quarta-feira, 7 de maio de 2008

Defasagem na formação dos professores afeta qualidade do ensino

Especialistas, gestores e professores descrevem as dificuldades e desafios de melhorar a formação dos docentes e, por conseqüência, a qualidade da Educação Básica.
A formação dos professores é tema recorrente quando a discussão envolve a qualidade do ensino no País. Segundo Regina Scarpa, consultora pedagógica da Fundação Victor Civita, os programas de capacitação continuada oferecidos pelas secretarias de Educação estão sendo utilizados para superar a defasagem da formação inicial. Por isso, especialistas afirmam a necessidade de rever a grade curricular e os métodos pedagógicos utilizados nas faculdades de Educação. Para Regina, a deficiência da formação afeta o conhecimento didático dos professores. O qual deveria estar ancorado em três pontos essenciais: o que, como e para quem ensinar. “Sem estes o docente não sente segurança em sala de aula e, portanto não têm o domínio do seu ofício” explica.
Sobre a formação, Regina fala da necessidade de conhecer os currículos oferecidos pelas faculdades de Educação, para no futuro propor mudanças que solucionem essa defasagem inicial apresentada pelos professores. Por conta disso, em outubro deste ano, a Fundação Victor Civita, em parceria com a Fundação Carlos Chagas e o movimento Todos Pela Educação, deve divulgar uma pesquisa sobre a grade curricular das faculdades de educação do País. (De Olho na Educação)

Nenhum comentário: