terça-feira, 20 de maio de 2008

Na Bahia Secretário reconhece descumprimento de metas

Em dezembro de 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) foi promulgada e estabeleceu, a partir do ano seguinte, o prazo de dez anos para que todos os professores do ensino fundamental estivessem licenciados em nível superior. A chamada “década da Educação” passou, e o que se observa é que quase nada mudou. Para o secretário estadual de Educação, Adeum Sauer, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), foi uma década perdida. “Há uma sensação de que se perdeu uma grande oportunidade de avançar na Educação”, avalia.
Para ele, faltou mobilização da sociedade e do segmento educacional para fazer cumprir as metas estabelecidas na LDB. “No Brasil, sempre se tenta regular a realidade por meio de planos, mas nada acontece de presente. O sistema educacional não foi suficientemente coeso para defender seus interesses”, acusa. Em função dos índices pífios, Sauer revela que o Conselho Nacional de Educação estuda uma revisão da LDB. O Plano de Desenvolvimento da Educação (PNE), desenvolvido em 2003, já reformulou as metas de licenciatura para o ensino fundamental. Estados e municípios terão até 2011 para diplomar 70% dos seus professores. (Correio da Bahia)

Um comentário:

luiz eduardo viana coelho disse...

na realidade,nao nos causa mais surpresa nenhuma.o secretariado do governador da ba e fraquissimo.para se dizer o minimo diante das expectativas criadas e dos quadros conhecido da bahia.luiz eduardo.