Melhores casos de sucessos em construção e sustentação de marcas no Brasil foi o tema do 3ª edição do Encontro de Gestores de Grandes Marcas, realizado pela Brand Finance, que aconteceu semana passada, no hotel Transamérica, em São Paulo.
Fernando Martins, vice-presidente executivo de estratégia da marca e comunicação corporativa do Banco Real, e Ana Luiza Almeida, diretora do Reputation Institute Brazil, enfatizaram a importância crescente dos ativos intangíveis no cenário atual e a conseqüente valorização de mercado das empresas.
"As marcas estão se transformando em top of mind para os investidores. Empresas com marcas fortes tem melhor desempenho no mercado de ações", afirmou, Martins. O executivo contou também sua visão para o futuro, "a base para a inovação é a informação e isso não se traduz em tecnologia. O importante é inovar em conjunto, quem conseguir fazer isso bem feito vai agregar valor à marca", aposta.
Ana Luiza frisou que empresas com reputações fortes incrementam o valor de suas ações e são menos afetadas por momentos de crise econômica. Ela enumerou ainda as diferenças entre marca e reputação. "A marca envolve as promessas de longo prazo que a empresa faz para seus stakeholders, enquanto a reputação consiste nas percepções e expectativas que os stakeholders têm da empresa. É importante lembrar que não há como gerenciar percepções e expectativas sem entender exatamente quais são". (M&M)
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