Só hoje lendo o artigo Especial de Remi Trudel e June Cotte, para The Wall Street Journal publicado do Valor do dia 12 de maio sob o título : "Até que ponto vale a pena ser uma empresa ética", posso fazer minha reflexão sobre este experimento.
Eles consideraram que produtos "manufaturados eticamente" são desenvolvidos sob três condições:
1º a empresa precisa ter relações avançadas com os seus detentores de interesse, isto é, com as pessoas e entidades afetadas por sua operação. Por exemplo, a empresa precisa ter um compromisso com a diversidade quando contrata e com a segurança do consumidor.
2º ela precisa se reconhecida por adotar práticas progressivas em relação ao meio ambiente, como utilizar tecnologia amiga do ambiente.
3º a empresa deve ser reconhecida por respeitar os direitos humanos - sem trabalho infantil ou escravo em suas fábricas no exterior, por exemplo.
Para testar sua proposição eles reuniram aleatoriamente 97 adultos consumidores de café e perguntaram a eles quanto pagariam por 1 libra, ou 454 gramas, de café de uma certa companhia. Utilizaram uma marca que não é comercializada nos EUA, de forma que nenhum dos participantes estivesse familiarizado com o produto.
Antes que as pessoas respondessem, pediram a elas que lessem algumas informações sobre os padrões de produção adotados pela companhia. Um grupo teve acesso a informação positiva e outro a informação negativa; o grupo de controle teve acesso a informação neutra, parecido com o que os compradores normalmente teriam em um supermercado. Depois de ler sobre a empresa e o café produzido por ela, as pessoas contaram o preço que estariam dispostas a pagar, segundo uma escala de 11 pontos, de US$ 5 a US$ 15.
Eles consideraram que produtos "manufaturados eticamente" são desenvolvidos sob três condições:
1º a empresa precisa ter relações avançadas com os seus detentores de interesse, isto é, com as pessoas e entidades afetadas por sua operação. Por exemplo, a empresa precisa ter um compromisso com a diversidade quando contrata e com a segurança do consumidor.
2º ela precisa se reconhecida por adotar práticas progressivas em relação ao meio ambiente, como utilizar tecnologia amiga do ambiente.
3º a empresa deve ser reconhecida por respeitar os direitos humanos - sem trabalho infantil ou escravo em suas fábricas no exterior, por exemplo.
Para testar sua proposição eles reuniram aleatoriamente 97 adultos consumidores de café e perguntaram a eles quanto pagariam por 1 libra, ou 454 gramas, de café de uma certa companhia. Utilizaram uma marca que não é comercializada nos EUA, de forma que nenhum dos participantes estivesse familiarizado com o produto.
Antes que as pessoas respondessem, pediram a elas que lessem algumas informações sobre os padrões de produção adotados pela companhia. Um grupo teve acesso a informação positiva e outro a informação negativa; o grupo de controle teve acesso a informação neutra, parecido com o que os compradores normalmente teriam em um supermercado. Depois de ler sobre a empresa e o café produzido por ela, as pessoas contaram o preço que estariam dispostas a pagar, segundo uma escala de 11 pontos, de US$ 5 a US$ 15.
Sabe qual foi o resultado?
O preço médio para o grupo ético (US$ 9,71 por 454 gramas) foi significativamente maior do que o obtido pelo grupo de controle (US$ 8,31) ou pelo grupo antiético (US$ 5,89).
Esforços para mover a produção em direção a padrões mais éticos, e promover esse comportamento entre consumidores, parecem ser um investimento inteligente. Se você agir de maneira socialmente responsável, e anunciar esse fato, pode cobrar um pouco mais pelo seu produto.
Por outro lado, parece ser ainda mais importante ficar longe de produtos antiéticos. Pode ser que os consumidores ainda comprem seus produtos, mas somente mediante um enorme desconto.
Então, o que ficou claro foi que se as empresas segmentarem o mercado e fizerem um esforço específico para alcançar compradores com alto padrão ético, terão enormes chances de ter maiores lucros.
Esforços para mover a produção em direção a padrões mais éticos, e promover esse comportamento entre consumidores, parecem ser um investimento inteligente. Se você agir de maneira socialmente responsável, e anunciar esse fato, pode cobrar um pouco mais pelo seu produto.
Por outro lado, parece ser ainda mais importante ficar longe de produtos antiéticos. Pode ser que os consumidores ainda comprem seus produtos, mas somente mediante um enorme desconto.
Então, o que ficou claro foi que se as empresas segmentarem o mercado e fizerem um esforço específico para alcançar compradores com alto padrão ético, terão enormes chances de ter maiores lucros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário