segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Dora Câmara, diretora comercial do Ibope reconhece que a publicidade online vem se tornando parte relevante dos investimentos publicitários.

Os dados do Ibope Monitor sobre os investimentos publicitários em 2007, que acabam de ser divulgados, inauguraram uma apuração que passou a auditar um maior número de itens, como cinemas, novos mercados de TV e mais emissoras de rádio. Tudo isso acabou engordando o faturamento das agências, de R$ 51,886 bilhões, o que corresponde a um crescimento de 30% em relação ao ano anterior. Esse total não considera a prática de descontos pelos veículos.

“Mesmo que o resultado final do Ibope não reflita totalmente a realidade do mercado, por não considerar a prática de descontos, ele dá uma boa noção do que acontece”, considera Guga Valente, presidente do Grupo ABC, que tem três agências (DM9DDB, Africa e MPM) mais bem posicionadas no ranking de 2007 do que no ano anterior.

Quando fala em below the line, Alexandre Gama - presidente da NeogamaBBH, se refere a eventos, ações em pontos-de-venda, marketing direto, relações públicas e outras iniciativas que não são registradas no resultado das agências do Ibope Monitor, mas que estão dentro do escopo de muitas delas.

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