O estudo levanta quatro lições que poderiam ser consideradas para a melhoria da educação no Brasil.
1. A qualidade de um sistema educacional não pode ser maior que a qualidade dos seus professores. Uma das principais características comuns aos países com os melhores resultados na educação é a qualidade dos professores, e a qualidade se dá à medida que a profissão é valorizada. Nesses países, ser professor é grande meta dos universitários, fazendo com que o processo de seleção para a educação básica seja extremamente concorrido e selecione os profissionais mais preparados. Na Coréia, por exemplo, os universitários que conseguem vaga para a educação básica estão entre os 5% com melhor desempenho na universidade. Na Finlândia, são parte dos 10% em melhores notas e, em Cingapura, dos 30%.
2. A única maneira de melhorar os resultados é melhorar a instrução. O estudo mostra que a melhora na qualidade dos professores pode ter um impacto substancial nos resultados dos alunos em um curto período de tempo. Sistemas escolares excelentes atraem pessoas excelentes para os cursos.
3. Alto desempenho significa que todas as crianças devem ser bem- sucedidas. Os sistemas de alto desempenho pagam bons salários e não deixam que nenhum aluno fique sem aprender. A Coréia é um grande caso de sucesso, segundo os pesquisadores, os melhores professores coreanos são direcionados para as escolas com os maiores problemas e esse desafio é visto como forma de reconhecimento da capacidade desse professor.
4. Toda escola precisa de um grande dirigente. Além de bons professores, os sistemas de alto desempenho recrutam e formam excelentes diretores de escola. Cingapura é um bom exemplo. Ouvindo tudo isso, fica a pergunta: será que, no caso brasileiro, teremos condições de alçar um salto qualitativo na educação?
Os resultados apresentados na última semana pelo Ministério da Educação, com a divulgação do Ideb 2007 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), mostram que ainda há um longo caminho pela frente, mas que os bons resultados estão começando a aparecer. O país conseguiu não só superar as metas estabelecidas para 2007 mas também alcançar as metas de 2009.
Os bons resultados são fruto do alinhamento que vem ocorrendo no país, ao colocarmos o foco do trabalho no aprendizado do aluno, realizando avaliações e traçando planos de ação estruturados. E de um fator que vem ganhando força: a conscientização, por parte dos diferentes segmentos da sociedade, de que temos que juntar esforços para buscar resultados, crença absoluta do movimento Todos pela Educação.(Folha de SP, 20/6)
Nenhum comentário:
Postar um comentário