quinta-feira, 17 de abril de 2008

2. Educação em primeiro lugar da pauta nacional

Maria Meirelles, José Paulo Martins e Maria Lúcia Meirelles Reis Jorge Gerdau
"Entre as mais de 50 pessoas reunidas aqui hoje, está Jorge Gerdau Johannpeter, comandante de um dos maiores grupos empresariais do País, que tinha acabado de chegar de uma viagem de sete dias à Rússia.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, um dos maiores entusiastas do TPE, que vai a quase todas as reuniões, ligou para dizer que desta vez seria impossível. Em Brasília, estava acontecendo a Conferência Nacional de Educação e, naquela mesma hora, uma passeata caminhava em direção ao MEC com uma vasta pauta de reivindicações. Por isso, o presidente Lula pedira para ele ficar na cidade.
Coube a Gerdau, como presidente do movimento, abrir a reunião, com o entusiasmo de sempre, para dizer que o grande desafio do TPE é colocar a Educação em primeiro lugar da pauta nacional - não só dos meios de comunicação, mas de toda a sociedade brasileira.

Pela primeira vez, o poder público, em todos os níveis, e a sociedade civil criaram canais para um diálogo permanente na construção de um projeto de Nação, que estabeleceu cinco metas para 7 de setembro de 2022:
Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola.
Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos.
Todo aluno com aprendizado adequado à sua série.
Todo jovem com o ensino médio concluído até os 19 anos.
Investimento em Educação ampliado e bem gerido.
“Uma grande mudança já está acontecendo, mas eu digo sempre que precisamos olhar para o chão da escola, estimular uma revolução corportamental, que inclui a participação dos pais dos alunos e a capacitação dos professores”, diz Gerdau." (Ricardo Kotscho/Portal iG)

Nenhum comentário: