é substituir cerca de 65 milhões de carteiras no prazo de seis a oito anos. De acordo com o ministério, a carteira de trabalho informatizada vai permitir o registro de todo o histórico profissional, desde o primeiro emprego até a aposentadoria. Outra novidade é a inclusão de um código de barras com o número do PIS no documento, o que permite a consulta de informações em terminais externos. O cartão oferece mais segurança aos processos operacionais, melhora o acesso às informações trabalhistas, além de oferecer maior integração e agilidade no atendimento.
A partir de 2009, o governo espera que o saque do seguro-desemprego e do abono salarial em terminais da Caixa Econômica Federal seja feito diretamente com o uso desse instrumento. (TST)

Nenhum comentário: