quinta-feira, 22 de maio de 2008

Contando história da Família: APAMI

No último dia 19 de maio fui à Petrolina para a celebração de 1 ano de morte de meu queridíssimo pai José de Souza Coelho.
Estava eu conversando na sala da nossa casa, quando Mamãe me chamou ao telefone: “Ines, seu tio Augusto telefonou lhe convidando para ir dar uma volta de carro com ele na cidade. Vai passar pra lhe pegar às 15 horas. Você pode ir?” E eu respondi sem nem pensar: “claro que sim, estarei pronta!”
E foi assim, que em menos de 1 hora, em companhia de meu tio, irmão caçula de meu pai, fiz “uma viagem” em tantas lembranças de minha infância e adolescência.
Na época de Natal, quando íamos a Petrolina celebrar com a família, tio Augusto, que é médico de formação e humanista de coração, sempre criava uma oportunidade para que o seu trabalho social estivesse no roteiro de nossas atividades sob a forma de visita à nova sede da APAMI, à creche, à CASA DA CRIANÇA e também nos levava a participar da missa campal que ele organizava com a presença de todas as famílias dos colaboradores que trabalhavam no Grupo COELHO.
Naquela época, os negócios da família eram muito grandes e tinham uma relevância ainda maior, porque era revestido de grande significado para o desenvolvimento regional do nordeste e do semi-árido. Bom, mas isso é outra história...
Hoje, o assunto é a visita à APAMI - Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância, entidade filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 15 de agosto de 1948, sob inspiração de tio Nilo que na época era Deputado Estadual, para apoiar a política de saúde do município de Petrolina. Sua finalidade: prestar assistência à maternidade e à infância; assistência médico-odontológica a pessoas carentes, principalmente crianças; e assistência médico-hospitalar e utilização de métodos de diagnóstico a portadores de doenças crônico-degenerativas, como o câncer.
Atualmente, a instituição destina 81% dos seus recursos ao atendimento de pessoas em situação de precariedade sócio-econômica tendo na clientela do SUS o seu maior compromisso.
Eu fiquei impressionada com os números da APAMI, imaginem só, uma organização social localizada no extremo oeste de Pernambuco, à margem esquerda do rio São Francisco, que proporciona uma média mensal de 12.000 procedimentos, atendendo pessoas de 50 municípios de outros estados vizinhos como Bahia e Piauí abrangendo um universo estimado em 2 milhões de habitantes... (?!!)
(vou dar um "stop" pois preciso ajudar Mamãe a fechar a mala. Em poucas horas ela embarca para a Europa. Fica uns dias com minha afilhada e irmã Lidia e Cezar Amaral em Frankfurt, e depois com minha comadre e irmã Livia e Renan Paes Barreto, em Lisboa)
VOLTEI
O maior volume de recurso de doações chega por intermédio da central de telemarketing que se consolidou como importante ferramenta e fonte financiadora para manutenção dos serviços e equipamentos.
A APAMI tem no seu corpo de voluntários o capital mais valorizado. Atuante em todas as unidades, notadamente na Casa da Criança, onde são responsáveis pelas atividades da educação não formal como as aulas de capoeira, dança, balet, música, xadrez e atendimento odontológico, nutricionista, eletricista, arquitetos, recreadores, técnico em computação e segurança.
Parabéns a todos os colaboradores da APAMI, com certeza, vocês orgulham a sua comunidade!
Fiquei realmente impressionada, é um trabalho sério e maravilhoso. A APAMI recebeu entre outros, o Prêmio Bem Eficiente que é referência no setor filantrópico!
Se você quizer saber mais e como colaborar, acesse o site: www.apami.org.br

Nenhum comentário: