Todos os professores e diretores das 3,9 mil escolas estaduais pararam ontem para planejar metas de melhoria na aprendizagem, tendo como base os resultados das provas aplicadas em MG. Professores e diretores das 3.920 Escolas estaduais de Minas Gerais deixaram de lado, ontem, o quadro-negro e o giz para marcar lugar nas carteiras dos alunos. Reunidos, eles tiveram acesso aos resultados detalhados das duas principais avaliações feitas anualmente pela Secretaria de Estado da Educação (SEE). De posse do desempenho de cada um dos 3,7 milhões de estudantes nas provas de matemática e português, eles traçaram metas de ensino e planejaram intervenções para melhorias da aprendizagem. O Dia D mobilizou os educadores durante os três turnos e, para a análise dos boletins, as aulas foram suspensas. Tabelas e gráficos traduziram para os professores e diretores os resultados dos programas de avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) e do Ciclo Básico de alfabetização (Proalfa). O Proeb testa o conhecimento de língua portuguesa e matemática dos alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do nível médio. Já o Proalfa mede a capacidade de ler e escrever dos estudantes matriculados no 3º ano do ensino fundamental nas Escolas estaduais e municipais. Ontem, durante as atividades do Dia D, os educadores puderam comparar o desempenho individual dos seus alunos com o resultado médio das demais Escolas e de toda a rede pública do estado. No sábado, será a vez de os pais dos estudantes irem à Escola para conhecer de perto os boletins de avaliação e dar sugestões para o plano pedagógico das unidades. Na primeira edição do Dia D, no ano passado, a Secretaria de Educação definiu as três principais metas para os próximos anos: garantir que toda criança saiba ler e escrever até 8 anos de idade, elevar os índices de aprendizagem e reduzir as diferenças regionais. (De Olho na Educação)
quinta-feira, 3 de julho de 2008
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