domingo, 27 de julho de 2008

João Ubaldo ganha o Prêmio Camões 2008

João Ubaldo, Joca Goes e Miriam Fraga
Berenice, Rogerio Carvalho Jr e João Ubaldo Menina, (é assim que João Ubaldo começa escrevendo sua coluna de hoje) você não imagina como estamos orgulhosos... O Prêmio Camões 2008 é da Bahia, de Itaparica!!! Fica aqui a nossa homenagem viu, João Ubaldo e Berenice? Vamos comemorar quando vocês chegarem à Bahia!!!
O escritor João Ubaldo Ribeiro conquistou ontem o Prêmio Camões 2008, o mais importante concedido a autores da língua portuguesa. O escritor recebeu a notícia de sua vitória no Prêmio Camões, anunciada em Lisboa, por um interlocutor não usual: a secretária eletrônica. "Eu estava passando por perto dela, e ouvi a voz do meu amigo, (o escritor) Eduardo Portela, acadêmico (da Academia Brasileira de Letras) e baiano, e era um recado dizendo que eu tinha ganho o prêmio", disse. Quando questionado sobre como se sentia ao ganhar, João Ubaldo foi honesto: "Para ser sincero, eu não acho nada demais. Acho que ganhei porque mereço", disse, para em seguida completar: "Olha eu poderia dizer agora toda uma hemorragia verbal, dizendo o quanto estou surpreendido por ter ganho, mas não vou fazer isso. Eu ganhei porque eu mereci." Ele admitiu porém que, antes de receber a notícia, ouviu alguns rumores de que poderia ser premiado. "Mas sempre tem esse tipo de rumor na época da premiação", afirmou. João Ubaldo comentou como premiações como essa são estímulos aos escritores de língua portuguesa. "Todo mundo conhece o prêmio. Eu mesmo já fui jurado, quando a vitória foi de Jorge Amado (em 1995)", disse. Sobre o prêmio em dinheiro, de 100 mil, o escritor comentou que a ajuda vai ser boa para complementar sua "aposentadoria de R$1.200". "Mas que ninguém pense que eu fiquei milionário", disse, entre risos. (O Estado de São Paulo)

Um comentário:

PAULO SILVA disse...

OLÁ....
Tem um blogue muito útil e interessante, gostei mesmo ... já agora visita o meu blogue e dá sua opinião .... Fica bem . http://paulomenote.blogspot.com/