segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Estudo traça perfil das sociedades de advogados em São Paulo

A contínua atualização educacional é o caminho mais valorizado pela elite das sociedades de advocacia para a ascensão profissional. Essa é uma das conclusões extraída da pesquisa “Sociedade de Advogados e Tendências Profissionais” produzida pela professora Luciana Gross Cunha, da Direito GV, em parceria com a professora Gloria Bonelli, e as pesquisadoras Fabiana Luci Oliveira e Natália Silveira, da Universidade Federal de São Carlos.
Ainda há uma grande atuação nas chamadas áreas “tradicionais” do direito: 62,2% atuam em áreas como civil, contencioso, penal, etc, enquanto 26,5% dos entrevistados atuam em áreas do direito envolvidas em negócios, 8% em áreas dominada pelo direito público e 3,4% em novas áreas, direitos difusos ou direto da arbitragem.
A tendência é que a área de negócio cresça paulatinamente. “Está ocorrendo uma migração dos advogados homens, que estão saindo das áreas tradicionais e indo para os ramos envolvendo negócios. As mulheres estão entrando para substituí-los nos ramos mais tradicionais”.
As maiores bancas – que geralmente atuam com direito de negócios - exigem mais comprometimento de seus advogados e, nesse ponto, os homens levam vantagem, pois podem disponibilizar mais tempo para se dedicar a eventos indiretamente ligados ao mundo dos negócios, como encontros com clientes e happy hours”.

Nenhum comentário: