A secretaria de Educação de São Paulo lançou, nesta quinta-feira, 15 de maio, o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), com ele todas as escolas da rede estadual passarão a ter metas anuais com foco no aprendizado. Com a medida, a secretaria espera alcançar o nível de qualidade dos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). As escolas terão metas individuais e também para cada um dos três ciclos da Educação Básica: 1ª a 4ª e 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª série do Ensino Médio. Segundo a secretária de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, “a iniciativa permite que cada escola identifique seus problemas e potenciais”. Segundo a secretaria, o cálculo da média aritmética dos resultados do Saresp 2007 em Português e Matemática revela que 29,7% dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental possuem conhecimentos adequados e avançados, na 8ª série esse número é de 18,2% e no 3º ano do Ensino Médio é de 12,8%. A secretária Maria Helena afirma que a expectativa é que, em 2010, a rede estadual tenha 41,2% dos estudantes da 4ª série nos níveis “adequado” e “avançado”, na 8ª série, 28,2% e no Ensino Médio, 16,6%, respectivamente. Em 2013, daqui a cinco anos, esses números devem ser de 51%, 39% e 23,2%, respectivamente. Para conseguir atingir esses números, a secretaria afirma que os resultados do Idesp a serem alcançados são de 7 pontos para 4ª série, 6 para a 8ª e 5 para o 3º ano do Ensino Médio. Atualmente, o Idesp do estado é de 3,23, 2,54 e 1,41, respectivamente. A secretária espera que até 2030 todas as escolas da rede estadual tenham Idesp igual a 5. A construção do Idesp tem como base o desempenho dos alunos no Saresp, Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, e o fluxo escolar, que é determinado pela taxa de aprovação média em cada ciclo (4ª e 8ª séries do Fundamental e 3ª do Ensino Médio). O cálculo do Idesp é similar ao Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado pelo Ministério da Educação, que é feito a partir da combinação dos resultados da Prova Brasil e do Saeb, Sistema de Avaliação do Ensino Básico, com informações do rendimento escolar (taxa média de aprovação dos estudantes na etapa de ensino). Uma diferença entre os dois índices é que o Ideb é calculado a partir da nota média dos estudantes, enquanto que o Idesp considera a distribuição do desempenho dos alunos em quatro níveis: abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado. Para o professor José Francisco Soares, especialista em Educação, a criação do Idesp é uma iniciativa audaciosa, pois revela a coragem de mostrar que os resultados ainda estão longe do ideal. Ele acredita que essa distribuição em níveis e não apenas pela média é muito positiva, o que revela o foco no aprendizado. “A escola só muda quando o aluno muda”, explica o professor. Segundo ele, a régua utilizada para definir o que é considerado adequado para cada série é a mesma utilizada pelo movimento Todos Pela Educação na Meta 3. Os resultados do Saresp 2007 mostram que na prova de Matemática, dos alunos da 4ª série do EF apenas 17,4% possuem conhecimentos considerados adequado e 1,7% avançado. Na 8ª série esses números são de 5,1% e 0,4% e no 3º ano do EM de 3,7% e 0,6%, respectivamente. Em Português, os resultados mostram que 34,7% e 5,6% dos alunos da 4ª série possuem conhecimentos adequado e avançado, respectivamente. Na 8ª série esses números são de 24,3% e 6,5% e no 3ª EM de 21,1% e 0,1%, respectivamente. (De Olho na Educação)
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário