quinta-feira, 15 de maio de 2008

"Racismo: se você não fala, quem vai falar?"

Ontem, o Dr. Rui Vinhas Pereira, comentava no TRT5 sobre a ausência de mobilização em torno da Abolição da Escravatura, no dia 13 de maio. Hoje tenho notícia de ação desenvolvida pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo que apresenta a campanha "Racismo: se você não fala, quem vai falar?", que marca os 120 anos de Abolição da Escravatura e que deve estimular a população a se manifestar sobre o tema.
"A idéia das cartas foi inspirada em um modelo adotado na Colômbia, que se chamava 'Cartas ao Vento' e falava da violência das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc)", explica Leandro Rosa, assessor de cultura para Gêneros e Etnias da Secretaria. "A idéia principal é incentivar a reflexão em torno do tema, já que 120 anos depois nós ainda temos problemas acerca desta questão. Existe uma herança que não foi totalmente discutida e nós queremos ouvir o povo", completa.
A ação também marca as ações ligadas ao 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra. Os 120 melhores textos escolhidos por uma comissão de consultores serão publicados em um livro que marcará as ações da Secretaria da Cultura nas comemorações realizadas na data. A idéia, como explica o secretário da Cultura, João Sayad, é deixar marcados tanto o 13 de maio como o 20 de novembro, como datas de reflexão. "É importante discutir o preconceito e o racismo, nestas datas tão emblemáticas para os negros brasileiros.
O portal iG - que é parceiro nesta ação - disponibiliza o endereço www.120cartas.ig.com.br para quem quizer saber mais. (M&M)

Nenhum comentário: